[DÚVIDA] - Corsa hatch wind 95 morrendo

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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Thiago Virtuauto
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Mensagem por Thiago Virtuauto »

Olá todos.

Então depois de algum tempo postarei a solução para o meu Corsa Wind 1995.

Primeiro que dirigir o carro nas condições que o mesmo se encontrava não estava sendo nada fácil.
Mas era perceptível que se o carro fosse revisado por um especialista em Injeção Eletrônica, o problema teria uma solução de fato. E pq falo isso? PQ alguns profissionais para ganhar MAIS dinheiro ou com medo de perder crédito dizendo que não entende bem daquela situação, acabam dizendo que fazem o serviço mas no final faz mesmo um paliativo. Para nós que somos profissionais, devemos admitir que existem "profissionais" e "profissionais". Quando trata-se de um assunto crítico, esse negócio que entendendo de tudo um pouco pode trazer mais dor de cabeça do que solução. No mundo existem ramos de trabalho para todo perfil de pessoa. Devemos entender que o que conta é o quanto você é especializado naquilo que você faz. Podemos até entender de tudo um pouco, mas a solução mesmo, só teremos para aquilo que formos bastante conhecedor (especializado). E não temos como ser especializado em tudo um pouco. Ou é especializado ou não é.

A SOLUÇÃO:

Levei o carro para um oficina, pedi para trocar óleo de motor, filtro de óleo, filtro de ar, e dá uma olhada na injeção eletrônica considerando o problema apresentado.

Na parte de injeção, o chefe de oficina realizou alguns diagnóstico e logo deixou claro que no meu caso a solução não chegaria em questão de minutos. Deixei claro que estava ciente da situação.

Ele então falou que iria realizar alguns testes, se necessário realizar alguns reparos para então liberar o veículo para testes na rua.

Então falei para ele sobre o Actuador de Marcha Lenta. Ele preferiu não trocar o Actuador de Marcha lenta sem antes ele realizar os próprios testes dele. Entendi ele.

Ele fez testes na bomba de gasolina. A bomba estava OK. Então ele identificou uma mangueira que saia do MAP. Ela estava meio que obstruída, então ele realizou a troca da mangueira e liberou o veículo para circular na rua, e se o problema persistisse eu deveria combinar com ele um dia para deixar o carro por um tempo na oficina e assim ele olha com mais cautela. Deixei o carro com ele na terça-feira e disse que ele poderia me entregar na segunda-feira próxima. Assim ele teria mais tempo para olha melhor o carro sem pressão do cliente. No sábado falei com ele, e ele disse: " Thiago, eu penduro a chuteira para teu carro. Minha parte eu já fiz. Realizei todo mapeamento no sistema de injeção. O que me pareceu é que o problema está no módulo que não trabalho com isso, pois realizo apenas os testes básico. Daqui para frente é com um profissional que trabalha com Unidade Central. Então irei te indicar uma outra oficina que trabalha apenas e exclusivamente com injeção".

Levei o carro lá onde os caras só mexem com injeção.

SERVIÇO:

Foi necessário trocar a Sonda Lambda (Era de 1 fio, então colocaram uma de 4 fios). Trocaram também o Regulador de Pressão. Foi realizado também reparo elétrico, Programação na Unidade Central, e Sincronismo.

Bom... Como nós sabemos é um sistema onde um componente depende de outro.
Foi assim que o feche da oficina de injeção eletrônica começou me explicar os serviços realizados.

Então não adiantaria mexer em uma peça sem verificar todo o conjunto.

Além das peças trocas, foi necessário fazer realizar Programação na Unidade Central, pois como o carro andou com o problema por muito tempo, acabou que desprogramou a Unidade Central.

E ele disse: "Teu carro não está + ou -
Teu carro agora está tipo novo.

E mais 90 dias de garantia.

Estou rodando com o carro, o problema realmente sumiu.

Vale salientar que cada caso é um caso.
Não sei bem se este ditado funciona para carro.

Espero ter ajudado.

E fiquem a vontade para perguntar e comentar.
Espero poder ajudar.

Se o carro apresentar alguma anormalidade referente ao problema
acionarei os meninos da injeção, e postarei aqui.

Mas espero e peço a Deus que ocorra tudo bem.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

podem ter resolvido, mas seu carro tinha sonda de 1 fio, nao adianta colocar de 2,3,4 fios, a sonda correta seria de 1 fio, colocar outra foi um remendo, ficaram os fios sem utilidade, mesmo adaptando pra funcionar com mais fios, apenas acelera o inicio do trabalho da mesma, q passa a contar com aquecimento interno e nao apenas com aquecimento vindo do escapamento, coisa q dependendo em 5 min no maximo ja é pra trabalhar perfeitamente....
de qq forma, q bom q agora esta novo
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

E será que ligaram mesmo o aquecimento da sonda?
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Bange
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Mensagem por Bange »

Thiago, ainda bem que resolveu...mas...

