[DÚVIDA] - Sistema de Arrefecimento

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ArturAK47
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[DÚVIDA] - Sistema de Arrefecimento

Mensagem por ArturAK47 »

Boa tarde pessoal.

Estou com uma dúvida grande, levei meu corsa sedan 99 na oficina para fazer uma geral no mesmo, visto que comprei ele faz uns 6 meses, e pra minha surpresa tinha um bocado de coisa pra fazer e até agora ficou uns 2k o que foi mechido, o problema é que o mecânico me falou que vai ficar umas moedas a mais pois todo os sistema de arrefecimento está comprometido.

Teve que trocar a bomba dágua e umas par de conexão, sem contar os selos do bloco do motor, enfim todas as peças que ele me mostrou estavam com corrosão, e o pior ele me falou que se marcar vai ter até que retificar ou trocar o cabeçote dependendo se ele estiver corroído.

Ele falou que o sistema tá todo corroído assim pelo fato de o dono antigo só ter usado água e não aditivo, procede essas informações aí sobre o sistema de arrefecimento? Não manjo de mecânica e fico com receio de que o malucão aja de má fé.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

De fato usando somente água, o sistema fica todo desgastado. Os primeiros a irem para o espaço são os selos, depois o radiador, junta de cabeçote e o próprio cabeçote.

Recomendo que vc retire o cabeçote e troque a junta. Já aproveita o serviço e veja o estado geral do motor. Pode ser que ao colocar o aditivo, este, ao limpar as galerias, retire a ferrugem encrustada e comecem a aparecer os vazamentos. A junta pode romper-se com essa limpeza. Como o radiador é difícil de limpar, se sobrar uma grana, troque-o tb.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Artur,

Sem uso de aditivo no arrefecimento, realmente tudo que é de ferro vai pras cucuias, mas em termos de motor...os selos beleza...o bloco embora que de ferro, ele é bem grosso e pra afetar a ponto de necessitar reparo ou troca, ele precisaria ter ficado uns 3 anos dentro do mar...já o cabeçote, por ser de alumínio especial, quase não sofre corrosão significativa...já outras peças, mesmo que de alumínio (VT, hélices da bomba, radiador interno [se tiver], externo...), sofrem por serem de uma liga mais pobre...

Se fosse eu, não mexeria no motor...e após tudo montado rodaria 1 semana com um Radi Clean ou similar...só depois disso substituiria todo o líquido por solução indicada pelo fabricante.


ArturAK47
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Mensagem por ArturAK47 »

Então o cara disse o seguinte que vai trocar as conexões e o que mais prescisar, e depois ligar tudo pra ver se o cabeçote vai dar conta e não vazar, pois ele disse que só tem como saber depois de montar todo o sistema porque daí vai meter pressão no cabeçote pra ver como vai se comportar. Porcede isso também?


Bange
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Mensagem por Bange »

Vejo mais coerência neste procedimento sim...

Mas "meter pressão", pode ser no sentido figurado de ligar o caro ou de fato colocar pressão no sistema todo, lá pelo reservatório de expansão, de modo a conferir vazamentos antes mesmo de ligar o carro...acho que de 1,5 a 2 Bar no máximo...

Pelo valor já gasto (quase 2K), mais uns 50 não vai pesar nada...troca os sensores de temperatura, tanto do painel quanto da ECU, por marcas tipo Delphi ou MTE-Tomson...(guarde os velhos para alguma prova dos 9 lá no futuro...).

Se a oficina dispuser de algum sistema de limpeza por troca progressiva da água até que fique límpida, ótimo, caso contrário o uso do Radi Clean é quem providenciará a limpeza em todas as galerias do motor...depois disso, substitua pelo líquido próprio.

Depois relaciona pra gente o que foi trocado nesta revisão, pois este valor pra uma oficina comum, em princípio, acho meio salgado.


ArturAK47
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Mensagem por ArturAK47 »

é no sentido figurado, quer dizer que vai montartodo o sistema e ligar o carro pra ver se vaza ou se aguenta o pique, a questão da limpeza acredito que eu mesmo terei que providenciar e mesmo que vaze vou buscar outro mecânico.

como vc disse tá meio salgado e eu tbm to achando, mas enfim o estrago tá feito mesmo, depois que eu pegar a nota com tudo que foi feito compartilharei aqui com vocês pra ver se tá na média.


awaked
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Mensagem por awaked »

Bange escreveu:Mas "meter pressão", pode ser no sentido figurado de ligar o caro ou de fato colocar pressão no sistema todo, lá pelo reservatório de expansão, de modo a conferir vazamentos antes mesmo de ligar o carro...acho que de 1,5 a 2 Bar no máximo...
1,4 Bar no máximo. Se enfiar 2 bar numa mangueira ainda boa pode causar uma fissura. O sistema não precisa lidar com tanta pressão. Em geral 1 bar já é quase o dobro da pressão normal de funcionamento, se estiver vazando mesmo já é o suficiente.


Bange
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Mensagem por Bange »

...quando compramos esse carro havia uma perda não localizada de líquido...o cara colocou 1,5 Bar e não saia nada...e as mangueiras ficaram realmente gordinhas...

Como o carro sempre (até eu resolver uns meses atras) esquentou, quando chegou o verão daquele ano a coisa se apresentou como um micro furo no radiador, que espirrava quando em torno dos 100°C. Retornei na agência e os caras trocaram o radiador, mas tive que conviver com o carro quente já que a informação era de "normalidade" na temperatura.


ArturAK47
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Mensagem por ArturAK47 »

Rapaziada segue os trampos que foram feitos na oficina, tá na média?

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Bange
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Mensagem por Bange »

Tem muitos itens, pois foi uma revisão genérica...

Achei salgado ou mal definido a revisão do motor de arranque.
Revisão do freio sem troca sequer do óleo?
Desnecessário aditivo para gasolina.
Trocou 7 selos e não 8 !?!?!
Não trocou nenhum dos sensores de temperatura.

Mas se o resultado final ficou satisfatório...menomale...


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