[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
bergivan
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 18 2016f Julho 2016 07:20:00 AM
Localização: Lajeado - RS
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2008

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por bergivan »

Ola amigos, instalei no meu astra este comp de bordo e ta funcionando certino.
Na msgem de boas vindas dei uma modificada, usei a opçao de mensagem animada, so modifiquei um pouco, entra a msgem "ASTRA CD" q entra da direita p esquerda, para um instante e troca p a msgm "Bem-Vindo", que permanece brevemente e em seguida sai para a esquerda. Fikou bem show. Queria acrescentar uma msgm na hra q desliga o carro, tipo depois q ele salva os dados antes dele apagar, pideria aparecer a msgm "Ate Logo" ou algo assim, seria interessante.
Abrç amigos
Gleidsonggm
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 26 2016f Outubro 2016 07:32:03 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Gleidsonggm »

Boa noite, Tudo bem?

meu nome é Gleidson sou de belo horizonte vi um video no youtube a respeito do computador de bordo no tid, possuo um astra 2010 achei muito bacana esse seu projeto gostaria de saber quanto sairia um kit desse montado por voce. desde já agradeco.
bergivan
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 18 2016f Julho 2016 07:20:00 AM
Localização: Lajeado - RS
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por bergivan »

bergivan escreveu:Ola amigos, instalei no meu astra este comp de bordo e ta funcionando certino.
Na msgem de boas vindas dei uma modificada, usei a opçao de mensagem animada, so modifiquei um pouco, entra a msgem "ASTRA CD" q entra da direita p esquerda, para um instante e troca p a msgm "Bem-Vindo", que permanece brevemente e em seguida sai para a esquerda. Fikou bem show. Queria acrescentar uma msgm na hra q desliga o carro, tipo depois q ele salva os dados antes dele apagar, pideria aparecer a msgm "Ate Logo" ou algo assim, seria interessante.
Abrç amigos
To deixando um link do video q fiz mostrando a personalizaçao q fiz no meu TID.
https://m.youtube.com/watch?v=Tu2IeYdT--s
mdaweb
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 27 2016f Outubro 2016 05:04:47 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por mdaweb »

Ola o sinal de nível de combustível é PWM de 0% a 100% os micro controladores simulam sinal analógico no seus pinos através de PWM, variando o duty cycle de 0 a 100%, ou seja no pino do microcontrolador vai estar um sinal analógico que varia de 0 a 5volts, no Astra isso significa que o volts o litros 5 volts 45 litros, internamente no microcontrolador essa leitura vai variar de 0 a 1023 na Linguagem C++ que o arduino utiliza tem uma função que transforma a leitura de 0 a 1023 em 0 a 45, ai fica fácil implementar a leitura do sinal de combustível, mas se pegar o sinal direto da boia, ai você vai ter uma leitura não muito confiável e mais difícil de ler. espero ter ajudado.

MDAWEB
gui_srs escreveu:Galerinha galerinha....

Vamos lá:
Puxei o fio do Marcador para o Arduino, seguindo o esquema do Cansei.
E realmente, depois de montado eu entendi o funcionamento do negócio. Realmente é uma tensão aplicada pelo carro, tanto é que quando a chave tá desligada (Arduino alimentado via usb) aquela variavel 'NiTanq' fica zerada e só marca valores quando a chave tá ligada. Pois bem...

Fiz as ligações e parece que funcionou. Considerando que o meu tanque tá cheio (Valor medido 38Ohms), o NiTanq mostrou 95 (motor desligado). Com motor ligado esse valor foi para 105. Acredito que pela variação da tensão com o motor funcionando. Creio que devemos considerar este último valor.

Cansei,
Outra coisa que notei é que a Autonomia lá tá marcando alguma coisa, não sei da onde veio essa informação mas tá lá coisa de 280km e variando pra mais e pra menos.

Ah! A velocidade média total (VM) ta com algum problema, fica mostrando 'INF'.

Acabei de montar o carro e dei uma volta rápida só para ver.
Mas é isso aí... por enquanto é isso que obtive.
mdaweb
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 27 2016f Outubro 2016 05:04:47 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por mdaweb »

Tem um reservatório o "Expansor do radiador" esse é o nome correto, que tem um sensor de nível baixo, pelo menos nos Astras existe esse Expansor com esse sensor que e ligado no MID.
klaytonboy10 escreveu:Cansei no meu carro implantei o reservatório do radiador com sensor interruptor magnético ligado a um led no painel. Quando a água abaixa ele manda sinal negativo pra o led. Porem quando passo em algum quebra mola o led dar umas piscadas pois o ímã dentro do reservatório fica boiando. Teria uma forma de mandar esse sinal do sensor pra o Arduíno e se ficasse negativo por mais de uns 3sg aparece aviso de água baixa no radiador e ligar um led em alguma porta do Arduíno ?
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Cansei seria muito difícil colocar no debug um esquema de calibração igual ao que vc fez no consumo para calibrar mais fácil a velocidade e a distancia? Obrigado
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Acho que da pra fazer sim.

Vou dar uma olhada nisso e qualquer novidade aviso aqui depois.
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Estou disponibilizando uma nova versão do computador de bordo. Abaixo as mudanças:

- Inseri os menus de calibração para distância e velocidade que o Paulo pediu. Junto do zip do programa eu coloquei um TXT ensinando como usar esses recursos;
- A pedido de algumas pessoas agora aparece uma mensagem de "Até logo" ao desligar o motor
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Valeu cansei, vou carregar e testar pra ver
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Cansei, dentro da velocidade o parâmetro VM só fica em zero agora é normal?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”