[TUTORIAL] - Adaptando amortecedor no capô (motor)

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

Moderadores: Rogério Kazuo, DeivyMunhoz, awaked, Organizadores do Fórum

Avatar do usuário
Shark_nu
:: Champ ::
Mensagens: 560
Registrado em: Terça-feira 31st 2006f Outubro 2006 05:27:37 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Adaptando amortecedor no capô (motor)

Mensagempor Shark_nu » Segunda-feira 19th 2007f Março 2007 05:19:47 PM

e ae galerinha do CC... 8)

depois de muitas pesquisas e conversas consegui finalmente adaptar o amortecedor no capout do corsinha.

então como prometido fiz um humilde tutorial que espero ajude todos e que não cometam os erros que quase cometi !! :)

então vamos....

o carro com o ferrinho de levantar o capout. (original)
Imagem

o material
são dois parafusos de amortecedor mesmo que vc só encontra no ferro velho. no meu caso eu usei os do escort 87/88, mas serve de qualquer carro... reparei que o da uno não serve pois a bolinha é muito alta.
tem que comprar duas arruelas de pressão e duas porcas.
Imagem

O amortecedor que tambem é conhecido como mola hidráulica.
eu utilizei o da mala do corsa hatch mesmo. pois o meu estava com pouca pressão e precizava ser trocado
Imagem

reparem que é o mesmo valor que o novo que comprei para o substituir na mala
Imagem

vamo que vamo...
primeiro tem q soltar aquela espuminha de proteção do capô
Imagem

soltar a travinha da mangueira de esguicho de água
Imagem

retirar a garrinha que prende o ferro que segura o capô
Imagem

deixando assim o buraco de encaixe... esse buraco nós vamos usar...
Imagem

pegue um lapis e marque onde está presa a garra no capô, para depois vc colocar no mesmo lugar evitando assim aquela regulagem chata de capô.
Imagem

medindo as posição onde vai ficar o furo
Imagem

desaparafusando o capô
Imagem

(!) (!) OPA !!!! (!) (!) STOP !! (!) antes de soltar coloque uma toalha dobrada para proteger o vidro do carro... e não esqueca... nunca faça essa adapatação sozinho.. tem que ter alguem pra segurar o capô senão ele vai cair no seu para-brisa. reparem que coloquei uma garrafa pet de coca cola cheia de água no meio do capô só para dar um apoio.
Imagem

veja como ficou a pet
eu sei.. eu sei que é ridículo e sem segurança.. mas como disse é só pra dar apoio... imagina o peso todo do capô em cima do seu para-brisa... aahhh agora vc quer colocar a pet né !! :lol:
Imagem

braço que sustenta o capô solto... reparem na toalha.
Imagem

fazendo o furo primeiro com uma broca pequena.... pra abrir o buraco aos poucos sem ter que quebrar a broca grande. então vamos aos poucos
Imagem

agora com uma broca média
Imagem

agora sim com a broca grande do tamanho certo do parafuso
Imagem

o buraco no braço do parafuso pronto
Imagem

coloque a garra no lugar aparafuse denovo e marque o furo com um lapis para vc saber onde vai furar.
Imagem

faça a marcação com a furadeira
Imagem

o buraco pronto com a broca do tamanho do parafuso do amortecedor que vai estrar aí.
(!) seguir o mesmo processo anterior de usar uma broca peqena, depois uma média, depois a grande. (!)
Imagem

agora um problema que aconteceu comigo quando fui fazer o furo maior para poder entrar a porca e ficar encaixado certo... (( é isso mesmo a porca tem que ficar dentro do capô por dentro, pq o parafuso bola do amortecedor é preso pelo outro lado com uma arroela de pressão e uma porca. então essa porca é maior que o parafuso pela parte externa certo ? então o buraco tem que ser maior pra ela transpassar )) esses encaixes ficam por dentro do capô onde prende esses parafusos do braço, tem uma espécie de chapa interna.. que quando fui furando o capô com a furadeira reparei que estavam soltando. então quando forem alargar o buraco.. re-coloquem os parafusos no lugar para que eles possam segurar essa chapa interna e vc poder fazer o furo sem preocupações da chapa soltar.
Imagem

beleza.. agora vamos colocar o parafuso bola no braço do capô, apertando dos dois lados já que um lado é o parafuso e o outro a arruela de pressão e a porca.
Imagem

vai ficar assim...
Imagem

aparafuse o braço de volta no capô !! lembra da marcação com lapis.. então vamos nos guiar por ela agora... entendeu por que o furo no capô ficou tão grande ? para a porca entrar sem preblemas e o braço encaixar certinho no capô.
Imagem

agora o mais fácil..
lebra que tiramos a travinha plástica que prende o ferro que segura o capô ? então... vamos fazer o furo nesse local. (!) logico, no caso de vc usar o amortecedor do próprio corsa(!) e lembre-se seguindo o mesmo principio de broca menor para a média e depois a maior.
Imagem

colocando o parafuso bola de amortecedor no lugar do furo
Imagem

OBS !! vc terá que trocar dois parafusos que prendem o para-lama por dois de cabeça chata. como na foto circulado em vermelho. os antigos eram que nem o circulado em verde. pq trocar ?? simples pq quando o amortecedor desce ele pega nos parafusos com cebeça impedindo de fechar direito.. quando vc troca soluciona esse problema.
Imagem

vai ficar assim.. pra ver melhor
Imagem

agora é só colar a espuminha denovo com aquele nosso super bonder amigo de todas as horas
Imagem

pronto.. agora dar aquela lavada no motor ( que eu ainda não tinha dado quando tirei a foto ) e mostrar para os amigos.... :wink:
Imagem

aahhhh !! para os mais preocupados... o meu tem GNV e já fiz o teste do posto... os frentistas achama maneiro.. e não acontece mais aquele negócio dos caras soltarem o capô lá de cima e BBOOOMMM !!! agora se soltar ele volta pra cima !! :) então os obrigando a descer o capô descentemente igual gente !!! :wink:

outra pergunta que vc´s estão fazendo....
o capout pode empenar ? não não vai empenar pq não faz tanta força assim... é só fechar no meio normalmente... lógico.. vc não vai fechar o capô do lado do carona né !! de resto é só alegria !!

