[TUTORIAL] - Motor de arranque BOSCH: retirando/consertando/reinstalando

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LMM1973
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[TUTORIAL] - Motor de arranque BOSCH: retirando/consertando/

Mensagem por LMM1973 »

Meu motor de arranque tinha um problema: de vez em quando, quando eu girava a chave ele funcionava devagar durante um, até dois segundos e depois é que pegava velocidade e dava partida no motor do carro. Então, levei o carro em uma auto-elétrica e eles me propuseram "pegar outro motor da arranque na troca", pois eles tinham um pronto. Sempre tive restrições a fazer isso, pois além de ser caríssimo, não dá para ver os componentes internos do arranque oferecido (nível de desgaste dos componentes internos, gambiarras, etc...). Tudo o que se sabe é que te dão um motor de arranque USADO e REVISADO que está funcionando naquele momento e uma garantia de 3 meses (o que considero ridículo pra esse tipo de coisa).
Não deu 4 meses e o problema voltou. Obviamente, não ia voltar na auto-elétrica. Já passara a garantia e eu perdera a confiança neles.
Como o assunto não é novidade para mim, resolvi consertar eu mesmo.
É necessário o uso de cavaletes. Eu usei um macaco hidráulico para suspender o veículo e um cepo de tronco de árvore com grande diâmetro como salvaguarda. Mas é tudo por sua conta e risco no caso de acidentes.

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Figura 1: Localização dos dois parafusos do protetor de cárter.

Comecei por desconectar o negativo da bateria e soltar os dois parafusos do protetor de cárter. As setas na figura 1 indicam a localização deles.

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Figura 2: Os parafusos dianteiros do protetor de cárter.

Em seguida, afrouxei os parafusos dianteiros do protetor de cárter, para que o mesmo pendesse, permitindo o acesso mais fácil ao motor de arranque.


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Figura 3: O motor de arranque.
Na figura 3, "A" é o parafuso inferior do motor de arranque, "B" é um aterramento que termina em um terminal tipo "olhal" e é preso no parafuso superior do motor de arranque (não visível na figura).
"C" é o motor de arranque BOSCH, "D" e "E" são os terminais do "automático" do arranque (também conhecido como solenóide). Afrouxei, por baixo do carro, as porcas "D" (13mm) e "E" (10mm), e o parafuso "A" (13mm).



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Figura 4: Detalhe do parafuso superior do motor de arranque.

Agora, por cima do veículo, removi o parafuso superior de fixação do motor de arranque. Este parafuso é especial, pois tem uma porca (13mm) no meio dele, bem como uma porca removivel (13mm) que serve para prender o aterramento "A" da figura 4. Toda essa viadagem é mostrada na figura 4, onde "B" é o parafuso especial e "C" é o motor de arranque. "D" é o orifício de um parafuso de fixação da caixa e não deve ser confundido com o parafuso superior de fixação do motor de arranque.


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Figura 5: Dreno do ar-condicionado.

A figura 5 e 6 nem deveriam estar aí, mas é de utilidade pública: o tão famoso dreno do ar-condicionado que entope e faz jorrar água no carpete por dentro do carro. Na figura 5, "A" é o dreno e "B" é a linha de combustível.


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Figura 6: Mais uma do dreno do AC.

Na figura 6: "A" é a linha do combustível, "B" é a saída do tubo do dreno com a tampa levantada, "C" é o firewall e "D" o assoalho do carro.

Por fim, soltei os fios do automático e por último o parafuso inferior de fixação do arranque.

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Figura 7: Chave para alcançar o parafuso inferior de fixação do arranque.

Só consegui acessar o parafuso inferior de fixação do arranque com a combinação mostrada na figura 7: uma chave catraca com prolongador e um soquete de 13mm LONGO. Se usar um prolongador menor ou maior, não dá certo. UM INFERNO.


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Figura 8: O motor de arranque.


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Figura 9: os parafusos de fixação do arranque.

Na figura 9, os parafusos de fixação do arranque: "A" é o superior e "B" o inferior. Alguns comentários importantes sobre eles serão adicionados na fase de colocação do arranque.


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Figura 10: O motor de arranque de perfil.


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Figura 11: A tampa traseira do arranque.

Comecei pela tampa traseira do motor de arranque. Soltei os dois parafusos "A" e removi a graxa da ponta do eixo. Em seguida retirei a chaveta (nada mais do que uma arruela em forma de meia-lua) e a arruela compensadora. Então, soltei os parafusos "B" da figura 11.


