[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

pelo contrário, agora que está marcando certo.
Pelo que eu entendi pela marcação do seu painel antigo a ventoinha armava qndo apontava 90/92° C , puts seu painel estava marcando erradamente.
Agora vc pôs um painel com conta-giros e percebeu que a ventoinha entra em funcionamento qndo marca 95° mais ou menos? Não vejo nada de anormal aí. Veja que o traço de 95°C fica no centro!!! heheh
Não se assuste com a ordem de grandeza 100°, se reparar ele está ainda distante da faixa vermelha de temp do seu painel.
A água ferve a 100° na pressão atmosférica a nível do mar.Isso se vc aquecê-la num bule no fogão de sua casa.
O sistema de arrefecimento dos carros estão sobre outra condição de pressão, além de conter aditivo.


Avatar do usuário
dj.dhytechno
:: Piquet ::
Mensagens: 396
Registrado em: Quarta-feira 07 2007f Março 2007 12:06:58 AM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dj.dhytechno »

Rorion escreveu:pelo contrário, agora que está marcando certo.
Pelo que eu entendi pela marcação do seu painel antigo a ventoinha armava qndo apontava 90/92° C , puts seu painel estava marcando erradamente.
Agora vc pôs um painel com conta-giros e percebeu que a ventoinha entra em funcionamento qndo marca 95° mais ou menos? Não vejo nada de anormal aí. Veja que o traço de 95°C fica no centro!!! heheh
Não se assuste com a ordem de grandeza 100°, se reparar ele está ainda distante da faixa vermelha de temp do seu painel.
A água ferve a 100° na pressão atmosférica a nível do mar.Isso se vc aquecê-la num bule no fogão de sua casa.
O sistema de arrefecimento dos carros estão sobre outra condição de pressão, além de conter aditivo.
Opa vlw pelo esclarecimento porem liguei ele quase agora la no estacionamento do trampo imenso calor ta aqui em SP capital foi até 92,5 quase 95 disparou a ventoinha e baixou para 90

Porem desculpe se expliquei errado o painel RPM ja to um bom tempo sempre marcava 90 pouquinho a mais ja acionava a ventoinha precisamente em 92,5 agora acionando em 93/94.

Carro é turbo atenção redobrada.
Imagem
1.8 Flexa Preta ! A cada farol é uma nova largada ...


hamilton leao
:: Super ::
Mensagens: 63
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 09:31:21 PM
Localização: Balneário Pinhal - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por hamilton leao »

No meu é normal chegar aos 100 e depois abixar e fica nisso .O mecânico da autorizada disse que é normal.


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

Pessoal... depois de um longo tempoandando em altas temperaturas com o meu corsinha esquentadinho...
euu....
apos a troca de tudo valvula term. bomba... e exatamente hoje do radiador que furou (descobri que ja era recondicionado) pensei que o carro fosse baixar a temp... pq tinha duas canaletas fechadas no antigo......eee... o resultado foi q.... a temperatura SUBIU
cara que raiva!!!!
mas olhem essa, com ar cond desligado ele liga cravado nos cem(mas a agua n ferve) no primeiro estagio(mas a agua n ferve e as duas ventuinhas a do ar e do carro ativam).. ai qnd o ar esta ligado (a maioria sabe que qnd ligamos o ar cond as duas vent. ligam no 1º estagio) pois bem.. qnd chega por volta de 97~~98º (leia com calma) a ventuinha do carro desliga, depois a vent do ar dspara(2º estg.) e depois a do carrop dispara (tudo rápido) ai a temperatura baixa normalmente! mas so com o ar ligado¬¬ :redhotevil:
levei num eletricista ele acha que pode ser o sensor... mas pq o sensor se com o ar funciona perfeitamente?

duvidas duvidas e mais duvidas! alguém se abilita dessa vez?

abraços pessoal! :wink:


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16595
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Rorion,

Seus comentários procedem, porém a colocação do aumento de temperatura não é simplesmente pela troca de painel.

