[TUTORIAL] - Instalação do Retrovisor Interno Eletrocrômico

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[TUTORIAL] - Instalação do Retrovisor Interno Eletrocrômico

Mensagem por Ulisses® »

Senhores,
Como muitos já sabem, instalei no meu Classic um excelente acessório visando maior conforto e comodidade ao dirigir, digno de carros top de linha. Trata-se do Espelho Retrovisor Interno Eletrocrômico/Fotocrômico que originalmente equipa veículos da GM como Astra, Vectra e Zafira.
A seguir, tentarei demonstrar passo a passo a instalação deste maravilhoso acessório.

Equipamentos necessários:
- Jogo de chave Torx
- Alicate de corte (para cortar e descascar fios)
- Fita isolante
- Chave philips e chave de fenda
- Lanterna
- Tesoura afiada
- Papel contact preto
- Régua, metro ou trena
- Muita paciência


Será necessário desmontar:
- Retrovisor interno
- Plafonier dianteiro (Luz de Cortesia Dianteira ou Luz de Teto Dianteira)
- Coluna A do lado do motorista
- Caixa de Fusíveis


A ligação no Corsa é muito simples, bem menos complicada do que pra instalar ela no Astra.

O espelho possui um chicote cujo "pino fêmea" já é acoplado à peça. Quanto ao "pino macho", é um tanto raro de se encontrar juntamente com a peça.

Quem tiver sorte de encontrar o conjunto completo, não pense muito em preço, pois este "pino macho" é considerado "manga de colete"
Entretanto, o "pino macho" não é indispensável, pois é possível fazer a ligação com pinos do tipo esmagado bem pequenos, é só fazer um bom isolamento e acomodá-los no "pino fêmea" de forma que não tenham como se movimentar.

Para fazer a ligação do espelho, será necessário usar 4 fios no seguinte esquema:

1- Fio Preto: deve ser ligado no pós chave 12v (pode ser no módulo de vidros elétricos ou em qualquer outro que tenha pós chave);
2- Fio Cinza: deve ser ligado ao fio cinza do plafonier dianteiro (luz de cortesia de teto). Este fio é negativo (-) responsável pela iluminação interna. Se o plafonier for o original do carro, é só identificar o fio cinza (negativo) pois só haverão três fios. Para quem estiver usando plafonier do Astra, como eu, continua sendo o fio cinza, entretanto, cuidado pra não confundir com os dois fios do aterramento;
3- Fio Marrom: deve ser ligado em qualquer módulo de aterramento;
4- Fio Branco e Preto: deve ser ligado no acionamento da ré. Este fio é responsável pela iluminação externa. O acionamento da luz de ré pode ser ligado diretamente no chicote que sai da frente do carro passando pela porta do motorista, qualquer eletricista de autos saberá identificá-lo.

IMPORTANTE: As ligações devem ser feitas por pessoas que tenham conhecimento em elétrica de veículos evitando assim que possíveis acidentes decorrentes de instalações mal feitas ocorram no futuro.

Para a colocação do espelho, basta tirar o original puxando-o para cima até que se solte completamente. O espelho eletrocrômico, ao contrário do original, é colocado de baixo para cima, e deverá ser arrastado pelo trilho até que se ouça um "click", neste momento, ele estará travado no seu lugar.

Para evitar que se coloque o espelho da forma errada, basta lembrar que o pino de ligação, já devidamente encaixado na base do espelho, deve ficar do lado esquerdo do carro (lado do motorista).

Vamos às imagens:

1. Colocando o Contact Preto:
Pra que o serviço fique bem feito e com um aspecto agradável aos olhos, é importante fazer esta aplicação para que fique ao menos semelhante com o original do Astra, para tanto, vamos ver como proceder
1.1. Recorte um pedaço de contact preto com aproximadamente 20,0cm
Imagem

1.2. Coloque as duas coberturas sobre o contact de maneira que a parte de baixo fique próxima da estremidade, deixando sobrar uma parte maior em cima
Imagem
Imagem

1.3. Feito isso, contorne as coberturas com um lápis, seguindo o seu desenho, deixando 1,0cm de abas, exceto na parte de cima, pois esta parte deverá ser maior para que possa alcançar a extremidade do vidro na hora que for colada
Imagem
Imagem

1.4. Com o contact já recortado, será necessário fazer a medição do recorte central, que deverá ter 3,3cm x 2,0cm. Para isso, será necessário colocar o espelho com as coberturas no local e pelo lado de fora colocar o contact sobre o vidro para verificar o local correto do recorte central. Depois de localizado este local, faça uma medição milimétrica partindo das extremidades para que o recorte fique bem centralizado
Imagem
Imagem
Imagem

2. Conhecendo a peça:
2.1. O espelho
Imagem
Imagem

2.2. O chicote do espelho e sua posição correta
Imagem

2.3. A disposição dos fios do chicote (notem que os fios tem a sequência: preto, marrom, cinza e preto e p&b)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

2.4. As coberturas do espelho e seu encaixe nas abas
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
[img]hhttp://i1078.photobucket.com/albums/w481/eduardo_lirani/moderacao/foto2.4.11_zpsrucjc1rb.jpg[/img]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

2.5. A peça instalada e funcionando perfeitamente
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Amigos, não é complicado. Exige o mínimo de conhecimento em elétrica de autos e um pouco de paciência, mas o resultado compensa. Sei que este não é o melhor dos tutoriais, mas tenho certeza que ajudará aos que querem fazer esta adaptação.

