sempre tive essa duvida e onde eu procuro soluciona-la sempre tem controvérsia, a duvida é a seguinte o Xenon é proibido ou não?
e outra duvida da de instalar angel-eyes junto com outro farol, independente de ser Xenon ou o original do veiculo
[TUTORIAL] - Instalando passo-a-passo KIT Xenon
- Samuel Carmo
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Samuel Carmo escreveu:sempre tive essa duvida e onde eu procuro soluciona-la sempre tem controvérsia, a duvida é a seguinte o Xenon é proibido ou não?
e outra duvida da de instalar angel-eyes junto com outro farol, independente de ser Xenon ou o original do veiculo
Velho xenon é proibido ! o unico que pode ser legalizado é o xenon de 6000k com o ejetor de agua nos farois.
A philips tem lampadas que tem quase o efeito do xenon q são a crystal vision(4500k) e a diamond vision(5000k) que não precisão ser legalizadas pois estão dentro das normas brasileiras de iluminação automobilistica.
Não sei a respeito de angel-eyes mas acho q naum... !
[img]Assinatura%20em%20produção%20xD[/img]
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- Samuel Carmo
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kara é a melhor coisa se não quiser esquentar a cabeça.... mas tipo toda a papelada instalaçãoSamuel Carmo escreveu:kra
vlw pela resposta
vou instalar a diamond vision.
vlw
dos esguichos mais a aprovação num sai por mais de 400 reais.. procure no forum... tava lendo isso em um forum... !...... c enforme aeh ... !ligue pro detran... mais o CENSURADO mesmo é ter tempo pra faze as correra... ! ! !
[img]Assinatura%20em%20produção%20xD[/img]
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[quote="MatheusM"]Bom galera depois de deixar a priguiça de lado vou passar pra vocês o segredo de instalar o xenon... No meu caso eu utilizei a marca BOXTER mas TODAS utilizam o mesmo princípio basico... inclusive serve para outros corsas e nao só o antigo. OBS: Esse tutorial nao ensina (ainda) no caso de BI-XENON,
Você precisara de R$0,30 centavos... (Para 2 parafusos com porcas... SÓ)
Bom inicialmente o FLOQUINHO (IMUNDO), pois tinha mandado trocar o disco de embreagem entao não reparem na limpeza hehe...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keuyS][img]http://www.postimage.org/aV1keuyS.jpg[/img][/url]
Bom o primeiro passo é atraz do farol você irá localizar o chicote da lampada,
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HapSA][img]http://www.postimage.org/gx1HapSA.jpg[/img][/url]
Bom para removelo, ele tem um trava que fica embaixo dele, basta pressionar com o dedo indiciador conforme a foto e puxa-lo que sai, é um pouco apertado mas sai, lembrando de pressinoar a trava pra aliviar um pouco a pressão, pois sem pressionar fica dificil tirar (não quebra, mas fica dificil)
No seu caso provavelmente irá ter uma borracha depois desse conector, eu tirei as fotos e esqueci de botar a borracha nelas, mas apos remover o conector é só puxala que sai com facilidade...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1kex30][img]http://www.postimage.org/aV1kex30.jpg[/img][/url]
Com o chicote removido, vamos tirar agora as travas da lampada, MUITA ATENÇÃO NESSE PASSO, cuidado pois esse é a unica coisa que segura a lampada, então na hora de tirar a trava lembrem-se de segurar a lampada... Alguns corsas com o farol mais antigo tem um arame que enra em um buraco, mas o principio é o mesmo, ao invez de aperta-lo vc apenas retira o arame do local...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1kezy9][img]http://www.postimage.org/aV1kezy9.jpg[/img][/url]
Atenção para o "PÉ-DE-GALINHA" que segura a lampada, para remove-la faça como coloquei na foto, segure com o dedo indicador a lampada..
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keC2i][img]http://www.postimage.org/aV1keC2i.jpg[/img][/url]
Removâ com cuidado principal para nao deixar o vidro bater na lateral e riscar ou até quebra-lo, (obs tambem ao colocar a lampada de volta)
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HauRS][img]http://www.postimage.org/gx1HauRS.jpg[/img][/url]
Aqui nossa lampada halógena fora...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqEsiN9][img]http://www.postimage.org/PqEsiN9.jpg[/img][/url]
Bom, vamos ao reator, o principal é escolher um local para colocá-lo, eu já tinha antes um kit xenon da philips porém eu só tinha o farol baixo... entao aproveitei o local da instalação antiga, no caso o reator tem uma peça de metal para seguralo, em forma de L... eu encaixei uma das peças na lataria e a outra parte dele eu fiz um pequeno furo no para-barros onde prendi o parafuso (obs o parafuso tem só 2cm de comprimento para nao enconstar nas rodas)..
