[TUTORIAL] - Iluminação do TID com fita de led - Forte e homogênea

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
briciobs
:: Piquet ::
Mensagens: 359
Registrado em: Quarta-feira 05 2010f Maio 2010 04:12:30 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Iluminação do TID com fita de led - Forte e hom

Mensagem por briciobs »

Bom, esse tutorial vai ensinar a você a instalar fita de led no interior do TID. Fazendo com que ele tenha uma iluminação forte e homogênea, ao contrario da maioria dos leds pronto que vendem por ai. Já utilizei vários desses leds, porem nunca fiquei satisfeito, porque em dias de sol forte não conseguia enxergar o que estava aparecendo.

Para esse tutorial você vai precisar de:
Fita de led
Imagem

Ferro de solda
Imagem

Fio de estanho para solda.
Imagem

Fios (preferencialmente vermelho e preto, porem não necessários ser essas cores)
Imagem

Vamos começar!

1° Passo: Desmontar o painel para retirar o TID.
Comece retirando os difusores de ar do painel central
Utilize uma chave de fenda coberta por um pano ou alguma ferramenta de plástico, para não arranhar o painel.
Imagem
Imagem
Agora vamos soltar os 4 parafusos indicados na foto.
Atenção na hora de puxar o acabamento pois tem o chicote do botão do alerta, então retire ele.
Imagem

Mais 2 parafusos
Imagem

Atenção na hora de retirar a moldura do TID, pois ele esta preso por um chicote que tem uma trava.
Primeiro afunde o local onde esta indicado pela seta azul, e depois empurre a parte indicada pela seta vermelha na direção da seta vermelha.
Imagem

2° Passo: Desmontar completamente o TID.

Comece retirando os 2 parafusos que seguram o TID a moldura
Imagem

Com o TID em mão comece retirando a capa traseira dele. As travas indicadas de vermelho que seguram, lembrando que são 4, 2 de cada lado. Depois vamos tirar a capa frontal, soltando as travas indicadas de azul.
Imagem

Eu esqueci de tirar fotos do TID fora das capas montado, só tirei dele desmontado, na foto abaixo esta indicado as quatro travas que seguram a lente do TID, muito cuidado ao retirar elas, pois ela ficara pendurada pelo cabo flat, depois vc deve tirar uma peça plástica branca que serve para espalhar a luz por trás da lente.
Imagem

3° passo: Montagem da parte de iluminação.
Geralmente fitas de led podem ser cortadas a cada 3 leds, nesse caso vc irar cortar 2 tiras com 6 leds e ira liga-las por um pedaço de fio, para poder ficar um pedaço da fita em cima e outro em baixo. Depois você deve soldar na outra ponta um pedaço maior de fio e passar o fio por um furo que tem dentro e lavar ele para fora para que possamos ligar ele no contato.
Como nas fotos abaixo:
Imagem
Imagem

Os fios podem ser ligados diretamente no plug original, vc retira lâmpada original do socket e liga os fios no socket, teste o tid antes de ligar, pois led tem lado correto na hora de ligar de positivo e negativo. Se não funcionar inverta as posições do fio no contato. Quando tiver funcionando é só montar o tid novamente e coloca-lo no lugar.
O resultado é satisfatório:
Imagem
Imagem

Obs1: desculpe a qualidade das fotos, tirei todas elas com o celular.
Obs2: as luzes de led que estão no lugar da original ainda estão la, pois eu já tinha elas e preferi deixa-las, mas elas não fazem diferença alguma na iluminação, quem faz todo o serviço são as fitas de led.
Obs3: Não me responsabilizo por nenhum dano causado ao seu veiculo, faça tendo consciência de que você terá capacidade de realizar esse serviço.

E é isso, qualquer duvida é só perguntar que respondo assim que puder.







[/img]
Imagem
Imagem

Corsa Hatch 1.4 Premium 2009-2010 > http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79063
Julio Andrioli
:: ST ::
Mensagens: 937
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Julho 2010 10:01:42 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Julio Andrioli »

Bem bacana... só tenho que pensar em um eito de isso ficar azul, já que esta fita não se acha azul
Avatar do usuário
briciobs
:: Piquet ::
Mensagens: 359
Registrado em: Quarta-feira 05 2010f Maio 2010 04:12:30 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por briciobs »

acha sim, tem dela azul, vermelho, verde, branca, amarela, até RGB que muda de cor.
Outra solução seria vc usar o led branco e depois botar uma pelicula azul atras da lente do TID.
Imagem
Imagem

Corsa Hatch 1.4 Premium 2009-2010 > http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79063
oipaablo
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 28 2014f Janeiro 2014 11:31:47 AM
Localização: Arujá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por oipaablo »

briciobs escreveu:acha sim, tem dela azul, vermelho, verde, branca, amarela, até RGB que muda de cor.
Outra solução seria vc usar o led branco e depois botar uma pelicula azul atras da lente do TID.
É só passar um canetão azul (Pilot) na ponta dos LED's para ter um efeito azulado.
Corsa Hatch Joy - 2009
Cassiano Ferreira
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Terça-feira 15 2012f Maio 2012 08:24:02 AM
Localização: Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cassiano Ferreira »

briciobs, qual fita led você recomenda para colocar no painel do AR CONDICIONADO? você tem algum tutorial para eu faze no meu carro?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”