[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Julio Borba
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 07:38:02 AM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por Julio Borba »

Ah! Desculpa... mas, o circuito utilizado para salvar os dados... não poderia ser utilizado o que já tinha aqui... Aquele do temporizador da luz interna?
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Julio Borba escreveu:Olá. Estava acompanhando o tutorial por fora... Muito bom!!! Parabéns Cansei!!!
Podem me informar o link com os códigos fonte da programação no google drive... devo ter passado por ele... mas, não achei.
Abraços.
É este, segue: https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing
Está na sexta etapa do tutorial.
Julio Borba escreveu:Ah! Desculpa... mas, o circuito utilizado para salvar os dados... não poderia ser utilizado o que já tinha aqui... Aquele do temporizador da luz interna?
Não. A grosso modo aquele circuito é só um capacitor e praquele caso é suficiente.
Pra usar aqui precisaria mudar praticamente todos os componentes e ainda por cima não seria confiável. Nesse projeto eu preciso mesmo de um temporizador melhor.
Avatar do usuário
Julio Borba
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 07:38:02 AM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Julio Borba »

Valeu! Obrigado!
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Cansei boa tarde, seria difícil incluir uma rotina de reset para que em qualquer tela apertando e segurando o botão s por x segundos ele resetase
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Nova versão disponível


Atualizações efetuadas:

- Adicionado um estágio de confirmação ao acionar o reset, pra diminuir a chance de apagar os dados sem querer.

- Adicionado no menu Debug um marcador de RPM baseado nos pulsos do bico injetor, por conta disso quando o carro entrar em cut-off esse número vai zerar. Além disso a resolução é de 50 rpms e o valor é atualizado a cada 1,2 segundos. Por ser só uma estimativa da RPM e não um marcador decente, deixei esse menu dentro do Debug.

- Criado no menu Debug duas opções pra testar valores diferentes do fatorCons após abastecer o carro (uma opção pra aumentar e outra pra reduzir o fatorCons). Com isso é possível abastecer o carro, ver quantos litros foram adicionados pela bomba e ir aumentando ou diminuindo o fatorCons até o consumo registrado pelo computador de bordo bater o registrado pela bomba (ao acionar a opção vai aparecer o novo fator e na sequência o CT com base nesse fatorCons novo).

Observação importante: ele não altera de verdade o fatorCons registrado no começo do código do programa! Ele serve só pra saber qual fator vc pode usar pra chegar num consumo mais preciso. Vendo que valor é esse, vc vai precisar depois colocar ele no código do programa e atualizar o arduino. Em resumo isso é só uma calculadora pra facilitar a calibração do consumo.

Observação importante 2: essas duas opções só aparecem com o motor desligado!
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

paulo_tonhao escreveu:Cansei boa tarde, seria difícil incluir uma rotina de reset para que em qualquer tela apertando e segurando o botão s por x segundos ele resetase
Do jeito que vc falou é meio chato de fazer pq eu teria que botar esse código dentro de todos os menus, além de que o próprio código de "segurar por x segundos" tb é bem chatinho, eu teria que mudar a forma de como os botões são acionados hoje, é complicado...
edu_atibaia
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 22 2016f Julho 2016 08:24:20 AM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por edu_atibaia »

Boa tarde Cansei,
Atualizei com a aquela versão que vc disponibilizou para mim e essa ultima, ambas não deram certo, agora está marcando autonomia porem instável a cada 30 segundos ele vai somando +- 20 km ate zerar. Obrigado pela atenção.
edu_atibaia
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 22 2016f Julho 2016 08:24:20 AM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por edu_atibaia »

Boa tarde Cansei,
Atualizei com a aquela versão que vc disponibilizou para mim e essa ultima, ambas não deram certo, agora está marcando autonomia porem instável a cada 30 segundos ele vai somando +- 20 km ate zerar. Obrigado pela atenção.
unBond
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 23 2016f Maio 2016 11:04:09 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por unBond »

Parece que num forum alemão já concluiram, seria legal comparar o código especialmente de como ele fez com os bicos injetores, porém não consigo registrar.

http://www.astra-g.de/showthread.php/37 ... nbau/page5
Astra SS
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

edu_atibaia escreveu:Boa tarde Cansei,
Atualizei com a aquela versão que vc disponibilizou para mim e essa ultima, ambas não deram certo, agora está marcando autonomia porem instável a cada 30 segundos ele vai somando +- 20 km ate zerar. Obrigado pela atenção.
Um tempo atrás eu pedi pra vc verificar no menu Debug quanto estava marcando a variável NiTnq e vc me respondeu 36%. Na sequência eu perguntei se o nível de combustível no tanque era mais ou menos esses 36% e vc não me respondeu.

Verifica isso agora por favor, verifica quanto está marcando o NiTnq e me diga se é condizente com a quantidade de combustível no tanque.

Aproveita e roda um pouco com o carro deixando a mostra o NiTnq e vê se ele varia muito.
unBond escreveu:Parece que num forum alemão já concluiram, seria legal comparar o código especialmente de como ele fez com os bicos injetores, porém não consigo registrar.

http://www.astra-g.de/showthread.php/37 ... nbau/page5
Eu consegui me registrar lá e baixei os arquivos. O circuito pra ler os injetores, o sensor de velocidade e o nível de combustível são praticamente os mesmos usados aqui.

O código pra ler o consumo segue a mesma ideia que eu usei, que é calcular o tempo que o injetor ficou ligado e depois calcular a vazão (acho que nem tem outro jeito de fazer isso). Os detalhes do cálculo aí sim cada um fez de um jeito mas no geral a ideia é a mesma.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”