[TUTORIAL] - Como consertar maçaneta mole - CORSA C

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
TheDarkAng3L
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Domingo 18 2010f Abril 2010 01:06:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[TUTORIAL] - Como consertar maçaneta mole - CORSA C

Mensagem por TheDarkAng3L »

Olá senhores, hoje vou explicar aqui como consertar a maçaneta do Corsa C/Montana.

Problema : Devido o uso da maçaneta o pino de ferro que fixa a mesma "correu", deixando a maçaneta com um lado solto. A mola se manteve no local porém com pouquíssima pressão. O pino é o fator principal na movimentação da maçaneta além de manter o puxador alinhado.

OBS : NÃO É NECESSÁRIO LUBRIFICAÇÃO DOS COMPONENTES.

Vamos começar :
* Ilustração acima, legenda abaixo, ou seja, a descrição das fotos estará sempre abaixo da mesma.
** Circulos vermelhos = Atenção.

Dificuldade : Média
Tempo médio p/iniciantes : 1 á 2 horas.
Ferramentas usadas : Chave estrela e Torx

Como desmontar a porta. Clique aqui.

Imagem

Cuidado com essas travas na hora de abrir a moldura da porta, acabei quebrando uma delas. Após a retirada dos parafusos devemos puxar a moldura para o lado de "dentro", como se fossemos arrancar com as mãos ou fazer pressão para afasta-las da chapa da porta, sempre com cuidado para não arranhar a porta.

FECHE OS VIDROS

Imagem

Após a desmontagem da porta podemos visualizar 2 aberturas uma retangular próximo a trava e outra abaixo, de forma oval. Essa redonda da angulo para empurrar a mola quando a mesma precisa ser instalada porém o espaço é pouco. Prefiro colocar a mola com as mãos usando a abertura maior, ao lado, mesmo dando 5x mais trabalho, mas é uma questão de jeito e pegada.

Devemos posicionar o puxador de forma a alinhar o furo onde entra o pino de ferro.
Eu o posicionei pelo lado de fora da porta puxando-o como se fosse abrir a porta e empurrando o pino de ferro com uma chave Torx, usando a cavidade onde encaixa-se as pontas da chave.

Imagem

Imagem

Caso a mola solte como aconteceu comigo, devemos levantar o puxador(lado de fora) como se fossemos abrir a porta e com a outra mão posicionarmos a ponta esquerda da mola entre a peça vermelha e haste interna do puxador para que a mola fique na posição correta em que o pino de ferro passe por dentro da mesma, veja na foto.

Eu consegui colocar a mola com o dedo indicador e o dedo do meio(unidos) pressionando a mola para dentro dando angulo para passagem do pino de ferro por dentro do meio da mola.

Imagem

Aqui eu usei a chave TORX para empurrar o pino e finalizar a montagem, é necessário empurrar até o final.

Imagem

Após posicionarmos a mola corretamente e passar o pino de ferro por dentro da mesma. A haste esquerda da mola não fara pressão no ponto vermelho, apenas encostará no mesmo. Podemos notar que o mesmo é meio que marcado pela atrito dessa haste da mola.

Imagem

Imagem

Nesse ponto aqui eu nao mexi nessa peça mas pelo que pude observar ela solta com facilidade. E serve na articulação entre o puxador e a trava da porta.
Mexa nela somente se necessário.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Infelizmente as 4 maçanetas estão vulneráveis a tal problema, principalmente em carro com constante uso. Engenharia porca. =/

Espero ter ajudado.
E que todos tenham me entendido, qualquer dúvida, posta ai que eu tento ajudar.
Dereck

Rio de Janeiro

Corsa MAXX 1.8 - 06/06

Web Designer Artist
Imagem
Dereck Art Design
fabricio8800
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sexta-feira 27 2012f Janeiro 2012 10:07:23 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabricio8800 »

Boa dica. Parabéns pelo tutorial!

Uma das maçanetas do meu Corsa não esta voltando depois que a porta é aberta ela fica pra fora e só volta empurrando, tem alguma dica?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”