[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por Ikaro »

Leonardosm1 escreveu:Quis dizer se o mid é compatível com o carro?
Usei o MID durante um tempo na minha Wagon GLS 1.6 8v.

Não consegui fazer o consumo aparecer corretamente, fora o problema que dá no display com o tempo.

Definitivamente, não recomendo o MID, ainda mais agora depois dessa solução do tópico.


Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

valeu as respostas, vou seguir com esse projeto aqui, ainda mais com a experiência ruim do amigo Ikaro.


Leandro_Araújo
:: Piquet ::
Mensagens: 324
Registrado em: Domingo 03 2014f Agosto 2014 11:20:10 PM
Localização: Volta Redonda - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leandro_Araújo »

Quando montarem algum que suporte o rádio original cdp estarei na fila pra adquirir.
Vi no mercado livre um vendedor comercializando um mid modelo europeu ele modificou circuito, este aproveita a ligação do tid.ImagemImagem

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
- Projeto Black SS -


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Leandro, eu já conhecia isso mas só pra te avisar, esse kit que vc viu aproveita o chicote do MID, não do TID. Se vc quiser colocar ele no seu carro vc ainda vai ter que adaptar o seu carro do mesmo jeito que adaptaria pro por o MID original da GM, o trampo é exatamente o mesmo.

O Leandro (nome do vendedor) até vende um "chicote adaptador" pra quem tem carro com TID só que esse chicote dele não faz milagre, vc ainda vai ter o trampo de instalar todos aqueles fios que vc viu no tutorial do MID tipo fio de consumo, rotação, velocidade, freios, etc, etc. Outro detalhe importante é que é muito provável que esse chicote que ele faz é do tipo "resumido", ou seja, não tem os fios pra fazer o rádio CDP da GM funcionar. Se vc quer isso da numa checada com ele antes de comprar.

Outro ponto mas só de curiosidade, esse kit não é um MID original europeu, foi um cara que nem eu que desenvolveu um projeto só que o dele é focado em substituir o MID original da GM por causa do problema que o Ikaro falou. O projeto dele é muito legal só que na minha opinião ele só vale a pena pra carros que já vieram com o MID de fábrica. Pra carros que nem os nossos que vieram com TID a situação é exatamente a mesma que adaptar o MID da GM.

E só pra esclarecer, não quero te convencer a fazer o meu projeto, quero que vc pesquise e decida com calma. Veja os recursos, o quanto ta disposto a gastar e o trampo que cada projeto exige pra instalar e depois decida o que encaixa melhor no que vc quer.


Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Cansei,

Não lembro se alguém já perguntou isso no tópico, mas não to lembrado.

Pra medir velocidade e consumo você pega o sinal direto no bico e sensor de velocidade, mas agora vem a dúvida.

Será que o sinal do bico vem no mesmo "padrão" pra qualquer Corsa? Desde os primeiros Corsas EFI que tem só um bico até os últimos Classics e Corsas C? No caso o código está preparado para ler e medir consumo de qualquer Corsa?

E o sinal de velocidade eu não poderia pegar diretamente do painel ou do chicote original do TID?

Obrigado, abs


Leandro_Araújo
:: Piquet ::
Mensagens: 324
Registrado em: Domingo 03 2014f Agosto 2014 11:20:10 PM
Localização: Volta Redonda - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leandro_Araújo »

Tem razão cansei,
O projeto da proposta do tópico me atende quanto a informações.
Mas eu uso o rádio original dai teria que abrir mão.
Mid é um investimento que não penso no momento

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
- Projeto Black SS -


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Ikaro escreveu:Cansei,

Não lembro se alguém já perguntou isso no tópico, mas não to lembrado.

Pra medir velocidade e consumo você pega o sinal direto no bico e sensor de velocidade, mas agora vem a dúvida.

Será que o sinal do bico vem no mesmo "padrão" pra qualquer Corsa? Desde os primeiros Corsas EFI que tem só um bico até os últimos Classics e Corsas C? No caso o código está preparado para ler e medir consumo de qualquer Corsa?
Está preparado sim, o sistema de calibração compensa essas diferenças que você mencionou.

O tipo de sinal é o mesmo nesses casos, o que muda é a duração que o bico fica ligado em cada ciclo por causa da vazão diferente entre eles mas aí é que entra o sistema de calibração. A pessoa faz a calibração pro código poder estimar a vazão.
Ikaro escreveu:E o sinal de velocidade eu não poderia pegar diretamente do painel ou do chicote original do TID?

