[DÚVIDA] - Motor morrendo em movimento (desaceleração)

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
ErikVandergeld
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 02 2023f Janeiro 2023 08:05:53 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2004

[DÚVIDA] - Motor morrendo em movimento (desaceleração)

Mensagem por ErikVandergeld »

Galera, bom dia!
Dentro dos últimos 7 dias percebi um comportamento estranho no meu carro, queria ver se alguém aqui já passou por uma situação parecida.

Está acontecendo o seguinte: ás vezes, quando eu desacelero para entrar em alguma via ou marginal de uma pista, ao desacelerar (ex: digamos que eu esteja em uma BR, e comece a desacelerar para pegar alguma saída) o carro acende todas as luzes de advertência (óleo, injeção, bateria, temperatura, etc) e paro de ouvir o barulho do motor, como se o carro tivesse morrido.

Mas o curioso é que apesar de teoricamente ele ter "morrido" eu não preciso bater na chave novamente para o motor voltar a funcionar, basta pisar no acelerador que as luzes apagam e o carro volta a funcionar normalmente.

Alguém aqui já passou por algo parecido?
Acredito que talvez seja algum sensor, por que também já aconteceu umas duas vezes de eu ligar o carro e ele acelerar sozinho em ponto morto (parou assim que eu engatei a 1º e saí), mas foi bem raro isso.

Deixei o carro na oficina para solucionar esses e outras questões, mas peguei ele na sexta e percebi que os problemas continuam.
O mecânico deu um trato legal no carro e matou a grande maioria dos probleminhas que estavam acontecendo, só esse meio chato que ainda persiste.


beto veraneio
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Terça-feira 22 2022f Novembro 2022 07:35:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por beto veraneio »

acredito que não é impressão sua que o carro apaga, ele apaga mesmo mas como tá no embalo e vc acelera ele pega no tranco. Agora o que causa isso os entendidos do forum logo te falam


ErikVandergeld
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 02 2023f Janeiro 2023 08:05:53 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por ErikVandergeld »

beto veraneio escreveu: Segunda-feira 02 2023f Janeiro 2023 04:23:51 PM acredito que não é impressão sua que o carro apaga, ele apaga mesmo mas como tá no embalo e vc acelera ele pega no tranco. Agora o que causa isso os entendidos do forum logo te falam
Realmente, hoje indo pro trabalho fiz um teste e demorei um pouquinho mais pra acelerar e ele está apagando... hoje tive que bater na chave pra ele voltar a funcionar, mesmo estando em movimento e pisando no acelerador.


Famoso_Padrinho
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 27 2023f Janeiro 2023 08:27:50 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Famoso_Padrinho »

O meu corsa apaga em movimento... Troquei cabo e vela. Ficou um mês legal. Agora começou de novo... O mecânico quer trocar bomba de gasolina, mas na verdade queria ter uma ideia também.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ErikVandergeld escreveu: Terça-feira 03 2023f Janeiro 2023 09:35:46 AM
beto veraneio escreveu: Segunda-feira 02 2023f Janeiro 2023 04:23:51 PM acredito que não é impressão sua que o carro apaga, ele apaga mesmo mas como tá no embalo e vc acelera ele pega no tranco. Agora o que causa isso os entendidos do forum logo te falam
Realmente, hoje indo pro trabalho fiz um teste e demorei um pouquinho mais pra acelerar e ele está apagando... hoje tive que bater na chave pra ele voltar a funcionar, mesmo estando em movimento e pisando no acelerador.
tranco vc não faz usando acelerador, por isso o motor não volta a funcionar
tem cara de ser algo elétrico mesmo, mas é preciso investigar pra não brincar de trocar o carro inteiro tentando achar o culpado, tem q pegar um mecânico qualificado e ir isolando as partes até chegar no defeito
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Guilherme1
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sexta-feira 05 2023f Maio 2023 09:13:05 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Guilherme1 »

Conseguiu achar o problema?
O meu está acontecendo a mesma coisa, fiz uma manutenção hoje. Troquei velas, fiz limpeza tbi, bico, e atuador de marcha lenta, e o carro continua morrendo quando reduz e para.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Guilherme1 escreveu: Sexta-feira 05 2023f Maio 2023 09:16:22 PM Conseguiu achar o problema?
O meu está acontecendo a mesma coisa, fiz uma manutenção hoje. Troquei velas, fiz limpeza tbi, bico, e atuador de marcha lenta, e o carro continua morrendo quando reduz e para.
tem essa situação estranha q ele descreve, mas tem uma bem comum qnd o problema esta no cabo do velocímetro ou no próprio painel do carro, vc vem andando, para de acelerar e aciona embreagem (ele não fala sobre o uso da mesma qnd acontece o problema), na hora apaga o motor....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Guilherme1
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sexta-feira 05 2023f Maio 2023 09:13:05 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Guilherme1 »

SemControle escreveu: Sábado 06 2023f Maio 2023 03:31:22 PM
Guilherme1 escreveu: Sexta-feira 05 2023f Maio 2023 09:16:22 PM Conseguiu achar o problema?
O meu está acontecendo a mesma coisa, fiz uma manutenção hoje. Troquei velas, fiz limpeza tbi, bico, e atuador de marcha lenta, e o carro continua morrendo quando reduz e para.
tem essa situação estranha q ele descreve, mas tem uma bem comum qnd o problema esta no cabo do velocímetro ou no próprio painel do carro, vc vem andando, para de acelerar e aciona embreagem (ele não fala sobre o uso da mesma qnd acontece o problema), na hora apaga o motor....
Então, a minha situação é exatamente essa, paro de acelerar o carro vai ficando fraco, ai quando piso na embreagem ele apaga de vez, o velocimetro está funcionando normalmente, será que mesmo funcionando normal o problema pode ser ele?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Existe uma bobina dentro do velocímetro que é excitada pela rotação do cabo em um eletroimã... esta rotação cria um sinal analógico que é transformado em sinal digital pelo fotoacoplador e segue para a ECU.
Se o cabo romper, o eletroimã sair de posição ou quebrar, a bobina abrir ou o fotoacoplador pifar... o sinal digital não chega na ECU, e o sintoma é o mesmo.
Se o velocímetro está funcionando, certamente o cabo está bom... mas e o restante?
Tem que avaliar, medir...


Guilherme1
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sexta-feira 05 2023f Maio 2023 09:13:05 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Guilherme1 »

Bange escreveu: Sábado 15 2023f Julho 2023 06:29:43 PM Existe uma bobina dentro do velocímetro que é excitada pela rotação do cabo em um eletroimã... esta rotação cria um sinal analógico que é transformado em sinal digital pelo fotoacoplador e segue para a ECU.
Se o cabo romper, o eletroimã sair de posição ou quebrar, a bobina abrir ou o fotoacoplador pifar... o sinal digital não chega na ECU, e o sintoma é o mesmo.
Se o velocímetro está funcionando, certamente o cabo está bom... mas e o restante?
Tem que avaliar, medir...
Então para fazer um teste, vou colocar outro velocímetro provisório apenas para ver se o velocímetro é realmente o problema


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”