[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
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cansei
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por cansei »

nepomuceno escreveu:boa noite! sou novo aqui. primeiramente queria parabenizar a todos q trabalharam no projeto do tid. queria o projeto atualizado será q poderiam me enviar?
Obrigado. Na primeira página do tópico tem um link para uma pasta no google drive, abre esse link que lá tem o material atualizado.
Anderson_Yoshi
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Mensagem por Anderson_Yoshi »

cansei escreveu:Tudo bem, não tem problema. Esse acontecimento deu algumas informações importantes... Eu pensei um pouco aqui e troquei uma ideia com um amigo meu tuneiro e ele cogitou a hipótese do controlador dos bicos do seu carro trabalhar com níveis de tensão diferentes, o que pode explicar o motivo do arduino não estar conseguindo calcular nada e o motivo de existir 3,2v no fio do bico com o motor desligado. Aliás que carro é o seu, corsa 1.4?

Assim... o ideal mesmo era a gente ter um osciloscópio pra entender direito o que se passa e dar uma solução mais direta. Como a gente não tem isso eu tenho só mais uma ideia sobrando antes de pedir arrego. Pegue o resistor de 100K e o diodo zener e instale eles no pino A2 do Arduino, ligue o fio do bico lá como desenhado nos esquemas elétricos e grave o programa abaixo no arduino.

Aí faz a mesma coisa de antes, fique de olho no monitor serial e me passe os resultados (pode copiar e colar a saída num arquivo de texto) nos seguintes cenários: com o motor desligado e a ignição desligada, com o motor desligado e a ignição ligada, e com o motor ligado. Não se preocupe que com o diodo no meio não vai dar problema.

Código: Selecionar todos

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  int sensorValue = analogRead(A2);
  Serial.println(sensorValue);
}
Cansei,
fiz os testes. Segue abaixo o resultado:
injetor A2.jpg
Quanto ao meu carro, trata-se de um Corsa 1.4 econoflex [1º ger - o que usa somente 1 lambda]. Não sei te dizer qual módulo tem nele.

Caso os resultados não sejam suficientes para decifrarmos o problema para cálculo de consumo, vou medir o sinal do bico com o osciloscópio. Não fiz isso ainda pois o meu não está comigo.

Desculpe a insistência na resolução deste problema, mas achei o projeto realmente muito bom e gostaria de conseguir finalizá-lo e rodando por completo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Leandro_Araújo
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Mensagem por Leandro_Araújo »

Entendi
Estou comprando tid.
Quanto custa o equipamento pra converter o TiD com todas as funções que foram apresentadas no tópico

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
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cansei
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Mensagem por cansei »

Anderson_Yoshi escreveu:Cansei,
fiz os testes. Segue abaixo o resultado:
injetor A2.jpg
Quanto ao meu carro, trata-se de um Corsa 1.4 econoflex [1º ger - o que usa somente 1 lambda]. Não sei te dizer qual módulo tem nele.

Caso os resultados não sejam suficientes para decifrarmos o problema para cálculo de consumo, vou medir o sinal do bico com o osciloscópio. Não fiz isso ainda pois o meu não está comigo.

Desculpe a insistência na resolução deste problema, mas achei o projeto realmente muito bom e gostaria de conseguir finalizá-lo e rodando por completo.
Tudo bem, eu gosto de um desafio ainda mais pro lado investigativo.

Tem como vc me passar os arquivos de texto inteiros? Pelos prints eu tenho muito pouca informação e fica mais fácil se eu conseguir plotar e fazer os cálculos no excel.

Se eu não concluir nada dos arquivos aí a gente vai ter que apelar pro osciloscópio mesmo.
Leandro_Araújo escreveu:Entendi
Estou comprando tid.
Quanto custa o equipamento pra converter o TiD com todas as funções que foram apresentadas no tópico
Vou te mandar uma MP.
Anderson_Yoshi
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Mensagem por Anderson_Yoshi »

cansei escreveu:Tudo bem, eu gosto de um desafio ainda mais pro lado investigativo.

Tem como vc me passar os arquivos de texto inteiros? Pelos prints eu tenho muito pouca informação e fica mais fácil se eu conseguir plotar e fazer os cálculos no excel.

Se eu não concluir nada dos arquivos aí a gente vai ter que apelar pro osciloscópio mesmo.
Cansei,
segue link para baixar os arquivos completos:
https://drive.google.com/drive/folders/ ... 214M3FRNnc

Caso não sejam suficientes para cálculo, posso gerar um novo arquivo com mais linhas.
cansei
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Mensagem por cansei »

Faz o mesmo teste usando esse outro programa abaixo. Deixa ele coletando dados por uns 20, 30 segundos pelo menos e depois me passa os arquivos de texto.

Código: Selecionar todos

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  Serial.print(analogRead(A2));
  Serial.print(";");
  Serial.println(millis());
}
Anderson_Yoshi
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Mensagem por Anderson_Yoshi »

cansei escreveu:Faz o mesmo teste usando esse outro programa abaixo. Deixa ele coletando dados por uns 20, 30 segundos pelo menos e depois me passa os arquivos de texto.

Código: Selecionar todos

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  Serial.print(analogRead(A2));
  Serial.print(";");
  Serial.println(millis());
}
Cansei,
seguem os novos resultados:
https://drive.google.com/drive/folders/ ... 214M3FRNnc
cansei
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Mensagem por cansei »

Anderson_Yoshi escreveu:Cansei,
seguem os novos resultados:
https://drive.google.com/drive/folders/ ... 214M3FRNnc
Olha, os dados tão muito conflitantes... as 3 coletas novas tão muito diferentes das 3 anteriores...

Só pra descartar alguma coisa com o programa, faz por favor 3 novas coletas usando esse outro:

Código: Selecionar todos

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  int sensorValue = analogRead(A2);
  Serial.print(sensorValue);
  Serial.print(";");
  Serial.println(millis());
}

Outra coisa, fica fácil de vc adquirir dois diodos zener de 5,1V?
Eu vi que vc está usando de 5,6V e não sei se isso pode estar influindo no resultado.
romao3618
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Mensagem por romao3618 »

galera eu preciso de um tuto para instalar as demais funçoes do tid , no classic 2012 . onde localizar o pino 12 do obd2 e o pino 14 sinal de velocidade .
romao3618
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Mensagem por romao3618 »

duvidas que estou queimando a cabeça : os fios da alavanca fica um sem ligar ?
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