pelo contrário, agora que está marcando certo.
Pelo que eu entendi pela marcação do seu painel antigo a ventoinha armava qndo apontava 90/92° C , puts seu painel estava marcando erradamente.
Agora vc pôs um painel com conta-giros e percebeu que a ventoinha entra em funcionamento qndo marca 95° mais ou menos? Não vejo nada de anormal aí. Veja que o traço de 95°C fica no centro!!! heheh
Não se assuste com a ordem de grandeza 100°, se reparar ele está ainda distante da faixa vermelha de temp do seu painel.
A água ferve a 100° na pressão atmosférica a nível do mar.Isso se vc aquecê-la num bule no fogão de sua casa.
O sistema de arrefecimento dos carros estão sobre outra condição de pressão, além de conter aditivo.
[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
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Opa vlw pelo esclarecimento porem liguei ele quase agora la no estacionamento do trampo imenso calor ta aqui em SP capital foi até 92,5 quase 95 disparou a ventoinha e baixou para 90Rorion escreveu:pelo contrário, agora que está marcando certo.
Pelo que eu entendi pela marcação do seu painel antigo a ventoinha armava qndo apontava 90/92° C , puts seu painel estava marcando erradamente.
Agora vc pôs um painel com conta-giros e percebeu que a ventoinha entra em funcionamento qndo marca 95° mais ou menos? Não vejo nada de anormal aí. Veja que o traço de 95°C fica no centro!!! heheh
Não se assuste com a ordem de grandeza 100°, se reparar ele está ainda distante da faixa vermelha de temp do seu painel.
A água ferve a 100° na pressão atmosférica a nível do mar.Isso se vc aquecê-la num bule no fogão de sua casa.
O sistema de arrefecimento dos carros estão sobre outra condição de pressão, além de conter aditivo.
Porem desculpe se expliquei errado o painel RPM ja to um bom tempo sempre marcava 90 pouquinho a mais ja acionava a ventoinha precisamente em 92,5 agora acionando em 93/94.
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No meu é normal chegar aos 100 e depois abixar e fica nisso .O mecânico da autorizada disse que é normal.
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Pessoal... depois de um longo tempoandando em altas temperaturas com o meu corsinha esquentadinho...
euu....
apos a troca de tudo valvula term. bomba... e exatamente hoje do radiador que furou (descobri que ja era recondicionado) pensei que o carro fosse baixar a temp... pq tinha duas canaletas fechadas no antigo......eee... o resultado foi q.... a temperatura SUBIU
cara que raiva!!!!
mas olhem essa, com ar cond desligado ele liga cravado nos cem(mas a agua n ferve) no primeiro estagio(mas a agua n ferve e as duas ventuinhas a do ar e do carro ativam).. ai qnd o ar esta ligado (a maioria sabe que qnd ligamos o ar cond as duas vent. ligam no 1º estagio) pois bem.. qnd chega por volta de 97~~98º (leia com calma) a ventuinha do carro desliga, depois a vent do ar dspara(2º estg.) e depois a do carrop dispara (tudo rápido) ai a temperatura baixa normalmente! mas so com o ar ligado¬¬
levei num eletricista ele acha que pode ser o sensor... mas pq o sensor se com o ar funciona perfeitamente?
duvidas duvidas e mais duvidas! alguém se abilita dessa vez?
abraços pessoal!
euu....
apos a troca de tudo valvula term. bomba... e exatamente hoje do radiador que furou (descobri que ja era recondicionado) pensei que o carro fosse baixar a temp... pq tinha duas canaletas fechadas no antigo......eee... o resultado foi q.... a temperatura SUBIU
cara que raiva!!!!
mas olhem essa, com ar cond desligado ele liga cravado nos cem(mas a agua n ferve) no primeiro estagio(mas a agua n ferve e as duas ventuinhas a do ar e do carro ativam).. ai qnd o ar esta ligado (a maioria sabe que qnd ligamos o ar cond as duas vent. ligam no 1º estagio) pois bem.. qnd chega por volta de 97~~98º (leia com calma) a ventuinha do carro desliga, depois a vent do ar dspara(2º estg.) e depois a do carrop dispara (tudo rápido) ai a temperatura baixa normalmente! mas so com o ar ligado¬¬
levei num eletricista ele acha que pode ser o sensor... mas pq o sensor se com o ar funciona perfeitamente?
duvidas duvidas e mais duvidas! alguém se abilita dessa vez?
abraços pessoal!
