[TUTORIAL] - Troca de amortecedores do Corsa Classic

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LMM1973
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[TUTORIAL] - Troca de amortecedores do Corsa Classic

Mensagem por LMM1973 »

Introdução

Infelizmente, algumas fotos do tutorial do colega SPEED BOY sobre a troca da coluna da suspensão dianteira do corsa já não estão mais aparecendo. Como tive de fazer a troca dos amortecedores dianteiros e traseiros, resolvi fazer um tutorial mais completo e com fotos também.

Resumo

Este tutorial aborda a troca dos amortecedores da suspensão dianteira e traseira do corsa sedan modelo antigo.

Procedimento

Suspensão dianteira:

1) Comecei desligando o borne negativo da bateria, não só como medida de precaução, mas também devido à instalação do alarme no carro. Quando o capô fica aberto, a luz de cortesia do porta-malas fica acesa (mesmo com o porta-malas fechado);
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Figura 1: O borne negativo da bateria foi desligado.

2) Afrouxei os parafusos das rodas dianteiras e levantei a dianteira do carro com dois macacos hidráulicos (um em cada lado) e calcei-o com cavaletes, conforme a figura 2;
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Figura 2: Os cavaletes suspendendo a parte dianteira do carro.

3) Com os macacos já liberados, removi as rodas/pneus e levantei de leve a coluna da suspensão no lado que trocaria primeiro o amortecedor conforme a figura 3, usando o macaco com a lança debaixo do disco de freio.
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Figura 3: Macaco suspendendo a coluna da suspensão.

4) Nessa posição, afrouxei os parafusos indicados com setas na figura 3. Eles foram colocados na posição errada pela pessoa que mexeu na última vez (não fui eu). Eles devem entrar pelo lado da pinça e as porcas pelo lado oposto.


5) Agora afrouxei e retirei os parafusos "A" mostrados na figura 4;
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Figura 4: Os parafusos do topo da torre do amortecedor.

6) Baixei o macaco e a coluna da suspensão saiu suavemente de seu alojamento superior na carroceria;


7) Removi os parafusos "A" mostrados na figura 5;
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Figura 5: removendo os parafusos do pé do amortecedor.

8 ) A coluna da suspensão saiu conforme a figura 6;
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Figura 6: a coluna completamente removida.

9) A figura 7 mostra em primeiro plano a coluna de suspensão velha ainda montada, em segundo plano o amortecedor novo (a gás, como o antigo) e em terceiro plano um par de encolhedores de mola universais da RAVEN, comprados na DIMAF (https://www.dimafferramentas.com.br);
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Figura 7: Os amortecedores e o encolhedor de molas.

10) Em seguida, a coluna de suspensão foi colocada na morsa de bancada e a mola foi encolhida com o uso dos encolhedores de mola conforme a figura 8;
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Figura 8: O encolhedor em uso na morsa.

11) Eu não recomendo estes encolhedores de mola universais da Raven para uso nas molas do corsa. Como pode ser visto no círculo em vermelho da figura 9, eles não têm um encaixe perfeito. Dá até medo no processo de compressão da mola. Mas funcionaram comigo e sem acidentes;
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Figura 9: Detalhe do encaixe ruim do encolhedor de molas.

12) Após o encolhimento necessário para que a mola deixasse de pressionar o prato superior (suporte do assento da mola), a porca no topo do amortecedor foi removida. A figura 10 mostra as ferramentas posicionadas para a tarefa. É imprescindível que a mola seja encolhida até que não pressione mais as peças no topo do amortecedor, evitando-se assim, acidentes.
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Figura 10: Removendo a porca no topo do amortecedor.

13) A figura 11 mostra as peças da coluna colocadas na sequência de montagem. “A” é a mola da suspensão, “B” é o batente do amortecedor, “C” é o defletor do amortecedor, “D” é o batente do rolamento axial, “E” é o suporte do assento da mola, “F” é o espaçador do rolamento axial, “G” é o rolamento axial (com o prato) e “H” é o anel isolador da mola.
O batente do rolamento axial, o suporte do assento da mola, o espaçador do rolamento axial e o anel isolador da mola foram limpos com água e sabão para um perfeito assentamento entre as peças. Os rolamentos axiais foram trocados por novos, pois os que estavam no carro – apesar de não estarem com folga – já estavam contaminados com areia por dentro. O defletor do amortecedor foi lavado por dentro para remoção de detritos. O primeiro e o último elo da mola foram limpos com um pano úmido, também com o objetivo de dar bom assentamento entre as peças. Os batentes dos amortecedores foram substituídos por novos (o do lado esquerdo estava despedaçado conforme visto na figura 11 e o do lado direito do carro desintegrou-se sem deixar vestígios). De qualquer modo, eles devem ser trocados junto com os amortecedores.
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Figura 11: As peças da coluna da suspensão com a sequência de montagem.

