[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
lucascolombo16
:: Champ ::
Mensagens: 493
Registrado em: Segunda-feira 08 2010f Novembro 2010 12:34:04 PM
Localização: Indaiatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por lucascolombo16 »

Pessoal,

Instalei MID no meu Corsa e ainda falta o Sinal de Consumo da ECM...

não achei nada sobre o sinal de consumo da injeção Multec H (BCM )

alguem sabe ?

(Corsa 1.8 Premium abs+airbag)

Obrigado!
moicano
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Segunda-feira 14 2014f Julho 2014 09:18:17 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por moicano »

compartilhe conosco um tutorial, creio que a maioria está interessado nesse esquema, por ser de baixo custo e muito bom.
Vectra 2.2 8v GLS prata 2000 - Ex

Corsa Sedan Premium preto 2011 - Atual
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Então galera, o truque aqui é que estou me comunicando com o TID do mesmo jeito que o rádio original da GM faz, então isso deve funcionar inclusive com os outros tipos de TID e até o MID.

O assunto eu já tinha visto em vários sites, inclusive no fórum opel, mas no fórum do Arduino o pessoal disponibizou o código da biblioteca de comunicação e depois um cara disse que conseguiu fazer funcionar. Foi aí que resolvi ir por esse caminho, até porque um Arduino Nano é barato, custa uns 30, 35 reais com frete.
Denrrou escreveu:Você conseguiu fazer isto com o TID puro sem nada?
A única exigência é que o TID seja desbloqueado pra ser usado com o som original da GM. Existe um cara no mercado livre que faz o desbloqueio, eu mandei o meu pra ele e ele desbloqueou.

Segue o link do anúncio dele:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nuncio-_JM

Se vocês quiserem fazer esse projetinho recomendo que já adiantem essa parte.

Pra saber se o seu está bloqueado ou não (a grande maioria dos TID deve estar bloqueada, mesmo os carros que vieram com ele de fábrica) é ligar o rádio e ver se a data some. Se não sumir é porque está bloqueado.
É provável que desbloqueado mesmo só os carros que vieram com o som da GM de fábrica. Ainda sim, é bom fazer um teste em bancada pra ter certeza. Depois eu dou mais detalhes.

Depois disso cada um pode decidir o que quer fazer. Eu comecei a programar qualquer coisa e logo fiquei com vontade de fazer um computador de bordo. A grande diferença do que eu fiz pro tutorial do MID na primeira página é a questão de puxar fio do módulo. Como existe a possibilidade da fábrica atualizar o modelo da injeção e por consequência alterar a pinagem, eu não fiquei seguro de fazer dessa forma. O que eu fiz no meu projeto foi puxar os fios a partir dos sensores que aí não tem erro, e no meu caso puxei só dois fios, um ligado num bico injetor e o outro no sensor de velocidade. E aí é só saber como interpretar o sinal e mandar exibir.

Sobre um tutorial eu posso fazer sim, só preciso organizar os materiais que tenho.


lucascolombo16 escreveu:Pessoal,

Instalei MID no meu Corsa e ainda falta o Sinal de Consumo da ECM...

não achei nada sobre o sinal de consumo da injeção Multec H (BCM )

alguem sabe ?
Um colega meu tem um Vectra B e no MID dele (que é aquele modelo maior igual ao da Zafira) ele ligou o fio direto do bico injetor e deu certo.
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Depois que li a descrição do vídeo que vi que é com o arduino mesmo. Pensei que de repente tinha alguma forma de fazer originalmente sem adição de componentes porque no próprio chicote do tid sei que tem sinais que ele não usa p/ demonstrar informações.

Eu já tinha até comprado um MID e no processo de pesquisa sobre como o instalar descobri que dá p/ fazer desenvolver o MID com o próprio TID similiar ou até melhor do que o próprio MID do vectra/astra usando um circuíto lógico. Daí vendi logo em seguida o MID sem nem tentar instalar porque o investimento foi alto demais comparado ao que se faz com o arduino.

Comprei o meu arduino da china no final do ano passado mas ainda não chegou, economia boba porque nem é tão caro aqui....se demorar mais vou pegar no mercado livre mesmo.

O sinal de velocidade e voltagem da bateria acho que no próprio chicote do TID já tem, só não tenho certeza sobre o de consumo de combustível. Você precisou puxar da ecm ou já tinha no chicote do tid, Cansei?