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Rorion,
Seus comentários procedem, porém a colocação do aumento de temperatura não é simplesmente pela troca de painel.
Os sensores, ventoinhas, radiador, válvula termostática, infuenciam... cada peça trocada, faz que o "sistema" se comporte com uma particularidade diferente.
Veja meu caso, troquei a válvula termostática com 85000 km, a temperatura antes ia até aos 97/98ºC o que me preocupava. Feita a troca, a temperatura voltou ao patamar normal e a ventoinha disparava aos 92,5ºC, indo até no máximo 95ºC em trânsito pesado.
Depois em julho o radiador estourou com a minha esposa e após trocada a peça a temperatura passou a ativar a ventoinha aos 94ºC.
E tudo isso num painel "normal" que passou por estas situações com lavagem de sistema aos 160.000km e agora aos 190.000 forçadamente... sem uso de aditivos para evitar agredir o sistema, pois o carro está hoje com 196.200 km
Como falou o importante não é esquentar, se não chegar no vermelho, já tá bom demais.
Abraços!
Seus comentários procedem, porém a colocação do aumento de temperatura não é simplesmente pela troca de painel.
Os sensores, ventoinhas, radiador, válvula termostática, infuenciam... cada peça trocada, faz que o "sistema" se comporte com uma particularidade diferente.
Veja meu caso, troquei a válvula termostática com 85000 km, a temperatura antes ia até aos 97/98ºC o que me preocupava. Feita a troca, a temperatura voltou ao patamar normal e a ventoinha disparava aos 92,5ºC, indo até no máximo 95ºC em trânsito pesado.
Depois em julho o radiador estourou com a minha esposa e após trocada a peça a temperatura passou a ativar a ventoinha aos 94ºC.
E tudo isso num painel "normal" que passou por estas situações com lavagem de sistema aos 160.000km e agora aos 190.000 forçadamente... sem uso de aditivos para evitar agredir o sistema, pois o carro está hoje com 196.200 km
Como falou o importante não é esquentar, se não chegar no vermelho, já tá bom demais.
Abraços!
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complicado complicado...
será que no meu caso pode ser o sensor de temp?
como posso testar?
abraço
será que no meu caso pode ser o sensor de temp?
como posso testar?
abraço
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Exatamente sousaman. Na verdade eu não entendi bem a pergunta. Pra mim, a percepção da diferença de temperatura de entrada da ventoinha se deu pela troca de painés. Mas no caso citado não existe motivos para preocupação.sousaman escreveu:Rorion,
Seus comentários procedem, porém a colocação do aumento de temperatura não é simplesmente pela troca de painel.
Os sensores, ventoinhas, radiador, válvula termostática, infuenciam... cada peça trocada, faz que o "sistema" se comporte com uma particularidade diferente.
Veja meu caso, troquei a válvula termostática com 85000 km, a temperatura antes ia até aos 97/98ºC o que me preocupava. Feita a troca, a temperatura voltou ao patamar normal e a ventoinha disparava aos 92,5ºC, indo até no máximo 95ºC em trânsito pesado.
Depois em julho o radiador estourou com a minha esposa e após trocada a peça a temperatura passou a ativar a ventoinha aos 94ºC.
E tudo isso num painel "normal" que passou por estas situações com lavagem de sistema aos 160.000km e agora aos 190.000 forçadamente... sem uso de aditivos para evitar agredir o sistema, pois o carro está hoje com 196.200 km
Como falou o importante não é esquentar, se não chegar no vermelho, já tá bom demais.
Abraços!
O que vc mencionou é correto e aconteceu comigo também.
