[TUTORIAL] - Instalando sensor de temperatura externa do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
DieGo-SC
:: Classic ::
Mensagens: 1490
Registrado em: Domingo 31 2006f Dezembro 2006 06:05:01 AM
Localização: Itajaí - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Instalando sensor de temperatura externa do TID

Mensagem por DieGo-SC »

Fala galera.
Então, como eu estava querendo instalar o sensor de temp. no meu carro pois não veio com ele, procurei muitos tópicos aqui no fórum tentando descobrir como fazer.
Depois de procurar na internet, aqui, e outros lugares, consegui instalar o sensor.
Não é muito dificil, porém, muito mais fácil se as pessoas seguirem caso vejam imagens de onde podem começar.
Abaixo um pequeno tutorial que fiz pra tentar ajudar os amigos que também querem instalar o TID (já existem bastante explicações, não fiz um tutorial também porque não estava com a câmera, fico devendo) e o sensor de temp.

O procedimento é simples e vocês vão precisar apenas de uma chave 8 e de um pouco de paciência.

Vamos ao que interessa:


01. Como não sabia nem por onde procurar, pois a localização que me deram não levava a nada, achei essa imagem aqui mesmo no fórum, a qual me foi de grande serventia. A partir daqui, voltei para o carro e comecei a procurar novamente.
Imagem

02. Depois de analizada a imagem acima, vamos começar a procurar o bendito plug do chicote. Vista do carro fechado ainda.
Imagem

03. Peguei a chave 8, e tirei os 2 parafusos do parachoque superiores, e também removi o farol para ter mais acesso e visibilidade do local. (dica de um amigo do fórum, mas creio eu que não seja necessário. Vale lembrar que não posso dar certeza em 100% dos casos, mas se eu não tivesse tirado o farol, não teria feito diferença nenhuma)
Imagem

04. Aqui, pode-se ter uma visão da mangueira que leva o fio com o plug que procuramos, mas não se alegre ainda, ele apenas "passa" por aqui, mas você vai pegar ele pra lá do meio do carro...
Imagem

05. Agora sim, aqui é onde começa a felicidade. Localização de onde se encontra escondido o plug. Ele está atrás do peito de ferro.
Se valer como dica, tirar a gradinha ali pode facilitar o trabalho em até 80%, eu esqueci desse detalhe na hora, e quando me dei conta ja havia terminado. hehehehe.

Imagem

06. Olha quem apareceu, alguém arrisca um palpite pelo plástico azul fora da fita? hehehe... "O próprio". Finalmente achamos o plug do sensor de temperatura.
Imagem

07. Vamos pegar o sensor então e colocá-lo pra funcionar, afinal, não era isso que se queria?
Imagem

08. Mas o sensor não pode ficar solto certo? Deve ter algum lugar onde se prenda ele. Aqui está, fica bem no meio. Puxando um pouco o parachoque nota-se um suporte com um furo. Ali ficará encaixado o sensor.
Imagem

09. Com o sensor na mão e o plug solto, agora basta encaixar ele e prender no seu devido lugar.
Imagem
Imagem
Imagem

10. Basta conferir se tudo está ok, montar todas as peças e curtir seu TID agora 100% funcional.
Imagem


Espero poder ter ajudado vocês com esse simples tutorial.
Qualquer dúvida, podem me perguntar.
Avatar do usuário
JGrala
:: Champ ::
Mensagens: 415
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 12:22:51 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por JGrala »

Tutorial muito bom, merece ser fixo!!!!!!
Ex-Corsa Wagon GLS 1.6 16V
Prata - Completa - Sonzera - Suspensão de Rosca - Pneus Yokohama A-Drive Zero Bala - Buzina Marítima - Pioneer DEH-7950UB - Pendrive 4Gb
Atual: Polo 1.6 Sportiline Preto
Equipe RS
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

O meu tem um plug desse lá na frente do parachoque mas, procurei o chicote do TID e não achei. Eu até cheguei a pensar que fosse algo para instalação de AC futuro mas, agora vendo na foto do seu corsa sei que é o mesmo que o meu (pelo menos está no mesmo lugar e é o mesmo plug).

Só não consegui achar o plug original do TID em meu corsa wind 96. Não sei se realmente não tem ou se está escondido em algum lugar.

Alguém aqui poderia informar se todos os corsas que vem com esse plug no parachoque tem o chicote do TID original ou isso não tem nada haver?

Será que todos os corsa wind sairam de fábrica com esse plug no parachoque ou poderia ser que meu plug que é igual o da foto realmente não seja o do sensor de temperatura?

Agradeço que puder ajudar.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
DieGo-SC
:: Classic ::
Mensagens: 1490
Registrado em: Domingo 31 2006f Dezembro 2006 06:05:01 AM
Localização: Itajaí - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DieGo-SC »

Serramba escreveu:O meu tem um plug desse lá na frente do parachoque mas, procurei o chicote do TID e não achei. Eu até cheguei a pensar que fosse algo para instalação de AC futuro mas, agora vendo na foto do seu corsa sei que é o mesmo que o meu (pelo menos está no mesmo lugar e é o mesmo plug).

Só não consegui achar o plug original do TID em meu corsa wind 96. Não sei se realmente não tem ou se está escondido em algum lugar.

Alguém aqui poderia informar se todos os corsas que vem com esse plug no parachoque tem o chicote do TID original ou isso não tem nada haver?

Será que todos os corsa wind sairam de fábrica com esse plug no parachoque ou poderia ser que meu plug que é igual o da foto realmente não seja o do sensor de temperatura?

