[Tutorial] Câmbio motor FII em motor FI

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Ewerton
:: Millennium ::
Mensagens: 162
Registrado em: Segunda-feira 09 2004f Fevereiro 2004 10:11:13 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Tutorial] Câmbio motor FII em motor FI

Mensagem por Ewerton »

Pessoas, vou deixar aqui um tutorialzinho, infelizmente sem fotos pois esqueci de tirar no meio da bagunça toda, de como botar um cambio f18, f20 de vectra/kadett/astra/calibra/monza num motor f1 1.0-1.8.


No meu caso foi um cambio de calibra então a primeira coisa a se atentar são as estrias do eixo piloto, e dai é necessário um disco de embreagem com as estrias corretas pro eixo. Pro cambio do calibra são 24 estrias e dai mandei fazer o disco na displatec (eu já tinha um kit displatec, só mantive o plato).

O próximo passo é comprar os semieixos (com homocinéticas) da caixa mesmo ou de qualquer outro carro desses. Só não pode comprar o semieixo maior do calibra e alguns vectras, q é articulado e dai n tem um lugar no bloco pra prender o suporte do semieixo. Então o semieixo menor montado com as homocinéticas é do mesmo tamanho e o do outro lado é um pouquinho maior e aí precisa de um bom torneiro. O q eu fiz aqui foi o seguinte, medi ambos (o semieixo maior do corsa e vectra montados), com curso e sem curso da homocinetica da caixa de marcha e tirei o necessário na outra ponta do semieixo (q vai na homocinética da roda), foi +- 5cm. O lance de tirar desta ponta é q a mesma é mais grossa, não sendo necessário preencher de solda para fazer as estrias.

Na suspensão precisa de novos cubos (vectra/kadett) pra encaixar na ponta das homocineticas direitin. O q o dono antigo dessa caixa me recomendou era usar o rolamento do passat velho, só q o mesmo é 2mm maior no diametro. Então precisa mandar abrir o buraco da manga do eixo pra encaixar. Dependendo do serviço, vai precisar ou não de travas de rolamento maiores.
Outra coisa mto importante é q o cubo também precisa ser torneado, bem na face de contato entre o cubo e a manga. Eu queria ter tirado fotos de como foi este serviço, mas é bem simples. O q tem q ser feito é dar um passe na borda mais exterior da base daquele cilindro q entra no rolamento. Se isso não for feito, na hora de prensar o cubo vai travar tudo.

Na hora de botar no lugar, o suporte traseiro da caixa não encaixa pq na caixa tem 3 furos pra prender o suporte correto. Use uma serrinha para cortar um pedaço da borda desse furo do meio para q o suporte do corsa encaixe perfeito, usando somente 2 furos, como na caixa original. Outro problema é q a flange q veda a entrada da homocinetica do lado do motor tem uns 6 parafusos, e 1 deles pode pegar ou não no carter, dependendo do tipo do carter. O do meu carro pegou, então eu serrei um pedaçinho da borda dele para abrir espaço. O ideal é botar a caixa no lugar, sem encaixar toda pra ver aonde ta pegando para fazer o ajuste necessário.
Fora isso tb precisa centralizar bem o disco pq no meu caso, devido ao eixo piloto, o encaixe dele ficou bem grande no disco o q impossibilitou o uso de molas. Então o disco n tem jogo nenhum ali dentro e se estiver mal centralizado a caixa não vai encaixar toda. Isso dá um poquinho de trabalho, tirar e botar a caixa no lugar umas 2, 3 vezes é normal hehehe.


Alguns vão perguntar o pq disso... É o seguinte, se for ver o mercado de peças pra cambio, não se acha nada pra corsa. E mesmo se achar é tudo um absurdo de caro ou peças importadas da argentina, como um diferencial. Por aqui é possível mandar fazer todas as engrenagens forjadas e tal, só q por um preço absurdo... vai R$ 5000,00 facilmente nessa brincadeira e mesmo assim n é garantia de um cambio resistente. Então a melhor solução pra segurança, no ponto de vista custo/benefício, pra mim é essa. Sem contar que tb reforça outro ponto importante da transmissão q são as homocinéticas. E na brincadeira ai, dependendo do custo das peças, não se gasta nem R$ 1000,00.


:)
Corsa GSi Turbo - 333hp @ 7300rpm 1,2bar
Calixto
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 18 2009f Maio 2009 10:18:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Calixto »

Muito legal...já tive carro turbo e tenho vontade de montar um corsinha um dia, mas eu me questionava justamente em relação à caixa matar o desempenho do carro. Um cambio Fam. II resolve bem esse problema.

E com essas dicas facilitou mais ainda.
Obrigado e um abraço
ex GL 1.4 95
ex Pickup GL 96
ex Wind 2p 00

Atual Classic VHC04
Imagem
michelnishino
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Sexta-feira 06 2011f Maio 2011 01:55:02 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por michelnishino »

Ewerton, tem msn , preciso tirar umas duvidas...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

michelnishino escreveu:Ewerton, tem msn , preciso tirar umas duvidas...
msn nao sei, mas parece q é mais facil email....
da uma olhada no blog dele se encontra
http://spartaepa.blogspot.com/

se nao achar, da uma revirada em preparacao, dentro de mecanica, pelo menos email ele ja deixou e disse q é uma forma mais rapida de falar com ele....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Ewerton
:: Millennium ::
Mensagens: 162
Registrado em: Segunda-feira 09 2004f Fevereiro 2004 10:11:13 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ewerton »

eta nem eu sabia q eu tinha blog! :D

Um amigo meu me perguntou sobre isso esses dias dai tive q vir aqui pra matar umas dúvidas! rsrsrs qi piada né. Pode falar ae Michel!
Corsa GSi Turbo - 333hp @ 7300rpm 1,2bar
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu até confundi
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
michelnishino
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Sexta-feira 06 2011f Maio 2011 01:55:02 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por michelnishino »

Ewerton , voce tem email ou msn/skype ae???
michelnishino
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Sexta-feira 06 2011f Maio 2011 01:55:02 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por michelnishino »

Ewerton, fechei com um cara pra buscar domingo o cambio do calibra,eu li umas 20x o tutorial...mas o treco me parece cada vez mais complicado..rs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”