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keExr][img]http://www.postimage.org/aV1keExr.jpg[/img][/url]
O local do reator não importa, contando que não fique solto e que evite agua, esse foi o melhor local que encontrei não irei entrar em detalhes pois cada um pode optar por instalar em um local diferente...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keH1A][img]http://www.postimage.org/aV1keH1A.jpg[/img][/url]
Bom para o kit xenon H4-2 (Xenon no baixo e halógena no alto) a lampada já vem com todos os seguintes chicotes. (Plug de entrada pro reator, Plug de saida do reator e o plug que irá no nosso chicote original) Lembrando que o xenon por ter uma potencia de operação menor que a lampada original é todo PLUG-AND-PLAY não precisa cortar NENHUM FIO extra. A lampada do farol alto já vai acoplada no próprio chicote portanto nao é necessario nenhuma ligação para funcioná-la
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keJwJ][img]http://www.postimage.org/aV1keJwJ.jpg[/img][/url]
Aqui em detalhes a lampada H4-2... Temos o filamento halogeno que fará o farol alto e a cupula do gás xenon que sera responsável pela iluminação da lampada princnipal, lembrando que para acende-lo são necessários 25.000V por isso o uso do reator. Lembrando que o zumbido que ocasionalmente venha a aparecer no reator É NORMAL, por causa da alta voltagem de operação do mesmo. Detalhe para a placa de alumínio atraz da lampada de xenon, ela é responsável por não OFUSCAR quem vem na direção oposta, refletindo a luz que possa vir a ser direcionada ao refletor do farol ALTO.
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqEslhi][img]http://www.postimage.org/PqEslhi.jpg[/img][/url]
Bom para colocar a lampda, é só fazer o processo inverso lembrando de tomar cuidado para a lampada nao encostar nas laterais do farol..
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keM0S][img]http://www.postimage.org/aV1keM0S.jpg[/img][/url]
Prendendo novamente os ganchinhos...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keR09][img]http://www.postimage.org/aV1keR09.jpg[/img][/url]
Bom primeiro plugar o chicote de entrada no reator. MUITA OBSERVAÇÃO para a posição... nós iremos plugar o chicote que tem os 2 fios JUNTOS, entrada do reator...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keTvi][img]http://www.postimage.org/aV1keTvi.jpg[/img][/url]
OBSERVAÇÃO PARA O LADO do guia.... é nessa posição...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HaEQr][img]http://www.postimage.org/gx1HaEQr.jpg[/img][/url]
Em seguida vamos plugar agora a saída do reator usando os chicotes soltos...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HaHkA][img]http://www.postimage.org/gx1HaHkA.jpg[/img][/url]
Observação pois o chicote tambem tem um guia, nesse caso estamos ligando o chicote positivo, para o negativo é só usar o mesmo processo, lembrando que nao tem como errar pois o positivo nao entra no negativo e virse-versa
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqEsqgA][img]http://www.postimage.org/PqEsqgA.jpg[/img][/url]
Por último, lembra do chicote original que agente tirou no passo 1??? ELe vai ser plugado naquele chicote que sobrou da lampada... o que tem as 3 pontinhas...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqEsnMr][img]http://www.postimage.org/PqEsnMr.jpg[/img][/url]
Atenção para respeitar a posição dos 3 terminais... e para a travinha
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keYuA][img]http://www.postimage.org/aV1keYuA.jpg[/img][/url]
Tudo agora no seu lugar... REVISE TODA a instalação antes de ligar e testar...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1ke_ZJ][img]http://www.postimage.org/aV1ke_ZJ.jpg[/img][/url]
Verifique tambem se a lampada está bem encaixada dentro do farol...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HaMjS][img]http://www.postimage.org/gx1HaMjS.jpg[/img][/url]
Um detalhe para essa rodinha que sempre apareceu nas fotas, ela regula a ALTURA do farol... dpois de ligado sera necessário dar uma pequena regulada pois o farol de xenon é mais alto que o original.
