[TUTORIAL] - ALÇA DE TETO ILUMINADA DE ASTRA NO CORSA 4 PTS.

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
decool2
:: Piquet ::
Mensagens: 208
Registrado em: Sábado 26 2005f Março 2005 12:36:40 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por decool2 »

andreclassic escreveu:Taí... gostei de tutorial. Muito bom mesmo.
Deu trabalho, mas valeu a pena.
Meus parabéns. =D>
Vlw amigo, é muito bom ver reconhecimento no trabalho feito por nós mesmos.
Sim deu trabalho, mas o resultado ,muito compensador mesmo e quase único já que naum é comum em corsa e funcional tbm né, ilumina bastante.
Abraço amigo.
Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

decool2 escreveu:
Meu caro, parabéns pelo tutorial que você postou aqui para nós!!!

Muito bem explicado e com muitas fotos. Mas agora você me deixou curioso sobre este porta-treco do Vectra, tem alguma foto dele para eu ver qual peça se trata?

Abração,
Fala amigo, olha a peça ai PORTA TRECOS DE TETO DO VECTRA


Imagem

Imagem

Imagem

Se vc obeservar tem dois furos onde ficará a luminária, no teto do corsa já existe estes furos só parafusar, porém notei que na peça tem dois pinos de presão que fica acima do vão pra fixar no teto e no corsa não existe lugar pra esta fixação e vou fixar usando estes pinos tbm. já pensei na solução e logo postarei aqui pra todos verem ok. abraço.
Orra!!! Fiquei interessado por essa peça hein!!!!

A fixação da parte da fente eu vi e sei que da certo, só essa parte dos pinos que não entendi direito. Mas posta aqui para vermos, se der certo esse será mais um UP para o Vermelho concerteza!!! 8)

Abraços
decool2
:: Piquet ::
Mensagens: 208
Registrado em: Sábado 26 2005f Março 2005 12:36:40 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por decool2 »

Eduardo Lirani escreveu:
decool2 escreveu:
Meu caro, parabéns pelo tutorial que você postou aqui para nós!!!

Muito bem explicado e com muitas fotos. Mas agora você me deixou curioso sobre este porta-treco do Vectra, tem alguma foto dele para eu ver qual peça se trata?

Abração,
Fala amigo, olha a peça ai PORTA TRECOS DE TETO DO VECTRA


Imagem

Imagem

Imagem

Se vc obeservar tem dois furos onde ficará a luminária, no teto do corsa já existe estes furos só parafusar, porém notei que na peça tem dois pinos de presão que fica acima do vão pra fixar no teto e no corsa não existe lugar pra esta fixação e vou fixar usando estes pinos tbm. já pensei na solução e logo postarei aqui pra todos verem ok. abraço.
Orra!!! Fiquei interessado por essa peça hein!!!!

A fixação da parte da fente eu vi e sei que da certo, só essa parte dos pinos que não entendi direito. Mas posta aqui para vermos, se der certo esse será mais um UP para o Vermelho concerteza!!! 8)

Abraços
Fala irmão, olha ai o detalhe do pino que falei,

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Então minha ideia é atravessar uma vara de aluminio no teto e prender nas extremidades laterais, tudo por dentro entendeu, ai eu prendo esses pinos por pressão na barra de aluminio. Estive olhando e pensando e da pra fazer dessa maneira, ja tenho o aluminio só falta moldar ele nos contornos do carro, nada de tão dificil. Irei fazer amanha que to em casa. se der tudo certo postarei mais tutorial aqui pra galera. abraços.
Sattoooo
:: Rodeio ::
Mensagens: 700
Registrado em: Terça-feira 10 2010f Agosto 2010 06:34:50 PM
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sattoooo »

Nossa cara, meus parabéns pela iniciativa e coragem nas modificações. Essas alças com lanternas do astra são show mesmo, dá uma diferença bonita no carro. Eu tenho a central traseira tradicional no meu, e já é bem eficiente, imagino que essas do astra devem iluminar mais ainda.
Vai postando os tutoriais das modificações que tu vai fazendo, pra galera se inspirar também, é de muita ajuda sempre :wink:
Abração!
decool2
:: Piquet ::
Mensagens: 208
Registrado em: Sábado 26 2005f Março 2005 12:36:40 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por decool2 »