Seu primeiro mecânico foi honesto em abdicar do reparo e não ficar no troca-troca até a solução, mas ao mesmo tempo mostrou que só está preparado para o trivial, pois saiu um tiquinho da curva, já desiste...pela troca da mangueirinha do MAP, do uso do scaner e do teste da bomba, mesmo sem solução, não deve ter lhe cobrado nada ou no máximo 20 pilas...

Agora quanto a realizar o remapeamento do módulo!!!Ou o termo foi utilizado erradamente ou ele disse só para te impressionar, pois quem tem conhecimento para tal é praticamente obrigado a tirar qualquer defeito no mesmo...por que indicar outro profissional??

No segundo, eu questiono a troca da sonda por outra que não a original...foi falta de perseverança em procurar ou por experiência a nova sonda é melhor?? Não sei...mas se não houver uma indicação de adaptação do fabricante da sonda nova...?!?!

Para a troca do regulador de pressão...ou o primeiro só viu se a bomba ligava ou o segundo diz que trocou, mas não trocou ou...??? Alguém falhou...

Foi realizado também reparo elétrico... que tipo de reparo elétrico e onde?
Programação na Unidade Central...novamente, quem faz isso tem que ser craque...mas a ECU tem autodiagnose e já deveria estar sinalizando erro interno...vc. viu isso ou alguém te sinalizou anteriormente?...Novamente estou achando que ou o termo foi usado erradamente ou te disseram só para impressionar...
Sincronismo...conferir essa parte é uma ação que deve anteceder a qualquer outra em uma análise do motor, pois estar fora gera vários problemas, inclusive o que vc. citou no início.

Programar ou reprogramar uma ECU, é só se a mesma estiver sinalizando erro de "check sum", que se não me engano dará cód. de erro 51 ou 55...e até que me provem o contrário, não existe a situação de desconfigurar por tempo de uso errado...basta acertar o erro no sensor ou atuador problemático que ela identifica e volta ao normal...ou no máximo é necessário um "resset", para zerar a memória de erros acumulados.

Se ele forneceu NF. especificando cada item, gostaria de saber de todos...se não lhe for inconveniente.


Thiago Virtuauto
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Mensagem por Thiago Virtuauto »

Bem SemControle, a sonda foi realmente um remento (Prefiro dizer uma adaptação). Pelo que vi a de 1 fio foi desativada, óbvio, para ligar a de 4 fios.

Perguntei como essa manutenção poderia melhorar no consumo de combustível. O chefe da oficina
me falou que a sonda contribui para o melhor consumo de gasolina, pois ela identifica a mistura e envia dados para a UC (módulo).

Sei que foi uma adaptação. No meu ver não é uma adaptação tão gritante.

Ele disse que o carro está NOVO, mas isso sim é para impressionar o cliente hehehe. Tenho meu pé no chão para saber que tenho um carro 1995. Cabe a mim cuidar do que tenho para tentar manter o mais conservado possível e sempre realizando as manutenção preventivas e de reparos quando necessário. Ao menos na parte de Injeção a manutenção corretiva foi realizado não tem nem 1 mês. Estou na garantia do serviço hehehe.

José Leal...

Pelo que vi com meus olhos foi ligada. Quer dizer internamente não sei como é está ligação :roll:

Só sei que percebi uma melhora no consumo de combustível. Não sei até que ponto a tal sonda interfere no consumo de combustível. Sei que é um conjunto de sub-sistemas...

Bange,

Isso mesmo. Meu primeiro mecânico ( e irei continuar com ele pois a oficina dele é muito muito organizada, e ele tem bem o foco do serviço que ele está disposto a prestar ) trabalha apenas com o trivial. Na verdade mesmo o foco da oficina dele é a parte mecânica do carro. São as peças móveis. Isso sim é o foco dos serviços dele. O que percebi é que o objetivo da empresa dele é não perder tempo com aquilo que não é do seu cacife. Ele é bem direto no que ele trabalha. Claro que por ser dono geral da oficina, chefe de oficina, e mecânico, e conhecedor do assunto ( o cara é o dono, tem funcionários mas não tem isso não... mete a mão na graxa também ) no carro ele tem que conhecer de tudo um pouco ( CONHECER de tudo um pouco, não é ser ESPECIALIZADO em tudo um pouco). Então o carro que chega apresentando problema ele escuta a queixa do cliente e a partir daí começa os teste básico. Estando além da especialidade dele ele passa a bola.

