[LEIAM] Confusão com faróis auxiliares: MILHA e NEBLINA

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

JAQSON.LEMOS escreveu:VLW ULISSES PELA DICA JA PENSEI VOU POR UM KIT XENON NOS FAROIS DE NEBLINA E POR UMAS SUPER BRANCAS NOS FAROIS ...ABRAÇOS
Beleza Jaqson!
Vai ficar ótimo.
Abraços,
Ulisses.
:D


jackjsilva
:: Millennium ::
Mensagens: 123
Registrado em: Domingo 10 2010f Outubro 2010 08:18:52 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jackjsilva »

Bela explicação, Parabens...


Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

jackjsilva escreveu:Bela explicação, Parabens...
Obrigado meu caro!
Se precisar, estou às ordens.
Abraços,
Ulisses.
:D


fernandoakito
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 28 2004f Outubro 2004 01:07:33 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoakito »

Sempre achei e sempre vi outros falando a mesma coisa: FAROL DE MILHA é aquele da frente, que todo mundo conhece... FAROL DE NEBLINA/LANTERNA DE NEBLINA é aquela "lanterninha" que vai de um lado só no para choque traseiro ou na lanterna traseira do carro que só deve ser acionado quando a neblina é intensa etc. para se evitar colisão traseira... sempre acreditei nisso... no Corsa GLS por exemplo existe esses botões: http://img641.imageshack.us/img641/7531/carroiv041.jpg

http://i979.photobucket.com/albums/ae27 ... C03781.jpg

http://www.dakotaparts.com.br/dakotapar ... foto01.jpg


Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

fernandoakito escreveu:Sempre achei e sempre vi outros falando a mesma coisa: FAROL DE MILHA é aquele da frente, que todo mundo conhece... FAROL DE NEBLINA/LANTERNA DE NEBLINA é aquela "lanterninha" que vai de um lado só no para choque traseiro ou na lanterna traseira do carro que só deve ser acionado quando a neblina é intensa etc. para se evitar colisão traseira... sempre acreditei nisso... no Corsa GLS por exemplo existe esses botões: http://img641.imageshack.us/img641/7531/carroiv041.jpg

http://i979.photobucket.com/albums/ae27 ... C03781.jpg

http://www.dakotaparts.com.br/dakotapar ... foto01.jpg
Correto em partes meu caro Fernando.

Os faróis de milha realmente vão na frente do carro como todos nós sabemos, assim como os faróis de neblina.

Entretanto, há que se fazer uma diferenciação entre farol de neblina e lanterna de neblina.

O farol, como todo farol, é instalado na frente, e a lanterna, como toda lanterna, é instalada atrás. E isto é fato.

O conjunto óptico de faróis de um carro pode ser composto pelos faróis principais, com luz baixa e alta, e por faróis auxiliares, que por sua vez podem ser de neblina ou de milha, cada um com sua função diferente, conforme explicação transcrita na primeira página deste tópico.

Porém, há alguns modelos que são equipados com os dois tipos de faróis auxiliares, e você pode conferir também na primeira página deste tópico alguns exemplos com fotos.

Esta foto com os botões que você postou se referindo ao Corsa GLS são do meu carro:
Imagem

As fotos abaixo também são do meu carro.

Você pode conferir na primeira página do meu tópico aqui mesmo no Corsa Clube que vai achar ela lá, é só clicar neste link: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=61431

O botão de cima, com luz piloto verde, serve pra acender os "faróis auxiliares de neblina", que são estes faróis acoplados ao para choque, como todos nós sabemos, é claro, e que estão acesos na foto:
Imagem

O botão de baixo, com luz piloto laranja, serve para acender a "lanterna traseira de neblina", que é esta acesa com mais intensidade na parte inferior da lente da lanterna traseira esquerda, assim como a do Corsa HB prata que você disponibilizou o link acima:
Imagem

Quanto a utilidade dos faróis auxiliares de neblina e lanterna traseira de neblina do Corsa, você tem toda razão, elas são limitadas para uso em situações de neblina, chuva e poeira ou outra condição que possa tornar difícil para outro motorista que trafegue atrás de você ou no sentido contrário ao seu, a visualização do seu veículo.

Já os faróis auxiliares de milha, como o próprio nome sugere, servem para aumentar a iluminação frontal do conjunto óptico de faróis do carro, muito úteis para se usar à noite.

