Outubro de 2003 - Revista Quatro Rodas - Número 519
- Wilson
- :: Administrador ::
- Mensagens: 2729
- Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
- Ano de fabricação: 1996
Outubro de 2003 - Revista Quatro Rodas - Número 519
Ela veio para brigar
Cabine maior, mais capacidade de carga e três anos de garantia para motor e câmbio
são os principais argumentos da picape para enfrentar a concorrência
Por Adriano Griecco
Fotos: Ricardo Rollo
Desde o lançamento do novo Corsa, em abril do ano passado, os picapeiros de plantão aguardavam a versão utilitária do compacto. Nesse quase um ano e
meio entre desenvolvimento e apresentação -- a Strada veio sete meses depois do Palio -- chegou-se a cogitar que a Montana não seria derivada do Corsa
mas sim do Celta. A demora, segundo a fábrica, não está relacionada a problemas durante o projeto, porém ao calendário de lançamentos da GM. É bom
lembrar que entre a chegada dos dois modelos ela ainda lançou a Meriva, também derivada do Corsa, e o novo Astra.
Pelas fotos já dá para imaginar que a missão da Montana é se aproximar da Strada -- e se possível ultrapassá-la. Vale adiantar que não haverá versões
com cabine estendida. Segundo a GM o conceito "Max Cab", adotado na Montana, tem a melhor relação entre capacidade de carga e espaço interno, graças à
maior distância entre-eixos: são 2,71 metros contra 2,48 na picape Corsa. No total, a nova picape é 37 centímetros maior que a antecessora.
De fato a cabine é espaçosa e até os mais altos não têm problemas para achar a posição ideal ao volante -- os bancos têm regulagem de altura na versão
Off Road. Quanto àquele espacinho atrás dos bancos, saiba que ele é mais que suficiente para levar uma mochila ou pequenas caixas. Mas nada comparável
ao espaço da Strada com cabine estendida. Ainda no interior, o visual e o acabamento seguem o padrão da família Corsa, com predominância de plástico
cinza e pequenas falhas de acabamento, percebidas no encaixe de algumas peças do painel.
Se por dentro ela lembra o Corsa, externamente essa afirmação só é válida se a picape estiver de frente. E apenas na versão básica, que leva o mesmo
pára-choque do hatch. As linhas da Montana foram um dos últimos trabalhos de David Rand, ex-diretor de design da GM Brasil e que agora ocupa o cargo
de diretor do departamento de estilo da marca, na matriz, em Detroit. Responsável pelo design de Corsa, Corsa Sedan e Meriva, ele teria deixado o
projeto pronto, ficando a cargo de Carlos Barba, o atual chefe do departamento, os acertos finais.
Entenda-se aí os adereços estéticos, como os detalhes da versão Off Road. Nela, o pára-choque dianteiro tem um quebra-mato que sustenta dois faróis de
neblina. O conjunto óptico recebeu uma máscara preta, que acompanha o formato dos refletores.
E, a exemplo do que acontece na Strada Adventure, a Montana tem protetores plásticos nos pára-lamas e estribos laterais. Na tampa traseira, a
influência veio de outro fabricante. Em vez do tradicional Chevrolet por extenso, como é na S10, a Montana ostenta o logotipo da marca, assim como a
Saveiro. Novidade mesmo são as lanternas com dois círculos -- no mais alto ficam a lanterna e a luz de freio e no outro a luz de ré e as luzes
indicadoras de direção --, o "step side", uma espécie de degrau próximo ao pára-lama traseiro, a exatos 55 centímetros de altura do solo, e o
santantônio, que fica acoplado na caçamba.Eis aí um dos pontos fortes do veículo. Entre as picapes pequenas, a Montana é a que tem maior capacidade de
carga, levando até 735 quilos. São 35 quilos a mais que uma Courier e que uma Saveiro 1.6 e 30 a mais que uma Strada 1.8 cabine simples.
Mas a Montana fica devendo o protetor plástico da caçamba, que é vendido em concessionária por 500 reais. Na Saveiro e na Strada o item é de série. A
Montana vem apenas com o motor 1,8 litro Flexpower, que trabalha tanto com álcool (109 cavalos) como com gasolina (105 cavalos). A opção por utilizar
apenas esse motor se justifica pela confiança depositada pela GM na tecnologia bicombustível, a exemplo do que já aconteceu com o Corsa. Em relação ao
irmão, a Montana tem alterações na relação de diferencial, que passou de 3,94:1 para 4,19:1. Tal mudança tem como objetivo prover a picape de mais
força quando carregada.
Ao volante -- e com a caçamba vazia --, a impressão é a de que se está dirigindo um Corsa. Prova disso está na proximidade dos números de desempenho.
Comparando a aceleração de 0 a 100 km/h com o Corsa Flexpower, medido em julho deste ano, a vantagem para o hatch é de apenas sete décimos – a Montana
realizou o teste em 12,3 segundos. Na máxima, a barreira aerodinâmica causada pelo quebra-mato e pelo santantônio impediu que a picape fosse além dos
164 km/h, 7 km/h mais lenta que o irmão.
Na hora de fazer curvas, a diferença em relação ao Corsa também é pequena. Na dianteira, a GM manteve o conjunto McPherson, utilizando apenas uma
calibragem mais rígida de molas e amortecedores, tendo em vista a vocação trabalhadora da Montana. Na traseira, mais requisitada na hora de
transportar carga, a marca utilizou uma viga de torção com molas helicoidais.
E o esforço para tornar a picape competitiva não se restringiu à área técnica. Também o pessoal de pós-venda foi envolvido. Quem comprar a Montana
terá garantia de fábrica de um ano sem limite de quilometragem e mais dois anos (além do primeiro) de garantia para motor, câmbio e todos os sistemas
elétricos envolvidos nesses dois componentes. E a garantia é exclusiva à picape. Mas para ter direito a ela o cliente deverá fazer revisões --
gratuitas -- de seis em seis meses nas concessionárias da marca
A dianteira tem os traços do Corsa
As lanternas traseiras inauguram a moda dos círculos na marca e a posição e o tamanho do logo lembram a Saveiro.
Batizado de "Step Side", o degrau ajuda um bocado o acesso à caçamba.
A caçamba é a maior da categoria, com volume de 1143 litros e pode levar até 735 quilos.
Com 105 cavalos, o 1.8 Flexpower é a única opção de motor.
A foto do interior poderia ter sido tirada em um Corsa.
Ficha Técnica
Números do teste
Gostou? É a Montana Sport.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 1041 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 0 Respostas
- 646 Exibições
-
Última mensagem por oapallamin
-
- 1 Respostas
- 1027 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 0 Respostas
- 891 Exibições
-
Última mensagem por oapallamin
-
- 2 Respostas
- 1025 Exibições
-
Última mensagem por oapallamin
-
- 9 Respostas
- 1041 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 2422 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 2540 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 1651 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 3 Respostas
- 1248 Exibições
-
Última mensagem por Manfio