[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
danilomattosa
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 14 2023f Setembro 2023 08:40:18 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por danilomattosa »

Oi pessoal. Me ajudem por favor!

Tenho um Classic 2008/2009, 122000 rodado, comprei ele e após um mês percebi um barulho de tucho. O ex-dono usava o óleo 15w40, e o teco teco do tucho só acontecia quando o óleo estava frio, depois do óleo esquentar parava.

Quando fui trocar o óleo, o mecânico indicou eu colocar o 20w50, devido a eventuais folgas e desgastes naturais do motor, porém agora os tuchos estão fazendo barulho o tempo todo, não apenas quando frio.

Eu fiquei pensando que provavelmente a viscosidade está demais, pois quando era 15w40, batia apenas no frio.

Pensei em colocar um 10w40 para testar, pois a viscosidade no frio seria menor, porém o mecânico disse que nem pensar, pois se eu fizer isso e o motor tiver algum desgaste, vai quebrar tudo (Corre mesmo esse risco?). Mas eu estou pensando que o óleo está muito grosso, a bomba não está fazendo seu papel e o tucho que tem um pequeno furo para passar o óleo, não está sendo lubrificado direito pois o óleo está muito grosso.

O que vocês me indicam? Faço logo o serviço do TUCHO ou troco para um 10w40 para ver como o carro se comporta?

Obrigado desde já.


danilomattosa
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 14 2023f Setembro 2023 08:40:18 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por danilomattosa »

Oi pessoal. Me ajudem por favor!

Tenho um Classic 2008/2009, 122000 rodado, comprei ele e após um mês percebi um barulho de tucho. O ex-dono usava o óleo 15w40, e o teco teco do tucho só acontecia quando o óleo estava frio, depois do óleo esquentar parava.

Quando fui trocar o óleo, o mecânico indicou eu colocar o 20w50, devido a eventuais folgas e desgastes naturais do motor, porém agora os tuchos estão fazendo barulho o tempo todo, não apenas quando frio.

Eu fiquei pensando que provavelmente a viscosidade está demais, pois quando era 15w40, batia apenas no frio.

Pensei em colocar um 10w40 para testar, pois a viscosidade no frio seria menor, porém o mecânico disse que nem pensar, pois se eu fizer isso e o motor tiver algum desgaste, vai quebrar tudo (Corre mesmo esse risco?). Mas eu estou pensando que o óleo está muito grosso, a bomba não está fazendo seu papel e o tucho que tem um pequeno furo para passar o óleo, não está sendo lubrificado direito pois o óleo está muito grosso.

O que vocês me indicam? Faço logo o serviço do TUCHO ou troco para um 10w40 para ver como o carro se comporta?

Obrigado desde já.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

A diferença de viscosidade do 10w40 para 15w40, dados óleos do mesmo fabricante e de formulações similares, é praticamente irrelevante para a grande parte do País. Observe os seguintes gráficos de viscosidade:

10w40:
Imagem

15w40:
Imagem

A graduação "winter" (W) de um óleo multiviscoso é uma comparação de viscosidade a uma temperatura de -18 graus C. Por exemplo, um óleo 10w40 se comporta como um óleo 10 (monoviscoso) a -18 graus C. Antigamente não existiam óleos multiviscosos.

No manual do seu Classic, a indicação é de um óleo 5w30
Folgas do motor não se arrumam com óleos mais viscosos, só com retífica.
Seu carro consumia quanto de óleo com o 15w40? Um pouco de consumo é normal.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


USER_187461
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 18 2014f Junho 2014 12:41:01 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por USER_187461 »

Boa Noite.
Tenho um Corsa hatch ano 2002 modelo 2003
Tá sem o manual gostaria de saber qual óleo de motor devo usar.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Aqui tem os manuais
viewtopic.php?t=116343
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Aqui 15W40 está ficando difícil de achar, provavelmente pela baixa procura. 10W40 é o que prevalece como substituto ao 15W40,mas na linha diesel tem muita oferta. Para motores que exigem um SAE 40, usaria um 5W40. Aqui estou trocando tudo para chegar numa boa folga que permita usar com segurança um 5W30.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”