[TUTORIAL] - Como montar um Shift Light

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Eddie
:: Millennium ::
Mensagens: 164
Registrado em: Quinta-feira 16 2004f Dezembro 2004 06:15:06 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Como montar um Shift Light

Mensagem por Eddie »

depois de mtos pedidos e talz.. resolvi postar oq eu montei... oq eu percebi q ele realmente parece mto com o shift do argentino ....

v6s podem pesnsar q eu o plagiei mas a verdade naum... na verdade tem um eskema de montagem de shift no data sheet do LM2917...

o principio eh basico...

sabemos q a bobina ou platinado manda um sinal em frequencia.... depois disso foi facil...

Imagem

dah uma olhadinha.. tah meio ruim e talz.. mas acho q dah pro gasto fiz rapidinho no EWB e depois passei no Paint.. hehhe faze oq...

a lista de componentes eh o seguinte....

Potenciometros

1- 10K

1- 100K

Resistores

3 - 47Johms

5 - 10Kohms

1 - 1Kohms

1 - 470Ohms (se for pra 1 led)

Capacitores

2 - 100 uf Eletrolitico

1 - 220 nF Ceramica

2 - 47 nf Ceramica

1 - 1 uF Electolitico

Transistor

1 - BC548

Diodos

basicamente pode ser qualquer um retificador...

1N4001, 1N4004 entre outros

C.I.

LM7809 (regulador de 9V)

LM2917

TL081

Basicamente o circuito eh soh isso...

mas falta o rele de 12V

soquetes e fios....

acho q eh soh... qualquer coisa eh soh perguntar... flw.... :wink:

ah to devendo uns circuitos pra galera tb.. eu naum me eskeci.... :wink:
Corsa Novo 1.8Flexpower
Volantes e Pedaleiras - Shutt
Neon Interno - Caseiro!!!
Som - Sony CDX-7705X, Beyma CDR K50, Bravox 5" CX50D, Wharf Clean, VXICE1800, E2K12D2
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

boa, agora ninguem mais tem do q reclamar
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

topico fixo merecido :wink:
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
VTi VRT
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 24 2005f Março 2005 05:20:10 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por VTi VRT »

Ae Eddie!!!! Clap!Clap!Clap!Clap!Clap!Clap! Então eu comparei o seu e o do Argentino e a diferença entre os dois são bem poucas p/ ser mais exato são apenas 2 diferenças... Então São elas:

1 - No esquema do argentino no potenciometro 1 do argentino ele colocou um resistor de de 47 entre um das pernas do potenciometro e o negativo e vc ñ pois. Bom vc ñ colocou esse resistor entreo seu potenciometro de 100 k e o negativo então minha pergunta é: Vc num pos pq num quis ou ñ precisa ou tanto faz ter esse resistor ou ñ?

2 - No LM7809 do seu esquema vc liga uma das pernas dele no negativo e o Argentino ñ liga. Pergunta - Também tanto faz ligar ele no negativo ou tem que ligar de qualquer jeito ou vc ligou so por conveniencia?

Então se vc achar que falei CENSURADO então me diz o que foi que falei ou se num achar que falei CENSURADO então me explica ai essas 2 diferenças e me diz qual é o certo. Pq eu montei o do argentino e ñ consegui regular ele ou errei na montagem.... mas de qualquer jeito me esplica essas 2 duvidas ae.

Brigadão.
Erico.
Civic VTi Velocity Racing Team!
Motor Honda B16A2, o 1.6 16v mais forte do mundo com 168Hp originais.
VTi VRT
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 24 2005f Março 2005 05:20:10 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por VTi VRT »

Eita galera desculpa ai minha ignorancia, então eu montei o do argentino como ja havia dito e eu falei que num tinha funcionado, mas funciona sim, é pq eu sou meio topera e na hora de instalar no carro e regular eu regulei errado e dava uns piripaques la... Bom agorinha tava la no carro..... E instalei direitinho e funcionou de boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!ehehehehehehheheheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!! Mas teve um porém.
Quando a luz ascende num paga mais, tipo assim ela ascende nos 8200 que eu regulei mas num apaga.... ela so apaga se eu der um peteleco no rele.... serio um peleco mesmo, com o dedo e tal... então eu queria saber EDDIE vc saberia o pq de a luz ñ querer apagar? Será o rele muito forte(é um de 4 pernas normalzim)? ou ele ta colando muito(digo no jumper dele)? ou a corrente do meu carro ta segurando o luz ascessa?... sei la... so sei que ela ascende e num quer mais apagar... Responde ai EDDIE o que pode ser?

Brigado!!!!! E agora to mais calmo pq funcionou!!! hehehehehehehehehheeee!!!!