Os sensores, ventoinhas, radiador, válvula termostática, infuenciam... cada peça trocada, faz que o "sistema" se comporte com uma particularidade diferente.

Veja meu caso, troquei a válvula termostática com 85000 km, a temperatura antes ia até aos 97/98ºC o que me preocupava. Feita a troca, a temperatura voltou ao patamar normal e a ventoinha disparava aos 92,5ºC, indo até no máximo 95ºC em trânsito pesado.

Depois em julho o radiador estourou com a minha esposa e após trocada a peça a temperatura passou a ativar a ventoinha aos 94ºC.

E tudo isso num painel "normal" que passou por estas situações com lavagem de sistema aos 160.000km e agora aos 190.000 forçadamente... sem uso de aditivos para evitar agredir o sistema, pois o carro está hoje com 196.200 km

Como falou o importante não é esquentar, se não chegar no vermelho, já tá bom demais.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

complicado complicado...
será que no meu caso pode ser o sensor de temp?
como posso testar?
abraço


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

sousaman escreveu:Rorion,

Seus comentários procedem, porém a colocação do aumento de temperatura não é simplesmente pela troca de painel.

Os sensores, ventoinhas, radiador, válvula termostática, infuenciam... cada peça trocada, faz que o "sistema" se comporte com uma particularidade diferente.

Veja meu caso, troquei a válvula termostática com 85000 km, a temperatura antes ia até aos 97/98ºC o que me preocupava. Feita a troca, a temperatura voltou ao patamar normal e a ventoinha disparava aos 92,5ºC, indo até no máximo 95ºC em trânsito pesado.

Depois em julho o radiador estourou com a minha esposa e após trocada a peça a temperatura passou a ativar a ventoinha aos 94ºC.

E tudo isso num painel "normal" que passou por estas situações com lavagem de sistema aos 160.000km e agora aos 190.000 forçadamente... sem uso de aditivos para evitar agredir o sistema, pois o carro está hoje com 196.200 km

Como falou o importante não é esquentar, se não chegar no vermelho, já tá bom demais.

Abraços!
Exatamente sousaman. Na verdade eu não entendi bem a pergunta. Pra mim, a percepção da diferença de temperatura de entrada da ventoinha se deu pela troca de painés. Mas no caso citado não existe motivos para preocupação.
O que vc mencionou é correto e aconteceu comigo também.
Troquei de forma preventiva minha válvula termostática (carro com 160.000 km , sempre no aditivo). Comecei a reparar que na estrada a temp ficava abaixo dos 90°, ou seja, trabalhava um pouco frio o que me levou a crer que a válvula termostática já dava sinais que estava querendo travar aberta (ótimo sinal de velhice da válvula, pior se quisesse travar fechada!!!!)
Foi só trocar a válvula que a temperatura em trânsito fluindo trava nos 91° aproximadamente e na estrada trava nesses mesmos 91°, ou seja, a válvula por ser nova está fazendo seu trabalho corretamente (abrindo e fechando as comportas para manter uma temp ideal de funcionamento da máquina térmica que é o motor).
Em congestionamento, chega lá nos 98° e abaixa até 93°, depois aumenta de novo e aí o sistema encarrega de manter nessa variação. Ou seja, normal beirar os 100° em congestionamentos, muito anda e para, sol torrando o asfalto. Porém os sistema de arrefecimento, faz abaixar dos quase 100° ligando a ventoinha,desligando qndo atinge 93° por aí, o carro esquenta de novo e por aí vai.
Não é a toa que comenta-se e é verdade que carro que anda muito em congestionamentos, cidades é mais judiado do que aqueles que só pegam estrada. Motor tende a estar mais estabilizado na sua temperatura ao invés do esquenta e esfria, esquenta e esfria dos congestionamentos e trañsito pesados das grandes cidades.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16595
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Rorion,

Rio de Janeiro devia ter posição "esfria" todos os dias.... aí quando resolve esquentar.. Meu Deus!

Eu não tenho A/C no carro, sofro pra caramba aí, clima gostoso, mas no trânsito é de judiar...