P/ quem quiser fazer, é relativamente fácil. Vai precisar de um controlador, uma placa de ensaio, talvez alguns componentes básicos de eletronica e das funções.

Com menos de 50 R$ dá p/ comprar tudo.

Tenho quase certeza que também dá p/ fazer pegando os sinais da tomada OBdII. Quando começar por a mão na massa posto qual foi a melhor solução no meu caso.

Por hora fico também curioso sobre como foi a solução no caso do nosso amigo Cansei.
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Não tinha visto a resposta antes de postar por último.
cansei escreveu: ...no fórum do Arduino o pessoal disponibizou o código da biblioteca de comunicação ...
Você está usando a última biblioteca 1.2 ou a que foi modificada a partir dela p/ 10 digitos?


Não sabia desta parte de ter de desbloquear o TID... Com certeza o meu é bloqueado então.
cansei escreveu: O que eu fiz no meu projeto foi puxar os fios a partir dos sensores que aí não tem erro, e no meu caso puxei só dois fios, um ligado num bico injetor e o outro no sensor de velocidade. E aí é só saber como interpretar o sinal e mandar exibir.

Qual seria o risco de puxar o fio do sinal de consumo da ECM?

Sabe se nãodava p/ pegar do OBdII? Era minha ideia inicial.Acho que seria bem mais fácil, sem precisar ficar puxando fio.
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Denrrou escreveu:Depois que li a descrição do vídeo que vi que é com o arduino mesmo. Pensei que de repente tinha alguma forma de fazer originalmente sem adição de componentes porque no próprio chicote do tid sei que tem sinais que ele não usa p/ demonstrar informações.

Eu já tinha até comprado um MID e no processo de pesquisa sobre como o instalar descobri que dá p/ fazer desenvolver o MID com o próprio TID similiar ou até melhor do que o próprio MID do vectra/astra usando um circuíto lógico. Daí vendi logo em seguida o MID sem nem tentar instalar porque o investimento foi alto demais comparado ao que se faz com o arduino.
Sem um microcontrolador não tem como mesmo. Todos os projetos que eu vi por aí utilizavam algum. Já vi com Arduino, PIC... e é aquilo lá, vc pode sempre adicionar mais funções, é só ir programando e ampliando o circuito.

Os fios que ele usa pra mostrar as informações são 3 e que vão pro chicote do som. São esses fios que precisam ser ligados no Arduino.

Denrrou escreveu:Comprei o meu arduino da china no final do ano passado mas ainda não chegou, economia boba porque nem é tão caro aqui....se demorar mais vou pegar no mercado livre mesmo.
Eu também acho que não compensa comprar de fora. E o meu primeiro arduino eu queimei quando tava desenvolvendo o circuito, então é até bom ter um de reserva.

Denrrou escreveu:O sinal de velocidade e voltagem da bateria acho que no próprio chicote do TID já tem, só não tenho certeza sobre o de consumo de combustível. Você precisou puxar da ecm ou já tinha no chicote do tid, Cansei?
O TID tem o sinal de velocidade que fica no pino 9 e serve praquela função de aumentar o volume do som conforme a velocidade do carro aumenta (não sei se serve pra outra coisa).

Consumo e tensão não tem mas a tensão você consegue calcular pelo Arduino usando o próprio fio que você vai usar pra alimentar ele. No meu caso usei o pós chave do som e com alguns resistores eu calculo a tensão.

Como o meu carro originalmente não veio com o TID e não encontramos o chicote, o instalador acabou montando um pra mim, então no meu caso eu não tenho o sinal de velocidade ali.

Denrrou escreveu:P/ quem quiser fazer, é relativamente fácil. Vai precisar de um controlador, uma placa de ensaio, talvez alguns componentes básicos de eletronica e das funções.

Com menos de 50 R$ dá p/ comprar tudo.

Tenho quase certeza que também dá p/ fazer pegando os sinais da tomada OBdII. Quando começar por a mão na massa posto qual foi a melhor solução no meu caso.

Por hora fico também curioso sobre como foi a solução no caso do nosso amigo Cansei.
É bem por aí mesmo. Se a pessoa quiser fazer mais coisa vai custar um pouco mais mas nem chega perto do valor do MID.

