[TUTORIAL] - Colocando um Botão Auxiliar para Trava Elétrica

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

Imagem

Quem quiser a sugestão dos led´s, a idéia tá aí em cima. Qualquer dúvida, estamos aí.
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

Dae kreator.. vlw pela dica..

Eu andei verificando com o multímetro como funciona esse sisteminha, e também montei um projetinho pra usar os leds. Não sei se é a melhor maneira, mais fica aí também a idéia.

Projeto:

Imagem
Instalando: A única "dificuldade" é que temque descubrir qual fio estará dando + 12v pra associar com o led. Ex. Se o Fio 1 estiver dando +12v, e as travas estiverem fechadas, esse será o fio que deverá ser ligado no led vermelho. Agora se o Fio 2 estiver dando +12v com as travas fechadas, este que será ligado no led vermelho. Certo? Simples né! Depois de verificado qual será o led do 1º fio, o 2º fio, obrigatóriamente será do 2º led. ok. :wink:

Essa semana eu vo corre atrás dos materiais e quero ver se final de semana que vem eu instalo os leds, ae posto as fotos de como que eu fiz.

Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

A idéia e a mesma, vc só trocou os positivos e negativos. Fazendo assim corre o risco de o led ficar aceso mesmo com o carro desligado pq a trava fica positiva direto, ok? Por isso se usa um positivo pos-chave, a não ser que vc arrume um negativo pos-chave pra usar dessa maneira.
Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

kreator escreveu:A idéia e a mesma, vc só trocou os positivos e negativos. Fazendo assim corre o risco de o led ficar aceso mesmo com o carro desligado pq a trava fica positiva direto, ok? Por isso se usa um positivo pos-chave, a não ser que vc arrume um negativo pos-chave pra usar dessa maneira.
Outra coisa, se vc for usar led, tem que colocar um resistor. Os led´s não são 12v!
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

kreator escreveu:
kreator escreveu:A idéia e a mesma, vc só trocou os positivos e negativos. Fazendo assim corre o risco de o led ficar aceso mesmo com o carro desligado pq a trava fica positiva direto, ok? Por isso se usa um positivo pos-chave, a não ser que vc arrume um negativo pos-chave pra usar dessa maneira.
Outra coisa, se vc for usar led, tem que colocar um resistor. Os led´s não são 12v!
Então cara.. é interessante esse esquema de pós-chave, só que o jeito que fiz, é pra ficar ligado mesmo com o carro desligado, na intenção de fica o vermelho para parecer alarme, 1 led vermelho em cada lado da porta.

Sobre o resistor, tbm to sabendo, peguei 2 led verde + 2 led vermelho com uma amigo meu, e nós testamo a luminosidade na loja dele e a que eu achei que ficou melhor foi com resistor de 10KoHms. Vamos ver se até final de semana eu instalo e posto as foto pra vocês verem.

Quem se interessar sobre os valores de resistores, Nesse site explica como achar os valores

Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

O circuito certo é o que o nosso colega possamai apresentou, pq temos que juntar as pernas negativas do led, se vc juntar as pernas positivas, o led vai ficar apagado quando tiver entrando postivo nos dois polos, o que vai aquecer a resistencia atoa já que ela vai tar processando do positivo p/ o positivo, e o que leva a danificar o led com o tempo pois ele é um diodo, e todo diodo tem uma resistencia máxima contra a corrente reversa..
Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

MatheusM escreveu:O circuito certo é o que o nosso colega possamai apresentou, pq temos que juntar as pernas negativas do led, se vc juntar as pernas positivas, o led vai ficar apagado quando tiver entrando postivo nos dois polos, o que vai aquecer a resistencia atoa já que ela vai tar processando do positivo p/ o positivo, e o que leva a danificar o led com o tempo pois ele é um diodo, e todo diodo tem uma resistencia máxima contra a corrente reversa..
Realmente terá momentos que vai entrar positivo e positivo no led apagado, mas essa foi a maneira que achei pro led não ficar aceso com o carro desligado. Não saco muito de eletronica, não sabia que podia danificar alguma coisa assim. O meu já tá ligado quase 2 anos e até agora tá beleza mas vale a sugestão.
MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

kreator escreveu:
MatheusM escreveu:O circuito certo é o que o nosso colega possamai apresentou, pq temos que juntar as pernas negativas do led, se vc juntar as pernas positivas, o led vai ficar apagado quando tiver entrando postivo nos dois polos, o que vai aquecer a resistencia atoa já que ela vai tar processando do positivo p/ o positivo, e o que leva a danificar o led com o tempo pois ele é um diodo, e todo diodo tem uma resistencia máxima contra a corrente reversa..
Realmente terá momentos que vai entrar positivo e positivo no led apagado, mas essa foi a maneira que achei pro led não ficar aceso com o carro desligado. Não saco muito de eletronica, não sabia que podia danificar alguma coisa assim. O meu já tá ligado quase 2 anos e até agora tá beleza mas vale a sugestão.
no seu caso vc utilizou uma resistencia alta, por isso deu certo e não diminuiu a vida útil... se vc utilizar uma resistencia comum do led que é 460ohms já teria queimado, o ideal é se vc quizer fazer desse jeito, utilizar uma resistencia de 1000ohms..
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

Tem como fazer o led ficar piscando nas portas? Queria fazer eles piscarem e não ficar aceso direto. Se puder, como que faço e quais são os materiais necessários?

Quero colocar um de cada lado da porta piscando quando tiver travado e não ligado direto.

Vou fazer também a ligação de uma lâmpada ao lado do indicador de farol alto no painel com RPM para quando as portas estiverem abertas a lâmpada ficar acesa e travada apagada.

Depois posto fotos de como ficou essa lâmpada no painel com RPM para indicar porta destravada.

Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

Serrambi escreveu:Tem como fazer o led ficar piscando nas portas? Queria fazer eles piscarem e não ficar aceso direto. Se puder, como que faço e quais são os materiais necessários?

Quero colocar um de cada lado da porta piscando quando tiver travado e não ligado direto.

Vou fazer também a ligação de uma lâmpada ao lado do indicador de farol alto no painel com RPM para quando as portas estiverem abertas a lâmpada ficar acesa e travada apagada.

Depois posto fotos de como ficou essa lâmpada no painel com RPM para indicar porta destravada.

Então cara.. conversei com uma amigo meu (ele é eletrônico) e ele me falou que exite um modelo de led piscante. Você precisa comprar ele e colocar no lugar do outro, como se fosse o mesmo led. A diferença é que o modelo dele é piscante. Ele me deu essa idéia sua, só que achei que ficaria estranho colocar na porta o led piscante, pois quanto a porta estivesse trancada e você andando pela cidade com o carro, o led vai fica piscando igual na porta, ae além de ficar estranho, os cara vão achar que seu carro nem tem alarme, pois o led ta piscando mesmo com você andando.


Aproveitando... em um post anterior alguém pediu sobre o consumo do led. Então, esse meu amigo me falou que um led simples (não sei se pra led de alta intensidade também), ele disse que se ligar em uma pilha 1,5v que é a voltagem do led, ele falo que ela vai ficar acessa +- uns 2 anos :twisted:

imagina na bateria do carro que é no mínimo 45 ampéres, além do alternador e de ela estar sempre carregada.

Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”