[TUTORIAL] - Temporizador do limpador de parabrisas regulável

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LMM1973
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[TUTORIAL] - Temporizador do limpador de parabrisas reguláve

Mensagem por LMM1973 »

OBJETIVO: modificar e poder ajustar dinamicamente o tempo de pausa entre as passadas do limpador de parabrisas no estágio temporizado.

FONTE: retirado e adaptado da página http://www.clubedagraxa.com.br/blog/ins ... .jpg[/img]
figura 1: Caixa de reles com o local do relé do temporizador circulado em vermelho.


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figura 2: O relé temporizador propriamente dito, com seu número GM.

Passo 2:

Abra o relé com auxílio de duas pequenas chaves de fenda ou o que achar conveniente como ferramenta.

Passo 3:

Com o relé aberto, dessolde o resistor de 2,9K Ohms e solde no lugar dele um resistor de 1K Ohm.

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figura 3: O relé temporizador já aberto com o resistor a ser trocado.

Infelizmente, não achei datasheet do CI "TY93029A". No tutorial citado como fonte deste tutorial, o CI em questão é um controlador da ATMEL com datasheet conhecido. A função do TY93029A é a mesma. Entretanto, a pinagem de ambos não é (melhor não inventar moda e deixá-lo quieto).
O resistor trocado é o do terminal "I" do relé, responsável pelo estágio temporizado.



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figura 4: O relé com a indicação do pino "I".

Passo 4:

Desligue a bateria do carro.

Passo 5:

Remova a cobertura do miolo de ignição e a cobertura inferior da coluna de direção. Esta última, desaparafusando os três parafusos philips e desloque um pouco a cobertura superior para ter acesso ao plugue que comanda o limpador de parabrisas.


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Figura 5: A cobertura do miolo de ignição e a cobertura inferior da coluna de direção já removidos indicando o local dos três parafusos a serem retirados.

Passo 6:
Escolha um local conveniente para colocar o potenciômetro. Eu escolhi a cobertura do botão que comanda a altura dos faróis, já que meu carro não tem este opcional e o dono anterior já fizera um furo tosco no local, provavelmente para colocar um LED de alarme.


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Figura 6: Local escolhido para receber o potenciômetro.



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Figura 7: A cobertura escolhida para alojar o potenciômetro, pois já tinha um furo tosco.

Passo 7:

Instalei o potenciômetro na cobertura do botão e entortei 90 graus os terminais dele, a fim de caber no painel sem raspar em nada.


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Figura 8: O potenciômetro instalado e os terminais entortados circulados em vermelho.


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Figura 9: O potenciômetro instalado visto pelo lado onde será manuseado.

Passo 8:

Desconecte da coluna de direção o plugue que comanda o limpador de parabrisas.



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Figura 10: Coluna da direção com o plugue já desconectado.

Passo 9:

No plugue, solte o terminal que tem o fio preto com lista amarela ou corte este fio. Eu optei por soltá-lo do plugue, conforme a figura 12 mostra. Assim, evito o uso de fita isolante e de quebra, torno a instalação 100% reversível, sem deixar sequelas na fiação original se algum dia eu resolver desinstalar tudo e deixar como era originalmente. Penso que no dia que eu vender o carro, o novo dono tem o direito de receber o carro sem enjambrações provocadas por acessórios ou recursos elétricos não-originais que tenham sido removidos. Mas vai de cada um.
Solde uma das pontas do fio preto com lista amarela no terminal "A" ou "C" do potenciômetro usando um pedaço de fio. Veja a figura 12. Agora solde um outro pedaço de fio na outra ponta do fio preto com lista amarela (aonde está escrito "para o terminal 'A' ou 'C' do potenciômetro") e sua outra extremidade no terminal "B" do potenciômetro.

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Figura 12: O plugue de comando do limpador.



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Figura 13: O potenciômetro e seus terminais discriminados

.
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Figura 14: O potenciômetro com os fios já ligados sendo encaixado no painel e o Knob instalado.


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Figura 14: O resultado final.

Passo 10:

Reinstale as coberturas da coluna e conecte a bateria.

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Figura 15: Para quem não entendeu COISA NENHUMA.

