[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Anderson_Yoshi
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 06 2017f Janeiro 2017 10:33:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por Anderson_Yoshi »

Leandro_Araújo escreveu:Cansei, A última versão do projeto mostra informação de autonomia tanque ?

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
cansei escreveu:Ta, vc já checou com um multímetro se o pino 7 não está em curto com algum pino vizinho?

Se já fez essa checagem, crie um sketch novo e grava esse código no Arduino:

Código: Selecionar todos

int InjState;

void setup() 
{
  pinMode(7, INPUT);
  Serial.begin(9600);
}

void loop() 
{
  InjState = digitalRead(7);
  Serial.println(InjState);
}
Grave e mantenha o computador ligado no Arduino e ligue ele no carro. Abra o monitor Serial (ícone de uma lupa no canto superior direito na janela do Arduino) e fique de olho no que vai ficar aparecendo lá. Pelo que vc descreveu só vai aparecer um monte de 1. Desconecte o Arduino do PC e olhe com calma a janela serial pra ver se apareceu algum 0 lá. Se não aparecer, ligue o seu fio no outro fio do bico e repita o teste.

Se continuar aparecendo só 1, tente ligar em outro bico.

Só pra vc ter ciência, o bico injetor tem dois pinos, um deles fica sempre em 12V e o outro o módulo alterna entre 12V e 0V. Quando esse fio fica em 0V ele liga o bico, e quando volta pra 12V ele desliga. No monitor serial do Arduino eu quero ver essa mudança de tensão, o número 1 significa que tem 12V no fio e 0 significa 0V.
Cansei,
gerei o sketch que criou e testei. Na verdade não apareceu nenhum número 1. Pelo que disse anteriormente, então parece que o sinal está sendo coletado corretamente, certo?

Antes de testar esta simulação, já havia testado no outro fio do mesmo bico e em outro bico. Porém, em nenhum caso, o consumo apareceu no TID.
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Só apareceu zeros?
Anderson_Yoshi escreveu:Pelo que disse anteriormente, então parece que o sinal está sendo coletado corretamente, certo?
Na verdade não. Se estivesse sendo coletado certo a gente veria vários 0 e vários 1 se alternando.

Quando eu comentei que eu achava que só ia aparecer 1 foi com base na sua frase "Tanto que medi a tensão (DC), com o carro ligado, na ponta do cabo onde o arduino é conectado e está dando a tensão de carga da bateria.". O que eu entendi é que vc mediu a tensão no pino D7 do Arduino com o carro ligado e vc tinha medido tensão, foi isso mesmo ou eu entendi errado?

Se eu entendi certo, o Arduino deveria ter registrado apenas 1 pois tensão pro Arduino é 1.


Independente da resposta, por exclusão eu acho que tem alguma coisa errada no circuito. Motivos:

- Vc disse que existe continuidade no fio, então ok, excluímos problemas aqui.
- Arduino vc disse que trocou até pelo modelo italiano e não mudou, então excluímos problemas aqui tb.

O que sobrou checar foram:
- As soldas - vc disse que remontou o circuito mas vc não me confirmou se checou elas com um multímetro, seja se as ligações importantes estão ok ou mesmo se não existe curto com pinos vizinhos. Sugestão: checar com um multímetro todas as ligações.

- Os componentes - vc disse que remontou o circuito mas não disse se usou componentes novos ou reusou os que tinha. Não é impossível os componentes não funcionarem, eu já passei por isso em apresentação de projeto na faculdade valendo nota... Sugestão: troque o resistor e o diodo zener por outros novos.

Aproveita e tira uma foto dessa parte do seu circuito, mostrando o resistor e o diodo zener e tb a parte de baixo com as soldas.

