[Tutorial] Troca de torre da suspensão dianteira - Corsa B

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Speed Boy
:: GSI ::
Mensagens: 2344
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 08:24:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Tutorial] Troca de torre da suspensão dianteira - Corsa B

Mensagem por Speed Boy »

Prezados amigos corseiros. Estava querendo postar ha muito tempo essas fotos. Queria mostrar o quanto é facil trocar as torres de suspensão do corsa. Para quem ja entende sabe o quanto é fácil. Eu mantenho em casa outras torres para em caso de emergência levantar o carro sem maiores problemas.

Bom vamos o que Interessa ! GRAXA ! rs
============================================================
MATERIAL NECESSÁRIO

1 par de chaves ômega 17mm

1 chave de boca 10 mm

1 Chave de boca 13 mm

1 chave de roda

1 macaco (hidraulico de preferencia)

1 ou 2 cavaletes (para maior segurança) observem que eu não utilizei cavaletes pois não tive tempo de encontra-los.
============================================================

PROCEDIMENTOS

1 - Soltar os parafusos da roda e retira-la. Recomendo colocar o pneu embaixo do carro caso você não possua um macaco hidraulico ou um cavalete.
Reparem no paralaminha de plastico solto.... a SET quebrou ao rebocar o carro...
Imagem

2 - Agora localize 2 parafusos grandes que ficam no pé do amortecedor, proximo ao disco de freio conforme mostra a foto. Será necessário 2 chaves Omega 17 Polegadas. Pode ser tambem chave de boca, porem a ômega tem melhor pegada.
Trave um lado com uma chave e gire o outro. Será necessário um pouco de força neste momento. Busque uma posição que possa fazer um movimento abrupto e rápido. Ao folgar o parafuso você poderá terminar de desrosquea-los com as mãos.
Imagem

3 - Retire os parafusos com cuidado. A torre se soltará do conjunto de freio e cubo de rodas.
Imagem
Imagem

4 - Abra o capô e localize estes parafusos como demonstrados na foto. Folgue com a chave 13 mm. Os parafusos liberarão a torre. Basta puxa-la para baixo e pronto. Estará solta.

Imagem

Basta agora colocar a outra torre e curtir seu carro rebaixado de novo. A montagem é apenas o serviço ao contrario do feito agora.

Observe que facilita muito o processo se fizer o processo 4 no inicio da montagem. Depois partir para o processo 3, 2, e por fim o processo 1.

Se você tiver um ajudante nesta hora será de grande ajuda pois precisara levantar o conjunto de cubo e freio até o nivel da torre para encaixar o parafuso.

Logo mais farei um outro tutorial, para troca da suspensão trazeira, que é facilimo também. ,


Qualquer dúvida estamos ai ! Abraços a todos !

Imagem
Editado pela última vez por Speed Boy em Segunda-feira 24 2008f Março 2008 02:18:37 PM, em um total de 2 vezes.
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
Pauloskar
:: GSI ::
Mensagens: 2193
Registrado em: Segunda-feira 20 2004f Dezembro 2004 12:59:43 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pauloskar »

Fixa, fixa, fixa, fixa! Este merece! Abs a todos e parabéns SpeedBoy.
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Concordo! Fixa o tópico!
Mannnnnnnnnnnnnnnnn.... Se caso eu não tiver uma torre...rsrsrs..... A mola sendo original ela fica pressionada quando montada com o batente e tals? Nunca reparei isso..... :oops: :oops: :oops:
A mola cortada, preparada, especial e encolhida eu sei que é tranquilo, inclusive quando levanta o carro ela costuma ficar solta....
Speed Boy
:: GSI ::
Mensagens: 2344
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 08:24:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Speed Boy »

Pauloskar escreveu:Fixa, fixa, fixa, fixa! Este merece! Abs a todos e parabéns SpeedBoy.
Obrigado meu fotografo preferido ! rs
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
Speed Boy
:: GSI ::
Mensagens: 2344
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 08:24:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Speed Boy »

leonardo escreveu:Concordo! Fixa o tópico!
Mannnnnnnnnnnnnnnnn.... Se caso eu não tiver uma torre...rsrsrs..... A mola sendo original ela fica pressionada quando montada com o batente e tals? Nunca reparei isso..... :oops: :oops: :oops:
A mola cortada, preparada, especial e encolhida eu sei que é tranquilo, inclusive quando levanta o carro ela costuma ficar solta....