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HaOP0][img]http://www.postimage.org/gx1HaOP0.jpg[/img][/url]
----------- ATÉ QUE ENFIM, Resultado final---------------
Os 2 faróis ligados....
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1kdAbA][img]http://www.postimage.org/aV1kdAbA.jpg[/img][/url]
Só a halógena original do lado direito:
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqErUQJ][img]http://www.postimage.org/PqErUQJ.jpg[/img][/url]
Só o xenon agora no lado esquerdo:
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1kdP9r][img]http://www.postimage.org/aV1kdP9r.jpg[/img][/url]
Bom galera da pra ver que é MUITO fácil instalar, para o outro farol o passo é identico, inclusive a posição dos chicotes, não muda nada... A elétrica basica deu pra pegar bem, entao é possível instalar em qualquer carro os faróis de xenon... Lembrando que é totalmente reversível a instalação...
Dúvidas??? Podem perguntar aqui mesmo, caso eu demore a responder mande uma MENSAGEM PRIVADA avisando que você postou uma dúvida aqui, NÃO RESPONDEREI A SUA DÚVIDA POR MENSAGEM PRIVADA... pois a sua duvida pode ser a de muitos outros...
Estou a disposição também por msn e orkut que pode ser acessados nos links abaixo em MSN e SITE...
Ola, tenho instaldo no meu corsa um par de lâmpadas de 100w com rele, para instalar o Kit Xenon tenho que desligar os sitema de rela que alimentas os cabos do faról ou posso instalar o Kit xenon assim mesmo?
Outros tutoriais: http://corsaclube.com.br/abre_pagina.ph ... terias.php
Nossa comunidade: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=174406
Meu profile: http://www.orkut.com.br/Home.aspx[/quote]
Você precisara de R$0,30 centavos... (Para 2 parafusos com porcas... SÓ)
Bom inicialmente o FLOQUINHO (IMUNDO), pois tinha mandado trocar o disco de embreagem entao não reparem na limpeza hehe...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keuyS][img]http://www.postimage.org/aV1keuyS.jpg[/img][/url]
Bom o primeiro passo é atraz do farol você irá localizar o chicote da lampada,
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HapSA][img]http://www.postimage.org/gx1HapSA.jpg[/img][/url]
Bom para removelo, ele tem um trava que fica embaixo dele, basta pressionar com o dedo indiciador conforme a foto e puxa-lo que sai, é um pouco apertado mas sai, lembrando de pressinoar a trava pra aliviar um pouco a pressão, pois sem pressionar fica dificil tirar (não quebra, mas fica dificil)
No seu caso provavelmente irá ter uma borracha depois desse conector, eu tirei as fotos e esqueci de botar a borracha nelas, mas apos remover o conector é só puxala que sai com facilidade...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1kex30][img]http://www.postimage.org/aV1kex30.jpg[/img][/url]
Com o chicote removido, vamos tirar agora as travas da lampada, MUITA ATENÇÃO NESSE PASSO, cuidado pois esse é a unica coisa que segura a lampada, então na hora de tirar a trava lembrem-se de segurar a lampada... Alguns corsas com o farol mais antigo tem um arame que enra em um buraco, mas o principio é o mesmo, ao invez de aperta-lo vc apenas retira o arame do local...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1kezy9][img]http://www.postimage.org/aV1kezy9.jpg[/img][/url]
Atenção para o "PÉ-DE-GALINHA" que segura a lampada, para remove-la faça como coloquei na foto, segure com o dedo indicador a lampada..
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keC2i][img]http://www.postimage.org/aV1keC2i.jpg[/img][/url]
Removâ com cuidado principal para nao deixar o vidro bater na lateral e riscar ou até quebra-lo, (obs tambem ao colocar a lampada de volta)
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HauRS][img]http://www.postimage.org/gx1HauRS.jpg[/img][/url]
Aqui nossa lampada halógena fora...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqEsiN9][img]http://www.postimage.org/PqEsiN9.jpg[/img][/url]
Bom, vamos ao reator, o principal é escolher um local para colocá-lo, eu já tinha antes um kit xenon da philips porém eu só tinha o farol baixo... entao aproveitei o local da instalação antiga, no caso o reator tem uma peça de metal para seguralo, em forma de L... eu encaixei uma das peças na lataria e a outra parte dele eu fiz um pequeno furo no para-barros onde prendi o parafuso (obs o parafuso tem só 2cm de comprimento para nao enconstar nas rodas)..