Porém, o uso correto dos faróis auxiliares de milha deve ser observado, pois só podem ser acionados juntamente com a luz alta dos faróis principais, não podendo ser usado juntamente com a luz baixa como faróis de posição. Por tal razão, os veículos que já vem equipados com estes faróis auxiliares de milha de fábrica tem o dispositivo que os desliga automaticamente quando você muda o facho de luz de alto para baixo. O que não ocorre com os faróis auxiliares de neblina, que podem e devem perfeitamente serem usados em conjunto com a luz baixa do veículo.

No mais, tome cuidado com a nomenclatura Fernando, se você ouvir de novo alguém dizer que farol de neblina e lanterna de neblina são a mesma coisa, pode corrigir o interlocutor com toda propriedade, pois ele está redondamente enganado.
Farol de Neblina e Farol de Milha são "Faróis" instalados na parte frontal do carro, sendo que os de neblina devem estar posicionados na parte inferior do para choque e os de milha um pouco mais altos, normalmente na mesma linha dos faróis principais.

Com relação a "Lanterna de Neblina", só existe atrás, seja no mesmo conjunto óptico da lente da lanterna original do veículo, como é o caso dos Corsas, ou então separadamente, como é o caso do Gol cuja foto você disponibilizou o link do anúncio do ML. Outro exemplo é do saudoso Kadett GSi, que também vinha com esta lanterna instalada no canto inferior esquerdo do para choque traseiro.

Imagem

Caso pretenda se aprofundar mais no assunto, poderá entrar em contato diretamente com os maiores fabricantes de faróis do mercado brasileiro, assim como eu fiz antes de criar este tópico para não cometer nenhum equívoco e prestar informações erradas aos amigos Corseiros.

Para falar com a VALEO/CIBIÉ:
Por telefone: 0800 0 12 15 11
Por fax: 55 11 4393 33 55 - aos cuidados do Serviço de Atendimento ao Cliente
Por carta: Rua Sadae Takagi, 2000 - Parque dos Imigrantes - São Bernardo do Campo - SP - CEP 09852-070 - aos cuidados do Serviço de Atendimento ao Cliente

Para falar com a ARTEB:
Por telefone: 0800 019 2703
Por carta: Avenida Piraporinha, 1221 – Vila Olga – São Bernardo do Campo – SP – CEP 09891-903 – aos cuidados do setor de Qualidade/Assistência Técnica

Espero tê-lo ajudado a esclarecer um pouco mais sobre esta questão Fernando.
Se precisar de algo mais, estarei à disposição.
Abraços,
Ulisses.


edu.GiorlanO
:: Champ ::
Mensagens: 586
Registrado em: Quinta-feira 07 2007f Junho 2007 06:22:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu.GiorlanO »

Cara... esse tópico me deixou menos burro! rs

Eu imaginava que luz de neblina fosse alguma luz na lanterna traseira e os milhas aqueles no parachoque que estamos acostumados a ver acesso direto por ai... ksOAspaksapsko

Aprendi mais uma!

Valeu!


Avatar do usuário
WJUNIOR
:: Moderador ::
Mensagens: 1628
Registrado em: Sábado 02 2007f Junho 2007 08:55:23 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por WJUNIOR »

Grande Ulisses,
estive mais uma vez dando uma olhada nesse excelente tópico: [LEIAM] Confusão com faróis auxiliares: MILHA e NEBLINA

..."O farol, como todo farol, é instalado na frente, e a lanterna, como toda lanterna, é instalada atrás. E isto é fato."...

Imagino que nesta frase(acima) que recortei do seu post (13/02), você esteja se referindo apenas ao circuito de iluminação de neblina, mas algum membro poderia esquecer que ainda existem as lanternas frontais, e que SEMPRE devem acender ao acionarmos os faróis auxiliares de neblina:
Ao comprar meu Classic em abril/2007, o "instalador", ligou o interruptor de uma forma que os faróis auxiliares de neblina acendiam sem as lanternas, e isso, pelo que eu soube na época, é proibido.

Lembro que retornei à concessionária para que o "instalador" consertasse o problema e que ele teve de trocar o interruptor. Inclusive o "camarada" usou o errado que acendia na cor laranja e não verde, assim ficando até junho de 2007, quando conheci nosso famoso e querido Corsa Clube, me tornando membro e colaborador assíduo.

Se alguém precisar, posso conseguir esses interruptores com preços bons, visitem meu tópico e vejam as peças que instalei no meu carrão, e que estou me desfazendo de algumas.

Meu forte abraço a todos e leiam tudo que puderem por aqui, e contem com nossa equipe, pois isso me ajudou demais!
Bem, espero ter ajudado!
Clique na foto abaixo p/ conhecer meu Classic LTZ personalizado:Imagem


Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

edu.GiorlanO escreveu:Cara... esse tópico me deixou menos burro! rs

Eu imaginava que luz de neblina fosse alguma luz na lanterna traseira e os milhas aqueles no parachoque que estamos acostumados a ver acesso direto por ai... ksOAspaksapsko

Aprendi mais uma!

