[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Senhores,

Pelas informações técnicas, saberiam me dizer qual dos dois lubrificantes é melhor?

Ambos são semissintéticos, 15W40, API SN.

Lubrax Tecno:
Imagem

Shell Helix HX6:
Imagem

Fonte dos dados:
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/4e ... OD=AJPERES

http://www.shell-livedocs.com/data/publ ... e2cd28.pdf

Obrigado, abraços
Adrianorj
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Quinta-feira 23 2015f Julho 2015 10:30:45 AM
Localização: São João de Meriti - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Adrianorj »

Boa Tarde Rapaziada!

Gostaria de uma Ajudinha, está chegando perto da minha Próxima troca de óleo,
Ultimo Oléo usado foi o Castrol GTX 20w50 Anti Borra MINERAL porém antes dele não sabia qual era o anterior pois comprei o carro de uma agência e não tinha especificado,
Desde que troquei o carro bate tucho mesmo quente, ( só quando está parado ) fica uns tec tec de leve baixo.. mas perceptível. então quero trocar para um óleo mais FINO! e SemiSintético!
Qual a recomendação de Vocês ?? coloco 1 15w40 Semi ou 15w40 Mineral? e Qual API? Aceito Recomendação!!

Att: Adriano
Corsa Wind 2pt mpfi 2002

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vai do seu bolso.....
se conseguir usar um SN a ideia é q não piore os entupimentos, e quem sabe com sorte comece um processo de limpeza.....mas por outro lado se acontecer, pode revelar outros problemas....

tec tec nesse motor não é so tucho não.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Elias77
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sábado 20 2013f Julho 2013 07:02:53 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Elias77 »

Boa noite pessoal..
dois anos atrás adquiri um corsa vhc 1.0 2006, no dia do negócio o barulho do motor estava normal, mais quando liguei no dia seguinte 30 segundos após a partida apareceu esse tec tec tec.. bom não sei qual o óleo o antigo dono usava, então optei pelo lubrax 15w40 mineral, usei em duas trocas de 5k cada (passou um pouco de seis meses cada uma), mais o tec tec continuava, então conversei com um profissional no ramo e ele me indicou o 5w30 acdelco semisintético, coloquei ele (com medo) quando dei partida o tec tec estava la, mais um pouco mais discreto. por orientação do mesmo fiquei com esse óleo por 1 ano no motor (puts).. Levei o carro em uma mecânica para fazer outro reparo, e o mecânico escutando o tec tec me disse que seria melhor botar um óleo 20w50 e mais um frasco de alguma coisa que não me lembro mais (tipo um b12 mais barato), e que o motor com óleo grosso rodaria por muito tempo ainda, diminuindo os fragmentos de metais causados pelo desgaste do comando, e que talvez o tec tec sumiria. fiz conforme ele indicou e já se foram quatro meses e 3 k rodados.

Resultado: o tec tec ficou bem mais forte e só não escuto quando acelero, quando ligo a primeira vez do dia ele leva cerca de 30 s para começar o tec tec e ai não para mais. E agora quero tirar esse 20w50 e colocar um mais fino.

o que vocês acham coloco um 15w40 ou vou direto para o 5w30 (ambos recomendados no manual) só encontrei semisintético, ou já que fiz cagada continuo no 20w50 até sobrar tempo (R$) para trocar o comando.

valeu...
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ikaro, em termos de óleo tanto faz. Ambos são bons. Inclusive a BR vende a base do óleo para várias marcas, eles só aditivam, isso acontece com o combustível nacional também. Foi fabricado aqui a chance de ser base BR é imensa.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Adrianorj, como o SemControle disse. Mas testa o 15w40 está dentro do permitido segundo o manual pro seu motor. Eu tive sucesso num Santana fazendo isso, acabou a bateção de tuchos, mas peguei logo que começou a bater.

Usei 15w40 SN eu só usava SL, Resolveu mas limpa, se não estiver 100% aparecem vazamentos. Não tem milagre, limpa com o tempo e depois de algumas trocas. É um processo lento. Se tiver folga demais vai queimar um pouco de óleo, é bom monitorar.
Elias77
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sábado 20 2013f Julho 2013 07:02:53 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Elias77 »

quando comprei fiz este video do barulho

https://www.youtube.com/watch?v=uwmSPr6USJ4
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

awaked escreveu:Ikaro, em termos de óleo tanto faz. Ambos são bons. Inclusive a BR vende a base do óleo para várias marcas, eles só aditivam, isso acontece com o combustível nacional também. Foi fabricado aqui a chance de ser base BR é imensa.
Isso sempre me intrigou. Às vezes pagamos pela "marca" e no final das contas pode ser até o mesmo produto.

Obviamente, existe muita porcaria por aí, mas, quando eu tinha o Classic e depois também no Corsa eu usava o AC Delco sempre imaginando que poderia até estar com um óleo inferior que alguns do mercado....

Um exemplo é hoje em dia no meu Fiesta 1.6. O óleo "original" da Ford é o (motorcraft) Castrol 5W30 SN A5 (Castrol Magnatec ou Castrol Professional). Eu uso até então no meu carro o Castrol Magnatec 5W30 SN A5. Inclusive na embalagem vem com o símbolo da montadora e descrito "recomendado pela Ford".

Recentemente fiquei sabendo que a Ford acabou com a parceira com a Castrol e fechou com a Mobil. E que depois dessa mudança de fornecedor o óleo Motorcraft teve um downgrade. Antes com a Castrol era SN, agora com a Mobil passou a ser SL. Ou seja: Quem não tem esse conhecimento acaba pagando mais por menos...

Em resumo: Continuarei feliz da vida usando o Castrol Magnatec no meu carro e trocando a cada 5 mil km ou pelo tempo.
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

L U C I A N O, os antigos Motorcraft eram "Havoline" (um tipo de) como são os AC Delco.
É a terceira troca deles então de fornecedor desde que comecei a ser "informado" no mundo automotivo, bom saber.

Quando o óleo é importado pode ser outra base, mas normalmente os daqui são todos os mesmos apenas aditivados pelas grifes, como é a gasolina.
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

awaked,

Deve ser bem antigo.. Pois, parece que a Castrol já estava há um bom tempo...

Particularmente não gosto de ficar mudando de marca de óleo. Nos GMs eu só usava AC Delco. No Ford só uso o Castrol Magnatec.

Pode não ter não ter nada a ver... Sei que nesse caso o que "manda" são as especificações da montadora... Mas... Sou assim. rsrs!

Essa questão de "marca e original" é engraçado. Pesquisando eu vi que as baterias da maioria das montadoras é da Moura ( AC Delco, Motorcraft, VW).

Comprei esses dias algumas peças para a revisão de 02 anos. Nas pastilhas de freio para Fiesta com ABS da Motorcraft eu pesquisei através do CNPJ e descobri que são pastilhas "Bendix". Velas nem precisa pesquisar: são NGK.

Enfim... Eu me empolgo. rsrs! Vou parar por aqui para não desvirtuar do assunto principal.
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”