abraços a todos espero ter ajudado.. qualquer coisa é só mandar uma MP que respondo trank trank !! 8)

:thumbup:[/img]
<b>:: CORSA GL 1.4 Tunadinho !! <i> anda muuuuuiiiiiito... </i> :: </b> :fish:
Imagem

Publicidade

BRuTTuS
:: Rodeio ::
Mensagens: 626
Registrado em: Terça-feira 08th 2006f Agosto 2006 08:33:37 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Re: Adaptando amortecedor no capô (motor) tutorial com fotos

Mensagempor BRuTTuS » Segunda-feira 19th 2007f Março 2007 05:35:33 PM

Parabéns pelo tutorial.. esse tem sim eh um TUTO beemmm feitinho.. explica tudo hehe

parabéns, agora eh so a galera sai fazendo por aew :D

abraço..

pide
:: Classic ::
Mensagens: 1447
Registrado em: Quarta-feira 25th 2005f Maio 2005 06:33:44 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagempor pide » Segunda-feira 19th 2007f Março 2007 05:44:39 PM

otimo tutorial
agora deve ter levado um tempinho pra fazer neh
no começo as fotos tao bem clarinhas
as ultimas ja da pra ve a lua quase uehaiuehaiheiahe

Avatar do usuário
Pauloskar
:: GSI ::
Mensagens: 2101
Registrado em: Domingo 19th 2004f Dezembro 2004 11:59:43 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Pauloskar » Segunda-feira 19th 2007f Março 2007 10:30:37 PM

Palmas, palmas, palmas. Parabéns pelo tuto. Vai ajudar muita gente. Abraços

Avatar do usuário
Léo Loula
:: Rodeio ::
Mensagens: 797
Registrado em: Terça-feira 08th 2006f Agosto 2006 09:37:26 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Léo Loula » Segunda-feira 19th 2007f Março 2007 10:56:40 PM

fixo, fixo, fixo, fixo, fixo!!!! kkk
Parabens! A caranga merecia até um banho depois dessa!!! risos
Parabens pela iniciativa e pela qualidade do trampo... ficou da hora!
Imagem
Azulão se foi... :( - Agora de Novo Uno nas 17" ;)

Avatar do usuário
julio cesar meneghetti
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Domingo 11th 2007f Fevereiro 2007 09:50:22 PM
Localização: Lins - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

amortecedor no capu

Mensagempor julio cesar meneghetti » Segunda-feira 19th 2007f Março 2007 11:58:41 PM

SALVE


PARABENS MEU IRMAO PELO TUTORIAL,FICOU MUITO BEM EXPLICADO.
PARABENS DE NOVO PELA COMPETENCIA DE MOSTRAR TODOS OS DETALHES DE COMO ADAPTAR POSICAO E ATE DOS PARAFUSOS QUE PRENDE O PARALAMA.
SEM DUVIDA TEM QUE SER FIXO ESSE TUTORIAL



UM ABRAÇO[/u][/i][/b]
LM TUNING PREPARA SEU CORSA A SEU GOSTO

Avatar do usuário
ajarm
:: Premium ::
Mensagens: 4552
Registrado em: Quinta-feira 26th 2004f Agosto 2004 10:20:21 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagempor ajarm » Terça-feira 20th 2007f Março 2007 12:38:51 AM

Muito bom o resultado hein..

Parabéns...

Flw.

Rafael - Corsa Cinza
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Sexta-feira 10th 2006f Novembro 2006 12:42:50 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Rafael - Corsa Cinza » Terça-feira 20th 2007f Março 2007 08:35:15 AM

Ótimo tutorial, dá pra fazer sem nem ver as fotos =D

Só um probleminha que acontece,... pelo menos aqui pra mim.. a ultima foto que eu vejo é a da garrafa de coca e a toalha no vidro, depois não vejo as outras... é só aqui comigo? [lembrando que aqui na empresa tem um firewall chato pra k****]

parabénss!!!

valfrid
:: Champ ::
Mensagens: 425
Registrado em: Segunda-feira 30th 2006f Outubro 2006 09:44:34 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor valfrid » Terça-feira 20th 2007f Março 2007 09:33:47 AM

Cara, tá show!!

Só ficaram 2 perguntas... onde foi parar o suporte original do capô?? Você tirou a travinha que segura ele mas e ele???? É fácil de tirar???

Outra, será que dá para colocar dos 2 lados??? seria bem interessante!! Só que teria que usar uns amortecedores de uns 100N no máximo de cada lado certo?
Valfrid
ex-Corsa Sedan Classic 06/07
Corsa Sedan Classic 10/10

Avatar do usuário
cr4sh
:: Champ ::
Mensagens: 436
Registrado em: Quarta-feira 20th 2006f Setembro 2006 11:29:47 AM
Localização: Taubaté - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor cr4sh » Terça-feira 20th 2007f Março 2007 10:10:15 AM

Moderas:

Merece ir pro Fixo!
Eu vou de Corsa e chego lá!


Voltar para “Tutoriais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

Publicidade