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Figura 12: O porta escovas.

Em seguida, retirei a placa porta-escovas (só puxar). Na figura 12, "A" é a placa porta-escovas, "B" é o automático do arranque (pra quem não sabe) e "C"
é uma das quatro escovas que deslizam sobre o coletor do rotor (induzido). "D" é o local onde ficam os imãs permanentes que fazem o papel do estator (não visível nesta foto).



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Figura 13: O motor de arranque aberto.

Soltei os três parafusos que prendem o automático na tampa dianteira e puxando "D" na figura 12, temos o que se vê na figura 13. Ao puxar, é normal uma certa resistência por causa dos já mencionados imãs do estator.

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Figura 14: o interior do arranque.

Na figura 14: "A" é o rotor, "B" é o núcleo do automático, "C" é o garfo, "D" é o dispositivo de engrenamento, comumente chamado de "bendix" e "E" é o colar deslizante.


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Figura 15: O coletor do rotor.

Na figura 15, "C" é o coletor. No próximo passo, garibei o coletor: o sulco "B" vai de ponta a ponta do coletor enquanto que o "A" está obstruído. Com uma chave de fenda muuuiiito pequena, limpei todos os sulcos, deixando-os como o "B". Em seguida, passei uma lixa d'água nos contatos do coletor, sempre fazendo o movimento de giro, para não ovalizá-lo.


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Figura 16: o coletor pronto.

Na figura 16 é possível ver o resultado final no coletor. O coletor não pode receber limpeza com solventes.


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Figura 17: o rotor.
Na figura 17, "A" é o local de apoio do mancal traseiro, "B" é o coletor, "C" é o eixo do engrenamento e "D" é o local de apoio do mancal dianteiro. "A" pode ser limpo com pano seco para remover a graxa velha, "B" e "E" não devem ser limpos com nenhum solvente (só pano seco) nem receber graxa e a região "C" pode ser limpa com um pano levemente umedecido em isa-raz ou thinner caso a graxa velha esteja muito seca. Na montagem, passar moderadamente a graxa à base de sabão e lítio na região "C".
Este é o momento de fazer alguns testes elétricos no rotor, a fim de verificar curtos-circuitos ou continuidade dos enrolamentos. Não abordarei este assunto aqui. Recomendo o uso de um multimetro simples e a leitura de livros como "Conheça seu opala" de Amaury F. de Almeida, na seção que trata do motor de partida. O desenho das peças pode variar um pouco, mas os testes são os mesmos.
Se o rotor estiver condenado, é muito comum pegar um outro recondicionado "na troca". Recomendo, neste momento, a inspeção visual do rotor nas regiões "A" e "D", que devem estar planas, lisas e não devem possuir uma redução muito drástica de diâmetro com relação ao diâmetro original do eixo do rotor.


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Figura 18: O estator com os imãs permanentes.

Lavei o estator com querosene e depois com água e sabão. Em seguida, muito WD40 para expulsar a umidade evitando a oxidação. Este tipo de estator não possui enrolametos de cobre formando bobinas de campo como nos arranques de carros mais antigos.
As bobinas de campo não eram laváveis de forma nenhuma. Sequer a remoção era recomendada. Entretanto, não recomendo a remoção dos imãs. A estrutura que prende eles pode se quebrar ou até mesmo um dos imãs pode quebrar durante a remoção.


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Figura 19: O automático do motor de partida.

Os automáticos dos motores de partidas modernos como esse, são selados. Por isso, não há muito o que fazer: se não houver problema elétrico nele, basta limpar com um pano seco a graxa velha que ficou nas paredes da cavidade aonde desliza o núcleo. Na tampa, eu escovei os contatos elétricos e as porcas, indicados pelo "*" na figura 19. Não usar solventes na limpeza, pois dentro há um enrolamento de cobre. Apesar de serem selados, não há garantia de estanqueidade.

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Figura 20: O núcleo do automático, já limpo.

No núcleo, limpei a graxa velha que estava na superfície. Na montagem, coloquei uma leve quantidade de graxa nova na superfície lateral dele e na alça que encaixa no garfo.


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Figura 21: A placa porta-escovas.

Agora, depois de limpar a placa porta escovas com água e sabão, a superfície metálica foi escovada com uma escovinha de cerdas metálicas na medida do possível. Na figura 21: "A" e "B" são as escovas negativas e "C" e "D" são as escovas positivas. Nesta peça também devem ser feitos testes elétricos para verificar a ocorrência de curto circuito.