Sattoooo escreveu:Nossa cara, meus parabéns pela iniciativa e coragem nas modificações. Essas alças com lanternas do astra são show mesmo, dá uma diferença bonita no carro. Eu tenho a central traseira tradicional no meu, e já é bem eficiente, imagino que essas do astra devem iluminar mais ainda.
Vai postando os tutoriais das modificações que tu vai fazendo, pra galera se inspirar também, é de muita ajuda sempre :wink:
Abração!
Vlw amigo, obrigado é sempre bom poder ajudar vc´s e satisfazer nosso ego com upgrades no corsa. Sobre a iluminação cara mt boa mesmo, eu nem imaginava que iluminaria tanto, tipo as lampadas que vieram eram de 5w, iluminam bem, mas como uma tava queimada eu coloquei de 10w, nossa demais, da pra ler sem dificuldade nenhuma a menor das letras. kkkk
E pode deixar que postarei sem dúvidas mais tutoriais pra galera ver e se empolgar tbm. já que vou manter este corsa na familia sempre, "estimação" desde zero né sabe como é, não vai faltar tutoriais aqui rsrs.
pastor
:: Piquet ::
Mensagens: 217
Registrado em: Quinta-feira 12 2011f Maio 2011 09:56:54 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pastor »

decool2 escreveu:Olá amigos, estou de volta após muito tempo longe do forúm participando ativamente. Só mesmo visitando poucas vezes e acompanhando alguns tópicos, bom o importante é que voltei a mexer no meu corsinha e fiz este tutorial de como instalar a alça de teto iluminada do astra no corsa 4 portas, eu mesmo em 2009 fiz um tópico de como instalar elas, e finalmente a fiz neste final de semana.
Bom vamos ao que interressa:

PEÇAS GM USADAS
# 2 alças de teto do astra nº 24432409 ou 24432411 (25,00 reais cada)
# 2 lanternas traseiras de leitura nº 90356926 já vem com lampada (ñ vi o preço)
# 4 parafusos da alça de teto nº 93274302 (0,07 centavos cada)
# 2 interruptores de portas nº 90483756 (6,50 reais cada)
# 2 parafusos do interruptor da porta nº 93329726 (acho que foi 0,20 centavos cada)

pessoal no meu caso eu ganhei as alças com a lanternas, mas os parafusos e interruptores eu comprei na ACCIOLY aqui do rj, se não tiver só encomendar que vem ok chega rápido. vale a pena, (comprei a soleira com eles e baratinha).

pessoal vamos ao trabalho, lembrando a todos que tem que ter paciência e determinação. senão desanima, mas nada dificil assim. só mesmo trabalhoso.
bom primeiro passo é retirar o forro de teto.
Mas antes de retirar o forro vc precisa fazer a marcação da luminária no forro como na foto abaixo:
Imagem
PRIMEIRO ESTÁGIO
Retirando o forro de teto. Eu não registrei essa etapa com fotos, mas vamos lá vou explicar: não tem erro ok.

1- Retire a luminaria (plafuniê dianteiro)
2- Retire os parafusos do quebra sol e tire-os
3- Retire as capinhas dos parafusos das colunas dianteira, da coluna do cinto de segurança e da coluna traseira tbm, usando uma chave de fenda pequena com cuidado vc tira.
4- Retire todos os parafusos torks que segura as colunas dianteira, do meio (cinto) e traseira.
OBS: As colunas traseiras só sairam por completo se vc tbm retirar o acabamento da mala (plastico preto grande).
5- Agora só ir puxando os acabamentos das colunas, o acabamento do cinto de segurança vc o desliza para baixo para liberar o forro do teto.
6- Agora o forro automaticamente irá descer e vc o retira pela mala no caso dos hatch, no sedam acredito que só ir virando com cuidado que sai pela porta, só ter cautela.