Valeu!
Beleza Edu!
Valeu pelo comentário amigo.
Abraços...
WJUNIOR escreveu:Grande Ulisses,
estive mais uma vez dando uma olhada nesse excelente tópico: [LEIAM] Confusão com faróis auxiliares: MILHA e NEBLINA

..."O farol, como todo farol, é instalado na frente, e a lanterna, como toda lanterna, é instalada atrás. E isto é fato."...

Imagino que nesta frase(acima) que recortei do seu post (13/02), você esteja se referindo apenas ao circuito de iluminação de neblina, mas algum membro poderia esquecer que ainda existem as lanternas frontais, e que SEMPRE devem acender ao acionarmos os faróis auxiliares de neblina:
Ao comprar meu Classic em abril/2007, o "instalador", ligou o interruptor de uma forma que os faróis auxiliares de neblina acendiam sem as lanternas, e isso, pelo que eu soube na época, é proibido.

Lembro que retornei à concessionária para que o "instalador" consertasse o problema e que ele teve de trocar o interruptor. Inclusive o "camarada" usou o errado que acendia na cor laranja e não verde, assim ficando até junho de 2007, quando conheci nosso famoso e querido Corsa Clube, me tornando membro e colaborador assíduo.

Se alguém precisar, posso conseguir esses interruptores com preços bons, visitem meu tópico e vejam as peças que instalei no meu carrão, e que estou me desfazendo de algumas.

Meu forte abraço a todos e leiam tudo que puderem por aqui, e contem com nossa equipe, pois isso me ajudou demais!
Bem, espero ter ajudado!
E aí Junior, beleza meu querido?
Certamente meu amigo, na citação em questão eu me referi ao circuito de neblina como você mencionou.
E mais uma vez você está plenamente correto e foi muito feliz em fazer esta observação de que os faróis auxiliares de neblina não podem ser usados sem que as lanternas dos faróis principais ( meia luz ou luz de estacionamento, como também são conhecidas em diversas regiões do país ) estejam acesas.
A propósito, quero salientar aqui que além de ser um colaborador assíduo com excelentes tópicos fixados nos fóruns do Corsa Clube, você é um cara com grandes ideias e responsável por muitos up's feitos em muitos Corsinhas por aí.
Ainda não esqueci amigo, tem duas ideias suas que ainda vamos estudar pra fazer juntos... é só uma questão de tempo e dinheiro... hehehe.
Cara, um forte abraço e estou às ordens!
:wink:


edu.GiorlanO
:: Champ ::
Mensagens: 586
Registrado em: Quinta-feira 07 2007f Junho 2007 06:22:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu.GiorlanO »

Alguem ai poderia postar a imagem do botão de milha e botão de neblina originais? Ainda não sei qual é qual... =P


Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

edu.GiorlanO escreveu:Alguem ai poderia postar a imagem do botão de milha e botão de neblina originais? Ainda não sei qual é qual... =P
Tá aqui Edu, são estes mesmos da foto postada acima dia 13/02:

Detalhe de perfil com eles apagados:
O de cima, que acende na cor verde, é o do "FAROL AUXILIAR DE NEBLINA" ( dianteiro ).
O de baixo, que acende na cor laranja, é o da "LANTERNA DE NEBLINA" ( traseira ).
O da lateral direita com números de 0 a 3 é o da "regulagem elétrica de altura dos faróis".
O outro que você já conhece é o interruptor dos faróis principais com reostato.
Imagem

Detalhe dos botões acesos:
Imagem

O preço médio de cada botão original do farol e lanterna de neblina, bem como o dos faróis principais com reostato varia entre R$70,00 e R$120,00. Já o da regulagem elétrica é bem mais caro.
Você pode encontrar os originais em qualquer concessionária.
Caso não tenha à pronta entrega, basta fazer o pedido direto da fábrica, o prazo médio é de 7 a 10 dias úteis.
É possível também encontrar paralelos de segunda linha ou originais usados pela internet em sites como o Mercado livre com preços bem mais atrativos.
Caso pretenda procurar em uma concessionária, os códigos deles são:

90228200: Interruptor do farol auxiliar de neblina
90228201: Interruptor da lanterna de neblina
90270514: Interruptor da regulagem elétrica dos faróis
90213283: Interruptor da luz com reostato


Espero ter ajudado.
Abraços,
Ulisses.
:wink:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”