[DÚVIDA] - Temperatura do motor alta

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
FilipeEduardo
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 19 2022f Agosto 2022 02:38:13 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

[DÚVIDA] - Temperatura do motor alta

Mensagem por FilipeEduardo »

Todo o dia ando o mesmo percurso com o carro saindo 5h da manhã (clima bem ameno a frio) para o trabalho ida 7km de casa, qdo chego no trabalho o ponteiro do carro ainda nem descolou do zero mas percebo que o motor já está bem quente. E essa chapa está extremamente quente. Muito quente mesmo a ponto de qdo abrir o capô e pinga água nela (abrir o capô molhado devido chuva, q água bate e evapora instantânea independente da qtde de água q bate Ali. (foto da peça no link) Imagem

Em outras condições de uso do carro e até percursos maiores. Sempre o ponteiro vai até a metade e volta um pouco e fica oscilando entre a metade e o 1/4. Porém ao desligar o carro percebo que a temperatura embaixo do capô está muito alta até percebo vapor saindo pelas frestas do capô em alguns momentos.

Carro não baixa aditivo no reservatório,, não tem vazamentos, porém tem essa temperatura de trabalho que estou achando estranho pois nunca tive carro GM.

Se alguém poder dar alguma dica , agradeço.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, após 2005 ou 2006, o sensor de temperatura exclusiva para o painel foi abolido pela GM, restando apenas o do motor e quem manda a temperatura para o painel é a ECU, não mostrando a temperatura em tempo real.
Aqui um exemplo.>>> https://autoentusiastas.com.br/2017/03/ ... ro-ou-luz/
infelizmente, não tendo uma correlação precisa entre leitura do painel e temperatura real, a saída é monitorar a temperatura com um sistema/medição independente do tipo termômetro infravermelho, para constatar a discrepância... mesmo assim, pouco ou nada há de se fazer, pois a diferença pode estar ou não dentro da política da GM?
Eu não ficaria tranquilo com um sistema desses no meu carro e buscaria outra forma de monitorar ou controlar o arrefecimento, mas vai de cada um...
Só vejo uma dica a lhe fornecer, que é a substituição do sensor de temperatura e ver se a coisa melhora... fora isto é acreditar que a GM está certa... assim como acreditar que nossas urnas eletrônicas são confiáveis...🤷‍♂️


FilipeEduardo
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 19 2022f Agosto 2022 02:38:13 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por FilipeEduardo »

Bange escreveu: Segunda-feira 03 2022f Outubro 2022 12:27:35 PM Olha, após 2005 ou 2006, o sensor de temperatura exclusiva para o painel foi abolido pela GM, restando apenas o do motor e quem manda a temperatura para o painel é a ECU, não mostrando a temperatura em tempo real.
Aqui um exemplo.>>> https://autoentusiastas.com.br/2017/03/ ... ro-ou-luz/
infelizmente, não tendo uma correlação precisa entre leitura do painel e temperatura real, a saída é monitorar a temperatura com um sistema/medição independente do tipo termômetro infravermelho, para constatar a discrepância... mesmo assim, pouco ou nada há de se fazer, pois a diferença pode estar ou não dentro da política da GM?
Eu não ficaria tranquilo com um sistema desses no meu carro e buscaria outra forma de monitorar ou controlar o arrefecimento, mas vai de cada um...
Só vejo uma dica a lhe fornecer, que é a substituição do sensor de temperatura e ver se a coisa melhora... fora isto é acreditar que a GM está certa... assim como acreditar que nossas urnas eletrônicas são confiáveis...🤷‍♂️
Cara fui em três mecânicos e todos olharam e disse q o carro está "normal" mas pra mim está estranho ,, ontem msm chovendo aqui na região, temperatura fria. Saí da empresa e andei cerca de 20min sob chuva. Qdo parei na garagem, temperatura no painel em 1/4 e o cheiro de coisa quente sei lá oq é, e depois de desligar notava evaporação da água da chuva em cima do capô com o carro em 1/4 de temperatura.


Avatar do usuário
EliakimBarros23
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 18 2023f Dezembro 2023 07:05:52 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por EliakimBarros23 »

Boa noite,

estou com a mesmo problema que voce irmão.
Se conseguiu resolver compartilha conosco, ficaria agradecido.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”