14) Por fim, o conjunto foi montado na sequência inversa da desmontagem. ATENÇÃO: a figura 12 mostra a marca que vem no prato do rolamento axial. Esta marca que vem alinhada com um furo do prato precisa ficar a 180 graus de deslocamento em relação ao flange do pé do amortecedor aonde vão aqueles dois parafusos da figura 3. Se não colocar deste jeito, comprometerá a vida do rolamento além de o carro provavelmente ter dirigibilidade ruim. Talvez, nem dê geometria.
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Figura 12: Detalhe mostrando a marca de alinhamento no rolamento axial.

15) Na colocação no veículo usei, mais uma vez, o artifício do macaco hidráulico: encaixei o amortecedor na parte de baixo e coloquei os dois parafusos (sem apertá-los). Então, levantei o conjunto com o macaco apoiado embaixo do disco de freio, como na figura 3, bem devagar e mirando o amortecedor para que o topo dele entrasse nos alojamentos da figura 13. Dali em diante é só apertar os parafusos, baixar e retirar o macaco, recolocar as rodas subir o carro nos macacos hidráulicos, retirar os cavaletes e descê-lo no chão.
É imprescindível realizar a subsequente convergência/divergência em loja específica. Bom aproveitar também a ocasião para verificar câmber e cáster.

A suspensão traseira:
1) Desliguei a bateria pelos motivos já mencionados. Suspendi a traseira do carro apoiando dois macacos hidráulicos no eixo traseiro cada um bem próximo de cada extremidade, para evitar empenamento do eixo;

2) O carro foi calçado em cavaletes liberando os macacos hidráulicos;

3) Por dentro do porta-malas, retirei a cobertura (de borracha) do amortecedor denominada "C", conforme a figura 14;
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Figura 14: Por dentro do porta-malas.

4) É importantíssimo executar a troca dos amortecedores traseiros UM DE CADA VEZ, a não ser que se deseje também trocar as molas da suspensão traseira. Então, só comece a troca do outro amortecedor depois de terminar todo o procedimento de trocar o primeiro;
Continuando, coloquei um macaco hidráulico debaixo da extremidade do eixo traseiro no lado do amortecedor a ser trocado, conforme a figura 15. Levantei o eixo até que a CARROCERIA subisse alguns milímetros no referido lado, de modo a criar uma pequena folga nas peças circuladas na figura 14. Dentro do porta-malas, soltei a porca no topo do amortecedor (circulado em vermelho na figura 14);
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Figura 15: Comprimindo levemente o amortecedor para afrouxar a porca do topo.

5) Então afrouxei o parafuso no pé do amortecedor, mostrado na figura 16 e denominado "Z". A porca quadrada que atarracha neste parafuso não deve ser girada, pois é soldada no eixo traseiro;
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Figura 16: O parafuso do pé do amortecedor traseiro.

6) Baixei o macaco hidráulico e o amortecedor saiu na parte de cima, conforme a figura 17. Removi o parafuso "Z" da figura 16, no pé do amortecedor e o amortecedor saiu do carro. Corsas mais antigos que foram equipados com ABS, talvez seja necessário soltar a mola da válvula equalizadora antes de baixar o macaco com o eixo traseiro.
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Figura 17: Soltando o topo do amortecedor traseiro.

7) A figura 18 mostra as peças novas que foram colocadas. A peça de poliuretano “M” veio duplicada. A bucha de borracha que tem um anel de plástico de cor clara “N”, é colocada com o anel plástico para cima. O espaçador do batente do amortecedor (um tubinho metálico não mostrado na foto) foi aproveitado na nova bucha “N”. A bucha “R” vai por dentro do porta-malas enquanto que “N” é colocada por baixo do carro, no eixo do amortecedor.
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Figura 18: As peças novas da suspensão traseira.