Bom agora vc tem acesso ao teto do carro (lataria) se vc observar no corsa não existe espaço para essa luminária da alça, vc terá de abrir esse espaço, isso mesmo.
Para esta tarefa eu usei uma micro retifica com o disco de corte que veio em seus acessórios. me custou 70,00 a maleta. comprei já pensando nessa instalação. hehe.
Imagem
Uma observação: o disco que vem na micro retifica por se tratar de ser menor, o disco é mais frágil então tem que ter mão firme e ir devagar na lataria. eu mesmo quebrei os 5 discos que vieram rsrs, e só tinha cortado um lado é mole, tive de comprar mais por fora e só achei na net, comprei logo diamantado kkk. Mas mesmo assim tive de embargar o trabalho esperando chegar. Então tenham cuidado ok. nada que exija experiência, só cuidado mesmo.

SEGUNDO ESTÁGIO
Cortando a lataria:
Pessoal concerteza terá gente dizendo que cortar naum vale a pena e tal. bom na minha opnião valeu a pena, onde vc irá cortar a lataria é fina e naum comprometerá nada do carro.
Antes de começar a cortar, encaixe a alça com a moldura e risque onde será cortado ok.
Agora mãos a obra.

ImagemCortando com cuidado, faça dos dois lados.

ImagemFaltando pouco pra acabar o corte

ImagemCorte terminado ficará assim

Agora vc terá que tirar a aspereza da lataria, eliminar cerdas cortantes e arestas afiadas.

ImagemUsando uma lima de ferro
ou
ImagemUsando a lixa da micro retífica

Agora iremos fazer os furos dos interruptores e parafusos e deixa-los prontos.
Se vc olhar bem já existe a marcação para o parafuso e outra para o interruptor.
É só vc usar uma broca de ferro fina quase da espessura do parafuso, nas duas marcações.
Imagem

Na marcação de baixo, que é a do interruptor vc terá de ir usando brocas maiores até conseguir passar o corpo do interruptor sem que ele toque a lataria ou fique apertado ok.
Imagem
Imagem
Imagem

ImagemPassar a lixa tbm para eliminar bordas cortantes.

Veja como deve ficar os furos.

Imagem

TERCEIRO ESTÁGIO
Passando os fios

MATERIAL USADO:
# Fio vermelho fino
# Fio preto fino
# Fio verde fino
# 5 terminais fêmeas 2 para os interruptores, 2 para luminária (terminal maior) e 1 da luminária dianteira que será substituída.
# 5 acabamentos de terminal fêmea (plástico)
# 2 terminais fêmeas de tamanho intermediário para a luminária (terminal médio)
# 2 terminais fêmeas de tamanha pequeno para a luminária (terminal pequeno)
# 2 terminais arruela pequeno (terra)
# 2 parafusos pequenos para o terminal arruela
# tubo termo contrátil de 1,5mm e 4mm
# 1 esqueiro (acredite se usar o tubo termo contrátil vai precisar)
# Alicate de corte
# Alicate de bico
# Arame +- 1 metro
OBS 1: Os fios comprei assim, vermelho 5 metros. preto 4 metros e verde 3 metros. (melhor sobrar do que faltar).
OBS 2: Quando for comprar os terminais leve junto a luminária e interruptores é melhor, (principalmente pra quem naum sabe ou tem idéia do que seje).

Vamos a fiação

pessoal eu passei o fio vermelho primeiro ok fui do centro (luminária dianteira) e fiz um chicote.
Imagem

Puxei 1 fio para o lado esquerdo até o corte da luminária traseira e 2 fios para a direta um para o corte traseiro da luminária e um para o corte dianteiro (carona, é eu fiz tbm o corte, pensando em uma futura instalação)
ImagemFio saindo no corte traseiro, faça igual no outro lado.

Passar esses fios são fáceis sem muita complicação mole mole.

