[TUTORIAL] - Instale Painel com Conta-Giros

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2711
Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

[TUTORIAL] - Instale Painel com Conta-Giros

Mensagem por Wilson »

Relação HP vs RPM
Em muitas ocasiões nós vemos a ficha técnica do corsa sem notar o significado que tem certas condições, um deles, que talvez o que nós vemos primeiro em qualquer carro é a potência em HP que o fabricante especifica, mas é importante levar em conta que esta é a potência total que pode ser obtido a um número de rotações máximo permitido. Por exemplo 89 HP @ 5,500 RPM.

Conta Giros (Tacometro)
Este é um dispositivo que nos permite saber as rotações do motor. Tendo em consideração que a série de motores deste veículo é feita para desenvolver potência total a 5.500 rpm, pode ser muito útil ter um conta giros para poder desenvolver a potência de maneira correta sem arriscar a integridade do motor.
Bom, pois vamos para o que nos interessa. A instalação de conta giros analógico no Corsa.
O painel com conta giros pode ser adquirido de um modo fácil em lojas especializadas e inclusive em algumas concessionárias GM que oferecem acessórios para Corsa. O custo pode variar, dependendo do que é escolhido, havendo três tipos:

Imagem
Amarelo / Preto

Imagem
World Cup

Imagem
Branco / Azul

Imagem
Original

É necessário mostrar que estes paineis incorporam funções que não estão disponíveis em alguns modelos, como por exemplo os controles ABS, AirBags e o alerta de cinto de segurança, mas o mais atraente neste painel é a advertência de escassez de combustível que incorpora de modo luminoso de cor vermelha no marcador que corresponde à gasolina e é representado com uma bomba deste valioso combustível.
É importante salientar que também existe conta giros que era exclusividade da edição copa do mundo 1998 e que trabalha por meio de um sensor de velocidade em vez de um chicote como o que nós apresentaremos logo.

Material Necessário
1 Painel com Conta Giros.
2 mts de cabo 16AWG.
1 Filete de metal.
1 Chave Philips.
1 Chave Sextavada.
1 Chave de Boca.
1 Pinça de ponta.
1 Terminal de conexão (conector).

Procedimentos de Instalação

1. Retirar os 5 parafusos da carcaça de ignição.
Imagem

Imagem

2. Retirar os 3 parafusos da moldura.
Imagem

3. Retirar os 2 parafusos do painel original.
Imagem

4. Para retirar o painel original é necessário colocar a mão por trás do painel e soltar o cabo do velocímetro. Com o painel fora nós observamos o pente de conexões e o cabo do velocímetro
Imagem

Imagem

5. Anexamos o filete metálico com cabo de aproximadamente 1.80 mts. na cavidade 9 da direita para a esquerda do pente de conexões.
Imagem

Imagem

6. Passamos o cabo por dentro do painel até chegar ao lado do passageiro, onde fica a central de injeção eletrônica. Agora nós abrimos a lateral do lado do passageiro, onde está a central. Será necessário remover o revestimento.
Imagem

Imagem

8. Nós retiramos a central e identificamos o pino C2 do conector grande .Na posição C2 que corresponde ao conector grande introduzir o cabo que vem do pente de conexões do painel de instrumentos. É necessário realizar uma conexão apropriada para evitar curto circuitos e conseqüências posteriores que possam por em risco a integridade da central (a posição C2 da central estará livre nos modelos Populares e ocupada nos modelos semi equipados ou com ar condicionado, neste caso deverá ser feita uma conexão de qualidade).
Imagem

10. Nós montamos o novo painel com conta giros, e plugamos o cabo do velocimetro. (empurrar até ouvir o estalo).
Imagem

11. Agora nós parafusamos o painel e verificamos que os conectores da central estão na posição correta.
Imagem

12. Depois de verificar tudo isto, teste o conta giros antes de remontar tudo. Nós ligamos a ignição e verificamos que a sinalização do painel inclui freio de mão, óleo, injeção eletrônica e bateria. Se tudo estiver correto, damos a partida no motor. O conta giros registrará 1000 rpm. No caso do motor estar frio, registrará pouco mais de 1000 rpm até entrar em regime normal de funcionamento do motor. Com isto nós terminamos a instalação do painel com conta giros e só falta montar a moldura do painel, a carcaça da ignição e a cobertura da central.
Imagem

