[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por gtmski »

O Rat é polêmico... ele diz que não se vale de "opniões pessoais" no blog, mas solta uma dessas...
Eu não compartilho o desgosto que ele tem por carrros elétricos, nem por etanol. Mas compartilho o desgosto por motores downsized 3 cilindros e pela injeção direta.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sábado 03 2022f Setembro 2022 04:49:32 PM No Corsa só uso a convencional nem intento de trocar, mas no outro só tem essas de Iridium como aplicação.
Voltando rapidamente ao assunto de velas, no Corsa há um problema em usar as velas com 1 só eletrodo de irídio (ou platina)... o desgaste entre cada par de velas de cada enrolamento secundário da bobina não é uniforme, porque elas fazem parte do mesmo circuito no sistema de ignição sem distribuidor e por centelha perdida do Corsa. Ou seja, o par de velas em cada enrolamento secundário tem seus ândos e cátodos invertidos em relação uma a outra. Depois talvez eu explique melhor em um tópico, com fotos das minhas próprias velas, onde se vê que o eletrodo massa de 2 velas está mais erodido do que nas outras 2.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Eu me recordo desse detalhe de centelha perdida. Já vi alguém comentar inclusive do uso de um comando com letra errada (sensor de fase) alterou esse comportamento da centelha. Não convém usar uma vela de alto custo num sistema antigo, pois coisa antiga é muito complicado de manter.
Eu tenho aqui por exemplo juntas GM de 1995. Até pensei em passar um vedante tipo Permatex 80062 na junta do coletor de admissão para evitar vazamentos. Uma vez eu coloquei o coletor e antes verifiquei a planicidade. Usei uma junta da KLINGER GM e vazou depois de 2 meses nos dutos de admissão. Hoje NÂO me arrisco de montar apenas usando uma graxa de silicone tipo ROCOL conforme o Marin indicou na época, embora NÃO tenha passado nada quando vazou. Esse negócio de JUNTAS é uma discussão até hoje na internet se passa ISSO ou AQUILO.
Pelo menos a única montadora que já vi recomendar passar algo na junta de papel "SE DEJÁVEL" foi a Mercedes-Benz e era esse produto da Permatex.

Junta antiga.
Imagem


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

gtmski escreveu: Quarta-feira 07 2022f Setembro 2022 03:48:53 PM
Manfio escreveu: Sábado 03 2022f Setembro 2022 04:49:32 PM No Corsa só uso a convencional nem intento de trocar, mas no outro só tem essas de Iridium como aplicação.
Voltando rapidamente ao assunto de velas, no Corsa há um problema em usar as velas com 1 só eletrodo de irídio (ou platina)... o desgaste entre cada par de velas de cada enrolamento secundário da bobina não é uniforme, porque elas fazem parte do mesmo circuito no sistema de ignição sem distribuidor e por centelha perdida do Corsa. Ou seja, o par de velas em cada enrolamento secundário tem seus ândos e cátodos invertidos em relação uma a outra. Depois talvez eu explique melhor em um tópico, com fotos das minhas próprias velas, onde se vê que o eletrodo massa de 2 velas está mais erodido do que nas outras 2.
Pelo que me recordo nesse vídeo colocaram a polia na letra errada. https://youtu.be/iMV6CvLxlFQ?t=728


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Tem um cara que meche com Mercedes e gosta do Liqui Moly MoS2 Leichtlauf 10W-40. Aqui custa 140 o litro. O comando estava com 200.000 milhas e estava bom.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Sei não... um óleo semissintético composto de menos de 6% de sintéticos, um pouco de zinco e de molibdênio... Os testes do RAT com a versão sintética desse óleo (mas sem MoS2 na embalagem) foram decepcionantes, menos de 70k PSI
Se o camarada gosta tanto de molibdênio, a Liqui Moly tem um aditivo de molibdênio que não é caro, é na linha do saudoso Molykote. Mas há um problema com o molibdênio. Ainda não se sabe direito o mecanismo, mas ele cessa a ação depois de um tempo. Se supõe que ele oxide.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Depois de 9 dias na garagem, com 15W40:

@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Só 111k? Achei que era mais rodado esse Corsa. E esse consumo aí do Fuelly? Tá só usando o carro nas descidas e voltando de guincho?
hahaha
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Peguei aquele extrator e o martelete. Agora só falta os rolamentos. Pensei em usa um FAG em vez do original SKF, só para contrariar ...
Esse negócio de KM não acho correto usar como referência de compra. O Etios daqui por exemplo fazia 11 mil km em 5 meses.
O Corsa tem 86.000 em 28 anos 80% em uso SEVERO. Imagina se transformar isso em uso normal ia virar uns 450 mil km.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

gtmski escreveu: Quarta-feira 07 2022f Setembro 2022 03:41:39 PM O Rat é polêmico... ele diz que não se vale de "opniões pessoais" no blog, mas solta uma dessas...
Eu não compartilho o desgosto que ele tem por carrros elétricos, nem por etanol. Mas compartilho o desgosto por motores downsized 3 cilindros e pela injeção direta.
Usei só uma vez o Molykote A2. Mas usei várias garrafas de B12 (10 unidades), comprei uma caixa na época por R$120.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”