Sempre fui apaixonado por Corsa. Tive um Wind 1996, bordô, tirado 0Km. Anos depois tive um Sedan GL 1997. Em 2006, tirei um Sedam Maxx 1.8 completo 0km. Só que estes nunca foram o Corsa dos meus sonhos. Foi uma questão de situação.
Por obra do destino, comecei a entrar no fantástico mundo da preparação de carros em 2008, através de um amigo - o raFASTra e seu astra belga #888 (http://www.rafastra888.blogspot.com) - e a Associação Desafio (http://www.categoriadesafio.com.br), quando comprei em sociedade com meu primo um 147.

Era um projeto modesto e não tínhamos muita grana. Assim, decidimos fazer tudo em casa, ao menos tudo que conseguíssemos fazer. Tudo é muito simples, com turbina T2 e muitas peças usadas. Ao longo deste tempo, conseguimos fazer nada menos que o motor Fiasa mais potente do mundo e com miolo original, chegando comprovadamente aos 300cv nas rodas. Olhem em http://www.fiat147turbo.blogspot.com. Já virou 7,8s nos 201m e 12,1s nos 402m, passando a 180Km/h com caixa 4 marchas original ainda.
Não satisfeito, comprei outro 147 para preparar. Pouco tempo depois um amigo acabou abortando seu projeto e comprei toda a mecânica dele. Pistões IASA forjados, bielas Saenz forjadas, turbina .70, bomba OBX mecânica (alimenta até 2.000cv), volante de aço com embreagem de cerâmica de 4 pastilhas etc. Resolvi fazer um PRO-MOD verdadeiro, talvez um dos primeiros genuinamente brasileiros. Ainda está no início o projeto.


Em outubro de 2009, surgiu a oportunidade de adquirir o Eclipse GS Turbo, ano 1994, mais inteiro do Brasil. Ele teve em 2008 uma pequena quebra no Velopark e o antigo dono, um amigo, comprou Bielas e virabrequim Eagle forjados, pistões IASA, volante Fidanza, embreagem Exedy Stage-3, escapamento todo em 3", todos os parafusos do motor zincados, carro liso de lata e interior impecável, além de 4 pneus 0km. Carro muito show. Hoje em dia ando sem filtro e com apenas uma surdina esportiva que acaba no meio do carro. O barulho parece de moto grande quando acelera forte.

E, desde que entrei nesse meio, sempre tive interesse de comprar um Corsa GSi branco de outro amigo. Quem conhece, garante que é o GSi mais inteiro e caprichado do mundo. Pois não é que o Pomada (antigo dono) veio me oferecer o carro, ainda desmontado, e fechamos negócio.
Esse carro tem muita história. É um dos fundadores da Associação Desafio, corria em 2006 no Sambódromo de Porto Alegre e em Santa Cruz do Sul, usando nitro e várias traquinagens. Em sua última corrida, quebrou 3 pistões, pois o Pomada esqueceu de trocar o chip que tinha bastante ponto e nitrou.
Aí começou uma grande novela. O carro desde então era apenas um projeto, fazendo muito devagar cada up. O resultado é incrível. Nunca vi um projeto para carro de rua com tamanho capricho.
Vamos às fotos:
Na época em que era apenas nitro

Painel personalizado


Atualmente, utiliza os aros originais, mas veio também com um jogo 16" da TSW EVO-R, pintado de bronze

Toda a suspensão é pintada, zincada, anodizada ou em inox. Na real, os amortecedores são em inox, com regulagem de altura do conjunto e das molas (de forma separada) e regulagem de pressão dos amortecedores.




Esse carro já usou as rodas do Vectra GSi pintadas de branco. Estou à procura de um jogo. Reparem que no spoiler há duas entradas de ar - servem para refrigerar os discos de freio, com tubulação exclusiva - depois posto mais fotos dos detalhes.


Já que o motor teria que receber novos pistões, foi decidido melhorar a R/L, colocando pistões forjados IASA 81mm, ou seja, o motor ficou 81x81. Tudo foi pintado com Molykote por dentro e pintura muito bem feita por fora.











Bielas Susin Francescutti, com ARP



Pistões IASA pintados com Molykote e destaxados





Volante de alumínio aeronáutico com pista de aço. Depois disso foi anodizado de azul.


Polias reguláveis e anodizadas



Algumas peças reunidas após o embelezamento

Vareta do óleo feita em alumínio (depois foi anodizada), substituindo a de plástico

No próximo final de semana vou tirar mais fotos, pois tem muito mais coisa feita no carro.
Estou realizado com esta aquisição, depois de 12 anos de espera.