[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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luciano vermelho
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Mensagem por luciano vermelho »

galera, uma valvula termostatica custa em torno de 20 reais, eu recomendo fazer igual a mim, a cada troca de correia dentada, ja aproveita e troca a valvula e o fluido do radiador, pois assim nao terá problemas com ela...

*obs, eu troco a correia a cada 35 ou 40 000 km junto com o seu tensionador, tudo original da ac delco, que por sinal ja esta comprado...


Ramos
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Mensagem por Ramos »

é...
to achando que vou trocar a valvula mesmo...
to com medo que ela tranque denovo
:S

ai já viu né.... prejuizo certo...
valeu ai abraço


adeitos
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Mensagem por adeitos »

Dae galera!

Não tenho Corsa ainda, to vendo pra comprar um, mas ja fiz cadastro aqui, pegando informaçoes e ja vou aproveitar pra passar minha experiência com temperaturas de motor, termostatica e tudo mais... bom, vamos la!

Comecei a me interessar por isso, quando na época eu tinha um Escort Zetec 1.8 16V. Fiz a troca do fluido primeiramente. Como marinheiro de primeira viagem, não troquei a valvula termostatica. O que acontecia? Temperatura sempre lá embaixo, mesmo andando na cidade (moro numa geladeira).

Então, um tempo depois descobri a tal da termostatica, troquei ela e me apavorei com a temperatura, nunca tinha visto algo igual. Fiquei uns 3 meses encucado com isso, ate chegar a conclusão que era normal aquela temperata. No caso do Escort, a termostatica começa abrir em 92ºC e esta totalmente aberta em 102ºC. A ventoinha aciona em exatoa 100ºC. Tudo isso era o que acontecia no meu carro, e descobri que era normal.

Um tempo depois, vendi ele e comprei um Focus. Como já sabia de tudo isso, eu mesmo fiz a limpeza do sistema, troca da valvula e tudo mais. Porém, aqui o "problema" que eu via, é que andando no asfalto a 100Km/h a ventoinha acionava. E por incrivel que parece, por mais que eu andasse (120, 130, 140Km/h) e temperatura não baixava e a ventoinha permanecia em funcionamento. (Antes que me chamem de louco, no Focus da pra saber digitalmente a temperatura do motor.)

Depois de testar 3 Focus, descobri que era comportamento normal. Andando a 130Km/h a temperatura do Focus fica na faixa dos 105ºC, mas... tudo normal para este carro!

Resumo da história. Corsa trabalhar em 100ºC não é nada alarmante em comparação com os demais carros. Se 50% das pessoas que responderam esse tópico, falam que estao com o "mesmo problema", é sinal que isso não é problema, e sim, característica do Corsa!

Quanto a não usar termostatica, sou totalmente contra. Se foi colocado ali, é porque alguma utilidade ela tem. Há, mas eu moro em Salvador!! Sim, e dai? Ela vai trabalhar mais tempo aberta do que um carro que roda no RS, onde é mais frio.

No Focus, com a termostatica ruim, mesmo fazendo 32ºC no verão do RS, era só descer uma serra que a temperatura despecava para os 58~60ºC, ou seja, prejudicial ao motor, aumento de consumo e por ai vai. Ate que a temperatura ambiente não atingir a temperatura de trabalho do motor, este vai trabalhar mais frio, seja a 0ºC ou 30ºC!

Espero que isso esclareça o pensamento de vcs!

Abraço!


coelho
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Mensagem por coelho »

OLA GALERA!!!!! O MEU ESTAVA COM O MESMO PROBLEMA, FIZ TUDO LIMPEZA DO RADIADOR, TORCA DA CEBILINHA, VALVULA TERMOSTATICA, TROCA DE MANGUEIRA, ATIVINHA.... CONTINUOU A MESMA COISA A TEMPERATURA CHEGAVA A 100ºC E AI ARMAVA A VENTUINA, AI EU PEGUEI E POR CONTA PROPRIA COMPREI UMA NOVA TAMPA DO RESERVATORIO E TROQUEI... ADIVINHA, AGORA A TEMPERATURA NEM CHEGA AOS 95ºC E JA ARMA A VENTOINHA, JA PEGUEI O MAIOR TRANSITO DO MUNDO NA MARGINAL TIETE E FICOU SHOW DE BOLA, TENTA TROCALA É BEM BARRATO ACHO KE PAGUEI NO MAXIMO 10 REAIS.....
NA GUARDA GUERREIRO LEVANTA A CABEÇA TRUTA, ONDE ESTIVER SEJA LÁ ONDE FOR TENHA FÉ QUE ATÉ NO LIXÃO NASCE FLOR...


