Fala galera boa tarde, sou novo no fórum e acabei de comprar um corsa super 1.0
E ja estou me arrependendo, fui muito afoito, o carro está com 230mil km rodados porém o motor está sereninho e o interior está impecavel.
Mais ja gastei 1200 trocando algumas peças de suspensão, oleo, filtro, polia e correia e etc..
Agora notei que a ventoinha está armando muito devagar, e o carro aquece bastante no medidor de temperatura marca uns 95 graus mais quando eu encosto no capo a lataria está pelando de quente, estou começando achar que não está marcando certo e está muito mais quente.
Alguem poderia me dar um luz do que possa ser?
[DÚVIDA] - Será que a ventoinha não funciona corretamente?
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Olá amigo, não se arrependa não! Você adquiriu um ótimo veículo, sobre seu problema; Atente para a válvula termostática ee o sensor de temperatura da água, ele fica abaixo da bobina de ignição, para resetar o módulo desconecte os cabos da bateria e aguarde algumas horas. O sensor de temperatura do painel é independente, ele está localizado no coletor de admissão. Boa sorte!daarkweslley escreveu:Fala galera boa tarde, sou novo no fórum e acabei de comprar um corsa super 1.0
E ja estou me arrependendo, fui muito afoito, o carro está com 230mil km rodados porém o motor está sereninho e o interior está impecavel.
Mais ja gastei 1200 trocando algumas peças de suspensão, oleo, filtro, polia e correia e etc..
Agora notei que a ventoinha está armando muito devagar, e o carro aquece bastante no medidor de temperatura marca uns 95 graus mais quando eu encosto no capo a lataria está pelando de quente, estou começando achar que não está marcando certo e está muito mais quente.
Alguem poderia me dar um luz do que possa ser?
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Vlw galera pelas dicas, então o medidor de temperatura do painel, não mede a temperatura do motor e sim do catalisador?
Por que eu fiz uns testes e a ventuinha arma com 94graus, depois a temperatura no medidor vai caindo ate 90 e ela desarma e só arma quando chegar no 94 denovo. e fica nesse ciclo.
Isso com o carro parado, não sei se ela tem um 2º estagio pois gira muito devagar,mais de qualquer forma irei levar em um mecanico bom, aliás eu moro no Rj alguem sabe se a bosh é uma oficina de boa qualidade? ou alguem tem uma referencia?
Por que eu fiz uns testes e a ventuinha arma com 94graus, depois a temperatura no medidor vai caindo ate 90 e ela desarma e só arma quando chegar no 94 denovo. e fica nesse ciclo.
Isso com o carro parado, não sei se ela tem um 2º estagio pois gira muito devagar,mais de qualquer forma irei levar em um mecanico bom, aliás eu moro no Rj alguem sabe se a bosh é uma oficina de boa qualidade? ou alguem tem uma referencia?
- José Leal
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O sensor de temperatura do painel mede a temperatura do motor. Ele fica localizado no coletor de admissão. O que vc pode fazer é trocar os sensores (os dois) e fazer o reset na central de IE, sempre via escâner.
Não tenho certeza, mas acho que seu carro tem cebolão. Esse seria ideal trocar tb, por um com a mesma temperatura do original.
Com o motor desligado (e frio), desconecte o plug do motor da ventoinha e ligue a ventoinha direto na bateria. Se ela continuar a girar lenta, pode ser que ela esteja com os rolamentos desgastados, escovas do motor elétrico tb ruins... tem que fazer uma revisão.
Não tenho certeza, mas acho que seu carro tem cebolão. Esse seria ideal trocar tb, por um com a mesma temperatura do original.
Com o motor desligado (e frio), desconecte o plug do motor da ventoinha e ligue a ventoinha direto na bateria. Se ela continuar a girar lenta, pode ser que ela esteja com os rolamentos desgastados, escovas do motor elétrico tb ruins... tem que fazer uma revisão.
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daarkweslley, gastou pouco até agora, relaxa.
Comprar carro usado é assim mesmo, pode ser até semi novo, ninguém vende carro usado perfeito. Ó cara sabe que vai vender já para a manutenção preventiva, normal. 1200 foi o básico do básico se disse que foi suspensão e outras coisas.
Comprar carro usado é assim mesmo, pode ser até semi novo, ninguém vende carro usado perfeito. Ó cara sabe que vai vender já para a manutenção preventiva, normal. 1200 foi o básico do básico se disse que foi suspensão e outras coisas.
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Pois é eu to adorando o carro, não estou com pena de gastar com ele, estava a procura de um corsa super faz tempo.Agora pretendo ficar com ele por mais uns 5 anos antes de trocar de carro denovo.
Próxima coisa que pretendo fazer na mecanica dele é trocar kit de embreagem.
Depois tenho que trocar junta de carter e da tampo do cabeçote, vamos ver ate quando o motor guenta ja que ele ta bem rodado 230mil km.
Vlw galera pelas dicas.
Próxima coisa que pretendo fazer na mecanica dele é trocar kit de embreagem.
Depois tenho que trocar junta de carter e da tampo do cabeçote, vamos ver ate quando o motor guenta ja que ele ta bem rodado 230mil km.
Vlw galera pelas dicas.
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Já que o assunto tem temperatura, deixa eu dar meu pitaco...
Se há uma suspeita do sensor de temperatura para a ECU, não adianta passar o scaner, pois ele vai registrar exatamente o que a ECU tambem lê do mesmo sensor sob suspeita.
Pra tirar isso a limpo existem algumas possibilidades:
1 - conhecer o valor e confirmar com que tensão que a ECU manda ligar a ventoinha...no meu Corsa 97 é 1,6V para a 1ª velocidade e 1,45V para a 2ª (valor medido em cima do sensor da ECU).
Com 1,6V, a temperatura será de +- 95°C
Com 1,45, a temperatura será de +- 98°C
2 - Usar um medidor de temperatura externo ao motor...tipo infravermelho ou de contato, na região do sensor original do carro (embaixo do distribuidor), no cabeçote, sendo que a leitura será alguns graus menor que a realidade dentro do motor.
3 - Trocar o sensor da ECU por um novo e original (esta opção é um tiro no escuro)
Os valores acima são para motores com AC...caso contrário use apenas a referência de 1,45V para 98°C.
Maiores detalhes em > http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... it+ver%E3o
Se há uma suspeita do sensor de temperatura para a ECU, não adianta passar o scaner, pois ele vai registrar exatamente o que a ECU tambem lê do mesmo sensor sob suspeita.
Pra tirar isso a limpo existem algumas possibilidades:
1 - conhecer o valor e confirmar com que tensão que a ECU manda ligar a ventoinha...no meu Corsa 97 é 1,6V para a 1ª velocidade e 1,45V para a 2ª (valor medido em cima do sensor da ECU).
Com 1,6V, a temperatura será de +- 95°C
Com 1,45, a temperatura será de +- 98°C
2 - Usar um medidor de temperatura externo ao motor...tipo infravermelho ou de contato, na região do sensor original do carro (embaixo do distribuidor), no cabeçote, sendo que a leitura será alguns graus menor que a realidade dentro do motor.
3 - Trocar o sensor da ECU por um novo e original (esta opção é um tiro no escuro)
Os valores acima são para motores com AC...caso contrário use apenas a referência de 1,45V para 98°C.
Maiores detalhes em > http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... it+ver%E3o
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