[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1105
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sábado 03 2022f Setembro 2022 01:59:23 PM Não me recordo bem, mas tem um momento que ele disse que até um lubrificante que suportasse 50.000 psi já era adequado.

"For example, your engines may only require 50,000 psi for adequate protection. So, virtually any oil you grab off a shelf will work well enough."
É mais ou menos a conclusão do Blackstone Labs em https://www.blackstone-labs.com/wp-cont ... 17-ENG.pdf ... que a diferença entre os metais dissolvidos nos óleos usados (pelo desgaste), entre diversos marcas de óleos, é tão insignificante que na prática todos os óleos testados cumprem sua função.

Porém, isso não leva em conta situações extremas... se o camarada abusa do motor, claro que um óleo melhor é vantajoso. Ou ainda em uma situação de baixo nível de óleo, vazamento, superaquecimento...

Você que gosta de informações sobre a matéria, tem bastante coisa bacana no blog deles em: https://www.blackstone-labs.com/informa ... wsletters/

Velas de Iridium eu já desisti. É uma das coisas mais falsificadas no mercado e não compensa o preço. A vela dura muito? Claro, o irídio é um dos metais mais densos conhecidos pelo homem. Mas qual a vantagem? Que vai durar 150 mil km? Já viu uma vela depois de 20 mil km? As de iridium carbonizam do mesmo jeito... nos dois eletrodos... daí vai limpar aquele eletrodo super fino como? Prefiro jogar no lixo e colocar outra... por isso prefiro as de platina (g-power). Velas com eletrodo tão fino quanto as de iridium e custam uma fração do preço.

Se pode fazer um ponto de que a resistividade elétrica do irídio é menor do que a da platina (5.3 x 10-8 Ωm vs 10.5 x 10-8 Ωm)... mas e o cobre com 1.7 x 10-8 Ωm que dá uma surra nos dois? No final não importa, porque o irídio ou platina soldado na ponta do eletrodo é tão pequeno que é irrelevante na resistividade elétrica. Qualquer um pode fazer o teste, meça a resistência elétrica entre o pino terminal e a ponta do eletrodo e depois entre o pino terminal e a base do eletrodo (que não é de irídio)... é irrelevante a diferença. Mas se fizessem uma ponta de eletrodo de cobre de 0,4mm ele duraria muito pouco

Agora, minhas observações levam a crer que a NGK diminui a resistência elétrica interna das velas de iridium... Tenho 3 tipos de velas aqui em mãos, 2 com eletrodo com ponta de irídio e 1 com eletrodo com ponta de platina. As de iridium tem pouco uso (<10k km) e as de platina são novas. A resistência elétrica tem tendência a aumentar com o uso da velas, mas não houve grande alteração até agora nas de irídio. Observe as diferenças entre as resistências elétricas:

NGK Platina G-Power BR7EGP
Vela 1 - 4.5 kΩ
Vela 2 - 4.25 kΩ
Vela 3 - 4,52 kΩ
Vela 4 - 4,5 kΩ

NGK Iridium BR7EIX (mesmas dimensões da G-Power, isolador não projetado)
Vela 1 - 4,18 kΩ
Vela 2 - 4,25 kΩ
Vela 3 - 4,06 kΩ
Vela 4 - 3,94 kΩ

NGK Iridium BPR7EIX (Isolador projetado)
Vela 1 - 3,7 kΩ
Vela 2 - 3,74 kΩ
Vela 3 - 3,85 kΩ
Vela 4 - 3,89 kΩ

Pena que não estou mais com um kit da Denso Iridium japonesa aqui, mas lembro que a resistência era mais baixa do que todas essas NGK e a ponta de irídio, melhor posicionada (soldada com maior precisão)

