[DÚVIDA] - Adaptar Motor 1.6 MPFI a Etanol. Vale a pena?

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brunomicheletto
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Mensagem por brunomicheletto »

overspeed escreveu:Rorion...vc roda a mais de 4 anos a alcool kkkk posso procurar aonde esta o arquivo e ver a data... mas eu acho que tem pelo menos uns 5 pra 6 anos hehehe

Over ainda tem chips a alcool para vender? se tiver vc tem o do corsa wagon 1.6 16v 99 ?


overspeed
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Mensagem por overspeed »

tenho sim... esse usa um PLCC vc precisa mandar soquetar o modulo...

me manda MP que tratamos dos detalhes


brunomicheletto
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Mensagem por brunomicheletto »

overspeed escreveu:tenho sim... esse usa um PLCC vc precisa mandar soquetar o modulo...

me manda MP que tratamos dos detalhes

Overspeed te mandei uma mp da uma olhada depois....


lulaf
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Mensagem por lulaf »

O pessoal só quer saber da economia, mas esquece que o álcool misturado na gasolina é o álcool anidro e o álcool da bomba é o hidratado, leva água.
Aí põe o chip, esquece que nos motores originais à álcool as peças tem um tratamento diferente, cromadas até, e comprometem bomba, pistões, válvulas e a longo prazo se arrependem.
Mas como é do gosto de cada um............
Lembrando que no álcool, nunca irão ter a mesma autonomia da gasolina, o tanque vai durar menos kms.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Esse negócio de peças preparadas para álcool é a maior balela. Na época dos carburadores, estes sim precisavam de tratamento para resistir a corrosão. As cubas eram niqueladas, mas com o tempo, nem mesmo esse material resistia a água. Mas isso é coisa de 20 anos de uso. O coletor de admissão tb muda, pois precisa de uma resistência elétrica ou circulação de água quente, especialmente na fase fria do motor, para que o álcool não se liquefizesse ao passar pelo coletor gelado.
Pistões, válvulas... eram do mesmo material que os usados no motor gasolina.

Nos motores injetados, a única peça que sofre é a bomba de combustível, por ficar imersa no álcool com água. As bombas de combustível álcool/flex possuem pás em plástico, enquanto as bombas gasolina possuem pás em metal. Os bicos devem ser trocados apenas por não terem vazão suficiente para manter a mistura álcool/ar ideal (o bico do motor gasolina injeta menos combustível que seu similar álcool).

Sem delongar muito, para quem quiser converter seu motor gasolina para álcool, se não mexer na taxa de compressão, mantém as velas originais do motor gasolina. Se aumentar a taxa de compressão, obrigatoriamente troque as velas por outra com grau térmico maior (mais frias).
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lulaf
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Mensagem por lulaf »

José Leal, concordo em partes, mas você mesmo citou a troca da bomba, bicos, falou que o bico injeta mais álcool que o a gasolina, enfim, você também sabe que existem os contras ao simplesmente colocar o chip.
É a mesma coisa que instalar gnv pensando que é só colocar e tu tá bem. Existem cuidados a serem tomados.
Eu ja vi im motor aberto convertido somente com o chip e vi o desgaste que não ocorreria com o combustível original, e já vi também a diferença de um motor com e sem gnv aberto.
Eu uso gnv e sei dos riscos e dos benefícios, mas sempre falo da parte ruim quando alguém pergunta se vale a pena.
O chip somente vai do gosto de cada um, não digo pra não colocar, mas pra fazer direito e quando for vender o carro falar disso para o novo dono.
:)
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

No Vectra que tive, 2.2 16V, primeiramente coloquei somente os bicos do motor 2.4 16V flexpower. Rodei quase um ano nessa configuração, trocando somente a bomba de combustível. Tive que abrir o motor para retifica-lo (primeiramente troca de retentores de válvulas, depois retífica do bloco por ovalização dos cilindros) e os pistões e válvulas estavam íntegras.

Sobre a troca simplesmente do chip, o que acontece é que os bicos originais gasolina, em altas rotações, já trabalham quase no limite de injeção. Como o álcool precisa de uns 30% a mais no volume de injeção, colocar somente o chip é pedir para rodar pobre em alta. E como sabemos, é extremamente perigoso para o motor rodar pobre.

De GNV, eu não sei como é o funcionamento, pois nunca tive um carro movido a esse combustível. O mais próximo que cheguei de um carro movido a gás, foi um Fusca com GLP e rodogás em cima do carburador.
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lulaf
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Mensagem por lulaf »

O meu primo uma vez adiantou somente o ponto, trocou os bicos e também usou álcool por um tempo, mas depois retornou para a gasolina, porque ele roda muito pouco e resolveu não dar continuidade no álcool.
Ficou legal, só incomodava um pouco na hora de ligar porque o ponto tava adiantado.

Quanto aos motores com GNV eu tive que trocar minha junta por causa de aquecimento e os pistões ficam mais pretos que o normal.
Realmente com o GNV tem que se ter mais trato no motor, senão baba....

O que é esse sistema do Fusca que você citou? Nunca ouvi falar, eheheheh
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

nem queira ouvir......
em SP na decada de 80 era comum ver carro explodindo com botijao de gas de cozinha "instalado"....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


lulaf
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Mensagem por lulaf »

SemControle escreveu:nem queira ouvir......
em SP na decada de 80 era comum ver carro explodindo com botijao de gas de cozinha "instalado"....
KKKKKKKKKKKKK
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