Escrito por : Dario Gómez Monroy
Traduzido por: Glenio Lacerda
Colaboração: Cleber Rodson Lusvordes

Texto retirado do site http://www.corsaclub.com.mx/taller/chevymania/tacometro.htm Se você possui algum direito sobre este texto e tem alguma reinvidicação a fazer, por favor entre em contato
Editado pela última vez por Wilson em Quarta-feira 10 2012f Outubro 2012 01:41:27 PM, em um total de 2 vezes.
copag
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Domingo 10 2006f Dezembro 2006 02:13:20 PM
Localização: Indaial - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por copag »

parabéns! belo tópico
gmp_power
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 04 2011f Setembro 2011 07:57:43 AM
Localização: Cascavel - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gmp_power »

ótimo parabéns pelos detalhes!!
straderoo
:: Champ ::
Mensagens: 449
Registrado em: Segunda-feira 15 2009f Junho 2009 09:43:54 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por straderoo »

Nossa que tutorial bem feito, perfeito mesmo parabéns pela dedicação de fazer um passo a passo bem lustrado. e muito rico de informação. Essa semana vou montar o meu e foi de grande valia seu tópico. Só me resta uma duvida.

Todos os Corsas MPFI tem cabo de velocímetro?

Mais uma vez parabéns Wilson
Para conhecer o Camaleão, click no link: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=
matrix
:: Millennium ::
Mensagens: 120
Registrado em: Terça-feira 28 2010f Dezembro 2010 09:25:42 AM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por matrix »

straderoo escreveu:Nossa que tutorial bem feito, perfeito mesmo parabéns pela dedicação de fazer um passo a passo bem lustrado. e muito rico de informação. Essa semana vou montar o meu e foi de grande valia seu tópico. Só me resta uma duvida.

Todos os Corsas MPFI tem cabo de velocímetro?

Mais uma vez parabéns Wilson
O mpfi tem sim,alias uma observaçao quando fiz o serviço de troca de painel foi so encaixar e deu certo.Se quizer tentar.

Espero ter ajudado.
matrix
:: Millennium ::
Mensagens: 120
Registrado em: Terça-feira 28 2010f Dezembro 2010 09:25:42 AM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por matrix »

straderoo escreveu:Nossa que tutorial bem feito, perfeito mesmo parabéns pela dedicação de fazer um passo a passo bem lustrado. e muito rico de informação. Essa semana vou montar o meu e foi de grande valia seu tópico. Só me resta uma duvida.

Todos os Corsas MPFI tem cabo de velocímetro?

Mais uma vez parabéns Wilson
O mpfi tem sim,alias uma observaçao quando fiz o serviço de troca de painel foi so encaixar e deu certo.Se quizer tentar.

Espero ter ajudado.
straderoo
:: Champ ::
Mensagens: 449
Registrado em: Segunda-feira 15 2009f Junho 2009 09:43:54 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por straderoo »

Opa que boa noticia, eu deu uma adiada na alteração do painel mais espero resolver isso logo.

Brigado pela dica.
Para conhecer o Camaleão, click no link: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=
daniel da cunha
:: Wind ::
Mensagens: 40
Registrado em: Sábado 26 2011f Novembro 2011 12:16:02 PM
Localização: Maricá - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por daniel da cunha »

boa adorei ja tinha pensado em colocor um painel desse com contagiro sò não sabia se era possivel se dava certo
cngthommy
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 25 2012f Janeiro 2012 09:07:33 AM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cngthommy »

vou presicar trocar o meu, mas nao sei se o corsa 99 1.0 tem o cabo para o velocimetro, voce sabe me dizer?

Obrigado
straderoo
:: Champ ::
Mensagens: 449
Registrado em: Segunda-feira 15 2009f Junho 2009 09:43:54 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por straderoo »

Ainda tem sim, o meu é 99/00 e tinha.

Só foi colocar e funcionou, o chicote ja veio pronto de fabrica no meu Corsa.
obs: o meu tem ar condicionado.

Imagem Imagem



Tem mais fotos no link da minha assinatura.
Para conhecer o Camaleão, click no link: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”