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keExr][img]http://www.postimage.org/aV1keExr.jpg[/img][/url]
O local do reator não importa, contando que não fique solto e que evite agua, esse foi o melhor local que encontrei não irei entrar em detalhes pois cada um pode optar por instalar em um local diferente...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keH1A][img]http://www.postimage.org/aV1keH1A.jpg[/img][/url]
Bom para o kit xenon H4-2 (Xenon no baixo e halógena no alto) a lampada já vem com todos os seguintes chicotes. (Plug de entrada pro reator, Plug de saida do reator e o plug que irá no nosso chicote original) Lembrando que o xenon por ter uma potencia de operação menor que a lampada original é todo PLUG-AND-PLAY não precisa cortar NENHUM FIO extra. A lampada do farol alto já vai acoplada no próprio chicote portanto nao é necessario nenhuma ligação para funcioná-la
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keJwJ][img]http://www.postimage.org/aV1keJwJ.jpg[/img][/url]
Aqui em detalhes a lampada H4-2... Temos o filamento halogeno que fará o farol alto e a cupula do gás xenon que sera responsável pela iluminação da lampada princnipal, lembrando que para acende-lo são necessários 25.000V por isso o uso do reator. Lembrando que o zumbido que ocasionalmente venha a aparecer no reator É NORMAL, por causa da alta voltagem de operação do mesmo. Detalhe para a placa de alumínio atraz da lampada de xenon, ela é responsável por não OFUSCAR quem vem na direção oposta, refletindo a luz que possa vir a ser direcionada ao refletor do farol ALTO.
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqEslhi][img]http://www.postimage.org/PqEslhi.jpg[/img][/url]
Bom para colocar a lampda, é só fazer o processo inverso lembrando de tomar cuidado para a lampada nao encostar nas laterais do farol..
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keM0S][img]http://www.postimage.org/aV1keM0S.jpg[/img][/url]
Prendendo novamente os ganchinhos...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keR09][img]http://www.postimage.org/aV1keR09.jpg[/img][/url]
Bom primeiro plugar o chicote de entrada no reator. MUITA OBSERVAÇÃO para a posição... nós iremos plugar o chicote que tem os 2 fios JUNTOS, entrada do reator...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keTvi][img]http://www.postimage.org/aV1keTvi.jpg[/img][/url]
OBSERVAÇÃO PARA O LADO do guia.... é nessa posição...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HaEQr][img]http://www.postimage.org/gx1HaEQr.jpg[/img][/url]
Em seguida vamos plugar agora a saída do reator usando os chicotes soltos...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HaHkA][img]http://www.postimage.org/gx1HaHkA.jpg[/img][/url]
Observação pois o chicote tambem tem um guia, nesse caso estamos ligando o chicote positivo, para o negativo é só usar o mesmo processo, lembrando que nao tem como errar pois o positivo nao entra no negativo e virse-versa
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqEsqgA][img]http://www.postimage.org/PqEsqgA.jpg[/img][/url]
Por último, lembra do chicote original que agente tirou no passo 1??? ELe vai ser plugado naquele chicote que sobrou da lampada... o que tem as 3 pontinhas...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqEsnMr][img]http://www.postimage.org/PqEsnMr.jpg[/img][/url]
Atenção para respeitar a posição dos 3 terminais... e para a travinha
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1keYuA][img]http://www.postimage.org/aV1keYuA.jpg[/img][/url]
Tudo agora no seu lugar... REVISE TODA a instalação antes de ligar e testar...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1ke_ZJ][img]http://www.postimage.org/aV1ke_ZJ.jpg[/img][/url]
Verifique tambem se a lampada está bem encaixada dentro do farol...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HaMjS][img]http://www.postimage.org/gx1HaMjS.jpg[/img][/url]
Um detalhe para essa rodinha que sempre apareceu nas fotas, ela regula a ALTURA do farol... dpois de ligado sera necessário dar uma pequena regulada pois o farol de xenon é mais alto que o original.
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=gx1HaOP0][img]http://www.postimage.org/gx1HaOP0.jpg[/img][/url]
----------- ATÉ QUE ENFIM, Resultado final---------------
Os 2 faróis ligados....
