[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Jotasantana
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quinta-feira 09 2016f Junho 2016 11:34:17 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

[Consumo] Corsa Maxx 1.8 2005 (Flex)

Mensagem por Jotasantana »

Galera, meu corsa 2005 1.8 peguei ele em março.
Troquei Oleo, filtro de óleo, vela, cabo de vela, bonina, marmita, tudo original GM.

Só que logo na primeira semana de uso, o carro esquentou muito e levei em um amigo que é mecanico e ele retirou a Valvula Termostatica do carro, até hoje não esquentou mais.


Porém, o consumo dele está me desanimando, o carro está fazendo 4.5 km/litro na cidade e sem engarrafamento.

Ai o mecanico achou melhor colocar a valvula de novo e trocar o sensor de temperatura, acho que nao tem nada haver.

Vocês podem me dar uma ajuda ?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O consumo é diretamente relacionado ao uso da válvula termostática.
Motor frio consome mais combustível, por isso trajetos curtos não rendem tão bem. Sem a válvula seu motor está trabalhando mais frio do que o ideal, o consumo aumenta. Além de que os pistões são ovais, quando aquecem assumem a forma correta, ou seja... a eficiência também é comprometida além do desgaste prematuro do brunimento dos cilindros. Se desconfiava da válvula coloque uma nova, de preferência não use MTE, nos VW sempre tive problemas com elas, não duvido que seja a mesma falta de qualidade pra GM.

O que ocorre é que podem haver mais problemas fora a falta da termostática. Aqui tem um tópico já sobre isso: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... start=1940
Dá uma lida ali nas últimas que tem uma boa lista do que influencia no consumo.

E já comece a pesquisar outro mecânico.
Jotasantana
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quinta-feira 09 2016f Junho 2016 11:34:17 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Jotasantana »

Obrigado amigo !

Irei providenciar a valvula o mais rapido possível !
Vamos ver se é isso mesmo !
Mas creio que sim !
Jotasantana
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quinta-feira 09 2016f Junho 2016 11:34:17 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Jotasantana »

Galera, volto aqui para pedir ajuda de vocês.

Valvula termostática trocada e continua bebendo.
nenhum mecanico decifra !
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Jotasantana escreveu:Galera, volto aqui para pedir ajuda de vocês.

Valvula termostática trocada e continua bebendo.
nenhum mecanico decifra !
Temos um tópico sobre isso, leias os últimos comentários pelo menos:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... start=1940
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ainda bem q a função de fundir foi liberada, problema q o pessoal nem le antes de postar pra ver q existe, indicar link é perda de tempo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
caioodara
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 28 2014f Setembro 2014 12:35:36 AM
Localização: Itanhaém - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por caioodara »

Amigos tenho um corsa 1.8 2004 flex.
defeito acende e apaga luz da injeção constantemente. mecanico passou scanner e estava o erro sonda lambda, realizou troca da mesma e o problema continua. consumo altissimo, cheiro ruim de mistura ar/combustivel.
após varios testes hj o mecanico disse que ira pedir um modulo para testar porq acha que meu modulo esta ruim porq em testes com caneta ele falou que os fios que saem do modulo para a sonda estao com baixa voltagem. como ele me explicou a sonda tem 4 fios positivo, negativo, sinal de leitura e sinal de leitura: em um destes fios de sinal de leitura esta o problema mesmo com a sonda desconectada nao da a voltagem.
me ajudem por favor
Felipeleonel
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 06 2016f Julho 2016 09:40:12 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Felipeleonel »

