[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

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rafaeljfs
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Re: [TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

Mensagem por rafaeljfs »

So fazendo essas alterações ja funciona ?
rafaeljfs
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Mensagem por rafaeljfs »

lucascolombo16 escreveu:Pessoal,

Instalei MID no meu Corsa e ainda falta o Sinal de Consumo da ECM...

não achei nada sobre o sinal de consumo da injeção Multec H (BCM )

alguem sabe ?

(Corsa 1.8 Premium abs+airbag)

Obrigado!


Amigo to perdido com isso nao achei nada
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alexandre.neves-lopes
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Mensagem por alexandre.neves-lopes »

CidoCorsa escreveu:
Sstefanello escreveu:
leoeconoflex escreveu:uma ótima noticia a todos aqui do forum ...

consegui instalar meu MID, e ele está funcionando 100% !!!!!!!!!!!!!

fiz ontem a noite, depois de dicas do amigo vini, q me sugeriu entrar no clube do astra para ver como faziam para pegar o sinal q eu estava com dificuldade.

pois bem, verifiquei tudo la e ontem a noite msmo puis a mão na massa. é exatamente como está descrito lá, eu até consegui fazer algo um pouco melhor, pois ao invés de usar apenas o fio como contato, consegui ligar um terminal semelhante ao que existe no conector do MID no conector da central, ficou parecendo o conector original.

se alguem precisar eu coloco fotos, é so me pedir... é quase uma cirurgia ... é trabalhoso, mas nada impossivel ...

o MID q eu comprei foi previamente configurado pela loja, logo naum precisarei de nenhum ajuste ... pois as quilometragens estão batendo 100% e a autonomia parou de dar um absurdo ...

so um comentario, é impressionante como a GM naum coloca isso nem como opcional de fabrica ... se uma pessoa como eu (com a imensa ajuda de todos daqui, como vavasoud e vini) conseguiu instalar sem problemas e sem fios aparecendo ... pq a GM não o faz ????

enfim ... seguem fotos para ilustrar tudo q disse......



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Mas que beleza hein. Maravilha.
Poste fotos sobre detalhes dessa instalação, principalmente do sunal do consumo na ECU.

Outra coisa, quanto pagou no seu mid? Comprou novo?
O jeito pra mim vai ser comprar com as configurações ja programadas, como você.
Caro SStefanelo, boa noite...
Já deu para perceber que muita gente tá interessada em comprar esse equipamento. Se vier pré configurado, apenas tendo que instalar, fica muito mais fácil...

É possível fornecer detalhes do local de venda, ou de valores de custo?

Abraços, Cido
Olá Amigos.

Estou a procura de um dispositivo como este citado. Possuo um Corsa Sedam 1996 1.6 MPFI GL e preciso monitorar o consumo dele. Se não existir esse TID pro corsa, é possível adaptar?

Abraço
Obrigado.
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Legusch
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Mensagem por Legusch »

Pessoal, revirei esse tópico procurando o tutorial de como instalar o MID, mas não achei!

Alguém aí tem o tutorial ou sabe onde eu posso encontrar?

Desde já agradeço!
Abraço!
--
LeGuSch
Leandro_Araújo
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Mensagem por Leandro_Araújo »

Legusch escreveu:Pessoal, revirei esse tópico procurando o tutorial de como instalar o MID, mas não achei!

Alguém aí tem o tutorial ou sabe onde eu posso encontrar?

Desde já agradeço!
Abraço!
Praticamente esta na primeira página do tópico com todas as ligações de fios para corsa com ou sem bcm
vavasound escreveu:
CyberTX escreveu:Só uma pequena curiosidade...
Para corsa 97 não funciona ne?
Quando o carro tem injeção eletrônica, teoricamente sim! Basta saber se a ECM do seu carro manda o Sinal de consumo (que eu acredito que sim!)

Certo??

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Dorea
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Mensagem por Dorea »

Será q dar instalar esse mid em corsa wind??
Leandro_Araújo
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Mensagem por Leandro_Araújo »

Galera que mora em grandes centros rio , são paulo. Sabe onde encontro mid usado funcionando pra comprar em preço justo?

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fufu77
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Mensagem por fufu77 »

Deixa eu ver se entendi. Se desejo por um MID no meu corsa classic teria que comprar um usado de astra?
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

É isso aí. Não existe MID na linha Corsa/Classic. O que colocaram nos CorsaC e Classic Advantage é o TID. Este, com meia dúzia de fios já está funcionando.