Sugestão extra: desliga o fio do bico e liga ele no positivo da bateria. Liga o arduino com esse programinha de teste que eu te passei e veja se ele passa a marcar 1.
Leandro_Araújo
:: Piquet ::
Mensagens: 324
Registrado em: Domingo 03 2014f Agosto 2014 11:20:10 PM
Localização: Volta Redonda - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leandro_Araújo »

cansei escreveu:Mostra sim.
E Quando carro esta num declive fica certinho a medida?
- Projeto Black SS -
Anderson_Yoshi
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 06 2017f Janeiro 2017 10:33:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Anderson_Yoshi »

cansei escreveu:Só apareceu zeros?
Anderson_Yoshi escreveu:Pelo que disse anteriormente, então parece que o sinal está sendo coletado corretamente, certo?
Na verdade não. Se estivesse sendo coletado certo a gente veria vários 0 e vários 1 se alternando.

Quando eu comentei que eu achava que só ia aparecer 1 foi com base na sua frase "Tanto que medi a tensão (DC), com o carro ligado, na ponta do cabo onde o arduino é conectado e está dando a tensão de carga da bateria.". O que eu entendi é que vc mediu a tensão no pino D7 do Arduino com o carro ligado e vc tinha medido tensão, foi isso mesmo ou eu entendi errado?

Se eu entendi certo, o Arduino deveria ter registrado apenas 1 pois tensão pro Arduino é 1.


Independente da resposta, por exclusão eu acho que tem alguma coisa errada no circuito. Motivos:

- Vc disse que existe continuidade no fio, então ok, excluímos problemas aqui.
- Arduino vc disse que trocou até pelo modelo italiano e não mudou, então excluímos problemas aqui tb.

O que sobrou checar foram:
- As soldas - vc disse que remontou o circuito mas vc não me confirmou se checou elas com um multímetro, seja se as ligações importantes estão ok ou mesmo se não existe curto com pinos vizinhos. Sugestão: checar com um multímetro todas as ligações.

- Os componentes - vc disse que remontou o circuito mas não disse se usou componentes novos ou reusou os que tinha. Não é impossível os componentes não funcionarem, eu já passei por isso em apresentação de projeto na faculdade valendo nota... Sugestão: troque o resistor e o diodo zener por outros novos.

Aproveita e tira uma foto dessa parte do seu circuito, mostrando o resistor e o diodo zener e tb a parte de baixo com as soldas.

Sugestão extra: desliga o fio do bico e liga ele no positivo da bateria. Liga o arduino com esse programinha de teste que eu te passei e veja se ele passa a marcar 1.
Cansei,
gerou somente zeros.


Com o carro desligado:
marrom/verde = 3,2v
vermelho/azul = 0v

Com carro ligado:
marrom/verde = 3,2v
vermelho/azul = 12v


-Quanto ao circuito, na verdade montei e mantive o circuito no protoboard pois não consegui descobrir o por que do circuito não ler o consumo desde o teste com o arduino legítimo. Sendo assim, o problema com solda fria é descartado.
-Fiz o teste e nem um dos pinos do arduino estão em curto circuito entre eles.
-Conferi se todos os componestes estão dando contato entre os cabos e arduino. Nada de mal contato.
-Os componentes foram checados para confirmar se algum deles não estava queimado. Todos funcionando.
-Quando remontei o circuito, utilizei todos os componentes novos para ter certeza que não era alguma falha neles, porém o problema persiste.

Picture2.jpg
O cabo que vem do bico injetor é este com circulo vermelho.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Leandro_Araújo escreveu:E Quando carro esta num declive fica certinho a medida?
Não. Isso é uma coisa que nem o MID consegue fazer.

O que eu fiz foi criar uma forma de suavizar as medições, então se vc passar num aclive/declive por poucos instantes não vai mudar muita coisa. Mas se vc ficar um tempo nessa situação aí não tem jeito.

Isso é do projeto do carro. Tem montadora que usa duas ou mais bóias no tanque pra evitar isso. A GM usa uma só então nem o ponteiro do painel escapa...
Anderson_Yoshi escreveu:Cansei,
gerou somente zeros.


Com o carro desligado:
marrom/verde = 3,2v
vermelho/azul = 0v

Com carro ligado:
marrom/verde = 3,2v
vermelho/azul = 12v
Isso está muito esquisito...