Ramos
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Mensagem por Ramos »

olha realmente eu até acho que é o normal mesmo...

mas eu vou trocar a valvula justamente pelo motivo que a agua ta com cor de ferrugem, como o motr ja não é mais zero, não queo judialo....
abraços


luciano vermelho
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Mensagem por luciano vermelho »

ola amigos... mas para que serve a valvula termostatica...??? posso deixar sem?


primeiro, a valvula funciona da seguinte forma, enquanto o motor esta frio, ela permanece fechada, para que a agua circule apenas no motor, sem ir para o radiador.

apos o motor atingir certa temperatura, ela se abre e a agua circula por todo o sistema, refrigerando o motor.

se vc retirar a valvula, o motor funcionará normalmente, porem ele vai demorar mais para aquecer, entao o modulo vai fazer com que a injeçao injete mais combustivel, ou seja, o veiculo vai gastar mais até aquecer e voltar a funcionar com a quantidade normal de combustivel apos o aquecimento.


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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Ramos,

Troque somente a água, não coloque aditivos.
Se possível e se necessitar, troque o reservatório também, fica mais fácil de enxergar a água lá dentro.
Ramos escreveu:olha realmente eu até acho que é o normal mesmo...

mas eu vou trocar a valvula justamente pelo motivo que a agua ta com cor de ferrugem, como o motr ja não é mais zero, não queo judialo....
abraços
Abraços!
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Ramos
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Mensagem por Ramos »

sousaman...

não entendi direito o pq vc me aconcelha a trocar só a aguá.,,,
se eu trocar apenas ela vai comtinuar enferrujando e n lubrificando a valvula e a bomba, não??
e uma duvida que mangueira eu tiro pra trocar a água

valeu abraço


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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Ramos,

Pense que as galerias por onde passa a água estão enferrujadas, por isso que a água hoje está enferrujada como relatou.

Caso queira colocar algum produto para limpar poderá danificar o sistema, pois ele arranca as "crostas" de ferrugem e em algum lugar que esteja bem sensível poderá ocasionar alguma abertura inesperada e vazar toda a água, causando super-aquecimento.
Ramos escreveu:sousaman...

não entendi direito o pq vc me aconcelha a trocar só a aguá.,,,
se eu trocar apenas ela vai comtinuar enferrujando e n lubrificando a valvula e a bomba, não??
e uma duvida que mangueira eu tiro pra trocar a água

valeu abraço
Se vc trocar somente a água nada acontecerá com o sistema, vc estará fazendo uma manutenção preventiva no seu sistema.
Aconselho vc fazer isso a cada 12 meses, pois assim vc sempre deixará menor quantidade de resíduos de sujeira no sistema.

Para eliminar toda a água do sistema, solte a mangueira que vai no final do radiador, assim toda a água vai escorrer;
Depois aperte a mangueira normalmente com a abraçadeira e complete a água;

Para fazer um bom serviço vc deve trocar a água tres vezes no final de semana, como sábado pela manhã, depois sábado a tarde e depois domingo a tarde, tudo isso após rodar com o carro e esfriar bem o sistema, pois a pressão no sistema é grande e você pode se machucar com a água quente.

Aconselho vc fazer isso, pois sempre sobra sujeira no sistema de arrefecimento e ela volta quando o carro eh acionado.

Abraços!
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adeitos
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Mensagem por adeitos »

Sem termostatica, vai demorar pra aquecer e vai trabalhar frio a maior parte do tempo. Afinal, o motor trabalha acima de 90ºC. Estando a temperatura ambiente abaixo disso, a agua do motor ficara sempre abaixo dos 90ºC andando em transito livre. O dia que a temperatura ambiente chegar em 90ºC ai vocês podem andar sem a valvula!

Colocar só água??? :cry:

Se já ta ruim, o negócio é "fo#$%" mais ainda?? Claro que não.


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