[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Por incrível que pareça num tinha visto esse tópico ainda.......

Muito legal!!!!!! :D


junior45
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 03 2007f Novembro 2007 02:13:06 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por junior45 »

Olá amigos! Sou novo no forum, ja tive 2 corsas GLS 1.6 - Um hatch e outro Sedan, e agora vou comprar um hatch 1.4 Econoflex.
Gostaria de saber se estes motores Flex, por trabalharem com uma taxa de compressão bem mais alta que os normais a gasolina exigem óleos com especificações diferentes, trocas em intervalos menores, e se costumam ter durabilidade igual ou menor que os motores convencionais.
Abraço a todos!


Walter Covos
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 28 2007f Novembro 2007 09:11:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Walter Covos »

[quote="fkddd"]Olá! Estou com um Corsa Hatch 2006 1.0 e tá chegando a hora da primeira troca de óleo do bixin...
Olhando no manual, a GM recomenda óleo de especificação API-SJ ou superior e viscosidade SAE-5W30, 15W40, 20W40 e 20W50.

Bom, fui atrás de óleos com essas características... achei esses:

[u]HAVOLINE[/u]
Havoline Energy SAE-5W30

[u]BR[/u]
Lubrax Tecno SAE-15W40

[u]CASTROL[/u]
Castrol GTX SAE-20W50
Castrol GTX Special SAE-20W50
Castrol GTX Compact SAE-15W40

[u]MOBIL[/u]
Mobil Super SAE-20W50
Mobil Super XHP SAE-15W40

[u]BARDHAL[/u]
Promax SL Max SAE-20W50

PS: TODOS os óleos são de especificação [b]API-SL[/b] :)

Gostaria de conselhos de qual desses óleos utilizar, visando a qualidade, durabilidade, lubrificação e :!: preço :!: ... Alguém usa e recomenda algum desses óleos? Ou teve alguma experiencia negativa com alguma marca?
Não reparei na dada do tópico, mas utilizei um tópico começado (usando a pesquisa) para postar minha dúvida, espero que alguém veja :D

Mto obrigado![/quote]

Corsários:

Acabo de comprar um Classic Sedan 1.6 2005/2005 mas o antigo dono ainda não me entregou o manual.
O amigo ai fala sobre óleo 5W30, mas acho que esse não é adequado para o clima de São Paulo pois é muito fino. esse óleo é usado em motor Zetec e Duratec da Ford.
Ví numa loja um óleo 10W40 e achei que é bastante interessante, o que vocês acham?

Valeu
Walter
(11) 93986674


Gontijo
:: Classic ::
Mensagens: 1428
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 08:35:42 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gontijo »

Bom dia galera....

Comrepi um oleo ontem para o corsinha... um que eu nunca tinha visto antes....

Mobil Super HP SM (isso mesmo.. SM) 20W50 por 11,90 na loja que eu troco óleo desde os primordios do corsinha...

Alguem já tinha visto oleo SM ?!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!


Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150


alfoxjunior
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Terça-feira 13 2007f Fevereiro 2007 04:11:53 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alfoxjunior »

Speed Boy escreveu:Pessoal, não coloquem em seus carros oléos Sintetico, a não ser que queiram jogar dinheiro fora pois com a nossa gasolina é quase inviavel rodar mais que 10.000 com um oléo.

Observem um carro movido a GNV, o oléo chega a mesma KM com o oléo limpo parecendo que é novo.


USo sempre o BR SL, sempre esta em promoção e filtros MANN
E ai galera...

Geralmente troco o óleo e filtro do meu a cada 10000 Km. Rodo 100km/dia pelo menos 5 dias da semana com ele. Eu uso GNV e realmente quando vou trocar o óleo, ele não sai muito sujo não, diferentemente do óleo da Meriva que sai parecendo emulsão asfáltica de tão preto...hehehehe.
Eu uso o Lubrax Tecno (15W40) e filtro Tecfil, agora só uma orientação: O tempo que você permanece com o motor ligado, combustivel utilizado e o regime de carga nele aplicada são fatores determinantes para o intervalo entre trocas; Os 100 Km que rodo por dia são num circuíto Estrada livre /Linha Vermelha engarrafada. O intervalo por mim adotado (10.000 Km) tá de bom tamanho ou devo diminuir? Meu motor já está com 136 mil Km.

[ ]´s
Corsa Sedan Super 98... e Putz!!! Minha Meriva foi roubada!!! Já era!!!


Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

Estive observando algumas mensagens postadas neste tópico e gostaria de salientar alguns detalhes:
1 - Os óleos são normatizados pela SAE e divididos em óleos grau de inverno e grau de verão. O óleo grau de inverno (caracterizado pela letra W de Winter) proporciona maior facilidade em partida a frio, funcionamento em baixas temperaturas, congelamento, etc. Já o óleo grau de verão são feitos para trabalhar a altas temperaturas sem o rompimento da película de lubrificante, pois quanto maior a temperatura, menos viscoso o óleo se torna.
2 - No entanto ha os óleos multiviscosos (ou "multigrade"), que atendem tanto o grau inverno quanto o grau verão. Se ele for um SAE 20W50, em regimes de partida a frio e baixas temperaturas se comportará como um SAE 20W, e em altas temperaturas se comportará como um SAE 50.
3 - Quanto ao desempenho, o óleo é normatizado pela API (American Petroleum Institute). É caracterizado pelas letras SL, SJ, SH, etc. Quanto "maior" a letra, melhor é o desempenho do óleo no que diz respeito à formação e remoção de resíduos e depósitos na câmara de combustão.
4 - Minha opinião pessoal sobre viscosidade: de que adianta colocar um óleo 10W40 ou 5W30 se o cara mora no Rio, ou na Bahia, ou em Pernambuco?? Nestes lugares costuma fazer bastante calor, então colocar um óleo de grau de inverno baixo é literalmente RASGAR DINHEIRO. Onde faz frio, aí já é outro departamento...
5 - Opinião sobre a aditvação e desempenho do óleo: procure colocar óleos com classificações mais avançadas, pois creio que você terá um motor mais limpo. Isso, aliado ao uso contínuo de gasolina aditivada, são itens que eu jamais abro mão, seja qual for o tipo de carro ou moto. Na realidade considero como manutenção preventiva.
6 - Opinião sobre marca do óleo: como já falei anteriormente, os óleos são NORMATIZADOS, ou seja, o óleo mais barato de especificação SAE 20W50 API SL feito aqui no Brasil passa pelos mesmos ensaios que um óleo SAE 20W50 API SL da marca mais conceituada e cara do mundo. Norma é norma em qualquer parte do globo terrestre. Mas mesmo assim eu tenho um critério bastante peculiar em relação a compra de óleo: prefiro comprar de marcas que especializaram se somente em produzir óleo, tais como Mobil, Castrol e Motul. Creio que o know-how ainda conta em tudo o que se produz. Tudo bem, a Mobil faz parte agora da Exxon (Esso), mas nasceu originalmente como fábrica de lubrificantes. Pra mim, essas três marcas são referência em lubrificantes, e delas eu não abro mão.

Era isso aí. Grato pela atenção.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS


MarcosS
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Terça-feira 27 2007f Fevereiro 2007 07:14:16 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcosS »

Olá amigos meu corsa tá com um barulhinho estranho quando o motor tá quente fica um "tec-tec-tec" na parte de cima já me disseram que seria por culpa do óleo que coloquei que é muito grosso. será??

Meu corsa é um 1.6 oito válvulas

valeuuuu!
Corsa 1.6 completo ô carrinho andador!!!!!


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

ae galera blz?

vejam só , a 5 meses atras quando comprei meu corsa meu pai mandou trocar o óleo , nao sei qual ele colocou , só sei que era pra 3 mil km , e venceu agora..no papelzinho é amarelo esta escrito VS supermultiviscoso (em azul) atras esta escrito TETELA e abaixo vem a kilometragem da data a ser trocada

alguém sabe que óleo era este??

bem.. hoje troquei , coloquei Havoline para 5 mil km , custou 8reais cada litro
mas só agora que vi que existem muitos tipos de ravoline

a embalagem era parecida com estas 3 primeiras
http://www.texaco.com.br/produtos_servi ... ovos.shtml

caso o modelo que eles tenham colocado seja o API SF , terei problemas?

obrigado!


odominadordomundo
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Quarta-feira 01 2005f Junho 2005 10:15:05 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por odominadordomundo »

vejam só , a 5 meses atras quando comprei meu corsa meu pai mandou trocar o óleo , nao sei qual ele colocou , só sei que era pra 3 mil km , e venceu agora..no papelzinho é amarelo esta escrito VS supermultiviscoso (em azul) atras esta escrito TETELA e abaixo vem a kilometragem da data a ser trocada

Acredito que vc leu errado não é TETELA e sim tutela uma linha de lubrificantes da Fiat.
retrovisor M3, Ronco nervoso,farol lente lisa mascara preta,Lampadas azuis, socado, roda do vectra, engate, milhas, som flip donw, motor 1.4 retificado e + algumas coisinhas, tá 1/2 boca


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

exatamente, é tutela , rs

presta?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”