No meu caso ele foi muito franco em dizer que mexe com injeção mas não é o foco dele, e que iria realizar os teste básicos para então dá um parecer. Foi o que ele fez. Achei legal.

Pelo serviço dele, ele me cobrou R$ 60,00. E disse que eu tenho este valor de crédito na casa, pois como eu paguei para ele este valor e a solução não veio da oficina dele, eu pagasse o serviço lá, que quando eu voltasse para a oficina dele eu teria este valor de crédito com ele.

Acredito que nenhum fabricante recomenda adaptações, pois tudo é fabricado sob medida. Mas na pratica... sabemos bem como funciona.

A bomba de combustível é nova. O rapaz que me vendeu o carro trocou um monte de peça na tentativa de resolver o problema. Então o rapaz que me mexeu na injeção agora confirmou que a bomba é realmente nova, e trocou o regulador de pressão pois era necessário. Ele me mostrou todas as peças que estava no carro o foram trocadas.

O reparo elétrico na parte que está relacionada a alimentação da injeção eletrônica. Acontece que percebi que o rádio uma vez ou outra faz um tipo de mal contato. Vou perguntar se ter haver com este tal reparo elétrico. Depois do serviço, teve um dia que o alarme ficou acionado direto sem parar que tiver que cortar o fio para parar o barulho, pois mesmo retirando os contato da bateria voltava o barulho. Não sei se é a pilha do controle que está fraca e não conseguiu desativar, ou tem haver com esse tal reparo elétrico. Mas também perguntei lá qual a relação do serviço realizado com a elétrica do carro. O chefe da oficina falou que... se eu fosse colocar um som potente pegasse energia da bateria. Perguntei também se o alarme poderia interferir na injeção, ele falou que não. Mas irei entrar em contato com ele, pegar informações, e mandar o carro para verificar esta questão não só do alarme como também como está a ligação do rádio. Que conhecer bem o carro que estou.

Sobre a programação na UC, os caras são realmente um craque. A oficina trabalha com autorizadas de várias marcas e com carro que são enviados de outras oficinas. Chegam carros de outros estados para os caras. Só trabalham com injeção eletrônica e nada mais. Os caras mexem com eletrônica SMD e tal, placas lógicas, enfim. São realmente especializados.

Sobre programar, reprogramar ou resetar, eles falaram que poderia trocar a UC, que sairia bem mais caro, e que não adiantaria apenas trocar a UC sem reparar todo o conjunto.

O que ele me explicou foi o custo benefício. Para mim ficou ótimo o preço. Me apertei um pouco, mas tinha que ser assim. Pior se ele fosse trocar a UC :o

O Actuador de marcha lenta que estava no carro também foi trocado, pois o antigo esta apresentando problemas também.

Bom... o carro não apresentou mais o problema.

Estou cauteloso andando bem com calma para poder conhecer bem como o carro está.
Como dirijo muito em trânsito não dá para exigir muito do carro. Mesmo sem ser em trânsito ainda não pretendo puxar ao máximo do carro agora. Quero realizar mais alguns serviços enquanto conheço mais a situação do veículo.

Espero ter ajudado e podem ficar a vontade para questionamentos.

Vou precisar da ajuda de vocês.


Bange
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Mensagem por Bange »

Thiago,

Devido a minha formação técnica, sempre com fome de conhecimento, questiono quase tudo e se não bem explicado a coisa não anda...

Para o lance do regulador de pressão, um teste da bomba é feito no resultado que ela proporciona, ou seja, na pressão que ela deve proporcionar no sistema...se não estiver correta, ou é a bomba, ou é o filtro entupido ou é o regulador de pressão (válvula de alívio).

Ou o primeiro fez corretamente e o segundo trocou desnecessariamente, ou o primeiro não fez corretamente e teve que ser trocada pelo segundo...por isso é que digo que alguém falhou!

Para a sonda, todas as sondas são construídas internamente iguais...o que diferencia uma da outra são os plugues de conexão, medida de rosca e quantidade de fios.

O objetivo dela é retornar para a ECU, um valor de tensão que indica a quantidade de oxigênio na mistura e isto só ocorrerá de forma precisa quando a mesma atingir uma certa faixa de temperatura, que na de 1 fio dependerá do aquecimento do coletor de exaustão onde ela é instalada e na de 4 fios, dois são usados para aquecê-la mais rapidamente...