Vc mediu esses valores como? Com o multímetro ligado nos pinos do Arduino?

Vamos tomar outra abordagem e tirar o Arduino da brincadeira. Desconecta o Arduino do fio do bico e com o carro desligado mede pra mim a tensão que existe entre os dois pólos do conector do bico (desconecta ele do bico e mede direto nele).

Se vc conseguir tenta fazer a mesma medição no conector de outro bico, só pra ver se vai dar a mesma coisa.

Depois mede a tensão de cada fio do bico com a ponta negativa do multímetro ligada no terra da bateria.

Vamos ver que valores aparecem.
Anderson_Yoshi
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 06 2017f Janeiro 2017 10:33:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Anderson_Yoshi »

cansei escreveu:
Vc mediu esses valores como? Com o multímetro ligado nos pinos do Arduino?

Vamos tomar outra abordagem e tirar o Arduino da brincadeira. Desconecta o Arduino do fio do bico e com o carro desligado mede pra mim a tensão que existe entre os dois pólos do conector do bico (desconecta ele do bico e mede direto nele).

Se vc conseguir tenta fazer a mesma medição no conector de outro bico, só pra ver se vai dar a mesma coisa.

Depois mede a tensão de cada fio do bico com a ponta negativa do multímetro ligada no terra da bateria.

Vamos ver que valores aparecem.
Cansei,
havia medido direto no bico e medi novamente conforme pediu. Entre os fios do bico, a tensão fica em 0v, assim como quando ligo o comum do voltímetro no negativo e positivo em um dos fios do bico injetor. O mesmo resultado ocorre em outros bicos. Todas essas medições foram realizadas com o carro desligado.
injetor.jpg
Com o carro ligado, o fio Vm/Az passa a ter 12v e o Mr/Vd fica com 3v, aproximadamente. Essas medições fiz com o comum do voltímetro, aterrado.

Nota: o fio Mr/Vd, provavelmente, deve oscilar entre 0~12v porém estou sem osciloscópio para confirmar isso. O voltímetro que estou usando é um digital simples.

Desconfia de algo?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Anderson_Yoshi escreveu:Cansei,
havia medido direto no bico e medi novamente conforme pediu. Entre os fios do bico, a tensão fica em 0v, assim como quando ligo o comum do voltímetro no negativo e positivo em um dos fios do bico injetor. O mesmo resultado ocorre em outros bicos. Todas essas medições foram realizadas com o carro desligado.
Isso é o esperado mas vc disse no outro post que havia medido 3,2v no fio marrom/verde com o carro desligado, como vc mediu pra conseguir esses 3,2 nessa situação?
Anderson_Yoshi escreveu:Com o carro ligado, o fio Vm/Az passa a ter 12v e o Mr/Vd fica com 3v, aproximadamente. Essas medições fiz com o comum do voltímetro, aterrado.

Nota: o fio Mr/Vd, provavelmente, deve oscilar entre 0~12v porém estou sem osciloscópio para confirmar isso. O voltímetro que estou usando é um digital simples.

Desconfia de algo?
Eu tb acho que esses 3,2v são fruto da oscilação entre 0 e 12v.
O osciloscópio seria o ideal mas a gente pode quebrar o galho com o arduino mesmo. No pino A0 a gente faz medição de tensão da bateria usando o fio de pós chave com a ajuda de alguns resistores. Tira o fio do pós chave e liga o fio do bico no lugar, em seguida grava esse programa no arduino e abre o monitor serial. Faz o teste com o carro desligado e ligado e depois posta aqui o resultado.