Agradeço que puder ajudar.
Cara, você já tirou o painel central pra procurar ali dentro?
Tirar que eu digo, é sacar fora mesmo, como se fosse trocar a peça...
Eu porque esqueci de tirar fotos na hora, mas tive que tirar o painel central, ai amarrado atras dele, vc encontra o chicote do TID...
O meu estava com aquelas cintas plásticas, acredito que deve ser igual em todos. Basta cortar a cinta e esticar o chicote.
Vale lembrar que ele deve passar pelo lado da tubulação do AR (ar condicionado e/ou ventilação)... Eu passei pelo lado esquerdo... tem um vãozinho ali que cabe direitinho... o chicote meio que da na medida.
Eu vou ter que tirar meu painel daqui uns dias denovo, pois estão com as lampadas queimadas, mas não comprei as lampadinhas novas ainda.
Quando eu fizer, eu tiro umas fotos. Se até la você não tiver achado, eu posto aqui como um "mini tuto" denovo... hheheheh...

http://www.corsaclube.com.br/abre_mater ... da_painel/

Essa matéria deve te ajudar a remover o painel central.
Foi com ele que removi o meu...
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

DieGo-SC escreveu:
Serramba escreveu:O meu tem um plug desse lá na frente do parachoque mas, procurei o chicote do TID e não achei. Eu até cheguei a pensar que fosse algo para instalação de AC futuro mas, agora vendo na foto do seu corsa sei que é o mesmo que o meu (pelo menos está no mesmo lugar e é o mesmo plug).

Só não consegui achar o plug original do TID em meu corsa wind 96. Não sei se realmente não tem ou se está escondido em algum lugar.

Alguém aqui poderia informar se todos os corsas que vem com esse plug no parachoque tem o chicote do TID original ou isso não tem nada haver?

Será que todos os corsa wind sairam de fábrica com esse plug no parachoque ou poderia ser que meu plug que é igual o da foto realmente não seja o do sensor de temperatura?

Agradeço que puder ajudar.
Cara, você já tirou o painel central pra procurar ali dentro?
Tirar que eu digo, é sacar fora mesmo, como se fosse trocar a peça...
Eu porque esqueci de tirar fotos na hora, mas tive que tirar o painel central, ai amarrado atras dele, vc encontra o chicote do TID...
O meu estava com aquelas cintas plásticas, acredito que deve ser igual em todos. Basta cortar a cinta e esticar o chicote.
Vale lembrar que ele deve passar pelo lado da tubulação do AR (ar condicionado e/ou ventilação)... Eu passei pelo lado esquerdo... tem um vãozinho ali que cabe direitinho... o chicote meio que da na medida.
Eu vou ter que tirar meu painel daqui uns dias denovo, pois estão com as lampadas queimadas, mas não comprei as lampadinhas novas ainda.
Quando eu fizer, eu tiro umas fotos. Se até la você não tiver achado, eu posto aqui como um "mini tuto" denovo... hheheheh...

http://www.corsaclube.com.br/abre_mater ... da_painel/

Essa matéria deve te ajudar a remover o painel central.
Foi com ele que removi o meu...

Eu já tirei várias vezes o painel central, inclusive para trocar as lâmpadas mas, as vezes que procurei não achei o chicote do TID. Pode ser que ele esteja por trás de algo escondido que não vi.

Eu queria saber se todo Corsa B que tem aquele plug no parachoque solto tem o chicote do TID também? O meu tem o plug igualzinho ao da foto do amigo mas, não tenho certeza se é do TID ou se é para outra coisa.

Alguém poderia dizer se todo corsa tem aquele plug no parachoque ou somente os que vem com chicote original do TID de fábrica?
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
Presuntinho
:: Maxx ::
Mensagens: 3982
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 12:58:43 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Presuntinho »

merece fixo esse hein!
Imagem
..... A vida passa depressa.... mas de V-TEC ela VOAAAA .....
DieGo-SC
:: Classic ::
Mensagens: 1490
Registrado em: Domingo 31 2006f Dezembro 2006 06:05:01 AM
Localização: Itajaí - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DieGo-SC »

vale lembrar que mesmo tendo o plug, ele estará TODO enrolado numa fita preta tipo silvertape... então tem que ir com a mão procurando e ver se acha alguma perninha a mostra...
Potter Biellouco
:: Piquet ::
Mensagens: 316
Registrado em: Terça-feira 24 2005f Maio 2005 06:35:05 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Potter Biellouco »

cara... eu instalei o meu do mesmo jeito q vc só q tem o seguinte fenomeno. O sensor é muito suscetível a temperatura do motor. Isso ocorre com vc tb? Se não, o q eu posso ter feito de errado? Meu carro não tem AC. Será q isso é q faz a diferença?


vlw
Aquilo que não me destrói me fortalece
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

SHOW este tópico hein....
Tb acho que merece ser fixado!!!
Parabéns brother
Flw
DieGo-SC
:: Classic ::
Mensagens: 1490
Registrado em: Domingo 31 2006f Dezembro 2006 06:05:01 AM
Localização: Itajaí - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DieGo-SC »

Potter Biellouco escreveu:cara... eu instalei o meu do mesmo jeito q vc só q tem o seguinte fenomeno. O sensor é muito suscetível a temperatura do motor. Isso ocorre com vc tb? Se não, o q eu posso ter feito de errado? Meu carro não tem AC. Será q isso é q faz a diferença?


vlw
cara, vc colocou no mesmo suporte que eu ali?
não influencia muito com a temp do motor não cara, não que eu tenha reparado saca...
sempre ta uniforme e tal!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”