[TUTORIAL] - Faróis de neblina traseiros - Corsa C

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
fhi_22
:: Champ ::
Mensagens: 555
Registrado em: Quarta-feira 19 2010f Maio 2010 03:59:37 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Faróis de neblina traseiros - Corsa C

Mensagem por fhi_22 »

Boa noite colegas!

Como não consegui informações suficientes para a instalação das lanternas, resolvi fazer tudo por conta, e tive que fazer algumas "pequenas adaptações para obter sucesso na instalação.

Segue abaixo um pequeno passo a passo do trabalho que eu realizei para instalar as lanternas.

1. Carro já sem o parachoque traseiro (bem simples de retirar. São 3 porcas plásticas 10mm na capa do paralamas traseiro, 4 parafusos torx T 30 logo abaixo da tampa do porta malas e 2 buchas de pressão na parte de baixo do parachoque)

Imagem

2. Retirei os "olhos de gato" dos parachoques, e me deparei com a primeira dificuldade. Meu carro não estava preparado para a instalação das lanternas (o suporte para elas não fazia parte do parachoque). Deixei para pensar como fixar elas depois que recortar o parachoque.

Imagem

Vejam na foto abaixo, o detalhe das "orelhas" onde o suporte original é fixado

Imagem

3. Cortei o parachoque utilizando uma furadeira com broca 1/8, pois não tinha outra ferramenta mais adequada.

Imagem

Imagem

O acabamento eu fiz utilizando um estilete e uma lima fina, mas esqueci de tirar foto de como ficou... mas dá pra ver nas fotos do resultado final... rs

4. Decidi utilizar as "orelhas" de plástico para fixar as lanternas. Furei elas e fixei a lanterna utilizando cintas plásticas. Ficou bem firme, levando em consideração a adaptção que eu fiz... hehehe..

Imagem

Imagem

5. Passei um par de fios para o interior do carro, pelo mesmo lugar que os fios de iluminação da placa passam. Também esqueci de tirar uma foto.... :cry:

6. Retirei o a chave de farol original utilizando uma chave de fenda fina. Existem 2 travas metálicas dos lados do botão.

Imagem

Detalhe das travas do botão:

Imagem

Imagem

7. Para minha surpresa, quando fui testar o botão para localizar qual fio mandava o sinal, vi que havia um terminal encaixado (acredito que quando foram instalar os farois de milha, erraram o conector... heheh).
Na foto abaixo, é o terminal que eu emendei um fio amarelo. Este fio envia um sinal negativo (terra) quando o botão é acionado.

Imagem

Já aproveitei e puxei um fio adicional, ligado no fio cinza e preto (que manda +12V quando eu aciono a lanterna do carro), que utilizarei para acionar o relé das lanternas de neblina.

8. Montei um relé simples, de 4 pinos para ser acionado pelo botão somente quando o carro está com a lanterna acesa (pois o botão envia sinal com o carro desligado também).

Imagem

Imagem

A sequência de ligação no relé foi a seguinte:

Pino 85 - Fio amarelo ligado no botão que envia terra quando é acionado.
Pino 86 - Fio que eu puxei do sinal de lanterna +12V quando é acionado.
Pino 30 - Sinal +12V contínuo com um porta fusíveis de 10A para garantir a segurança.
Pino 87 - Fio que vai enviar o sinal +12V para acionar as lanternas.

9. Tudo montadinho, esperando para o teste final.

Imagem

Imagem

10. Parachoque no lugar, teste final OK!

Imagem

Imagem

O acabamento não ficou 100%, mas pra mim foi mais do que suficiente! Estou muito feliz com o resultado, e economizei uma boa grana se fosse instalar na concessionária (só o parachoque original com o suporte custa mais de R$ 400,00)...

Bem, é isso! Espero que tenha tirado a dúvida de muitos colegas. Se precisarem de algo, estou à disposição!

Abraços a todos!
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

parabens pelo tutorial !!!
vai servir de inspiraçao pra mta gente aqui!
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Show de bola.

Parabéns!

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Paulinho
:: Premium ::
Mensagens: 4582
Registrado em: Sábado 18 2004f Setembro 2004 08:53:10 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por Paulinho »

Parabens pelo tuto, mt gnt aki com certeza vai aproveitar esse tutorial!!
Paulinho
Corsa do mes de Maio/2005
Se vc conhece ou sabe de alguem ki cometeu qq tipo de crime denuncie 181 - Nós podemos melhorar este país
Paulinho
:: Premium ::
Mensagens: 4582
Registrado em: Sábado 18 2004f Setembro 2004 08:53:10 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por Paulinho »

eskeci de perguntar vc ligou a luz de indicação no painel??
Paulinho
Corsa do mes de Maio/2005
Se vc conhece ou sabe de alguem ki cometeu qq tipo de crime denuncie 181 - Nós podemos melhorar este país
Avatar do usuário
Spy_Station
:: Millennium ::
Mensagens: 115
Registrado em: Quarta-feira 04 2007f Julho 2007 12:23:58 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Spy_Station »

[quote="Paulinho"]eskeci de perguntar vc ligou a luz de indicação no painel??[/quote]

Vi isso num corsa hoje na rua! Fica bem legal!!
Nem sabia que dava pra colocar isso ali! IUHAIUHAiuA

Quanto vc gastou mais ou menos?
CORSA HATCH MAXX 1.0
fhi_22
:: Champ ::
Mensagens: 555
Registrado em: Quarta-feira 19 2010f Maio 2010 03:59:37 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fhi_22 »

Dwkbr® escreveu:parabens pelo tutorial !!!
vai servir de inspiraçao pra mta gente aqui!
sousaman escreveu:Cara,

Show de bola.