Imagemirão ficar 3 pontas de fio vermelhos
(lembrando 2 vai para cada lateral traseira e 1 vai para o lado do carona)
Veja foto

Agora depois de passado o fio vermelho iremos fazer as conecções com os terminais fêmeas.
Mas antes pegue um pedaço de tubo termo contrátil e passe essas 3 pontas até chegar perto do orifício da lataria, use o esqueiro para aquecer o tubo e ele se moldará aos fios e irá segura-los e não escaparão para dentro da lataria sem querer.
ver foto
Imagem

Pegue as 3 pontas, descasque.
Imagem

Pegue o fio vermelho existente corte o terminal, tente tirar o terminal cortado do acabamento plático preto.
Imagem

Una as 3 pontas de fio com o fio vermelho existente, coloque um novo terminal fêmea maior
Imagem
Ponha o acabamento preto, senão conseguiu tirar ele ponha um que vc comprou, geralmente branco ok.
ImagemTerminal branco

Depois eu tentei tirar e consegui por o preto
ImagemTerminal preto, mantendo assim o original.
Agora colocar os terminais fêmeas tbm, nos fios vermelhos que vc passou até corte lateral das luminárias portas traseiras, fazer nos dois lados.

Imagemdescasque o fio, ponha o terminal fêmea grande e o acabamento branco.

Pronto a parte positiva está concluída, agora a parte negativa dos interruptores
A mais trabalhosa, mas não impossivel.

Nesta parte o desafio está em passar o fio preto pela coluna do (cinto de segurança), porém ao contrário do que eu achava esta coluna tem somente pequenos vãos, fazendo com que a passagem do fio seje "chata" de fazer.
o que eu fiz foi abrir um buraco na parte superior perto da coluna do cinto de segurança. olhe na foto.

Imagem
achei que por ali era só ir guiando e empurrando fio para baixo que sairia no pé da coluna fácil. ledo engano rs.
A solução que encontrei foi a seguinte
primeiro soltei o trilho do cinto de segurança, com uma chave tork (fácil)
segundo fiz 2 furos superficiais veja na foto.

Imagem
Comecei do furo de cima para o de baixo fui empurrando e olhando o de baixo até o fio chegar ao segundo furo mesmo, ai vc usa o arame em forma de gancho bem pequeno e puxa o fio para fora

Imagem
Beleza puxe o fio todo, agora deste mesmo furo de baixo você poem a ponta do fio e empurre até sair no pé da coluna ok, neste pé tem um vão bem grande retire a espuma que tem e da para por a mão e esperar o fio chegar até sua mão, acontecendo isso puxe todo ele.

Imagem
Agora vc voltará por esse mesmo vão e irá guiar até o fio aparecer ou sair no furo que vc fez do interruptor, use o arame se o fio não sair de prima no furo ok.

Imagem

ImagemFio saindo no furo do interruptor.

Beleza agora puxe o fio todo para fora do furo do interruptor, vá até o furo da coluna que você fez o superior e puxe o fio até ficar um pedaço suficiente pelo furo do interruptor.
Volte ao furo superior da coluna e empurre o fio restante que vc puxou até sair onde mostra na imagem

ImagemSó seguir que é fácil

volte ao fio no furo do interruptor e faça a conecção do terminal e acabamento branco.

Imagem
Conecte o interruptor ao terminal.

Imagem
Parafuse-o ao seu lugar.

Imagem

ImagemVá para o fio preto na abertura da luminária e faça a concção do terminal fêmea MÉDIO.

ImagemColoque um pedaço de tubo termo contrátil para cobrir o terminal o suficiênte para isola-lo.

ImagemCobrindo o terminal todo.

Imagem Aqueça com o esqueiro. Pronto.

Faça este processo do fio preto do interruptor no outro lado.

Conecte a luminária e faça um teste com o botão centralizado.

ImagemPorta traseira fechada = luz apagada

ImagemPorta traseira aberta = luz acesa

Beleza o pricipal ta funcionando, agora precisamos fazer com que ela acenda quando você quiser certo. vamos lá.

Pegue o fio verde e passe do corte da luminária até um buraco na parte traseira veja a foto

Imagem

ImagemFaça as conecções com o terminal fêmea pequeno e terminal arruela em cada ponta e dê o cabamento com o tubo termo contrátil.

ImagemFaça um pequeno furo na lataria, use o parafuso pequeno comprado no terminal arruela.

Imagemconectando neste terminal você poderá acender quando quiser a lampada.

ImagemO funcionamneto correto é esse mesmo.

Fotos do conjunto completo.

ImagemTestando como fica no teto.