Bom dia galera..
Sou novo aqui no fórum, tenho uma Corsa Wagon Super 1.0 16v à 1 ano e 6 meses.. Desde então a saga foi longa e "criteriosa", pois um mês após a compra, tive que fazer o motor por conta de um calço hidráulico que ocorreu devido a uma tentativa de "limpeza de radiador" sim, isso mesmo que vocês leram ahahaha, enfim, fizemos a retifica do mesmo, nunca tinha sido aberto o motor, então sempre usando peças originais, fiz a troca de maioria do conjunto, pistões, bielas, válvulas, a minha sorte foi que não precisou "mexer" tanto assim no cabeçote, foi trocado os sensores de rotação e de fase... Enfim, uma revisão geral..
No último mês o meu catalisador "morreu" chegou a entupir a saída do mesmo.. Levei em uma especializada aqui de Curitiba e fizeram a limpeza de todo o sistema de exaustão, para que não voltasse a entupir novamente, também tive um problema na bobina, optando pela compra um Delphi, porém antes de tudo isso ocorrer, estava percebendo o alto consumo do mesmo, sendo que no início, cheguei a rodar 550km com um tanque de V-Power (sempre abastecendo em postos Shell de confiança), até então achava muuuuito economica e andava muito bem, pois bem, hoje mesmo enchendo o tanque com V-power, não chego a fazer nem 400km com um tanque, claro que dou umas esticadas as vezes, e independente efetuando as trocas de marchas em 3k rotações, trocando oleo, filtro de oleo, e de ar sempre com 3 ou 4 mil km, na ultima troca de óleo decidi trocar também o filtro de combustível, sendo que na troca de óleo anterior não fiz o mesmo, quando tirei o filtro, "espirrou" umas 500mL de gasolina pela mangueira do retorno, diz o mecânico que não pode ocorrer o mesmo... (Bóia do tanque também está marcando errada a quantidade)
Aí eu pergunto, tem algo a ver o consumo alto pela bóia estar ineficiente? Ou a linha de combustível pode estar restringindo em alguma parte da mesma?
Desculpe pela looooonga "história" ahahaha, desde já agradeço pelas respostas, aquele abraço!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Felipeleonel escreveu:tive que fazer o motor por conta de um calço hidráulico que ocorreu devido a uma tentativa de "limpeza de radiador" sim, isso mesmo que vocês leram ahahaha,
Só pra esclarecer, não aconteceu por conta da limpeza, iria acontecer cedo ou tarde mesmo sem limpar, o defeito foi junta de cabeçote podre, seja super aquecimento ou falta de aditivo.
Felipeleonel escreveu:No último mês o meu catalisador "morreu" chegou a entupir a saída do mesmo.. Levei em uma especializada aqui de Curitiba e fizeram a limpeza de todo o sistema de exaustão, para que não voltasse a entupir novamente,
Te enganaram, como limpa exaustão do carro? Se entupiu é porque o miolo estragou, se o miolo estragou e removeram vai criar outros problemas. Inclusive aumento de consumo. A injeção é programada pra lidar com a contrapressão do escape, se removeu os miolos vai perder torque em baixa e acelerar mais pra compensar. O escapamento não tem concerto, troca-se a parte estragada, sempre.
Felipeleonel escreveu: quando tirei o filtro, "espirrou" umas 500mL de gasolina pela mangueira do retorno, diz o mecânico que não pode ocorrer o mesmo...


O sistema é pressurizado, sempre que desencaixar o filtro vai espirrar combustível, é por isso que recomendam o uso de óculos de proteção e desligar o negativo da bateria (ninguém faz). 500ml achei forçado, mediram isso ou foi só "bastante"?
Felipeleonel escreveu:Aí eu pergunto, tem algo a ver o consumo alto pela bóia estar ineficiente? Ou a linha de combustível pode estar restringindo em alguma parte da mesma?
Nos carros flex a boia dispara o aprendizado de combustível quando abastecemos, o seu carro não é flex, acredito que não faça nada, mas é baratíssimo trocar o sensor e fica mais tranquilo.
Se tem algo errado com a linha de combustível só medindo pressão com manômetro e vazão com recipiente graduado. Lembrando que deve trocar o filtro a cada 10.000 km ou 20.000 km, depende do carro... como temos a gasolina ruim, melhor trocar a cada 10.000 km.

Seu motor é 16v... será que não ficou fora do ponto? Talvez seja o caso de outro mecânico verificar, até porque o mecânico que fez pode não assumir o erro.

Fora isso precisa ver se a sonda está funcionando, descobrir que tralha fizeram com o escape... ver se na retífica não tiraram a válvula termostática... precisa dela e é comum tirarem.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ah, qual foi a oficina "especializada" que fez essa arte?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”