Segundo um fabricante de velas em https://www.airpart.co.uk/assets/files/ ... -Plugs.pdf , a resistência elétrica interna das velas tem como função primária reduzir os efeitos erosivos no eletrodo, causados pela capacitância pós-faísca. É de se supor que, como a ponta de irídio é mais resistente à erosão, se pode diminuir a resistência interna da vela. É de se imaginar também se a ponta de irídio da Denso é de um metal mais puro
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Na época em 2021 eu paguei pelo que me recordo R$ 324 na NGK, na TOYOTA a Denso estava em falta, somente por encomenda. No Corsa só uso a convencional nem intento de trocar, mas no outro só tem essas de Iridium como aplicação.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Erro, paguei R$ 214,00. A Denso era R$ 330. A questão é que pessoalmente esse SP da Mobil no meu caso ficou a desejar, pois no SN o carro desenvolve mais quando usei Havoline.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1105
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Duas curiosidades inúteis (como diz o Fernando)... sabe quem inventou a primeira vela de ignição comercial? A Bosch. E o primeiro óleo lubrificante para motores? Valvoline

Em um dos últimos motores que dei assistência, os caras não descobriam o problema de jeito nenhum... fui lá, quebramos a cabeça quase o dia todo para encontrar o problema. Sabe o que? Velas ACDELCO Iridium falsificadas compradas pelo Mercadolivre. A última coisa que se vai desconfiar é de um produto novinho, na embalagem, e o dono do carro jurando que o vendedor era bom, porque pagou caro, tralalá... fui medir a resistência, batata.... O que tem de coisa falsificada à venda no mercadolivre.... eu tenho até uma black list que cataloguei ao longo dos anos, de vendedores que vendem peças automotivas falsificadas.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1105
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sábado 03 2022f Setembro 2022 04:54:56 PM Erro, paguei R$ 214,00. A Denso era R$ 330. A questão é que pessoalmente esse SP da Mobil no meu caso ficou a desejar, pois no SN o carro desenvolve mais quando usei Havoline.
Pode ser o pacote de modificadores de atrito de cada óleo...
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Sim, velas na internet é loucura, principalmente Mercado Livre. Essas eu peguei na eletropeças 60 anos, ali não tem erro. A única coisa que comprei na internet é a na Accioly ou Crestana (TBI do Corsa). Paguei na época R$ 120,00 na Crestena sendo que está na caixa até hoje. Tenho até um coletor de admissão novo do EFI.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1105
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Um pouco de teoria sobre lubrificação.
Os regimes de lubrificação:

Lubrificação limítrofe:
Imagem

Lubrificação mista:
Imagem

Lubrificação hidrodinâmica:
Imagem

Lubrificação elastohidrodinâmica:
Imagem

Imagens retiradas de: https://www.machinerylubrication.com/Re ... on-regimes

Sobre a lubrificação limítrofe, separei alguns trechos de algumas dissetações na área de tribologia:

em Modelagem Unidimensional do Regime Misto de Lubrificação Aplicada a Superfícies Texturizadas, de Franciso José Profito em https://www.teses.usp.br/teses/disponiv ... rofito.pdf
3.2.3 Regime de lubrificação limítrofe (BL)
O regime de lubrificação limítrofe é caracterizado pela presença de filmes
tribológicos de dimensões moleculares aderidos na interface das superfícies em
contato. Neste regime de lubrificação, as asperezas das superfícies não são
separadas por nenhum filme lubrificante (ver Figura 10c), de tal forma que todo o
carregamento externo atuante no sistema é suportado tanto pelo contato direto das
asperezas, quanto pela interação das moléculas que compõe o filme tribológico (ver
Figura 12). Os valores de atrito característicos deste regime de lubrificação são
maiores do que aqueles observados no regime hidrodinâmico, porém menores do
que os relacionados com sistemas não lubrificados (atrito seco). No regime de
lubrificação limítrofe, o atrito é essencialmente independente da viscosidade do
fluido lubrificante
, dependendo apenas das propriedades físico-químicas do filme
molecular.
Com o objetivo de melhorar os efeitos do filme tribológico, aditivos são
adicionados aos lubrificantes para a formação de sulfetos, cloretos ou fosfatos na
interface das superfícies. Estes elementos proporcionam filmes moleculares mais
eficazes para a proteção das asperezas durante condições extremas de lubrificação
(HUTCHINGS, 1992).