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=aV1kdAbA][img]http://www.postimage.org/aV1kdAbA.jpg[/img][/url]
Só a halógena original do lado direito:
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=PqErUQJ][img]http://www.postimage.org/PqErUQJ.jpg[/img][/url]
Só o xenon agora no lado esquerdo:
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Bom galera da pra ver que é MUITO fácil instalar, para o outro farol o passo é identico, inclusive a posição dos chicotes, não muda nada... A elétrica basica deu pra pegar bem, entao é possível instalar em qualquer carro os faróis de xenon... Lembrando que é totalmente reversível a instalação...
Dúvidas??? Podem perguntar aqui mesmo, caso eu demore a responder mande uma MENSAGEM PRIVADA avisando que você postou uma dúvida aqui, NÃO RESPONDEREI A SUA DÚVIDA POR MENSAGEM PRIVADA... pois a sua duvida pode ser a de muitos outros...
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Ola, tenho instaldo no meu corsa um par de lâmpadas de 100w com rele, para instalar o Kit Xenon tenho que desligar os sitema de rela que alimentas os cabos do faról ou posso instalar o Kit xenon assim mesmo?
Outros tutoriais: http://corsaclube.com.br/abre_pagina.ph ... terias.php
Nossa comunidade: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=174406
Meu profile: http://www.orkut.com.br/Home.aspx[/quote]
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Cara,npj0513 escreveu:Ola, tenho instaldo no meu corsa um par de lâmpadas de 100w com rele, para instalar o Kit Xenon tenho que desligar os sitema de rela que alimentas os cabos do faról ou posso instalar o Kit xenon assim mesmo?
Você pode desligar o sistema do rele auxiliar sim, pois o mesmo não vai servir de nada. Tendo em vista que um kit xenon tem lâmpadas de 35W.
Abraços,
- renê zago
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Grande Matheus, parabéns pela explicação, eu quero instalar no meu o bi-xenon, quando alguém tiver um tutorial ai explicando como se faz, passa pra nós ai!
Grande abraço!
Grande abraço!
Eu nunca observei a Lanterna de ninguém!
link do carro:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=672322#672322
link do carro:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=672322#672322
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- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
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- Contato:
Ola Amigo me tire uma duvida por favor.
tem perigo de queimas meu xenon em caso de instalação errada ??
obrigado
tem perigo de queimas meu xenon em caso de instalação errada ??
obrigado
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Salve corseiros!!!
retribuindo um pouco ao forum.....
qto a pergunta do jeancarlos09:
Se instalar o xenon com a polaridade invertida pode sim ocorrer a queima...
por isso MUITA atenção qdo for instalar....
Instalei no meu sedan um H4-2 (xenon no baixo mas com uma lampada halogena pequena para luz alta). foi simples para instalar, pois já veio completo com chicote e tudo mais. eu mesmo instalei .....logico q com mto cuidado para nao inverter a polaridade do reator nem da lampada. tp....seguir as cores dos fios e a polaridade do reator.
caso esteja com duvidas de como instalar, a melhor coisa é levar o carro para um profissional efetuar a instalaçao.
Apenas para lembra-lo, se for instalar vc mesmo o xenon, nunca ligue o mesmo segurando o reator na mão, pois voce irá levar um belo choque.
tem tutorial aqui no forum explicando passo a passo como instalar.
segue link:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=40558
retribuindo um pouco ao forum.....
qto a pergunta do jeancarlos09:
Se instalar o xenon com a polaridade invertida pode sim ocorrer a queima...
por isso MUITA atenção qdo for instalar....
Instalei no meu sedan um H4-2 (xenon no baixo mas com uma lampada halogena pequena para luz alta). foi simples para instalar, pois já veio completo com chicote e tudo mais. eu mesmo instalei .....logico q com mto cuidado para nao inverter a polaridade do reator nem da lampada. tp....seguir as cores dos fios e a polaridade do reator.
caso esteja com duvidas de como instalar, a melhor coisa é levar o carro para um profissional efetuar a instalaçao.
Apenas para lembra-lo, se for instalar vc mesmo o xenon, nunca ligue o mesmo segurando o reator na mão, pois voce irá levar um belo choque.
tem tutorial aqui no forum explicando passo a passo como instalar.
segue link:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=40558
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Bom, até ai beleza , mas me falaram que para melhorar o xenom " a visibilidade" é bom colocar farois de milha, então é presciso colocar para por o xenom ? ou o original ja basta ?
" Todo Corsinha rebaixado, chega em qualquer lugar embaçado "
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