Mas quem tem dúvidas...as dúvidas foram sanadas e a decisão por um ou por outro foi consciente, por indicação, por custo???
Vamos ver então tudo, ou quase tudo, que se deve levar em consideração para a compra de um pneu que atenda as necessidades técnicas, deixando de lado as que levaram a montadora a certificar ou optar por um determinado fabricante/modelo.
A maioria esmagadora das pessoas leva em consideração apenas as medidas xxx/yyRzz, onde:
xxx = largura (da banda de rodagem) do pneu em milímetros
yy = porcentagem da altura em relação a largura (pefil)
R = radial (forma construtiva)
zz = medida do diâmetro em polegadas
Ex.: 195/55R16
195mm de largura da banda de rodagem
55% de 195 = 107,25mm de altura (do aro até a banda de rodagem)
R = pneu radial
16 = corresponde a um aro de 16 polegadas de diâmetro

Só que existem mais informações importantes como:
Treadwear* > Relativo a durabilidade do pneu
Traction* > capacidade de parar o carro em pista molhada
Temperature* > capacidade do pneu dissipar o calor
Velocidade Máxima* > limite de velocidade do pneu
Índice de carga* > capacidade de suportar peso
DOT > data de fabricação
Assimétrico, direcional ou simétrico > característica de uso, montagem e rodízio.
Pressão máxima > pressão máxima suportada para manter as características dentro de limites seguros, confortáveis e econômicos.
*ver tabela correspondente dentro do link
Todas as informações acima são encontradas na lateral do pneu, mas nem todas de forma direta, devendo-se recorrer a tabelas para a informação final.
Ex.: 82T
82 > índice de carga = 475Kg
T > velocidade máxima = 190Km/h
Como o carro tem 4 rodas/pneus, o peso do carro mais passageiros e bagagem deve ser inferior a 475x4= 1.900Kg, sendo que sua velocidade máxima não pode exceder a 190Km/h.
O link a seguir mostra como reconhecer todas as informações no pneu e também contém as tabelas.
https://www.pneusfacil.com.br/informacao_tecnica_pneus
Agora, quem procura informações sobre o melhor pneu para seu carro, saiba que será sempre o indicado pela montadora (igual ao óleo do motor)...mas se resolveu trocar o aro original, modificar o perfil para um mais baixo ou não gostou do desenho do original, já tem as informações necessárias para uma decisão consciente.
A pergunta para durabilidade não tem uma resposta conclusiva, pois dependerá do composto usado pelo fabricante, do modo que se dirige e principalmente das vias onde o carro roda.