HUm... para tirar a torre completa e montada não faz diferença. Agora se voce for trocar as molas tem que realmente fazer a compressão das molas para tirar o parafuso superior. Brevemente vou postar as fotos da troca da mola.
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Speed Boy escreveu:
leonardo escreveu:Concordo! Fixa o tópico!
Mannnnnnnnnnnnnnnnn.... Se caso eu não tiver uma torre...rsrsrs..... A mola sendo original ela fica pressionada quando montada com o batente e tals? Nunca reparei isso..... :oops: :oops: :oops:
A mola cortada, preparada, especial e encolhida eu sei que é tranquilo, inclusive quando levanta o carro ela costuma ficar solta....

HUm... para tirar a torre completa e montada não faz diferença. Agora se voce for trocar as molas tem que realmente fazer a compressão das molas para tirar o parafuso superior. Brevemente vou postar as fotos da troca da mola.
Hum! Maravilha mano! Acho que um encolhedor de mola salva na falta de prensa hidraulica não é? Ou estou errado?
Daniel Pompeu
:: Millennium ::
Mensagens: 175
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Setembro 2006 07:54:21 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Daniel Pompeu »

É simples assim trocar um amortecdor? A mola não vai atrapalhar na hora de montar ou to falando mta bobagem?! rsrsrs

to precisando trocar os meus amortecdores se for simples assim eu faço e economizo $$ ... vlw !!
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

Dae cara... muito bom o tópico... parabéns mesmo.. mais só um detalhe como o leonardo falo... pra tira o conjunto é facil... mais pra por de volta é fódaaaaaaaa paaaaaaa caraaaaaaaaiooooooo.. :?

Falo isso pq ja tirei as minhas e pra coloca de volta foi duka mesmo kra!!
Ó a fotinha que eu tirei quando deixei a frente sem mola (Obs.: Não andei com ela assim... foi só pra ver socada mesmo :evil: )

http://img511.imageshack.us/img511/5273/phot0038dq3.jpg

tpow.. pra por eu tive que encolhe a mola se não não tinha cristo de fazer a haste do amortecedor entra no buraco pra parafusar ela... Ae como eu não tinha as ferramentas e tive que fazer uma gamibarra..

Coloquei a mola embaixo do carro desmacaque-ei o carro pro peso do carro prensar a mola.. ae amarrei ela com uns arame... levantei o carro denovo pra daí consegui monta ela.. senão prensar a mola.. a haste não alcança o furo do parafuso..

Claro.. falo isso pois a minha tava com a mola original.. com ela cortada não sei se também é difícil..

Mais fica aí a dica.. hehehe..

Abraços e parabéns pelo post..
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Algumas considerações:

O tópico merece ser fixado.

O pessoal da Bahia (Speed Boy; Paulo; e cia; desculpa não lembro o nome de todo mundo) tem sido de grande ajuda com os topicos apresentados.

E a dica do Possamai sobre como comprimir uma mola foi show; afinal mostrou criatividade; e ajuda a galera; porque não é todo mundo que dispõe de material pra fazer as modificações...

Valeu galera CC!
Speed Boy
:: GSI ::
Mensagens: 2344
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 08:24:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Speed Boy »

Daniel Pompeu escreveu:É simples assim trocar um amortecdor? A mola não vai atrapalhar na hora de montar ou to falando mta bobagem?! rsrsrs

to precisando trocar os meus amortecdores se for simples assim eu faço e economizo $$ ... vlw !!
Eh sim, como o Léo Falou, vc vai precisar de um encolhedor de molas. Se tiver um mecanico amigo peça emprestado. Caso não tenha, fazer um é muito facil Eh so olhar um em uma oficina que vai ter noçao como é. Vá em uma casa de ferragens e compre o material.
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”