[TUTORIAL] - TRAVA / DESTRAVA PORTA-MALAS CORSA WIND

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[TUTORIAL] - TRAVA / DESTRAVA PORTA-MALAS CORSA WIND

Mensagem por DML »

Consegui fazer uma trava / destrava no porta-malas do corsa wind usando somente uma trava universal escrava (dois fios). O funcionamento ficou da seguinte maneira:

- Quando travo as portas ou ligo o alarme, o porta-malas não pode ser aberto de nenhuma maneira.
- Quando destravo ou desligo o alarme, o porta-malas destrava e pode ser aberto somente apertando o botão do cilindro.

Eu consegui fazer o esquema para somente deixar o botão do porta-malas na posição sempre aberta (buraco do botão na horizontal). Quando as portas travam, o botão do porta-malas não consegue descer impossibilitando a abertura do porta-malas. Quando as portas são destravadas, o botão fica livre para ser apertado e o porta-malas ser aberto.

Eu gostei muito, pois, não preciso mais usar chave para abrir o porta-malas, agora é somente as portas estarem destravadas e apertar o botão do porta-malas.

Assim que puder, colocarei fotos para vocês entenderem melhor como que funciona o esquema.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
pbdomingues
:: Millennium ::
Mensagens: 127
Registrado em: Segunda-feira 11 2006f Setembro 2006 10:06:51 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pbdomingues »

Putz cara, muito legal esse esquema... queria fazer no meu, ve se posta um tutorial com fotos ae.


Flw
Weco
:: Rodeio ::
Mensagens: 616
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 04:21:00 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Weco »

Parabéns cara, assim fica show...depois posta o tutorial pra galera ver...
Uma dúvida, no meu funciona do mesmo jeito, porém eu posso travar o porta-malas com a chave também, girando a fechadura pra vertical, vc conseguiu fazer isso também???
abraços
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

Weco escreveu:Parabéns cara, assim fica show...depois posta o tutorial pra galera ver...
Uma dúvida, no meu funciona do mesmo jeito, porém eu posso travar o porta-malas com a chave também, girando a fechadura pra vertical, vc conseguiu fazer isso também???
abraços

No meu também posso girar a chave para vertical e não abrirá também de maneira nenhuma mas, como a trava impede a abertura mesmo na posição horizontal, prefiro deixar sempre nessa posição.

Assim que der, vou tirar umas fotos. Tou vendo se consigo uma câmera digital para as fotos sairem melhores. Qualquer coisa, tiro as fotos do celular mesmo.

O melhor é que fiz esse esquema somente com uma trava universal. Não precisei comprar uma trava original e nem mesmo suportes específicos.

Esse esquema que consegui fazer, trava e destrava o porta-malas juntamente com as travas das portas ou pelo alarme. Não preciso mais me preocupar em deixar o porta-malas aberto ou de ter que colocar toda vez a chave, girar botão e pressiona-lo para poder abrir sua tampa.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
renattoms
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Sexta-feira 11 2006f Agosto 2006 03:54:01 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renattoms »

Você tem o esquema de ligação?
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

renattoms escreveu:Você tem o esquema de ligação?

Assim que puder, vou tirar algumas fotos do funcionamento da trava.

Não vai ser um tutorial com fotos em sequência da instalação mas, vai dar para fazer tranquilamente a ligação.

A parte mais complicada é passar os fios da trava do porta-malas até a centralina das travas das portas que fica na caixa de fusíveis. A ligação na centralina é simples e a instalação da trava universal no porta-malas também.

Se não conseguir a câmera digital, vou tirar fotos do meu celular mesmo.




Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

Galera não consegui tirar fotos ainda. Sei que estou devendo fotos mas, amanhã que é domingo vou ter mais tempo e tirarei fotos do meu celular mesmo.

Acredito que pelas fotos vocês conseguiram fazer também a de vocês em casa.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

renattoms escreveu:Você tem o esquema de ligação?

A ligação dos fios não tem segredo. Na centralina mesmo que se faz. No meu caso foram os fios nas cores verde e azul que são os de mesma cor da trava escrava do porta-malas.

Na minha centralina que é de travas universais dupla serventia ou mestre, possuem três pinos que saem dois fios cada uma para as travas das portas. As cores dos fios que saem dois de cada pino são: verde, azul e marrom

Antes de instalar a trava do porta-malas, peguei os fios dela e fui testando com os fios da centralina, pois, não tenho multímetro para saber quais fios seriam corretamente.