Vendi o Classic para meu sogro com o MID instalado e até hj continua funcionando perfeitamente (salvo os pixels falhando).
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leonel
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Mensagem por leonel »

vavasound escreveu:Bom, eu sei que eu demorei mas... agora eu vou finalmente publicar ele!
Vou lançar aqui uma dica: Como instalar o MID (Computador de Bordo) no Corsa Novo (2002 em diante)

O computador de bordo (MID – Multiple Information Display) mostra as seguintes informações:
1* - Hora
2* – Data
3* – Nome da Música e estação do rádio
4* – Temperatura exterior ( sendo 1, 2, 3 e 4 mostradas pelo TID – Triple Information Display original)
5 – Consumo médio
6 – Consumo instantâneo
7 – Consumo absoluto
8 - Autonomia
9 – Velocidade média
10 – Distância Percorrida
11 – Cronômetro (ele começa a marcar o tempo desde quando o MID é zerado)
12 – Temperatura do motor
13– Luzes de freio
14 – Pastilhas de freio
15 – Nível de óleo do motor
16 – Nível do fluído de refrigeração (água do radiador
17 – Nível da água do limpador do pára-brisa.
18 - Fusíveis do circuito de iluminação das luzes de freio.
19 – Iluminação


Esses são os MIDs mais comuns, mas tem alguns da Opel que tem capacidade de carga do Alternador e Temperatura do Ar Condicionado Digital

O carro possui todas as informações necessárias para que o MID funcione a 100%, o MID funciona como um pequeno programa de calculo que lê valores, faz os cálculos e apresenta os valores, estas informações estão no painel de instrumentos, unidade de comando, e na ficha já existente do display das Horas, Temperatura e Data/Informações do rádio (ou TID como eu mencionei acima)

Primeiramente vou apresentar o esquema do meu carro: Corsa Sedan Premium 1.8L com Ar, DH, ABS e Airbag duplo. Ele possui um módulo de carroceria conhecida como BCM (Body Control Module)

Esquema da Pinagem:



ATENÇÃO: Os pinos com * são informações que já estão na ficha do TID do painel!
Vou fazer da Seguinte forma:
(Todas as Merivas TEM BCM)
Pino MID ~ Cor do Fio MID ~ Descrição ~ Cor do Fio - Conexão Corsa com BCM
1* ~ Marron ~ Massa Linha 31 ~ Marrom - Pino 6 TID
2* ~ Aul/branco ~ Massa Sensor Temp. Externa ~ Azul/Branco - Pino 5 TID
3* ~ Azul ~ Sensor Temp. Externa ~ Azul - Pino 7 TID
4* ~ Preto ~ Ignição (+ pós chave) linha 15 ~ Preto - Pino 1 TID
5* ~ Vermelho ~ Positivo linha 30 ~ Vermelho - Pino 3 TID
6 ~ Verde ~ Sinal de RPM ~ Ligar na ECM Pino - K46
7* ~ Cinza/Amarelo ~ Iluminação do Mid ~ Cinza/Preto - Pino 4 TID
8* ~ Vermelho/Branco ~ Radio - Antena ~ Vermelho/Cinza - Pino 2 TID
9* ~ Marrom/Vermelho ~ Radio - Relogio ~ Verde - Pino 10 TID
10* ~ Marrom/Cinza ~ Radio - Master ~ Marrom/Cinza - Pino 12 TID
11* ~ Marrom/Preto ~ Radio - Dados ~ Branco - Pino 11 TID
12* ~ Azul/Vermelho ~ Sinal de Velocidade ~ Azul/Vermelho - Pino 9 TID
13* ~ Marrom/Verde ~ Sensor de Oleo Carter ~ Marrom - Pino 6 TID
14* ~ Marrom/Branco ~ Sinal Diagnostico K ~ Marrom/Verde - Pino 8 TID ou pino 12 do conector de diagnóstico.
15 ~ Preto/Amarelo ~ Interruptor do Freio ~ Preto/Amarelo - Interruptor Pedal do Freio
16 ~ Preto Fusível do Freio ~ Preto - Interruptor do Pedal de Freio
17 ~ Branco/Verde ~ Sensor Running Light/Rear Light ~ Marrom - Pino 6 TID
18 ~ Preto/Amarelo ~ Sensor Luz de freio ~ Isolar
19 ~ Amarelo/Vermelho ~ Sensor das Pastilhas de Freio ~ Marrom - Pino 6 TID
20 ~ Marrom/Azul ~ Sensor de Água do Radiador ~ Marrom - Pino 6 TID
21 ~ se houver ~ Falha de Transm. Automática ~ Marrom - Pino 6 TID
22 ~ Marrom/Amarelo ~ Sensor de Água do Limpador de parabrisa ~ Marrom - Pino 6 TID
23 ~ Marrom/Branco ~ Botão de Reset- chave do limpador ~ Branco - Chave do limpador
24 ~ Marrom/Vermelho ~ Botão de Select - chave do limpador ~ Vermelho - Chave do limpador
25 ~ - - -
26 ~ Azul/Preto ~ Marcador de Combustível ~ Azul/Preto – Abaixo do banco traseiro
27 ~ Preto/Marrom ~ Sinal de Consumo (ECM) ~ Ligar na ECM Pino - K47
28 ~ - - -
29 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
30 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
31 ~ Azul ~ Sensor de Temperatura do Motor ~ Azul - Pino M3 da ECM
32 ~ se houver ~ Monitor do Alternador (quando houver) ~ Isolar