Uma adaptação pra mim no caso, só faz sentido se não houver mais o componente no mercado (ainda existe), ou por falha no projeto original (que não creio ser o caso). Se instalaram corretamente o problema só aparecerá no futuro com um outro reparador, pois o componente a princípio não é para o seu motor.

Se os caras são referência na região, ótimo...mas eu como curioso ia querer saber que "bit" foi corrigido na tal programação...


Thiago Virtuauto
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Mensagem por Thiago Virtuauto »

Oi pessoal.

Desculpa a demora na comunicação.

Bange cara, entendo você... Também sou bastante questionador em minha área que não é mecânica. E sabemos que é por conta de pessoas que questionam as coisas que a humanidade evolui.

Desculpa se eu não estou conseguindo passar o serviço de forma clara. É que de mecânica entendo o trivial que peguei em minhas aulas de física, + os conhecimentos que fui em busca por conta própria. E como gosto de carro ( porém este é meu primeiro carro, pois sempre tive moto) sempre li notícias da industria automobilística. Mas não sou um conhecedor profundo do assunto. Estou entendendo as coisas na prática agora que estou com este carro.

Eu tenho consciência que meu carro não está 100%. 100% é carro ZERO. Meu carro tem 19 anos de estrada. Para o que ele estava antes quando o peguei ele está mil vezes melhor, mas é um veículo antigo e não um veículo novo. O rapaz que fez o serviço que disse que ele ficou novo. Mas isso é para vender o peixe dele. O carro está conservado, por isso que peguei ele com este problema na injeção ciente que iria investir para corrigir o problema. Pesquisei sobre injeção eletrônica antes de comprar ele com o problema apresentado, e agora depois do serviço estou andando com ele tranquilamente. E pelos testes que já fiz depois do serviço ele ainda não morreu quando reduzo a velocidade.

Quando falo de adaptações, sabemos que no projeto de qualquer equipamento desenvolvido pela industria ( geladeira, ventilador, carro, computador, etc) as peças são fabricadas sob medida e o fabricante só recomenda substituição por outra de mesma referência, pois no projeto desenvolvidos por engenheiros, pesquisadores, etc, tal dispositivo foi desenvolvido para funcionar sob determinada condição. Na prática as adaptações são realizadas e trazem solução. Claro que não me refiro a qualquer adaptação, a qualquer "gambiarra". Me refiro em adaptações que são realizadas o mais próximo possível da realidade.

Eu gostaria de ter tempo e mais dinheiro sobrando para deixar o carro original. Mas não
é minha realidade.

A sonda de 4 fios colada no carro não é uma adaptação tão longe da realidade.

Tenho mesmo que pegar algumas dicas com o rapaz, e pergunto sobre o reparo elétrico, e o lance da programação. Posto aqui.

Vou aproveitar e posta uma dúvida agora mesmo:

Penso que está ligado agora a parte elétrica do carro, por isso irei procurar no tópico de elétrica. Mas vou adiantar aqui.

Sempre que chove e ligo o limpador de para brisa o carro quer morrer.
Mas isso apenas quando ligo o limpador de para brisa, e principalmente se for no
nível máximo.

Alguém tem uma dica?

Estou pensando algora em verificar a parte elétrica do carro.

O que acham?


Thiago Virtuauto
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Mensagem por Thiago Virtuauto »

Na verdade quando ligo o limpador de para brisa o carro sinaliza a luz de bateria no painel.

Então ou eu mantenho o limpador desligado ou em nível baixo.


Bange
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Mensagem por Bange »

Thigo, esse novo problema está ligado a aterramento ou fusível/alimentação...algum mau contato...tem que pesquisar...


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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Pessoal, quando comprei o Lepo ele tinha problema de morrer depois que andava por alguns kms. Revisei todo o sistema de injeção trocando o que foi possível e persistia o problema, mas deixei a bomba de combustivel para trocar por último. Dai a bomba parou de vez e troquei resolvendo assim essa questão.

O que revisei no sistema de injeção: Bobina (troquei), cabos e velas (trocados), distribuidor (troquei a embreagem e a tampa), sonda lambda (troquei por outro 1 via). No TBI além da limpeza troquei o kit de juntas e o sensor de posição da borboleta. Por último troquei a bomba de combustível.

Então quando alguém for comprar um Corsa EFI precisa ver logo de cara se o sistema de injeção está em dia, começando pela bomba de combustível. Trocado logo resolve boa parte dos problemas, dai sim é possível passar por outros itens como bobina, cabos e velas, distribuidor e todos os itens que compõem o TBI.

Abraços.


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