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Figura 22: a placa porta-escovas.

Escovei com a escovinha de cerdas metálicas o "A" da figura 22, exceto, é claro, a cordoalha de cobre.


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Figura 23: O dispositivo de engrenamento.


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Figura 24: O dispositivo de engrenamento (ou "bendix").

Limpei o dispositivo de engrenamento com um pano levemente umedecido em solvente para remover a graxa velha. Nunca lavá-lo com nenhum solvente ou mesmo água. Dentro da parte "A" na figura 24, há uma catraca engraxada de fábrica e esta graxa não é trocável.
Com uma mão segurando a parte "A" e a outra na parte "B", forcei o giro em um sentido e depois no outro. Só deve haver giro em um dos sentidos. Se houver nos dois, troque o dispositivo de engrenamento. Nas lojas, a peça é conhecida por BENDIX. Quem inventou o sistema foi a Bendix e por isso ele é chamado erroneamente assim. O dispositivo inventado era mais primitivo e tinha algumas dferenças com relação ao de hoje. Talvez pelo nome Bendix ser marca registrada (nome de uma empresa), os outros fabricantes optam por chamar de "dispositivo de engrenamento".
Ainda na figura 24, a região "C", onde fica a mola, foi moderadamente lubrificada com graxa nova. "B" não deve receber graxa em seus dentes sob hipótese NENHUMA.


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Figura 25: Colar do dispositivo de engrenamento.

Na figura 25, a região "A" do colar recebeu graxa nos dois lados.


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Figura 26: O garfo.

O garfo, depois de lavado, recebeu nova graxa nos pontos "A", "B" e "C".


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Figura 27: A placa porta escovas com o posicionador das escovas.

Para recolocar a placa porta escovas, é preticamente imprescindível usar um posicionador das escovas. Peguei uma fatia de cano de PVC, ilustrado na figura 27 e indicado pelo ponto "C".


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Figura 28: A tampa posterior do motor de partida.

Devido à extrema dificuldade que é a operação de retirada e colocação do motor de arranque, decidi trocar as buchas posterior e anterior, que estavam mais ou menos e ainda tinham alguma vida útil. Na tampa posterior, peguei uma lâmina de serra de arco e passei por dentro do orifício da bucha, serrando cuidadosamente ela. Para colocar a nova, coloquei a tampa sobre uma superfície de madeira, posicionei a nova bucha sobre o orifício e em cima dela coloquei um soquete 13mm (na figura 28 está um de 12mm). Então, martelei usando um mertelo de plástico até a bucha entrar. A cavidade foi lubrificada antes de martelar, facilitando a entrada da bucha. Na figura 22, "A" é a tampa posterior, "B" é o soquete, "C" é a bucha.
Na tampa anterior, usei o soquete posicionado sobre a bucha para expulsá-la, martelando-a.


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Figura 29: Posicionamento das peças para recolocar o anel-trava da escora.

Este procedimento a seguir só é necessário se o engrenamento tiver de ser substituído!
Na figura 29, "A" é a bucha que tirei da tampa anterior, "B" é o anel-trava e "C" é o colar de escora. Este é o procedimento para recolocação do conjunto: agora é só martelar com força moderada em cima da bucha usando o martelo de plástico. Quando a bucha empurrar o anel ficando no mesmo nível do topo do eixo, retire a bucha e forçe o anel trava até atingir o pescoço no eixo. Tire o rotor da morsa e deite-o sobre uma mesa. Com dois alicates, force o colar de escora no anel-trava de modo que fiquem como na figura 30. Isso é muito xarope de se conseguir, mas é possível!


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Figura 30: "A" mostra como fica o conjunto.


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Figura 31: O motor de arranque montado, lubrificado e limpo.

A montagem se dá no sentido contrário da desmontagem.


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Figura 32: O motor de arranque montado, lubrificado e limpo. De perfil.


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Figura 33: Os parafusos que prendem o automático.

Tive de trocar os 3 parafusos que prendem o automático no motor de partida. É nisso que dá pegar "na troca": me deram um motor de partida cujos parafusos de fixação do automático estavam com a cabeça destruída pela tosqueira sub-humana. Quero deixar bem claro que não fui eu quem fez aquela mixórdia na cabeça do parafuso indicado em "A" na figura 33. Eles já estavam exatamente assim: eu não piorei eles. Tive até de usar uma furadeira para remover um dos parafusos, pois a cabeça estava ainda pior do que a do parafusos da foto. "B" são os novos parafusos.


