Pessoal, esse é meu primeiro tutorial aqui, se tiver algo errado me avisem, qualquer duvida é só perguntar. Espero ajudar muitos com essa dica. Vamos la...
Materiais:
1 LED 10mm
1 Resistor 470 Ohms (sequencia de cores: amarelo-violeta-marrom-dourado)
Ferro de solda
Estanho
Primeiro tire a lanterna de placa do para-choque (Esqueci de tirar fotos, mas é facil).
Identifique os fios pois para ligar o LED é necessário polaridade correta. (No meu corsa o negativo é o fio preto sozinho, e o positivo são os dois marrons ligados junto.)
Vamos à montagem:
Pegue o LED, corte o terminal positivo dele na metade. (Se o LED for novo o terminal positivo é o maior). Corte um terminal do resistor na metade também, pode ser qualquer terminal.
Após cortados, solde o resistor no LED pelos terminais cortados, vai ficar mais ou menos assim:
Dobre o terminal negativo igual a foto.
Pode deixar a iluminação de dois jeitos, focada no meio da placa é só deixar o LED como está. Se quiser que ilumine a placa inteira que é mais recomendado, lixe a ponta do LED.
Agora é só montar na lanterna:
Coloque o LED na posição da lâmpada original, passe o terminal com resistor pelo furo que tem na parte inferior da lanterna.
Coloque o terminal dobrado encaixado na parte destacada na foto, observe que tem um vão onde encaixa a chapinha no plástico, coloque o terminal ali, isso evita que o LED balance e fique com mau-contato.
O LED já no lugar
Agora é hora de ligar o positivo.
Passe o terminal pelo furo que tem no conector do meio da lanterna, ele é o positivo. Vai ficar assim:
Se quiser pode soldar o terminal positivo no conector, mas não é necessário pois o conector do chicote já vai fixa-lo.
Agora é hora de testar:
Com o LED sem lixar a ponta:
Com a ponta do LED lixada:
Detalhe, o resistor que eu usei é de 430 Ohms, o LED suporta, mas pra uma vida útil maior do LED aconselho usar o de 470 Ohms mesmo.
Espero ter ajudado, qualquer duvida é só perguntar.
[TUTORIAL] - Colocar LED na lanterna de placa.
- Nilton Jr
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[TUTORIAL] - Colocar LED na lanterna de placa.
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Duas dicas:
O fio positivo normalmente é preto e o negativo normalmente é marrom. Esse é o padrão GM.
Recomendo usar resistor de 1K ohm. Com o motor funcionando, a tensão do circuito chega a 14,5V, e usando o resistor de 470 ohms, o LED vai trabalhar muito no limite.
E ficou muito boa a iluminação. Farei um esquema parecido aqui.
Queria fazer uma iluminação personalizada na lanterna traseira. Mas quem disse que eu tenho coragem de desmonta-la???
O fio positivo normalmente é preto e o negativo normalmente é marrom. Esse é o padrão GM.
Recomendo usar resistor de 1K ohm. Com o motor funcionando, a tensão do circuito chega a 14,5V, e usando o resistor de 470 ohms, o LED vai trabalhar muito no limite.
E ficou muito boa a iluminação. Farei um esquema parecido aqui.
Queria fazer uma iluminação personalizada na lanterna traseira. Mas quem disse que eu tenho coragem de desmonta-la???
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José Leal, o problema em usar o resistor de 1kohm é que a iluminação vai cair muito, pro LED de 10mm o resistor de 470 Ohms ja esta super-dimensionado, pois a tensão de trabalho dele é até 3,5 V a corrente dele é 30mA, se usarmos para cálculo a tensão fornecida pelo carro como 14 V é só fazer a conta.
R=resistência
V=tensão
I=corrente
R=V/I
R=(14-3,5)/0,03
R=350 Ohms
Com resistor de 350 Ohms o circuito ja funcionaria, mas como a tensão fornecida pelo carro tem muita variação é melhor usar o de 470 Ohms.