Imagem
Há níveis de lubrificação limítrofe, contudo. Segundo Edilson Junior em Estudo e Monitoração de Parâmetros Tribológicos e de Desempenho em Motores Diesel Bicombustível, em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1 ... ISSERT.pdf
Segundo Carreteiro (2006) a lubrificação limítrofe é aquela na qual a película
de óleo é tênue. De acordo com H. Block, podemos classificar os casos de
lubrificação limítrofe em quatro tipos: lubrificação limítrofe suave, ou de baixa
temperatura, lubrificação limítrofe de temperatura elevada, lubrificação limítrofe de
alta pressão e lubrificação limítrofe extrema ou de elevada temperatura e alta
pressão, comumente designado por EP (extrema pressão).
Segundo Rosenberg (1982) os elementos críticos do grupo válvula operam na
região limítrofe e mista
. No grupo pistão o anel de segmento atua em toda a gama
de regime desde o regime misto até o regime hidrodinâmico, dependendo da carga e
velocidade ao qual o motor está submetido. No grupo dos mancais, estes se
encontram em regime hidrodinâmico salvo períodos de arranque e parada.
Ok, vamos nos aprofundar então nos componentes do motor e no regime de lubrificação a que estão submetidos. Segundo o mesmo autor,
existe uma forte relação
entre o ângulo de inclinação do pistão e a força de atrito, como também o regime de
lubrificação nas rotações de 600-3000 rpm se apresentam em regime hidrodinâmico
e nas rotações de 60-500 rpm se detectou regime limítrofe e misto para os pontos
morto superior, inferior e no meio do curso do conjunto pistão
E segundo Felipe Campos em Manutenção Preditiva de Lubrificantes em Motores de Combustão Interna para Aplicações Leves, em https://repositorio.ufu.br/bitstream/12 ... cantes.pdf:
Imagem
No par anel-cilindro as temperaturas ultrapassam
200°C (WARD, 2004), o contato é conforme, a velocidade varia brusca e ciclicamente a
cada rotação do virabrequim e o filme lubrificante é extinto e renovado a cada ciclo (por
exemplo, nos pontos mortos, onde o pistão inverte o movimento, a velocidade é nula, o que
leva a uma condição de lubrificação limítrofe e alto coeficiente de atrito). Enquanto isso, os
mancais deslizantes do virabrequim trabalham numa faixa mais estreita de carga e
velocidade, e são projetados para operar no regime hidrodinâmico. Já no par eixo comando-
válvulas a temperatura é menor, a velocidade varia muito menos a cada ciclo, porém o
contato é disforme e assim, as tensões, o atrito e o desgaste na interface são mais intensos.

Imagem
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Essas partes são boas. É por isso que a maioria dos motores Honda originalmente usando 10W30 só tem desgaste nos anéis mesmo depois de 250.000 KM, pois o virabrequim "árvore de manivelas" praticamente flutua, salvo casos como partidas e mesmo assim, reserva um pouco de lubrificante na bronzina tipo as da GM.

Imagem

Tem uma parte que você postou acho que seria isso com base nesse vídeo "lubrificação limítrofe": https://youtu.be/jeLTJbS2rA0?t=301


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Pelas características do Havoline 5W-30 vs 10W-30 há poucas diferenças nas viscosidades cinemáticas a 40ºC e 100ºC.
Isso muda com a temperatura, mas quanto seria perto dos 5ºC, eis a dúvida...

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1105
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sábado 03 2022f Setembro 2022 10:15:37 PM mas quanto seria perto dos 5ºC, eis a dúvida...
Se for confiar neste site: https://www.widman.biz/English/Calculators/Graph.html ;

Imagem
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”