Parabéns!

Abraços!
Paulinho escreveu:Parabens pelo tuto, mt gnt aki com certeza vai aproveitar esse tutorial!!
Valeu pelos elogios galera! Deu bastante trabalho, mas valeu a pena!

Abraços!
Paulinho escreveu:eskeci de perguntar vc ligou a luz de indicação no painel??
Paulinho, ainda não mexi no painel, pois sinceramente eu não consegui descobrir se o Corsa tem alguma luz indicativa de neblina acesa! Se amanhã der coragem eu vou desmontar e dar uma olhada!
Caso tenha algo, eu posto uma atualuzação aqui no tópico!

Abraço!
allan.nogueira escreveu:Vi isso num corsa hoje na rua! Fica bem legal!!
Nem sabia que dava pra colocar isso ali! IUHAIUHAiuA

Quanto vc gastou mais ou menos?
Fala Allan!

Eu comprei as lanternas do Markén (aqui do CC mesmo). Ele tinha elas usadas que ele tirou do carro dele, e eu paguei R$ 150,00 no par se não me engano.
No mercado livre você acha elas novas por 169,00 cada.

Fora isso gastei R$ 4,00 em no relé e uns R$ 15,00 de fios + terminais, conectores, soquetes e lâmpadas para ligar as lanternas.

Abraço!
Sattoooo
:: Rodeio ::
Mensagens: 700
Registrado em: Terça-feira 10 2010f Agosto 2010 06:34:50 PM
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sattoooo »

Bá cara, ficou lindo demais!
Tenho um premium tbm só com os olhos de gato, queria mto coloca os neblinas tbm dessa forma, mas não entendo nadica de fios, eletricidade,, heheheh
E sobre a luz no painel, o Corsa C possuí eu acho.
Abraços!
fhi_22
:: Champ ::
Mensagens: 555
Registrado em: Quarta-feira 19 2010f Maio 2010 03:59:37 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fhi_22 »

Como todo tutorial que se preza deve ser completo, resolvi usar esta manhã ensolarada de feriado para verificar se o painel do corsa tinha lugar para a luz espia da lanterna de neblina.

1° passo: Retirei o painel do corsa (para isso, será necessário tirar a tampa embaixo do volante, e as capas do volante (não tirei fotos dessa etapa, pois já existe um tutorial que ensina como desmontar o painel para troca de lâmpadas. Vide em http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... c&start=15)

2° passo: Com o painel em mãos, coloquei ele contra o sol para verificar se a máscara dele possuia o desenho das lanternas de neblina, e para minha felicidade, ele tem! :D

Imagem

Além do desenho da neblina, o painel tem mais outros 2 desenhos. Um eu acho que é do controle de tração, e o outro eu não faço a menor idéia para que serve... rs

3° passo: Localizado o ponto da luz espia de neblina, instalei o conector com a lâmpada esmagadinha original (comprei em uma casa especializada em painéis automotivos... não custou nem R$ 5,00 o conjunto conector + lâmpada esmagadinha).

Fiz um quadrado em volta do espaço correto para encaixe da lâmpada.... acho que dá pra ver... :lol:

Imagem

4° passo: Desmontar o conector do painel para identificar qual o pino que recebe o sinal (e que tipo de sinal ele recebe) para acender a lâmpada.

Este conector é bem simples de desmontar. Notem que existe uma trava cor de rosa na parte de baixo dele:

Imagem

5° passo: Para retirar a trava, é só deslizar ela para fora:

Imagem

6° passo: Com a trava fora do conector, puxe o terminal para baixo para que você tenha acesso aos fios:

Imagem

7° passo: Eu já fiz a parte chata, que era identificar qual sinal é necessário para ligar a lâmpada. Neste caso, é necessário um sinal +12V. Eu fiz uma extensão do mesmo fio que envia o sinal +12V para as lanternas (direto no relé que eu montei anteriormente).
E o pino correto para ligação é o número 16 (se vocês pegarem o conector e olharem de perto, o número 16 estará lá. É o último pino vago de um dos lados do conector.

Imagem

8° passo: Para ligação do fio no conector, eu desmontei um conector de um alarme velho que eu tinha em casa para aproveitar o terminal. Meu celular para tirar foto de perto não presta, mas era o único que eu tinha disponível no momento... rs

Imagem

9° passo: Com o fio já conectado no pino 16

Imagem

10° passo: Tudo pronto, conector de volta ao painel e teste de funcionamento! Perfeito!

Imagem

Bom colegas, com isso eu concluo de verdade o tutorial de instalação das lanternas de neblina.

Estou à disposição para quaisquer dúvidas!

Um abraço a todos!
Japz
:: Rodeio ::
Mensagens: 639
Registrado em: Segunda-feira 08 2007f Janeiro 2007 04:02:10 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Japz »

caramba heinn japaa..
fico top o tutorial
tirando... q numt iro algumas fotos mas fico somm..
porraaa essas cintas heinn sacanagem...
aSIOHOHISHISHOISHISHI
masss de boass nem tenho credito pra flaa nda...xD

asihoaHOSIOHIS
top top

abss..
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”