Lá na centralina tem dois fios verdes, dois fios azuis e dois fios marrons saindo de um só pino dela para as travas das portas. Pensei na hora que um daqueles fios que deveria ser ligado os fios da trava do porta-malas. Como a trava do porta-malas é escrava e possui um fio na cor verde e outra azul, foram essas mesmas cores que testei e deu certo. Somente tive que inverter para a trava do porta-malas funcionar de maneira invertida das travas das portas.

Amanhã tirarei fotos da trava instalada e do seu funcionamento e da ligação dos fios na centralina.

Se ficou ruim de entender, com as fotos ficará mais fácil.

Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
PAULO HENRIQUE
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Sexta-feira 11 2006f Agosto 2006 06:26:04 PM
Localização: Nova Venécia - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PAULO HENRIQUE »

Muito bom este sistema assim q puder post as fotos pra galera!!!
Vlw.
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

Dá tranquilamente para fazer sozinho a instalação da trava universal escrava (dois fios) do porta-malas em sua residência.

Segue algumas fotos do funcionamento da trava escrava do porta-malas.

Fotos do motor fixado na haste perfurada (a haste foi envolvida com fita isolante) e com a haste fina já serrada e colocada no orifício do motor. Eu somente serrei a haste fina que ficou com + ou - 6.5cm de tamanho. Depois que serrar, dá uma lixada na ponta dela. Não achei necessário serrar a haste perfurada.
Imagem
Imagem
Imagem



Botão do porta-malas na posição fechada (vertical).
Imagem


Botão do porta-malas na posição fechada e botão sendo pressionado. Podem observar que o botão passa pela peça preta e não consegue empurra-la, por isso não conseguesse abrir o porta-malas.
Imagem


Botão do porta-malas na posição aberta (horizontal) e com a trava encolhida. Observem que tem uma haste fina do lado direito da foto. Essa haste é que faz a função de trava e destrava. Ela vem junto quando se compra um kit de travas universais. Nas primeiras fotos foram mostradas essa haste fina.
Imagem


Botão do porta-malas na posição aberta e com a trava esticada.
Imagem


Botão do porta-malas na posição aberta e com a trava encolhida e botão sendo pressionado. Quando o botão é pressionado ele consegue empurrar a peça preta e com isso faz destravar o porta-malas.
Imagem



Botão do porta-malas na posição aberta e com a trava esticada e botão sendo pressionado. Notem que a haste da trava não permite que a peça preta seja empurrada e com isso não consegue-se abrir o porta-malas mesmo na posição aberta.
Imagem


Coifa por pnde passam os fios da tampa do porta-malas até a centralina.
Imagem



Onde vocês estão vendo os dois parafusos na perte de baixo da foto, é o local onde a haste perfurada da trava universal será fixada a lataria. Dá para ver também uma parte do motor escravo com seus dois fios que serão usados para ligação na centralina que depois de ligados, funcionaram em conjunto com o alarme e travas das portas.
Imagem
Imagem



Fotos da ligação da centralina. Minhas travas das portas são universais e mestres (cinco fios). No meu caso, liguei os fios que vem do motor do porta-malas nos fios verde e azul.
Imagem

Imagem

Na ligação da centralina, você terá que ver se ao abrir as portas se está abrindo também o porta-malas. Caso não esteja abrindo, inverta a posição para que o funcionamento seja o correto.
Depois teste com o alarme para ver se ao liga-lo a trava do porta-malas está sendo esticada e ao desliga-lo se a trava do porta-malas foi encolhida.


Foto final da trava instalada. Notem que eu utilizei parafusos, arruelas e porcas. Os parafusos precisam ser na espessura do buraquinho da haste e seu tamanho pequeno. Também poderão utilizar rebites para fixação da haste na lataria mas, caso precise depois retirar ficará mais complicado.
Imagem



Espero que com as fotos e explicações, vocês consigam fazer a instalação dessa trava que dará comodidade para abrir o porta-malas. Com ela, você não precisará mais de colocar a chave, gira-la e somente depois apertar o botão. Agora somente será preciso apertar o botão do porta-malas depois de desligar o alarme ou destravar as portas do carro. Sem contar que você não correrá mais o risco de esquecer o porta-malas aberto.

Caso tenham alguma dúvida, é só postar.

Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”