No meu caso eu comprei também a chave do limpador do Astra que tem os botões pra mexer no MID, assim eu adaptei essa chave e usei os botões pra alternar entre as funções. Deu um pouco de trabalho mas ficou como se fosse original. (Pensando bem isso é algo que quem quer instalar o MID tb vai precisar fazer)

Aliás eu estou pensando em desenhar e mandar fazer a placa do circuito. Se o pessoal se interessar eu mandaria fazer pra todo mundo, aí o trabalho da pessoa seria só ligar os fios.

Denrrou escreveu:Você está usando a última biblioteca 1.2 ou a que foi modificada a partir dela p/ 10 digitos?
A modificada da 1.2 para 10 dígitos. Ainda sim eu tive que fazer minhas próprias modificações pois encontrei alguns erros e alguns símbolos do TID aqui no Brasil não batiam com o europeu.

Denrrou escreveu:Qual seria o risco de puxar o fio do sinal de consumo da ECM?

Sabe se nãodava p/ pegar do OBdII? Era minha ideia inicial.Acho que seria bem mais fácil, sem precisar ficar puxando fio.
O risco é vc não ter certeza do que está fazendo. Tipo, puxar o fio errado e plugar no lugar errado, encostar no lugar errado e dar um curto, etc.

Comentei no post anterior que um colega meu tem um Vectra B. Ele colocou uma injeção programável no carro dele e pra fazer o MID voltar a calcular o consumo ele ligou o fio direto no bico e deu certo. Eu pessoalmente acho que esse fio é a mesma coisa que o sinal do bico.
De qualquer jeito no caso do Corsa eu não sei que fio é esse então preferi pegar direto do bico mesmo pois eu já sabia como interpretar o sinal dele. O mesmo pro sinal de velocidade, eu já sabia como ele funcionava.

OBDII eu acho que até da mas acho inviável.
Digo isso pq acho muito improvável que essa informação tenha um pino do OBDII exclusivo pra ela. Se essa informação estiver disponível ela vai estar misturada com várias outras informações e vc teria que ir decifrando o protocolo OBDII da GM e descobrir o que é o que. Não acho impossível de fazer mas acho que está longe de ser simples... é aquilo lá, se eu pudesse eu evitaria ficar puxando fio, mas no momento atual acho mais fácil e rápido puxar fio do que decifrar o OBDII da GM, que só foi seguir mesmo o padrão OBD2 nos carros de poucos anos atrás.
moicano
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Segunda-feira 14 2014f Julho 2014 09:18:17 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por moicano »

cansei escreveu: Aliás eu estou pensando em desenhar e mandar fazer a placa do circuito. Se o pessoal se interessar eu mandaria fazer pra todo mundo, aí o trabalho da pessoa seria só ligar os fios.
Se vc fizer isso eu serei um a comprar a placa de circuito com vc..
Vectra 2.2 8v GLS prata 2000 - Ex

Corsa Sedan Premium preto 2011 - Atual
Avatar do usuário
lucascolombo16
:: Champ ::
Mensagens: 493
Registrado em: Segunda-feira 08 2010f Novembro 2010 12:34:04 PM
Localização: Indaiatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por lucascolombo16 »

cansei,

Obrigado pela dica!

Se você fizer a placa eu também compro e acho que a galera também vai querer!!

Parabéns por essa façanha !!

Abras!
Avatar do usuário
Cledman
:: Sport ::
Mensagens: 1230
Registrado em: Domingo 03 2011f Abril 2011 11:41:40 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cledman »

Eu acho que se ele fizer a placa, vai dar uma enricada, pq uma galera aqui em massa vai querer!
E digo mais... manda ver uma patente nisso meu caro!
Maxx Sedan Prata 2008/2009 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

Classic Bege Nevada 2004/2005 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=888547
Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

cansei escreveu:Consegui um tempinho pra gravar um vídeo de demonstração:

[youtube]hVoMXvPcRYM[/youtube]

Como estava na garagem do prédio não deu pra mostrar o consumo em km/L e nem a velocidade então vou ver se depois eu gravo outro vídeo com o carro andando, mas da pra pegar o espírito da coisa.

Aliás achei uma foto de quando eu tava calibrando o velocimetro digital:

Imagem
Cara que trampo sensacional!

Ficou muito bom, vale um belo tutorial hein!

Parabéns pelo trampo, ficou muito bom mesmo.

Abraços,
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”