Agora pessoal é só fazer o processo reverso de por o forro no teto, use as borrachas das portas pra segurar o forro, ai você vai colocando os acabamentos das colunas.

Gelara mais uma coisa, eu tentei fazer com que o motorista liga-se as luzes traseiras junto com a dele, consegui, porém qd vc puxa o botão do farol acende todas, se vc desligar o interruptor na traseira só a luz da traseira se apaga individualmente ok. até ai blz.
Mas qd as porta estão fechadas na traseira e vc acende qualquer uma delas, você acende o do motorista também. Ai naum optei por fazer assim. mas quem quiser ta ai a dica. é só puxar um fio pra cada luminaria do fio cinza existente até ao terminal MÉDIO da luminária traseira ok.

Bom galera acho que é isso, espero que tenha ajudado muita gente que tinha vontade de por esse acessório como eu queira há muito tempo.

Aguardem estou para postar jajá os proximos tutoriais:
QUEBRA-SOL DE VECTRA COM LUZ.
PORTA OBJETOS DE TETO DE VECTRA COM FIXAÇÃO TOTAL.


UM ABRAÇO A TODOS, COMENTÁRIOS SERÃO BEM-VINDOS, ASSIM COMO SUGESTÕES.
VAMOS NESSA GALERA, A PAIXÃO PELO CORSA CONTINUAAAA.
ALIAIS NA FAMILIA DESDE 98 ZERO. HAHA.
ABRAÇO FUI.

primeira coisa: dá pra fazer isso na minha wagon 2000? segundo: acho que vc poderia ganhar dinheiro fazendo esse serviço. to dizendo isso, porque irei ai no Rio começo do ano que vem. compraria as alças de teto com as luzes e pagaria feliz da vida a sua mão de obra pelo serviço. topa? meu email é jfs1609@gmail se topar já vou deixar uma grana reservada pra isso
Corsa Wagon GLS 1.6 16V 2000

Projeto Elegance iniciado(quando vai terminar não sei, haha) ! ! !
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=75407
1X
:: Classic ::
Mensagens: 1403
Registrado em: Terça-feira 03 2009f Novembro 2009 11:04:48 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por 1X »

Show de mais e é meu próximo UP!!!!

Só corrigindo:
# 2 alças de teto do astra nº 24432409 ou 24432411 (25,00 reais cada) São do astra e por isso nao servem.
As alças utilizadas foram 2 unidades da 93240240 ALÇA DO TETO TRASEIRA VECTRA B 1997/2005.

Abraços e conte comigo
F J R
:: GLS ::
Mensagens: 1895
Registrado em: Sexta-feira 14 2007f Setembro 2007 01:03:39 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por F J R »

mano show de bola parabens...

eu so nao faço pelo motivo de cortar o carro ai nun da nao tenho material...
A Wagon Mais Completa Do País!
Topico Oficial http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53739
MRF-CorseiroCarioca
:: Millennium ::
Mensagens: 115
Registrado em: Domingo 13 2009f Dezembro 2009 04:50:49 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MRF-CorseiroCarioca »

Olá!
Como vai?
Nobre, gostei do seu trabalho.
Quero perguntar algo à vc.
Ali no teto do corsa há uma barra ou coluna que atravessa o carro, certo?
Vc sabe dizer se ela é oca? E qto é a profunidade?
Estou perguntando pq quero colocar um dvd de teto de 9" e queria ter a certza disso.
Se vc puder me ligar para sanar esta dúvida ficarei grato 8852 7064 ou deixe seu fone que retorno.
Haverá encontro dominog. Se vc puder me mandar um torpedo ou mensagem dizendo que vai a gente poderá troca idéias.
Forte abc e obrigado meu caro.
Apollo GL e GLS, PGT 405, Cicatriz 86, Chevette 91, Monza 95, CLASSIC 2010
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=58171
Avatar do usuário
xucrute
:: ST ::
Mensagens: 889
Registrado em: Quarta-feira 25 2011f Maio 2011 05:23:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xucrute »

Pessoal eu já tinha a interruptor da porta, será se eu puxar o fio la para o teto e ligar funciona?

Acho que já tenho meio caminho andado.
Corsinha 96 4p
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”