SP tb... mas o RJ tenho a impressão de calor maior e mais úmido...
Rorion escreveu:Exatamente sousaman. Na verdade eu não entendi bem a pergunta. Pra mim, a percepção da diferença de temperatura de entrada da ventoinha se deu pela troca de painés. Mas no caso citado não existe motivos para preocupação.
O que vc mencionou é correto e aconteceu comigo também.
Troquei de forma preventiva minha válvula termostática (carro com 160.000 km , sempre no aditivo). Comecei a reparar que na estrada a temp ficava abaixo dos 90°, ou seja, trabalhava um pouco frio o que me levou a crer que a válvula termostática já dava sinais que estava querendo travar aberta (ótimo sinal de velhice da válvula, pior se quisesse travar fechada!!!!)
Foi só trocar a válvula que a temperatura em trânsito fluindo trava nos 91° aproximadamente e na estrada trava nesses mesmos 91°, ou seja, a válvula por ser nova está fazendo seu trabalho corretamente (abrindo e fechando as comportas para manter uma temp ideal de funcionamento da máquina térmica que é o motor).
Em congestionamento, chega lá nos 98° e abaixa até 93°, depois aumenta de novo e aí o sistema encarrega de manter nessa variação. Ou seja, normal beirar os 100° em congestionamentos, muito anda e para, sol torrando o asfalto. Porém os sistema de arrefecimento, faz abaixar dos quase 100° ligando a ventoinha,desligando qndo atinge 93° por aí, o carro esquenta de novo e por aí vai.
Não é a toa que comenta-se e é verdade que carro que anda muito em congestionamentos, cidades é mais judiado do que aqueles que só pegam estrada. Motor tende a estar mais estabilizado na sua temperatura ao invés do esquenta e esfria, esquenta e esfria dos congestionamentos e trañsito pesados das grandes cidades.
Carro em congestionamento diminui sua vida útil em até 30% de seus componentes, não precisamos falar do que se desgasta mais, mas sim do ser humano que tem que ter uma paciência daquelas para superar o caótico estilo de trânsito atual nas grandes cidades.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16595
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

Como sabem troquei de carro e adquiri alguns vícios pela falta de cuidados do antigo dono...

O Moleque veio com essa doença estranha e sem um fundamento técnico que resolva este problema.

Nesse final de semana minha bomba dágua pifou e o carro aqueceu.
Resultado, um final de semana de molho e logo cedinho, fomos ao médico.

Como estava no meio da cirurgia, resolvi trocar os sensores do painel e da injeção para tirar a prova dos problemas.

Estou com os mesmos sintomas, mas estou agora no ponto do detalhe.

Agora vou testar chicote de ligação entre os sensores e por fim o módulo do carro.

Estou achando que algum fio entre os sensores está dificultando o envio do sinal de temperatura, pois o que observei me deixa com algumas impressões.

A temperatura está chegando a 100-102 graus porém apenas o primeiro estágio da ventoinha está ligando, não arma o segundo estágio, nem a ventoinha do A/C, logo a temperatura está normalíssima ao meu ver, antes a temperatura subia e acionava o segundo estágio e a ventoinha do A/C, pois a bomba dágua estava velha e não fazendo a sua função correta.

A temperatura está baixando muito facilmente agora, pois rodei um bom trecho com o carro em velocidade de 60-70 km/h e a temperatura baixou até 92-93 graus, logo vi que existe alguma resistência que impede o ponteiro de descer e fazer a marcação correta.

Então agora podemos tirar mais conclusões a partir disso.

O que acham?

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16595
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

Achei o defeito que tanto perseguia.

O relógio do painel estava com a resistência estragada. Foi consertado e está marcando certo agora.

Mesmo assim e temperatura sobe aos 100ºC, mas desce rapidamente quando o carro anda.

Em transito pesado vai nos 100ºC, mas não ferve.

Mesmo assim não me dou por satisfeito, vou achar esse motivo da temperatura alta conversando com outros proprietários.

O carro não aquece ou ferve mas continuamos na pesquisa.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”