Quanto as cores do chicote, eu sempre esqueço e me perco, ai tenho que identificar os fios toda vez que vou fazer alguma coisa...rsrsrsrs
R=resistência
V=tensão
I=corrente
R=V/I
R=(14-3,5)/0,03
R=350 Ohms
Com resistor de 350 Ohms o circuito ja funcionaria, mas como a tensão fornecida pelo carro tem muita variação é melhor usar o de 470 Ohms.
Quanto as cores do chicote, eu sempre esqueço e me perco, ai tenho que identificar os fios toda vez que vou fazer alguma coisa...rsrsrsrs
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fiz algo parecido na iluminação da minha placa tbem, mas com leds de 5 mm
segue o link para ver as imagens.
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=40
um abraço.
segue o link para ver as imagens.
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=40
um abraço.
Fotos do Corsinha: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=
- Nilton Jr
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muito mais elaborado...rsrsrsrs quando trocar a lanterna de placa vou fazer algo parecido...Guivanu escreveu:fiz algo parecido na iluminação da minha placa tbem, mas com leds de 5 mm
segue o link para ver as imagens.
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=40
um abraço.
Parabéns pelo carro...
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Bom, eu não sabia que o LED 10mm tinham mais margem. Sempre usei LED 5mm e colocando resistor de 470 ou 560ohm, eles mais cedo ou tarde começavam a piscar. "Resolvi" esse problema com os resistores de 1K ohm.Nilton Jr escreveu:José Leal, o problema em usar o resistor de 1kohm é que a iluminação vai cair muito, pro LED de 10mm o resistor de 470 Ohms ja esta super-dimensionado, pois a tensão de trabalho dele é até 3,5 V a corrente dele é 30mA, se usarmos para cálculo a tensão fornecida pelo carro como 14 V é só fazer a conta.
Sobre as cores, o padrão GM é esse mesmo.
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Quanto maior o LED maior a tensão e corrente suportada, mas é pouco coisa, LEDs brancos são mais resistentes...coloquei resistores de 1kOhm no painel central, pois é um lugar meio chato de mexer...rsrsrsJosé Leal escreveu:Bom, eu não sabia que o LED 10mm tinham mais margem. Sempre usei LED 5mm e colocando resistor de 470 ou 560ohm, eles mais cedo ou tarde começavam a piscar. "Resolvi" esse problema com os resistores de 1K ohm.Nilton Jr escreveu:José Leal, o problema em usar o resistor de 1kohm é que a iluminação vai cair muito, pro LED de 10mm o resistor de 470 Ohms ja esta super-dimensionado, pois a tensão de trabalho dele é até 3,5 V a corrente dele é 30mA, se usarmos para cálculo a tensão fornecida pelo carro como 14 V é só fazer a conta.
Sobre as cores, o padrão GM é esse mesmo.
Quanto as cores, aprendi e trabalhei em eletrônica sempre com preto como terra e marrom também, por isso não consigo decorar, tenho que verificar toda vez que faço algo...rsrsrsrs
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É verdade. Já li pelas andanças nessa Internet da vida muito nego queimando equipamentos por acreditar nessa sequência "tradicional" de cores (preto negativo e vermelho positivo).
Mas se eu fosse mexer em um VW, FIAT, Ford... iria me atrapalhar nas cores, pois não conheço nada.
Mas se eu fosse mexer em um VW, FIAT, Ford... iria me atrapalhar nas cores, pois não conheço nada.
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Ficou legal, mas para quem não quer adaptar, pode comprar uma lampada led 69, paguei em torno de R$ 5,00, e ficou show.
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Em VW eu me viro bem, meu pai só compra Volks e eu que mexo tbm(vermelho positivo e marrom terra)...rsrsrsJosé Leal escreveu:Mas se eu fosse mexer em um VW, FIAT, Ford... iria me atrapalhar nas cores, pois não conheço nada.
Pra quem ja tem as ferramentas sai bem mais barato, paguei R$0,11 no LED e R$0,02 no resistor...fguztavo escreveu:Ficou legal, mas para quem não quer adaptar, pode comprar uma lampada led 69, paguei em torno de R$ 5,00, e ficou show.
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