[INFO] - Por dentro do filtro de óleo

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Re: [INFO] - Por dentro do filtro de óleo

Mensagem por Manfio »

gtmski escreveu: Segunda-feira 29 2022f Agosto 2022 12:55:30 PM
Manfio escreveu: Segunda-feira 29 2022f Agosto 2022 12:34:00 PM Confesso que não vejo vantagem minerar ou correr atrás um filtro de marca X ou Y se a troca de lubrificante é feita nos prazos.
Só comprei MANN porque era muito barato perto de um Tecfil praticamente a metade do preço.
Deixa eu abrir um Bosch qualquer hora, acho que vai mudar de opinião kkk
Não sei qual a lógica de aqui na cidade um Tecfil custar R$ 23,00 e um MANN R$ 12,00.


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Mensagem por Manfio »

A Cosan fornece para a Toyota o 10w30 mineral - SN.


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Manfio escreveu: Segunda-feira 29 2022f Agosto 2022 12:35:21 PM Mas quando tiver um com válvula antirretorno, acho vantagem a compra.
Realmente, porque bypass já temos no bloco mesmo...
Quanto à minha preferência por óleos mais modernos (ILSAC GF-5, GF-6, API SP), é por uma coisa que pesa muito para mim: consumo de combustível.
Não só pelo consumo em si, mas porque este é alcançado por modificadores de atrito adicionados ao óleo. Logo, mais potência disponível.
Mais tarde posso citar melhor os trabalhos dos jornais da SAE mas, se não me engano, de SN para SP há um consumo menor na ordem de 1 a 3%. Ao mesmo tempo, há um estudo na mudança de 10w40 para 5w30 que resultou em melhora no consumo da ordem de alguns porcentos. E aditivando o óleo com Molibdênio ou Titânio, mais alguns porcentos.
O titânio é interessante, ele substitui muito bem o zinco. Em condições de "boundary lubrication", que é quando não há um filme de óleo completamente formado (e os 5w30 sofrem no início, nisso), o titânio tem capacidade de penetrar nas pequenas irregularidades do metal, preenchedo-o. Mais tarde venho com os estudos.
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Manfio escreveu: Segunda-feira 29 2022f Agosto 2022 01:06:37 PM A Cosan fornece para a Toyota o 10w30 mineral - SN.
Interessante, obrigado pela informação. Então hà SN minerais ainda. A ver algum SP... talvez eu tenha visto um semi... não me recordo... mas com certeza não vi nenhum Dexos1-Gen3 mineral... tampouco acima de viscosidade 30 a quente... segue a lista dos óleos aprovados Dexos1-Gen3
https://www.gmdexos.com/brands/dexos1_3/index.html
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Manfio escreveu: Segunda-feira 29 2022f Agosto 2022 01:03:18 PM Não sei qual a lógica de aqui na cidade um Tecfil custar R$ 23,00 e um MANN R$ 12,00.
Mann, para mim, virou segunda linha. Altamente decepcionado com a qualidade de construção dos filtros de ar e de óleo deles
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gtmski escreveu: Segunda-feira 29 2022f Agosto 2022 01:14:23 PM
Manfio escreveu: Segunda-feira 29 2022f Agosto 2022 01:03:18 PM Não sei qual a lógica de aqui na cidade um Tecfil custar R$ 23,00 e um MANN R$ 12,00.
Mann, para mim, virou segunda linha. Altamente decepcionado com a qualidade de construção dos filtros de ar e de óleo deles
Sim, eu assino embaixo. Desde que vi pessoalmente não gostei. No Toyota fui enroscar o filtro de óleo no NIPPLE da bomba de óleo e não queria rosquear. Na hora pensei que podia ter espanado a rosca!


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O filtro do ar condicionado da WEGA é de outro mundo, ULTRA qualidade para um TOYOTA.


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Mensagem por gtmski »

Esse óleo da Toyota realmente é diferente, quando à classificação API...
Porque fazendo uma pesquisa rápida aqui nos óleo minerais:
Castrol, Valvoline, Texaco, Mobil e Shell minerais: API SL
Lubrax e Toyota minerais: SN
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Não tem como saber se realmente tem diferenças entre óleo de prateleira e de CSS, mas esses óleos de carro japonês, tem algo diferente quando comprado na marca dos JAPA, pois não vejo baixa o nível e nem carbonização.
Lá no Japão o negócio vem na lata. https://www.nakabc.co.jp/english/genuin ... cf-10w-30/


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Depois de ler o blog do RAT fico na dúvida se devo usar aquele frasco de ZDDP da GM.


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