Pessoal, boa noite!
Eu coloquei a abertura interna do porta-malas por cabo no "Highlander" no último domingo, e gostaria de compartilar o procedimento para a instalação do mesmo.
:: Ingredientes ::
- 1 jogo de abertura do porta-malas do Classic (ou qualquer outro carro da GM). O jogo consiste do cabo de aço, alavanca de acionamento e capa do mecanismo de acionamento;
- Lacres de nylon à vontade;
- Broca para metal nº 4 e 5 (recomendável ter em mãos da nº 2 a nº 6);
- Furadeira;
- Chave de fenda média;
- Chave phillips média;
- 2 parafusos com bitola de 5mm (preferência alley ou torx);
- Chave alley ou torx para os parafusos;
Muita paciência e nenhuma dó da lataria interna...
:: Modo de Fazer ::
Retire o forro da tampa do porta-malas com o auxílio de uma chave de fenda e desparafuse a fechadura da tampa do porta-malas, usando para isso uma chave torx.
Ela ficará presa pela haste de ferro que a prende ao bojo da chave. Para retirá-la, desencaixe-a da presilha de plástico, girando a haste de ferro, e retire-a do orifício.
Depois de retirar a fechadura, faça um furo usando broca 4 ou 5 na haste de acionamento dela, para podermos encaixar a haste de metal do mecanismo. O furo que eu fiz é o menor na foto, logo abaixo do furo original (o maior). É muito importante que o furo seja feito EXATAMENTE no local que foi feito, ou o mecanismo não funcionará.
Depois de furar a haste, recoloque a fechadura e reencaixe a haste de metal do bojo da chave, da forma como se encontrava antes de começar o procedimento. Depois, passe o cabo de aço do acionamento por dentro da mangueira sanfonada da tampa do porta-malas, fazendo-a sair na parte inferior esquerda da tampa.
Agora, no furo que fizemos, encaixe a haste de metal do acionamento interno do porta-malas, usando uma presilha plástica como a do encaixe com o bojo da chave. Caso o furo tenha ficado pequeno demais, passe uma broca 6 para alargá-lo, com cuidado para não estourar o furo e, consequentemente, estragar a fechadura.
Depois disso, passe o cabo o mais rente possível com o fundo da tampa do porta-malas, de forma a deixar o movimento do cabo de aço o mais paralelo possível com o fundo da tampa. Agora é a parte que não pode ter dó da lataria interna do carro: Para prender o cabo o mais paralelo possível, eu tive que abrir um buraco (isso mesmo, buraco), na lataria interna do Corsa.
Como a parte em questão fica por baixo do forro, não terá nenhuma consequência estética. A não ser que erre a mão na hora de fazer força com a furadeira e perfure a lataria... Aí, é sentar e chorar...
Eu usei para prender o cabo uma pedaço de chapa de aço com um furo no meio, e um parafuso de fenda, conforme é possível observar na foto anterior. Puxe o cabo de aço o máximo que conseguir, para que ele fique bem esticado, mas não a ponto dele não permitir o funcionamento da lingueta da fechadura. Acertar o ponto ideal de tensão do cabo é uma questão de tentativa e erro. Eu gastei quase uma hora só nesse passo. Com o cabo esticado, prenda-o com a chapinha de aço e o parafuso, conforme a foto. Aperte o parafuso o máximo que conseguir, pois será ele quem segurará a carga na hora em que puxar o acionamento interno.
Depois de concluído esse passo (o mais complicado), agora é a parte de fazer o acionamento chegar as mãos do motorista. Com o cabo já devidamente passado pela mangueira sanfonada da tampa do porta-malas e o sistema devidamente regulado (nesse ponto já é possível testar o funcionamento e fazer os ajustes finos antes de concluir a montagem), passe-o por dentro das presilhas do chicote que ficam na coluna do teto. Para isso, retire o forro da coluna e o forro lateral traseiro esquerdo, nos carros 2 portas, ou passe rente ao piso, nos carros 4 portas. No meu caso, passei por dentro do forro.
Depois, prenda-o nos buracos já existentes na lataria interna do carro, usando os lacres de nylon. Aperte-os bem, pois eles irão ajudar a segurar o conduíte do cabo, no momento do acionamento do mecanismo.
Vá passando o cabo ao lado do banco do passageiro, até ele chegar na cobertura dos trilhos, conforme a foto:
Desmonte a cobertura dos trilhos, desparafusando-a e retirando-a, afim de passar o cabo por dentro dela, conforme a foto:
Se tudo deu certo, o cabo tem o comprimento exato para ficar logo após a moldura dos trilhos do banco. Agora, faça uma fenda na cobertura da soleira da porta, para acomodar o mecanismo do sistema, conforme a foto abaixo:
Agora fure a soleira da porta exatamente no centro da fenda feita na soleira da porta. Esse furo é onde será parafusado o mecanismo. Eu usei parafusos torx 27, como esse:
E furei exatamente nesse ponto:
Depois, meça aonde fará o segundo furo, usando o próprio acionamento como gabarito. Posicione-o na posição onde fixará o primeiro parafuso e faça uma marcação com caneta ou lápis de onde fará o segundo furo. Ele deverá ficar logo abaixo e à direita do primeiro furo, conforme a foto abaixo:
Depois dos furos feitos, parafuse o mecanismo e vá tomar um suco de maracujá bem gelado, pois a essa altura você está morrendo de sede e cansaço! Mas o resultado compensou!
Espero que gostem do resultado! Agora mandei alisar a maçaneta do porta-malas!
[TUTORIAL] - Instalar abertura interna - Porta-Malas Hatch
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mto show excelente tutorial parabens !!! :wink:
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http://www.corsaclube.com.br/abre_encon ... agem02.jpg
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kkkkkkkkk
Eu pensei que vc nao ia dar conta de terminar de montar seu carro nakele dia rsrs ja era quase 4 da tarde rsrsr
Paraben pelo trabalho mas eu prefiro continuar indo la atraz abrir mesmo rsrs
Parabens!!
Eu pensei que vc nao ia dar conta de terminar de montar seu carro nakele dia rsrs ja era quase 4 da tarde rsrsr
Paraben pelo trabalho mas eu prefiro continuar indo la atraz abrir mesmo rsrs
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jogo de abertura do porta-malas do Classic
PODERIA ME DIZER QUAL O CODIGO DESTE EQUIPAMENTO
E ONDE PODERIA ENCONTRA-LO?
PODERIA ME DIZER QUAL O CODIGO DESTE EQUIPAMENTO
E ONDE PODERIA ENCONTRA-LO?
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Gostei muito deste tuto mas estou com dificuldades de localizar este kit sem o código do produto ou de um outro compativel tem como postar?
Att
Ederson Luiz
Ederson Luiz
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da de por no C?
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