CONSIDERAÇÕES:

Quando o estágio temporizador é acionado, o limpador funciona continuamente, mas com o relé clicando. Então, à medida que o potenciômetro é girado pelo motorista, o tempo de pausa entre uma passagem e outra do limpador vai aumentando.
No meu carro, quando o potenciômetro está na metade de seu curso de giro, o limpador já fica com uma passada por minuto. Isto sugere que o potenciômetro escolhido tem um "range" (intervalo do valor mínimo até o máximo) de resistência amplo demais. Mas dá pro gasto, não prejudicando o funcionamento. Sugiro a escolha de um potenciômetro de "range" menor.
O resistor de 1 K Ohm se revelou de valor muito baixo, pois no início do curso do botão, o limpador funciona igual à velociade 1 (não temporizada). Isto sugere que seria mais adequado um resistor de 1,1 ou 1,2K Ohms. Assim, o limpador começaria o estágio temporizado com cerca de meio segundo de pausa entre uma passada e outra.
A ligação do potenciômetro poderia ter sido feita direto no pino "I" do alojamento do rele atrás da caixa de fusíveis. Isso dispensaria a desmontagem da cobertura da coluna de direção. Mas achei muito chato soltar a caixa de fusíveis para ter acesso a sua parte traseira. Então, decidi inserir a ligação do potenciômetro no plugue na coluna de direção.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Pessoal, usando a pesquisa, tropecei nesse tutorial, pois tenho uma dúvida sobre o limpador intermitente.

No Vectra Clube, tem um tutorial afinado sobre a instalação do regulador de tempo do limpador. Acredito que para o Corsa, seria esse: http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... 12&t=45845

Se na caixa de fusíveis não tiver espaço para o pino I, o tutorial é esse: http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... 12&t=45844

Minha dúvida: por acaso o limpador intermitente é opcional no Classic? No meu carro (Life 09/10), tem o desenho na alavanca do modo intermitente, mas ao colocar nessa posição, as palhetas ficam paradas, funcionando somente a velocidade contínua lenta e rápida.
Como tenho a alavanca com o potenciômetro embutido e o relé, vou experimentar coloca-lo no local e ver se ativa o modo intermitente. Se der certo, verei se a alavanca serve.
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Mensagem por Julio Andrioli »

Estoupensando em instalar o sensor de chuva do vectra no meu corsa... tenho ele aqui com chicote e tudo...

O qua acham ?
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Seria uma boa sim. Mas vc tem os esquemas elétricos? E no Corsa, tem como fixa-lo?
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Mensagem por José Leal »

Ah, sim, eu instalei o relé que veio junto com a alavanca e o intermitente está funcionando. Na caixa de fusíveis tem o espaço para o pino I. Só que ele aciona as palhetas a cada 2,50s. Vou instalar a alavanca com o potenciômetro e verei como ficará o funcionamento.
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Mensagem por rgsperandio »

Ressuscitando isso daqui, pergunto a vocês:

Alguem já utilizou o rele de temporizador ajustável do kadett??? No kadett voce liga o limpador desliga e liga de novo quando precisa e deixa ligado. Ele armazena este tempo que você deu entre as passadas e temporiza o limpador com esta intermitência.

Me pareceu ser a mesma pinagem, só resta saber se funciona.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu nunca testei, mas tem tudo para funcionar sim.

Se vc fizer a montagem, não deixe de postar aqui o resultado.
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WJUNIOR
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Mensagem por WJUNIOR »

Amigos,
alguém tem a pinagem da chave/alavanca limpador do para-brisa do Corsa B/Classic?

estou tentando instalar um sensor de chuva/luz universal no Classic e preciso de ajuda para ligar os foios do sensor nos pinos da chave/alavanca.

Identifiquei os 8 pinos com seus fios e cores (veja como são vistos os pinos nos contatos da chave/alavanca)

J W
53e 53 53b
53a
WH
31

Quais as funções desses pinos/fios: (após testar com o multímetro, vi que o marrom é o terra e o preto/roxo tem os 12v pós chave)

Pino - COR do fio
J - PRETO/AMARELO
W - PRETO/VERMELHO
53e - AZUL
53 - AMARELO
53b - BRANCO
53a - PRETO/ROXO (12V PÓS CHAVE)
WH - PRETO/CINZA
31 - MARROM (TERRA)

O Limpador do para-brisa funciona somente com a ignição ligada.
A alavanca de acionamento do limpador do para-brisa possui quatro posições:
O Desligado
- - Funcionamento intermitente
– Funcionamento contínuo em baixa velocidade
= Funcionamento contínuo em alta velocidade

Mas quais fios fazem essas velocidades?
O esquema do sensor manda ligar um monte de fios na chave e estou ficando doido..
Clique na foto abaixo p/ conhecer meu Classic LTZ personalizado:Imagem
pps_2
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Mensagem por pps_2 »

Dei uma caprichada, usei um potenciômetro de um walkman antigo esse botão tem numeração de 0 ao 10, fiz a ligação apenas no fio preto de listra amarela e alterei o rele. Vejam as fotos.

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