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Figura 34: Procedimento para recolocar o motor de arranque.

Para recolocar o motor de partida, tive de improvisar, pois estava sozinho. Usei uma cordinha com um laço em uma ponta. O laço eu prendi no parafuso "A" da figura 35, para manter o motor de arranque na posição de ser aparafusado e também sustentar a maior parte do peso dele.


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Figura 35: Colocação do arranque.

Na figura 35, "B" é um silicone para motor que usei para vedar o mancal traseiro do motor de partida. Optei por colocar o silicone por cima da junção, ao invés de usálo como uma junta porque o silicone também cola. Sei que não ficou bonito, mas ficou eficiente.
Agora, para quem teve paciência e interesse de ler até aqui, vem o "pulo do gato": Troquei a posição dos parafusos de fixação do motor de arranque. O que estava em cima e tinha um aterramento foi para baixo e o que estava em baixo foi para cima. Por que? Porque não sou masoquista. Eu jamais conseguiria recolocá-los em suas posições originais sem um ajudante e com as ferramentas e recusrsos que tenho em casa. Além do que é bem mais fácil com eles invertidos. Atenção: o parafuso "A" da figura 9 que antes era o superior e agora é o inferior deve ser aparafusado com o lado mais comprido voltado para a caixa de câmbio!


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Figura 36: Mais um detalhe da técnica de colocação do arranque.

Em todo o procedimento, sempre que mencionei a palavra "graxa", entenda como "graxa à base de sabão de lítio".
SemControle
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Mensagem por SemControle »

tinha até tentado editar, mas nao consegui fazer as fotos aparecer, conversei por MP com o LM ele ia até recriar o topico e eu excluir esse antigo...
q bom q resolveu....
vou conversar com ele e depois mover pra parte de eletrica
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Mensagem por LMM1973 »

Rsrsrsrs... Que bom que uma boa alma conseguiu fazer funfar essas imagens! Quando postei o tópico eu estava tão cansado (porque foi uma "briga" a operação de retirada e colocação do motor de partida) que mesmo relendo 2 vezes antes de postar, ainda permaneceram alguns errinhos.
ERRATA:

1)Onde está escrito " "D" é o orifício de um parafuso de fixação da caixa e não deve ser confundido com o parafuso superior de fixação do motor de arranque."
LEIA-SE: "D" é o orifício de um parafuso de fixação da caixa e não deve ser confundido com o ORIFÍCIO do parafuso superior de fixação do motor de arranque. "

2)Onde está escrito "Figura 7: Chave para alcançar o parafuso inferior de fixação do arranque."
LEIA-SE: "Figura 7: Chave para alcançar o parafuso SUPERIOR e INFERIOR de fixação do arranque."

3)Onde está escrito "Para recolocar a placa porta escovas, é preticamente imprescindível (...)"
LEIA-SE: "Para recolocar a placa porta escovas, é PRATICAMENTE imprescindível (...)"

4)Onde está escrito "Então, martelei usando um mertelo de plástico (...)"
LEIA-SE: "Então, martelei usando um MARTELO de plástico (...)"

5)Onde está escrito " (...) sem um ajudante e com as ferramentas e recusrsos que (...)"
LEIA-SE: "(...) sem um ajudante e com as ferramentas e RECURSOS que (...)"

SemControle:

Por mim, já pode mover para a seção correta, com ou sem a ERRATA. Antes de postar, bem que fiquei na dúvida se colocava na parte de "elétrica" ou de "manutenção".
Infelizmente o fórum tem essa deficiência de restringir a edição do tópico. Eu pretendia continuar aprimorando a postagem sobre o arranque à medida que membros respondessem o tópico colocando as respectivas dúvidas sobre algum procedimento que eu tenha por ventura esquecido de detalhar/mencionar. Mas isso "faz parte"...
Quero agradecer a você e ao caridoso colega "CyberTX" (diga-se de passagem, o alarme do meu opala é um CyberTX rsrsrsrsrs!) pelo valioso auxílio!
SemControle
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Mensagem por SemControle »

mas vc pode acompanhar as duvidas e ir esclarecendo conforme surgem....

e em geral acho q a parte de mecanica é uma das mais visitadas....vou apenas mover pra eletrica, pra manter organizado o forum, e quem por ventura tenha problemas com essa parte vai direto la procurar a solucao....ja vai achar.....
otimo conteudo....
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