Para aqueles que tem interesse em instalar este acessório e precisar de mais dicas ou detalhes que porventura não tenham sido devidamente esclarecidos neste tópico, estarei à disposição. Abaixo vocês poderão encontrar todos os canais disponíveis para entrar em contato comigo.

Obrigado a todos, um forte abraço e até a próxima.

Ulisses Cassiano Rossi (Proprietário do Black Chevy) :wink:

PS: Os mais detalhistas vão perceber que nas últimas fotos está faltando a cobertura do lado direito, a razão para isto é que a concessionária mandou duas do mesmo lado, estou esperando que chegue a correta pra colocar. Quanto a outra que viram nas fotos, eu peguei emprestada do meu Astra... hehe.


editado pela moderação: Eduardo Lirani - 13/04/2016
- Substituição dos links de imagem.
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Excelente tutorial!

Esse acessório um dia chega no Moleque.

Parabéns pela iniciativa e pela boa vontade em montar essas instruções para os futuros loucos.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
DomAlemão
:: Super ::
Mensagens: 98
Registrado em: Quarta-feira 09 2008f Julho 2008 04:46:44 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DomAlemão »

Ulisses, grande tutorial, parabéns pela vontade de compartilhar conhecimento, o que nunca é demais! Um abraço!
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

Sousaman:
Cara,

Excelente tutorial!

Esse acessório um dia chega no Moleque.

Parabéns pela iniciativa e pela boa vontade em montar essas instruções para os futuros loucos.

Abraços!
Obrigado Sousa.
Quando for a hora do Moleque, vou estar aqui amigo, basta chamar.
Abraços.

DomAlemão:
Ulisses, grande tutorial, parabéns pela vontade de compartilhar conhecimento, o que nunca é demais! Um abraço!
Obrigado DomAlemão.
Concordo plenamente que nunca é demais compartilhar o pouco que sabemos com os amigos.
Forte abraço.

Ulisses :wink:
Avatar do usuário
ajarm
:: Premium ::
Mensagens: 4561
Registrado em: Quinta-feira 26 2004f Agosto 2004 10:20:21 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por ajarm »

Belo tópico.

Abraços!
Arqmarino
:: Joy ::
Mensagens: 2532
Registrado em: Quarta-feira 13 2006f Setembro 2006 03:22:42 AM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Arqmarino »

Ulisses meu caro,
Show de bola as explicações, perfeito em cada detalhe, com certeza serei o próximo a seguir este passo a passo para incrementar o SPIRIT não é mesmo???

Aguarde!

Abração,
Marino.
ERA UMA VEZ O CARRO PERFEITO!!!!
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

Enviada: Qui, 12 Ago 2010, 13:23 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Belo tópico.

Abraços!
Obrigado Ajarm.
Espero que sirva pra ajudar quem se interessar na adaptação.
Abraços amigo :)
Enviada: Qui, 12 Ago 2010, 16:27 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Ulisses meu caro,
Show de bola as explicações, perfeito em cada detalhe, com certeza serei o próximo a seguir este passo a passo para incrementar o SPIRIT não é mesmo???

Aguarde!

Abração,
Marino.
É isso aí Marino.
Em breve o Spirit estará equipado com este acessório espetacular.
Abraços amigo :)
Avatar do usuário
Marcílio Cardoso
:: Rodeio ::
Mensagens: 651
Registrado em: Sexta-feira 17 2007f Agosto 2007 06:33:36 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcílio Cardoso »

Poxa excelente viu Ulisses, só você mesmo. Uma ótima contribuição ao mundo CC.

Abs!
Agora de Vectra CD 2.2 16v
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

Marcílio Cardoso escreveu:Poxa excelente viu Ulisses, só você mesmo. Uma ótima contribuição ao mundo CC.

Abs!
Obrigado meu caro Marcilio!
Fico feliz em poder ajudar amigos corseiros compartilhando o pouco conhecimento que tenho.
Um forte abraço meu amigo.
Ulisses :)
LUC-GT
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Segunda-feira 06 2009f Julho 2009 09:43:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LUC-GT »

Bacana esse acessório, eu não conhecia. Vivendo e aprendendo.
Paixão por carros é meu forte.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”