[DÚVIDA] - Sensor ultrassom Corsa 95.

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
AndersonRossatto
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 28 2011f Setembro 2011 11:22:30 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

[DÚVIDA] - Sensor ultrassom Corsa 95.

Mensagem por AndersonRossatto »

Boa tarde pessoal.

Sou relativamente novo no grupo, registrado em 2011 porém nada ativo...rs
Agora voltei na era do Corsa, será um carro de pouco uso, estou com um Wind 95 para que aos poucos vá ficando da melhor forma com itens originais.

A dúvida é o seguinte, ele possui alarme original de fabrica com alguns problemas que aos poucos estou consertando, tipo sensor das portas não funcionavam direito, sensor do capô, led do pisca alerta.

Um probleminha que estou batendo cabeça é o sensor do ultrassom localizado no iluminação central do teto. Fecho o carro, tranco as portas comigo dentro, o alarme ativa porém posso me movimentar o que for e o ultrassom não detecta, apertei o botão central do ultrassom e nada tbm ( acredito que o botão seja pra desabilitar). Soltei ele do teto e aparentemente não tem nada de errado. Alguém sabe a lógica de funcionamento desse sensor/botão? Existe alguma configuração?


AndersonRossatto
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 28 2011f Setembro 2011 11:22:30 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por AndersonRossatto »

AndersonRossatto escreveu: Terça-feira 24 2023f Outubro 2023 12:00:37 PM Boa tarde pessoal.

Sou relativamente novo no grupo, registrado em 2011 porém nada ativo...rs
Agora voltei na era do Corsa, será um carro de pouco uso, estou com um Wind 95 para que aos poucos vá ficando da melhor forma com itens originais.

A dúvida é o seguinte, ele possui alarme original de fabrica com alguns problemas que aos poucos estou consertando, tipo sensor das portas não funcionavam direito, sensor do capô, led do pisca alerta.

Um probleminha que estou batendo cabeça é o sensor do ultrassom localizado no iluminação central do teto. Fecho o carro, tranco as portas comigo dentro, o alarme ativa porém posso me movimentar o que for e o ultrassom não detecta, apertei o botão central do ultrassom e nada tbm ( acredito que o botão seja pra desabilitar). Soltei ele do teto e aparentemente não tem nada de errado. Alguém sabe a lógica de funcionamento desse sensor/botão? Existe alguma configuração?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a logica é enviar o sinal, q vai batendo nos obstáculos e recebido por um receptor, faz isso algumas vezes ao acionar pra ter um tempo entre enviar e receber o sinal, q se houver movimento, vai mudar esse tempo, e disparar o alarme, mas essa parte não é segredo e nem novidade, mas em algum lugar do sistema seu emissor pode estar c fio desligado
qnd tive dois alarmes num carro, um deles eu desligava pra não disparar sozinho, pq ficavam 2 emissores e 2 receptores, como não é cravado o mesmo tempo de disparo dos 2, alguma hora disparava, a solução foi desconectar 1 dos emissores (na verdade tinha o botão no batente da porta pra desativar eletronicamente, não foi preciso desligar na fiação)...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1091
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

A luz do alarme debaixo do pisca alerta não está funcionando? Começe por ela, já que é responsável pelo diagnóstico

Imagem
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


AndersonRossatto
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 28 2011f Setembro 2011 11:22:30 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por AndersonRossatto »

gtmski escreveu: Domingo 29 2023f Outubro 2023 05:33:48 PM A luz do alarme debaixo do pisca alerta não está funcionando? Começe por ela, já que é responsável pelo diagnóstico

Imagem
A luz do alarme agora está funcionando, precisei trocar ela, percebi que ao trancar o carro pela chave na porta ela pisca rapidamente por uns 20 segundos e depois pisca mais lentamente (como se estivesse fazendo a varredura e estando ok). Mesmo eu estando dentro do carro o ultrassom não detecta. Apertando o botão junto do ultrassom o led central pisca rapidamente alguns segundos como se estivesse habilitando ou não o ultrassom, porém não consegui uma maneira de saber se ele funciona.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1091
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Mas espera... o comportamento esperado quando tentar armar o alarme com o camarada dentro é do alarme não armar mesmo. Pelo menos na minha experiẽncia, é algo que nunca deu certo nos veículos que fiz esse teste
Com relação ao diagnóstico quando do procedimento bem-sucedido de armar o alarme, o manual fala na luz ficar acesa por 10 segundos e depois pisca a cada 2 segundos. No seu caso, já de cara vem um pisca-pisca de 20 segundos (são 20 mesmo?) Se está piscando no inicio, então, segundo o manual, há algum interruptor com o circuito fechado (capô, porta-malas ou portas) ou então falha no sistema. Sugiro testar o interruptor do capô, o das portas e o do porta-malas e o respectivo cabeamento até o módulo do alarme.
Como é um carro 1995, eu não descarto a possibilidade de problemas na central do alarme
Os diagramas para o alarme do Corsa 95 se encontram no meu drive
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


AndersonRossatto
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 28 2011f Setembro 2011 11:22:30 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por AndersonRossatto »

gtmski escreveu: Quinta-feira 09 2023f Novembro 2023 06:59:36 PM Mas espera... o comportamento esperado quando tentar armar o alarme com o camarada dentro é do alarme não armar mesmo. Pelo menos na minha experiẽncia, é algo que nunca deu certo nos veículos que fiz esse teste
Com relação ao diagnóstico quando do procedimento bem-sucedido de armar o alarme, o manual fala na luz ficar acesa por 10 segundos e depois pisca a cada 2 segundos. No seu caso, já de cara vem um pisca-pisca de 20 segundos (são 20 mesmo?) Se está piscando no inicio, então, segundo o manual, há algum interruptor com o circuito fechado (capô, porta-malas ou portas) ou então falha no sistema. Sugiro testar o interruptor do capô, o das portas e o do porta-malas e o respectivo cabeamento até o módulo do alarme.
Como é um carro 1995, eu não descarto a possibilidade de problemas na central do alarme
Os diagramas para o alarme do Corsa 95 se encontram no meu drive

Então, segundo a foto postada acima, realmente era pro led ficar aceso durante 10s, o meu pisca rapidamente uns 20s e depois estabiliza piscando lentamente.
Os interruptores estão funcionando pq passado um certo tempo se eu abrir qualquer porta o alarme dispara, tanto o porta malas quanto o capô. ( Fiz o teste deixando o vidro aberto destravando manual a trava elétrica e abrindo a porta) o interruptor do capô eu troquei, pq o q estava não disparava o alarme quando aberto. No geral o alarme funciona, só não entendi a lógica do ultrassom. Alguns disseram que só funciona em caso de quebra do parabrisa ou algum vidro e não com a presença de uma pessoa no veículo, mas sei lá se é assim.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1091
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Tem um vídeo de uma matéria do autoesporte aqui. Basicamente é o que o SemControle disse:
https://www.youtube.com/watch?v=xuNlxnBgjgU
Sensores só para identificar a quebra do vidro trabalhariam de outra forma, como um microfone.
https://www.youtube.com/watch?v=1zD6vAqJBuk
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”