Troquei de forma preventiva minha válvula termostática (carro com 160.000 km , sempre no aditivo). Comecei a reparar que na estrada a temp ficava abaixo dos 90°, ou seja, trabalhava um pouco frio o que me levou a crer que a válvula termostática já dava sinais que estava querendo travar aberta (ótimo sinal de velhice da válvula, pior se quisesse travar fechada!!!!)
Foi só trocar a válvula que a temperatura em trânsito fluindo trava nos 91° aproximadamente e na estrada trava nesses mesmos 91°, ou seja, a válvula por ser nova está fazendo seu trabalho corretamente (abrindo e fechando as comportas para manter uma temp ideal de funcionamento da máquina térmica que é o motor).
Em congestionamento, chega lá nos 98° e abaixa até 93°, depois aumenta de novo e aí o sistema encarrega de manter nessa variação. Ou seja, normal beirar os 100° em congestionamentos, muito anda e para, sol torrando o asfalto. Porém os sistema de arrefecimento, faz abaixar dos quase 100° ligando a ventoinha,desligando qndo atinge 93° por aí, o carro esquenta de novo e por aí vai.
Não é a toa que comenta-se e é verdade que carro que anda muito em congestionamentos, cidades é mais judiado do que aqueles que só pegam estrada. Motor tende a estar mais estabilizado na sua temperatura ao invés do esquenta e esfria, esquenta e esfria dos congestionamentos e trañsito pesados das grandes cidades.
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Rorion,
Rio de Janeiro devia ter posição "esfria" todos os dias.... aí quando resolve esquentar.. Meu Deus!
Eu não tenho A/C no carro, sofro pra caramba aí, clima gostoso, mas no trânsito é de judiar...
SP tb... mas o RJ tenho a impressão de calor maior e mais úmido...
Abraços!
Rio de Janeiro devia ter posição "esfria" todos os dias.... aí quando resolve esquentar.. Meu Deus!
Eu não tenho A/C no carro, sofro pra caramba aí, clima gostoso, mas no trânsito é de judiar...
SP tb... mas o RJ tenho a impressão de calor maior e mais úmido...
Carro em congestionamento diminui sua vida útil em até 30% de seus componentes, não precisamos falar do que se desgasta mais, mas sim do ser humano que tem que ter uma paciência daquelas para superar o caótico estilo de trânsito atual nas grandes cidades.Rorion escreveu:Exatamente sousaman. Na verdade eu não entendi bem a pergunta. Pra mim, a percepção da diferença de temperatura de entrada da ventoinha se deu pela troca de painés. Mas no caso citado não existe motivos para preocupação.
O que vc mencionou é correto e aconteceu comigo também.
Troquei de forma preventiva minha válvula termostática (carro com 160.000 km , sempre no aditivo). Comecei a reparar que na estrada a temp ficava abaixo dos 90°, ou seja, trabalhava um pouco frio o que me levou a crer que a válvula termostática já dava sinais que estava querendo travar aberta (ótimo sinal de velhice da válvula, pior se quisesse travar fechada!!!!)
Foi só trocar a válvula que a temperatura em trânsito fluindo trava nos 91° aproximadamente e na estrada trava nesses mesmos 91°, ou seja, a válvula por ser nova está fazendo seu trabalho corretamente (abrindo e fechando as comportas para manter uma temp ideal de funcionamento da máquina térmica que é o motor).
Em congestionamento, chega lá nos 98° e abaixa até 93°, depois aumenta de novo e aí o sistema encarrega de manter nessa variação. Ou seja, normal beirar os 100° em congestionamentos, muito anda e para, sol torrando o asfalto. Porém os sistema de arrefecimento, faz abaixar dos quase 100° ligando a ventoinha,desligando qndo atinge 93° por aí, o carro esquenta de novo e por aí vai.
Não é a toa que comenta-se e é verdade que carro que anda muito em congestionamentos, cidades é mais judiado do que aqueles que só pegam estrada. Motor tende a estar mais estabilizado na sua temperatura ao invés do esquenta e esfria, esquenta e esfria dos congestionamentos e trañsito pesados das grandes cidades.