8 ) A colocação do amortecedor eu comecei pelo parafuso da figura 16, sem apertá-lo ainda. Em seguida, voltei a subir o macaco hidráulico guiando com a mão o amortecedor para que sua ponta superior passasse no furo da carroceria. Coloquei a bucha “R” da figura anterior por dentro do porta-malas, seguida pelo retentor do batente do amortecedor (a plaquinha metálica redonda que é apertada pela porca no topo do amortecedor) e a porca.
9) Apertei o parafuso "Z" da figura 16 (no pé do amortecedor) e baixei macaco hidráulico. Coloquei de volta a roda. Agora basta fazer o mesmo procedimento no lado oposto e terminar removendo os cavaletes para repor o carro no chão.


Não serão respondidas por mim neste tópico dúvidas sobre:
- Suspensões especiais;
- pick-up corsa (especificamente a suspensão traseira);
- diferenças específicas de suspensão entre modelos de corsa que não sejam o sedan;
- rebaixamento de suspensão;
- assuntos não correlatos ao tópico.

Agradeço a compreensão e sucesso a todos que se aventurarem no "faça você mesmo".
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Mensagem por LMM1973 »

Adendo

RELAÇÃO DE TORQUES DE APERTO (colocação)

- porca removida na figura 10: 55N.m (41lbf.pé)
- porcas mostradas na figura 4: 30 N.m (22lbf.pé)
- parafusos com porcas mostrados na figura 3 e 5: 50 N.m (37 lbf.pé) e depois 90 N.m (66 lbf.pé) + 45 a 60 graus
- parafuso mostrado na figura 16: 70 N.m (52 lbf.pé)
- porca mostrada na figura 14: 20 N.m (15 lbf.pé)

ERRATA:

OS PARAFUSOS COM PORCAS MOSTRADOS NA FIGURA 3 SÃO REALMENTE COLOCADOS PELO LADO OPOSTO AO DA PINÇA, CONFORME ESTÁ NA FIGURA. Fui induzido ao erro no tutorial por causa da incoerência que existe entre o catálogo de peças e o manual de reparações. No catálogo de peças, o parafuso entra pelo lado da pinça, mas o manual de reparações alerta enfaticamente para a colocação como está na foto 3.
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Mensagem por SemControle »

ia falar dos parafusos da foto 3...
mas o encolhedor pode sofrer um ajuste q fica show
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Mensagem por LMM1973 »

Talvez, mas eu não consegui ajustar o encolhedor de molas para encaixar melhor. Depois eu vi que mais gente já postou tutorial sobre a suspensão dianteira. Se tivesse visto antes, teria colocado o tutorial apenas sobre a suspensão traseira. Agora é tarde...
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Mensagem por awaked »

LMM1973, informação sempre é bom! Belo trabalho.

Só tenho ressalva quanto a apoiar o disco com macaco, pode empenar, tem que ter cuidado pra evitar esse problema É que quando levanta um lado o carro acaba se deslocando lateralmente alguns centímetros, e aí mora o perigo.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

se realmente for necessário fazer o levantamento ali apoiado no disco, levante pela bandeja da suspensão....sempre q fiz algo no meu, nunca me lembro dessa necessidade....
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Mensagem por lulaf »

Alguns levam como mito, mas eu gosto de acionar manualmente os amortecedores antes de colocá-los no carro, levantando e abaixando eles algumas vezes.
Bom tutorial.
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Mensagem por LMM1973 »

awaked:

O veículo não foi suspendido com o macaco apoiado no disco. O que foi suspendido foi apenas a coluna da suspensão + braço de suspensão. É muito pouco peso para empenar um disco metálico bastante espesso. De qualquer forma, o procedimento de elevar a coluna da suspensão apoiando o macaco hidráulico no disco provavelmente deixaria os engenheiros da GM de cabelos em pé. Não é um "procedimento técnico".
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Mensagem por LMM1973 »

lulaf,
O procedimento que você descreveu é o "escorvamento" do amortecedor. Ele foi feito nos 4 amortecedores antes da colocação. Eu é que não mencionei no tutorial, pelo fato de ele não ser exclusivo para os amortecedores de corsa. O objetivo do escorvamento é espalhar o óleo dentro do amortecedor que foi armazenado parado por um tempo razoável antes da venda ao consumidor/mecânico. Mas realmente eu poderia ter descrito este detalhe. Foi falha minha.
awaked
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Mensagem por awaked »

LMM1973, falha nada o tutorial está bom, fica só a observação para escorvar os amortecedores.

Eu também comentei do disco mais pela observação, infelizmente algumas pessoas passam os olhos nas fotos e saem fazendo. Acredito que vale o comentário no sentido de alerta, quando lerem pode ser tarde demais, mas fica claro o "aviso". Coisas de fórum, kkk.
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