Código: Selecionar todos

float R1 = 300000.0;
float R2 = 100000.0;

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  int sensorValue = analogRead(A0);
  float voltage = sensorValue * (5.0 / 1023.0);
  float vin = voltage / (R2/(R1+R2));
  Serial.println(vin);
}
Anderson_Yoshi
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 06 2017f Janeiro 2017 10:33:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Anderson_Yoshi »

cansei escreveu:
Anderson_Yoshi escreveu:Cansei,
havia medido direto no bico e medi novamente conforme pediu. Entre os fios do bico, a tensão fica em 0v, assim como quando ligo o comum do voltímetro no negativo e positivo em um dos fios do bico injetor. O mesmo resultado ocorre em outros bicos. Todas essas medições foram realizadas com o carro desligado.
Isso é o esperado mas vc disse no outro post que havia medido 3,2v no fio marrom/verde com o carro desligado, como vc mediu pra conseguir esses 3,2 nessa situação?
Anderson_Yoshi escreveu:Com o carro ligado, o fio Vm/Az passa a ter 12v e o Mr/Vd fica com 3v, aproximadamente. Essas medições fiz com o comum do voltímetro, aterrado.

Nota: o fio Mr/Vd, provavelmente, deve oscilar entre 0~12v porém estou sem osciloscópio para confirmar isso. O voltímetro que estou usando é um digital simples.

Desconfia de algo?
Eu tb acho que esses 3,2v são fruto da oscilação entre 0 e 12v.
O osciloscópio seria o ideal mas a gente pode quebrar o galho com o arduino mesmo. No pino A0 a gente faz medição de tensão da bateria usando o fio de pós chave com a ajuda de alguns resistores. Tira o fio do pós chave e liga o fio do bico no lugar, em seguida grava esse programa no arduino e abre o monitor serial. Faz o teste com o carro desligado e ligado e depois posta aqui o resultado.

Código: Selecionar todos

float R1 = 300000.0;
float R2 = 100000.0;

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  int sensorValue = analogRead(A0);
  float voltage = sensorValue * (5.0 / 1023.0);
  float vin = voltage / (R2/(R1+R2));
  Serial.println(vin);
}
Cansei,
não me lembro agora qual das situações havia medido a tensão de 3,2v.

Gerei o código que me passou no sketch e testei no monitor do arduino. Com o carro desligado gerou somente isto:
Picture1.jpg
Já com o carro ligado, a mistura ficou extremamente rica a tal ponto que chegou a cheirar gasolina pelo escapamento e o motor ficou falhando. Como não mantive conectado pois vi que estava "gerando" falhas no funcionamento do carro com o arduino conectado, desliguei tudo rapidamente. Porém, na tela apareceu somente tensões de 5,67v. Como desconectei tudo rapidamente, não consegui salvar a tela.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Tudo bem, não tem problema. Esse acontecimento deu algumas informações importantes... Eu pensei um pouco aqui e troquei uma ideia com um amigo meu tuneiro e ele cogitou a hipótese do controlador dos bicos do seu carro trabalhar com níveis de tensão diferentes, o que pode explicar o motivo do arduino não estar conseguindo calcular nada e o motivo de existir 3,2v no fio do bico com o motor desligado. Aliás que carro é o seu, corsa 1.4?

Assim... o ideal mesmo era a gente ter um osciloscópio pra entender direito o que se passa e dar uma solução mais direta. Como a gente não tem isso eu tenho só mais uma ideia sobrando antes de pedir arrego. Pegue o resistor de 100K e o diodo zener e instale eles no pino A2 do Arduino, ligue o fio do bico lá como desenhado nos esquemas elétricos e grave o programa abaixo no arduino.

Aí faz a mesma coisa de antes, fique de olho no monitor serial e me passe os resultados (pode copiar e colar a saída num arquivo de texto) nos seguintes cenários: com o motor desligado e a ignição desligada, com o motor desligado e a ignição ligada, e com o motor ligado. Não se preocupe que com o diodo no meio não vai dar problema.

Código: Selecionar todos

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  int sensorValue = analogRead(A2);
  Serial.println(sensorValue);
}
nepomuceno
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quarta-feira 11 2017f Janeiro 2017 11:23:29 PM
Localização: São João do Itaperiú - SC
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por nepomuceno »

boa noite! sou novo aqui. primeiramente queria parabenizar a todos q trabalharam no projeto do tid. queria o projeto atualizado será q poderiam me enviar?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”