Abraços!
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Senhores,
Como sabem troquei de carro e adquiri alguns vícios pela falta de cuidados do antigo dono...
O Moleque veio com essa doença estranha e sem um fundamento técnico que resolva este problema.
Nesse final de semana minha bomba dágua pifou e o carro aqueceu.
Resultado, um final de semana de molho e logo cedinho, fomos ao médico.
Como estava no meio da cirurgia, resolvi trocar os sensores do painel e da injeção para tirar a prova dos problemas.
Estou com os mesmos sintomas, mas estou agora no ponto do detalhe.
Agora vou testar chicote de ligação entre os sensores e por fim o módulo do carro.
Estou achando que algum fio entre os sensores está dificultando o envio do sinal de temperatura, pois o que observei me deixa com algumas impressões.
A temperatura está chegando a 100-102 graus porém apenas o primeiro estágio da ventoinha está ligando, não arma o segundo estágio, nem a ventoinha do A/C, logo a temperatura está normalíssima ao meu ver, antes a temperatura subia e acionava o segundo estágio e a ventoinha do A/C, pois a bomba dágua estava velha e não fazendo a sua função correta.
A temperatura está baixando muito facilmente agora, pois rodei um bom trecho com o carro em velocidade de 60-70 km/h e a temperatura baixou até 92-93 graus, logo vi que existe alguma resistência que impede o ponteiro de descer e fazer a marcação correta.
Então agora podemos tirar mais conclusões a partir disso.
O que acham?
Abraços!
Como sabem troquei de carro e adquiri alguns vícios pela falta de cuidados do antigo dono...
O Moleque veio com essa doença estranha e sem um fundamento técnico que resolva este problema.
Nesse final de semana minha bomba dágua pifou e o carro aqueceu.
Resultado, um final de semana de molho e logo cedinho, fomos ao médico.
Como estava no meio da cirurgia, resolvi trocar os sensores do painel e da injeção para tirar a prova dos problemas.
Estou com os mesmos sintomas, mas estou agora no ponto do detalhe.
Agora vou testar chicote de ligação entre os sensores e por fim o módulo do carro.
Estou achando que algum fio entre os sensores está dificultando o envio do sinal de temperatura, pois o que observei me deixa com algumas impressões.
A temperatura está chegando a 100-102 graus porém apenas o primeiro estágio da ventoinha está ligando, não arma o segundo estágio, nem a ventoinha do A/C, logo a temperatura está normalíssima ao meu ver, antes a temperatura subia e acionava o segundo estágio e a ventoinha do A/C, pois a bomba dágua estava velha e não fazendo a sua função correta.
A temperatura está baixando muito facilmente agora, pois rodei um bom trecho com o carro em velocidade de 60-70 km/h e a temperatura baixou até 92-93 graus, logo vi que existe alguma resistência que impede o ponteiro de descer e fazer a marcação correta.
Então agora podemos tirar mais conclusões a partir disso.
O que acham?
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Senhores,
Achei o defeito que tanto perseguia.
O relógio do painel estava com a resistência estragada. Foi consertado e está marcando certo agora.
Mesmo assim e temperatura sobe aos 100ºC, mas desce rapidamente quando o carro anda.
Em transito pesado vai nos 100ºC, mas não ferve.
Mesmo assim não me dou por satisfeito, vou achar esse motivo da temperatura alta conversando com outros proprietários.
O carro não aquece ou ferve mas continuamos na pesquisa.
Abraços!
Achei o defeito que tanto perseguia.
O relógio do painel estava com a resistência estragada. Foi consertado e está marcando certo agora.
Mesmo assim e temperatura sobe aos 100ºC, mas desce rapidamente quando o carro anda.
Em transito pesado vai nos 100ºC, mas não ferve.
Mesmo assim não me dou por satisfeito, vou achar esse motivo da temperatura alta conversando com outros proprietários.
O carro não aquece ou ferve mas continuamos na pesquisa.
Abraços!
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