Corsas sem BCM (dá para adaptar em classic, mas ai eu não tenho o esquema elétrico dele, mas as cores dos fios e posições serão praticamente as mesmas. Só vai mudar pq o classic não tem TID mais. Mas da pra habilitar sim sem problemas!)
Pino MID ~ Cor do Fio MID ~ Descrição ~ Cor do Fio - Conexão Corsa com BCM
1* ~ Marron ~ Massa Linha 31 ~ Marrom - Pino 6 TID
2* ~ Aul/branco ~ Massa Sensor Temp. Externa ~ Azul/Branco - Pino 5 TID
3* ~ Azul ~ Sensor Temp. Externa ~ Azul - Pino 7 TID
4* ~ Preto ~ Ignição (+ pós chave) linha 15 ~ Preto - Pino 1 TID
5* ~ Vermelho ~ Positivo linha 30 ~ Vermelho - Pino 3 TID
6 ~ Verde ~ Sinal de RPM ~ Verde - Pino 31 do Painel de Instrumentos
7* ~ Cinza/Amarelo ~ Iluminação do Mid ~ Cinza/Preto - Pino 4 TID
8* ~ Vermelho/Branco ~ Radio - Antena ~ Vermelho/Cinza - Pino 2 TID
9* ~ Marrom/Vermelho ~ Radio - Relogio ~ Verde - Pino 10 TID
10* ~ Marrom/Cinza ~ Radio - Master ~ Marrom/Cinza - Pino 12 TID
11* ~ Marrom/Preto ~ Radio - Dados ~ Branco - Pino 11 TID
12* ~ Azul/Vermelho ~ Sinal de Velocidade ~ Azul/Vermelho - Pino 9 TID
13* ~ Marrom/Verde ~ Sensor de Oleo Carter ~ Marrom - Pino 6 TID
14* ~ Marrom/Branco ~ Sinal Diagnostico K ~ Marrom/Verde - Pino 8 TID ou pino 12 do conector de diagnóstico.
15 ~ Preto/Amarelo ~ Interruptor do Freio ~ Preto/Amarelo - Interruptor Pedal do Freio
16 ~ Preto Fusível do Freio ~ Preto - Interruptor do Pedal de Freio
17 ~ Branco/Verde ~ Sensor Running Light/Rear Light ~ Marrom - Pino 6 TID
18 ~ Preto/Amarelo ~ Sensor Luz de freio ~ Isolar
19 ~ Amarelo/Vermelho ~ Sensor das Pastilhas de Freio ~ Marrom - Pino 6 TID
20 ~ Marrom/Azul ~ Sensor de Água do Radiador ~ Marrom - Pino 6 TID
21 ~ se houver ~ Falha de Transm. Automática ~ Marrom - Pino 6 TID
22 ~ Marrom/Amarelo ~ Sensor de Água do Limpador de parabrisa ~ Marrom - Pino 6 TID
23 ~ Marrom/Branco ~ Botão de Reset- chave do limpador ~ Branco - Chave do limpador
24 ~ Marrom/Vermelho ~ Botão de Select - chave do limpador ~ Vermelho - Chave do limpador
25 ~ - - -
26 ~ Azul/Preto ~ Marcador de Combustível ~ Azul/Preto - Pino 20 Painel de Instrumentos
27 ~ Preto/Marrom ~ Sinal de Consumo (ECM) ~ Ligar na ECM Pino - K47 (K24 para classic)
28 ~ - - -
29 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
30 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
31 ~ Azul ~ Sensor de Temperatura do Motor ~ Azul - Pino 19 do Painel de Instrumentos
32 ~ se houver ~ Monitor do Alternador (quando houver) ~ Isolar

Dicas:

Caso quem for instalar não queira comprar a alavanca do limpador do parabrisa(do Astra Hatch para Corsa Hatch e Meriva, e do Vectra ou Astra Sedan para Corsa Sedan e Montana, temos uma opção de comprar 2 botões NA (Normalmente aberto) de toque para alternar as funções e para dar um Reset nos dados de Autonomia. Basta ligar aos fios respectivos do mid os botões e o outro polo do botão ligar a massa.


Configuração:

A configuração terá que ser feita numa agência da Chevrolet através do Tech2.
Assim que eu conseguir fazer a melhor calibração para o MID eu posto aqui qual é a configuração que tem que ser feita! Ok??


Até em breve!
Boa tarde !

já comprei um MID do vectra e quero instalar no meu CORSA SEDAM Premium 1.4 mas tenho uma duvida oque e BCM alguem poderia me ajudar
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