[TUTORIAL] - Como reparar a antena elétrica.

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
douglas02
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quinta-feira 06 2011f Janeiro 2011 12:03:01 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Como reparar a antena elétrica.

Mensagem por douglas02 »

Bom dia!

Como prometido que depois que arrumei a maçaneta do meu carro a próxima meta era arrumar a antena elétrica.
Então vou descrever como eu fiz e as dificuldades que encontrei.
Lembrando que nunca tinha visto (ou nunca reparado) uma antena elétrica antes...hahah o que me levou as dificuldades...

Tenho um Corsa Sedan GLS 1996 com o toca fitas original da Chevrolet e sempre que ligava o carro ouvia o barulho do motor, ou seja, ele estava OK. Meu problema era a haste da antena e a cremalheira.
Segue foto da antena antes do conserto:
Imagem

Imagem da borracha de vedação da antena que estava feia e aproveitei para trocar.
Imagem

Agora imagem das peças novas:
Na sequencia estão a borracha de vedação, haste da antena (que tem 4 estágios) + a ponta da antena com cremalheira (esta última parte forma o 5° estágio).
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem interna da antena Olimpus OL-2000
Imagem

Imagem

Retirando a antena com problema. No porta malas do carro retirar as travinhas que seguram a forração (é só puxar que elas saem) e com uma chave de boca ou similar desrosquear conforme imagem abaixo:
Imagem

Antena retirada. Esta parte preta deve ser retirada pois ela possui uma rosca que fixa com a parte interna da antena.
Imagem

Imagem

Imagem

Colocar a peça preta na nova haste da antena:
Imagem

Agora para colocar a ultima parte da antena (ponta da antena + cremalheira) é necessário desroquear a ponteira e colocar a antena por baixo e depois recolocar a ponteira.
Imagem

Imagem

Imagem

O próximo passo é retirar a borracha de vedação. Pelo lado de dentro do carro e com uma chave de fenda, empurar com um pouco de força e jeito nas laterais.
Imagem

Quando fui passar a cremalheira (arte plástica branca) pelo pedaço interno da antena, não entrava de jeito nenhum. Então tive que desmontar.

O pedaço destacado em azul era onde estava obstruido. Para retirar esta parte tem dois parafusos um de cada lado (setas vermelhas) que ao serem retirados permite soltar a haste.
Imagem

Quando retirei a haste verifiquei que os pedaços da antiga cremalheira estavam obstruindo. Tive que colocar uma chave de fenda por um dos lados para limpar o caminho.
Imagem

Logo imaginei que a cremalheira estivesse quebrada dentro da antena. Para abrir basta retirar uma porca, conforme destacado na imagem.
Imagem

Retirando a tampa preta encontraremos esta parte que é importante, pois quando a antena está recolhida a cremalheira fica toda enrolada ai dentro:
Imagem

Agora é necessário retirar 4 parafusos que seguram as engrenagens e fazem o caminho para a cremalheira.
Na imagem abaixo eu já tinha retirado a antena toda, mas funciona assim:
Seta verde: suporte que prende a antena ao carro. Tem um parafuso com rosca que além de prender a antena prende o cabo do aterramento da antena.
Seta Vermelha: Parafusos que prendem esta parte plastica branca e serve como "caminho para a cremalheira"
Seta Azul: é um caninho plastico que é ligado, pelo que percebi para escoar água que entra pela antena.
Seta amarela: é um dos parafusos que prendem a haste interna da antena.
Imagem

Para retirar a engrenagem maior é necessário uma chave de fende fina. Existe uma pecinha em formato de arruela, porém ela é aberta em uma das pontas. Colocar a chave de fenda e forçar com cuidado para o lado. Cuidar para não fazer força demasiada e saltar longe a peça.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após limpeza das peças:
Imagem

OBS: Não reparem a fita isolante nos dedos, mas enquanto eu estava tentando entender como funcionava a antena tomei "um jacaré". Para a antena funcionar é necessário ela estar aterrada na carcaça do carro, quando fui encostar o fiozinho na mecânica tomei um choque...
Para prevenir coloquei um EPI para segurança...hahahah
Imagem

Montar tudo seguindo o sentido inverso.
Colocar as engrenagens, a trava da engrenagem principal, a tampinha das engrenagens os parafusos...etc...
E deixar da seguinte forma:
Imagem

Colocar a antena de volta dentro do carro (caso tenha sido tirada).

Para ajustar a cremalheira será necessário retirar o motor levantando seu eixo. Dessa forma as engrenagens giram de forma livre.
Para retirar o motor retirar 2 parafusos e levantar o motor.
Imagem

Passar a cremaleira por dentro da antena de modo que a mesma passe pela engrenagem principal e "sobre para fora".
Imagem

Colocar de volta o motor, encaixando-o e parafusando novamente.
O restante da cremalheira deve ser enrolada dentro da peça e encaixada no pino central no qual a engrenagem principal está montada.
Imagem

A imagem abaixo é apaenas para ilustrar o passo a ser tomado, pois depois de enrolado o restante da cremalheira, está peça não fica parada por espontânea vontade, ou seja, tem que ficar segurando com a mão até colocar a próxima tampa em cima.
Cuidar para não tomar uma laçasso na cara...rsrs pois a cremalheira desenrola com força se soltar a peça.
Imagem

Colocar a tampa do acabamento da antena parte preta e prender com a porca.

Observações gerais dos erros cometidos até chegar o resultado final:
1) Como não sabia como funcionava, na primeira vez eu enrolei a cremalheira dando uma volta completa na engrenagem principal. Pois achei que sem enrolar não teria força suficiente para puxar a atena. Isto não funcionou.

Maneira ERRADA:
Imagem

Outro detalhe foi na primeira vez que fechei a antena ela funcionou blz, porém após a terceira tentativa já não estava descendo até o fim. O problema foi que quando eu abri tinha os pedaços de plástico da cremalheira quebrada, além de graxa ressecada. Como eu limpei as peças teria que lubrificar de alguma forma.
Como não tinha graxa, coloquei óleo de máquina, que acabou funcionando muito bem.

Seguem imagens de como ficou.
Imagem

Imagem

Imagem

Valores das peças compradas no Mercado Livre:

Borracha: 28,00 (não era a mais barata, mas como comprei tudo do mesmo vendedor)
Haste:40,00
Cremalheira:40,00

Peço de antemão desculpas, pelas fotos tiradas de celular e porque às vezes o cara fica distraído fazendo o serviço e não tira fotos de todos os passos.

Abraço!
Heliin
:: Joy ::
Mensagens: 2746
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Janeiro 2011 05:20:09 PM
Localização: Santa Luzia - MG
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Heliin »

Onde vc encontrou essas peças ?

Ótima dica, na minha opinião merece ser fixado!
Avatar do usuário
Chines
:: Millennium ::
Mensagens: 195
Registrado em: Segunda-feira 23 2012f Julho 2012 01:50:02 AM
Localização: Rio Manso - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por Chines »

Otimo Trabalho!
Alguem sabe um link da antena eletrica do corsa sedan 1998? To querendo comprar uma, o meu carro ta sem.Nao deve ser tao caro neh!?rsrsrs
Grato!
Pedro Motta
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Domingo 12 2014f Janeiro 2014 01:29:54 PM
Localização: Pederneiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pedro Motta »

acabei de comprar uma olimpus paguei 290 reais
O vício por Corsa vem desde pequeno :D
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”