Erico.
Civic VTi Velocity Racing Team!
Motor Honda B16A2, o 1.6 16v mais forte do mundo com 168Hp originais.
Avatar do usuário
Eddie
:: Millennium ::
Mensagens: 164
Registrado em: Quinta-feira 16 2004f Dezembro 2004 06:15:06 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eddie »

VTi VRT escreveu:Eita galera desculpa ai minha ignorancia, então eu montei o do argentino como ja havia dito e eu falei que num tinha funcionado, mas funciona sim, é pq eu sou meio topera e na hora de instalar no carro e regular eu regulei errado e dava uns piripaques la... Bom agorinha tava la no carro..... E instalei direitinho e funcionou de boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!ehehehehehehheheheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!! Mas teve um porém.
Quando a luz ascende num paga mais, tipo assim ela ascende nos 8200 que eu regulei mas num apaga.... ela so apaga se eu der um peteleco no rele.... serio um peleco mesmo, com o dedo e tal... então eu queria saber EDDIE vc saberia o pq de a luz ñ querer apagar? Será o rele muito forte(é um de 4 pernas normalzim)? ou ele ta colando muito(digo no jumper dele)? ou a corrente do meu carro ta segurando o luz ascessa?... sei la... so sei que ela ascende e num quer mais apagar... Responde ai EDDIE o que pode ser?

Brigado!!!!! E agora to mais calmo pq funcionou!!! hehehehehehehehehheeee!!!!

Erico.
vamos lah...

o LM7809 tem q ser aterrado sim....

experimente aterrar com um jumper msm o LM e depois vc me fala... se funciona certinho.....

o resistor de 47K + um pot de 47K dah Req= 94K proximo de 100K agora pq ele montou assim vai sabe... eu segui o "data sheet" do LM2917..... :wink:
Corsa Novo 1.8Flexpower
Volantes e Pedaleiras - Shutt
Neon Interno - Caseiro!!!
Som - Sony CDX-7705X, Beyma CDR K50, Bravox 5" CX50D, Wharf Clean, VXICE1800, E2K12D2
VTi VRT
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 24 2005f Março 2005 05:20:10 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por VTi VRT »

Eddie escreveu:
VTi VRT escreveu:Eita galera desculpa ai minha ignorancia, então eu montei o do argentino como ja havia dito e eu falei que num tinha funcionado, mas funciona sim, é pq eu sou meio topera e na hora de instalar no carro e regular eu regulei errado e dava uns piripaques la... Bom agorinha tava la no carro..... E instalei direitinho e funcionou de boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!ehehehehehehheheheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!! Mas teve um porém.
Quando a luz ascende num paga mais, tipo assim ela ascende nos 8200 que eu regulei mas num apaga.... ela so apaga se eu der um peteleco no rele.... serio um peleco mesmo, com o dedo e tal... então eu queria saber EDDIE vc saberia o pq de a luz ñ querer apagar? Será o rele muito forte(é um de 4 pernas normalzim)? ou ele ta colando muito(digo no jumper dele)? ou a corrente do meu carro ta segurando o luz ascessa?... sei la... so sei que ela ascende e num quer mais apagar... Responde ai EDDIE o que pode ser?

Brigado!!!!! E agora to mais calmo pq funcionou!!! hehehehehehehehehheeee!!!!

Erico.
vamos lah...

o LM7809 tem q ser aterrado sim....

experimente aterrar com um jumper msm o LM e depois vc me fala... se funciona certinho.....

o resistor de 47K + um pot de 47K dah Req= 94K proximo de 100K agora pq ele montou assim vai sabe... eu segui o "data sheet" do LM2917..... :wink:
Mas isso resolveria o problema de ele ascender e num apagar mais, tipo o shift ascende a luz so que ela continua ascessa e num paga mais. Será um resistor muito fraco? EU montei igual ao do argentino....
Civic VTi Velocity Racing Team!
Motor Honda B16A2, o 1.6 16v mais forte do mundo com 168Hp originais.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

VTi pode ser algum capacitor muito grande, ele nao apaga nem depois de um tempo?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
VTi VRT
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 24 2005f Março 2005 05:20:10 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por VTi VRT »

corsomovel escreveu:VTi pode ser algum capacitor muito grande, ele nao apaga nem depois de um tempo?


Ñ fica o tempo todo ascesso so apaga se o carro for desligado ou se a corrente do carro ficar beeeemmmm fraquinha (qaundo o giro do carro cae bastante e o carro quase morre, ai ele apaga) ou se eu der um peteleco no rele.... Todos os capacitores estão iguais aos especificados... de 100 k eletrolitico e etc....ñ sei o que fiz... bom vou montar outro novinho e ver se funciona, afinal sei la, derrepente possa ter esquecido alguma trilha.... bom vo montar outro....
Civic VTi Velocity Racing Team!
Motor Honda B16A2, o 1.6 16v mais forte do mundo com 168Hp originais.
VTi VRT
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 24 2005f Março 2005 05:20:10 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por VTi VRT »

VTi VRT escreveu:
corsomovel escreveu:VTi pode ser algum capacitor muito grande, ele nao apaga nem depois de um tempo?


Ñ fica o tempo todo ascesso so apaga se o carro for desligado ou se a corrente do carro ficar beeeemmmm fraquinha ....
Retificando..... Eu quis dizer "Não, ele fica sim o tempo todo ascesso so apaga se o carro for desligado ou se a corrente do carro ficar beeeemmmm fraquinha ....." Foi mals ae....
Civic VTi Velocity Racing Team!
Motor Honda B16A2, o 1.6 16v mais forte do mundo com 168Hp originais.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”