[DÚVIDA] - É bom colocar um filtro para TBI?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - É bom colocar um filtro para TBI?

Mensagem por L u i z »

Bom, faz mais ou menos uma semana que meu corsa começou a falhar. Ela não falha ao manter a aceleração, somente na marcha lenta e até agora não descobri o que pode ser. Ele é meu desde zero e nunca tinha apresentado o problema. Imaginei de tudo: Gasolina suja, bicos, etc.
Porém, andei lendo alguns topicos aqui do site e descobri que também pode ser sujeira em excesso na TBI, mas pode ser, ainda não tenho certeza, portanto aceito sugestões para solucionar meu problema.

Aproveitando o tópico, faço a minha sugestão aos mais criativos:

Depois de ler muitos tópicos sobre TBI, limpesa, manutenção, etc., deduzi que o maior vilão da sujeira na TBI é o respiro da tampa do comando de válvulas do motor, e imaginei que seria possível instalar um filtro no meio daquele caninho. Será que existe algum material adaptável? De outro carro talvez?

Esclareço que li um tutorial, aqui no site, de como instalar um filtro na ponta daquele caninho, mas e se ele tiver alguma função de ir conectado diretamente a TBI?

Valeu, galera, aguardo possíveis soluções!


Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

Buenas !!
Chegaste a verificar o atuador da marcha lenta? Muitas vezes o assentamento dele está sujo. O ideal seria retirá-lo e limpar o local.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

Então Lucas, valeu pela dica.
Tu sabe me dizer se é só retirar o atuador de marcha lenta e limpar?
Tipo...tiro os dois parafusos...limpo ele, limpo o local onde ele vai encaixado e recoloco...é isso?
Valeu!


Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

L u i z escreveu:Então Lucas, valeu pela dica.
Tu sabe me dizer se é só retirar o atuador de marcha lenta e limpar?
Tipo...tiro os dois parafusos...limpo ele, limpo o local onde ele vai encaixado e recoloco...é isso?
Valeu!
Aí Luiz, tudo ok ?

É isso mesmo, coisa bem fácil. É só soltar o conector elétrico, os dois parafusos e limpar com algum pano embebido em algum desengraxante. Não force a haste do atuador em nenhuma hipótese, e nem pra qualquer direção. O atuador é uma peça bem sensível e se tu forçar demais, poderá danificá-lo.

Depois conta pra gente se ajudou ou não.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

É isso aí Lucas, valeu pelas dicas.
Estou sem tempo pra fazer a limpesa, só vou limpar no fim de semana.
Pior é que tenho que andar nele todo dia, e segue falhando, só em lenta mesmo, quando eu arranco ele para de falhar e andando também para, é só quando paro. Ele não chega a morrer mas fica ocilando a lenta e a rotação fica bem baixa.
Depois que limpar aviso o que deu.
Abraço.


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

Galera, só pra constar:

o primeiro teste que fiz pra tentar descobrir pq meu Corsa tava falhando, foi tentar usar o máximo da gasolina e deixar quase ficar seco o tanque, fiquei quase sem gasolina mesmo...depois abasteci em outro posto, diferente do de costume...e não é que parou de falhar!


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí galera, ninguém pensou em desenvolver um filtro para aquela mangueira que sai do motor e joga particulas de óleo direto na TBI?!

Faz tempo que postei a ideia, e agora lembrei novamente. Saliento que li o tópico que ensina a adaptar um filtro, mas ele vai na ponta de uma mangueira e desconectado da TBI, que por sua vez tem aquela entrada lacrada por uma tampa. Longe de mim desfazer da ideia do colega de corsa clube que a postou. É só porque não gosto de modificar as caracteristicas do carro, e se aquela mangueira vai conectada na TBI no fundo deve ter alguma justificativamas se a fabrica projetor o motor assim...assim acho que deve ficar!!! (Nem que hipoteticamente seja uma justificativa ruim para o consumidor, mas boa para a fabrica - GM que venderia mais peças de reposição, pois a ideia de sujar a TBI e consequentemente o motor o que por sua vez causa o desgaste prematuro das peças internas pode trazer lucro para empresa).

Minha ideia então, seria adaptar um filtro no meio da mangueira, mas não sei que filtro podeia ser esse. É aí que peço a opinião dos nobres colegas do corsa clube!!!

Valeu!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola Luiz.
Boa ideia essa heim!

Ha um filtro usado nos motores Ford CHT, chamado "Anti-Chama Ford Corcel/Belina CHT".
A vantagem desse filtro e que reforca a filtragem, pode ser lavado com gasolina, ja que a tela interna e metalica e evita-se de ter que desmonatr a tampa do comando de valvulas para lavar o filtro la existente. A GM so dificultou a coisa.
Esse filtro tem tres conexoes. A mais fina e a que leva gases para a base do carburador para serem queimados (motores CHT), que, no caso do Corsa,
se conecta naquele tubo metalico fino onde joga esses gases apos a borboleta.
Quando esse tubo curvo entope por dentro, onde ha uma restricao muito fina, so desmontando a TBI/corpo da borboleta.
Andei pesquisando sobre isso...
Veja a foto do filtro no link abaixo...

http://www.autopecas-hs.com.br/anti-cha ... plast.html
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Opss! Faltou relatar que, quando essa entrada dos gases pela mangueira mais fina ficar impedida por obstrucao interna na TBI, apos a borboleta, os gases passaram constantemente direto pela borboleta e entrada de ar da marcha lenta, ja que e o unico caminho, obstrui essa entrada de ar, sede da valvula IAC ate seu travamento pela borra de oleo.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí Alcineu!

Vi a imagem do filtro do Corsel.
Interessante...tu acha que da para adaptar? Tem como instalar no meio daquela mangueirinha que liga a tampa de válvulas a TBI? E qual das três entradas/saídas devo usar para conectala?

Valeu cara por compartilhar essa ideia!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”