[TUTORIAL] - INSTALAÇÃO DO TID no CORSA B

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
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lllllllllllllllllll
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[TUTORIAL] - INSTALAÇÃO DO TID no CORSA B

Mensagem por lllllllllllllllllll »

§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§ TÓPICO EM MANUTENÇÃO §§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Para os Corsas B (o modelo antigo) que não têm de fábrica o TID (Triple Information Display) traduzindo: Display de Tripla Informação que exibe Data, Hora e a Temperatura do ar (do ambiente externo)

Os chicotes(fios com conectores) originais de fábrica, (ficam escondidos) podem ser encontrados nos antigos Corsas 1994 até 2008 (e alguns 2009):

Exemplo de Classic 2007 que já veio com os chicotes (escondidos):
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TID:
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TID (visto por trás):
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TID encaixado na cobertura plástica original e o sensor de temperatura do ar externo do carro:
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Código CEPCHEV GM da Cobertura do TID(90478015)
repare nas duas borrachinhas pretas que evitam a o TID "tremer" após instalado sobre o painel:
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Veja a foto do Painel do Novo Classic 2013:

Apesar deste carro trazer AirBag duplo de fábrica, ele não vem com os famosos chicotes de TID ou do "TIDão"(usado em Corsa C(modelo novo) ou em até em alguns carros como Vectra, Astra e Meriva)

Na foto já foi retirada a "saboneteira", que, no lugar dela, encaixa-se o TID, TIDão, MID ou GID (mas estes serão vistos em outros Tutoriais)
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O chicote do TID pode estar por trás do rádio:
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TID instalado sem o sensor de temperatura (por issso ainda não aparece a temperatura) e sem o velho rádio orginal GM(por isso não aparece a DATA ao centro com o rádio ou DVD ligado):
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Agora com o sensor já conectado no chicote atrás do parachoque:
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Personalização do TID com LEDs brancos:
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Para os carros apartir de 2009 ou que tiveram seus chicotes arrancados:

Como ligar o TID do antigo Corsa B (ou Classics)

Fios:
Vermelho: +12v direto
Preto: + 12v pós-chave
Marrom: negativo (terra)
Azul: Sensor de temperatura do ar externo
Azul com branco: Sensor de temperatura do ar externo
Cinza/verde: Pós lanterna

Esta é a ligação do TID sem radio original



ESTA É A SEQUENCIA DE LIGAÇÃO DO TID DO CORSA B
Toretto
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Mensagem por Toretto »

grande leonel!!!

blza!!
cara as fotos ficaram show , seu painel todo vermelho é maneiro!!!
mais tipo , se der , tu pode colocar ai o esquema dos fios e de onde eles estao, pq ai agente pode montar um tutorial para os amigos do Corsa Clube!!!

parabens pela sua iniciativa ainda mais do teu estagio pre-operatorio, imagino como vc deve estar nervoso!!!!

boa sorte ai na sua operação e monta ai o esquema com as cores dos fios, da onde vc pegou, essas coisas para gente bolar um tuto para o povo!!!!!

abraços!
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Mensagem por Toretto »

Toretto escreveu:grande leonel!!!

blza!!
cara as fotos ficaram show , seu painel todo vermelho é maneiro!!!
mais tipo , se der , tu pode colocar ai o esquema dos fios e de onde eles estao, pq ai agente pode montar um tutorial para os amigos do Corsa Clube!!!

parabens pela sua iniciativa ainda mais do teu estagio pre-operatorio, imagino como vc deve estar nervoso!!!!

boa sorte ai na sua operação e monta ai o esquema com as cores dos fios, da onde vc pegou, essas coisas para gente bolar um tuto para o povo!!!!!

abraços!
uma foto daonde estao os fios,so para ficar mais claro!!!
abraços
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Mensagem por Lucas/RS »

Ficou muito bom !!!
Gostei da sua preocupação com a identificação da fiação. Por incrível que pareça, são poucos que tem este cuidado.
Por isso há vários tópicos sobre curto-circuitos, queima de chicotes, etc.

É uma pena seu carro não ter ao menos ar-quente. O meu não tem quase nada(nem desembaçador traseiro, nem controles internos dos retrovisores, nem limpador traseiro, e muito menos vidros e travas elétricas). A única coisa que possui é ar-quente !!!
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Lucas
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Mensagem por lllllllllllllllllll »

Fala Lucas meu velho, pois é vi muito tópico com instalação de tid, mas eu me preocupo muito com integridade física da fiação do meu corsa, pois tenho ele desde 0KM e tudo foi instalado por mim mesmo para você ter uma idéia na instalação dos faróis de milha eu usei fios de 4MM para não ter problemas e tudo isto dentro de conduite próprio para carro então quando fui instalar meu tid não poderia ser diferente optei por um fio com dupla isolação para ter mais segurança.
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milenium02
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Mensagem por milenium02 »

lllllllllllllllllll escreveu:Como ligar o tid do corsa
Vermelho: +12v direto
Vermelho: +12v direto
Preto: + 12v pós-chave
Marrom: negativo (terra)
Azul: Sensor
Azul com branco: Sensor
Esta ligação de tid sem radio
Isto e para quem for usar sem radio original

Comprei um TID quero testar ele antes de instalar no carro. Posso ligar nos +12V da fonte de um PC? Ligo e vermelho e o preto (pos-chave) juntos no +12V, é isso???

Para testar a diminuição de intensidade quando aciona os faróis, tenho que ligar o "pós-lanterna" no +12V ou no terra???
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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Senhores,

Tópico devidamente movido para a seção correta e fixado.

Uma excelente explicação do nosso amigo Leonel, que por algum motivo desconhecido sumiu do fórum.

Mesmo assim, não poderíamos deixar este material perdido, afinal é sempre uma contribuição que ajuda muitos membros.

Abraços!

Sousaman
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Mensagem por will.i.am5808 »

trampo de 1ª!!! Parabéns
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victorcpaes
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Mensagem por victorcpaes »

Boa Noite ,

da onde vc pego o positivo e o positivo pos chave?

dessa caixa?

sendo preto indica que é pos chave?


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victorcpaes
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Mensagem por victorcpaes »

nossa agora que li direito .... desculpa ai ...
montei o chicote ja e vou montar ele hoje se der tempo , testei direto na bateria e ta tudo ok com o tid.
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