Sendo assim, resolvi fazer esse breve tutorial de instalação.
Esse tipo de adaptação no respiro de óleo serve principalmente para evitar que o TBI seja vítima do vapor de óleo, sendo emporcalhada por uma mistura grudenta de óleo e combustível. No caso no GSi, ainda tem a vantagem de reduzir a quantidade de material carbonizado que chega na EGR.
Vamos ao procedimento.....
Gostaria de ter feito passo-a-passo, mais já estava instalado, por esse motivo vou descrever o processo.
Primeiramente, vamos precisar de um filtro de respiro, uma mangueira em "L" ( no meu caso extraída de um radiador de Monza, 3 abraçadeiras, e um pequeno cano de metal para acoplar a mangueira ao filtro.
O primeiro passo é achar o bocal de ventilação do motor (respiro, como quiser).
Para encontrar o local certo, precisamos retirar a tampa decoratica do moto (CHEVROLET 16V), soltando os dois parafusos da tampa.
Acima da bobina, no local marcado com o círculo vermelho, encontraremos duas mangueiras saindo da tampa de válvulas.
![Imagem](https://corsaclube.com.br/images/tutoriais/Motor-1.jpg)
A nossa mangueira-alvo e a mais fina, representada pelo circulo vermelho abaixo:
![Imagem](https://corsaclube.com.br/images/tutoriais/Suspiro01.jpg)
O que teremos que fazer é desacoplar essa mangueira, e colocar a nossa mangueira em "L" com uma abraçadeira no local dela, com o nosso nosso filtro de respiro de óleo na outra ponta, acoplado com o auxilio do caninho de metal.
A ponta da mangueira retirada do local original, deve ser bem vedada para evitar entrada falsa de ar no coletor, prejudicando assim a marcha lenta no nosso carro. No meu caso, foi feito com um parafuso com uma porca em sua ponta, apertado no meio por uma abraçadeira.
Feito isso, é só colocar essa ponta vedada acomodada em um local.
![Imagem](https://corsaclube.com.br/images/tutoriais/Suspiro-03.jpg)
Após colocada a mangueira com o respiro em seu devido local, deve-se arrumar um ponto de fixação para evitar que a mangueira fique balançado e possa vir a rasgar, cair ou danificar outra estrutura.
Na foto abaixo, pode-se ver como fica o resultado final, assim como o ponto de fixação com uma abraçadeira de nailon que eu usei no GSi.
![Imagem](https://corsaclube.com.br/images/tutoriais/Suspiro-02.jpg)
Coloca-se novamente então a tampa decorativa e pronto.
Caso queira, pode-se colocar um tanquinho de armazenamento antes do respiro, evitando assim que o vapor de óleo suje as áreas proximas ao suspiro.
Espero ter ajudado a galera!!
Abraço a todos!!!