Obrigado, abs
Pode, o problema é que eu não tenho como editar o primeiro post pra colocar essa informação kkkkk
É que eu só fui lembrar disso depois que eu escrevi o tutorial, eu mesmo depois disso passei a pegar o sinal de velocidade do chicote do som
Leandro_Araújo escreveu:Tem razão cansei,
O projeto da proposta do tópico me atende quanto a informações.
Mas eu uso o rádio original dai teria que abrir mão.
Mid é um investimento que não penso no momento
Pois é. No momento eu não planejo mexer no projeto pra ele funcionar junto com os CDP. Já me pediram isso algumas vezes e eu cheguei a conclusão que é um trampo muito alto pra pouco retorno.
Uma alternativa pra vc é que eu to desenvolvendo um projeto novo de computador de bordo... é um projeto baseado nesse aqui só que ele serve em qualquer carro e as informações são exibidas no smartphone ou numa telinha opcional só que ao contrário desse projeto aqui, esse novo eu to fazendo como um projeto fechado pois infelizmente ainda estou desempregado e preciso ganhar um din din


Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Entrei em contato com o vendedor no mercado livre pra saber deste mid, se era compatível com o MPFI, ele simplesmente me responde que não cabe na moldura, perguntei novamente que eu queria saber era se seria compatível com a injeção, independente da moldura, aí ele apagou a pergunta e me bloqueou, daí eu já tiro minha conclusão... se você está vendendo algo, um suposto cliente pergunta e você não pode responder e tirar a dúvida desse cliente? imagine se precisar de garantia...


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

O chicote do TID funciona plug and play neste aí também, você só precisa puxar os outros fios para os outros parâmetros se você quiser, pelo simples fato de que eles não estão no chicote do tid, mas ele encaixa e funciona plug and play sem adaptação e e é só puxar o de consumo e etc... Até com o arduino isto também é necessário. Não tem como qualquer coisa exibir uma informação que ela não receba...

O cara que vende ele vende até sensores extra, pastilha de freio, nível do arrefecimento, água do parabrisa, nível do óleo do motor, ar condicionado, faróis, imobilizador etc.... Originalmente eles não existem no caro, naturalmente se quiser estas informações tem que colocar o sensor e puxar o sinal para o aparelho poder mostrar, mas só o fato de isto ser possível já é muito interessante. O trabalho nem é tanto e é possível ter algo que agora realmente se parece mais com um computador de bordo do que com um relógio com calendário, como é o tid.

A parte de consumo deste parece ser mais precisa também. Realmente ele tem um leque de opções de configurações, opções e qualidade bastante interessante.

E eu não quero molhar o negócio de ninguém, mas p/ comprar este aí custa uns 100 euros... o que dá uns 350 reais apenas... é só comprar direto com o cara que é realmente o desenvolvedor e com isto limar o homem do meio.

Todo mundo tem que ganhar o seu, ms vezes as pessoas trabalham com lucros exorbitantes....


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Denrrou escreveu:O chicote do TID funciona plug and play neste aí também, você só precisa puxar os outros fios para os outros parâmetros se você quiser, pelo simples fato de que eles não estão no chicote do tid, mas ele encaixa e funciona plug and play sem adaptação e e é só puxar o de consumo e etc... Até com o arduino isto também é necessário. Não tem como qualquer coisa exibir uma informação que ela não receba...
No caso do Corsa B ele encaixa mas não é plug and play pois o chicote do TID pequeno tem uma pinagem diferente do chicote do "TIDão" (que é o que o cara considera no projeto dele). Mesmo os dois tendo 12 pinos a pinagem é bem diferente.
Denrrou escreveu:O trabalho nem é tanto
Não subestime, mesmo pra quem tem uma noção mais apurada do que está fazendo ele da um certo trabalho sim, só a instalação de alguns sensores já da um trabalho considerável e não da pra ser feito em casa sem equipamentos.

É o que eu tentei falar pro Leandro, essas coisas dependem muito do anseio da pessoa. Ela precisa pensar com calma no que quer e no esforço que isso vai exigir (de tempo, financeiro, mental, etc) e por na balança pra ver o que vai encaixar melhor pra ela.

Eu pesquisei muito sobre instalar o MID no meu carro, pesquisei tudo... o que mexer, o que desmontar, instalação elétrica, sensores, etc, e depois pesquisei a possibilidade de fazer esse projeto. É meio óbvio o caminho que escolhi e o motivo que mais pesou foi a possibilidade de customização. No meu carro hoje além do básico eu tenho desenvolvido integração com smartphones (as notificações do celular são exibidas no TID), tenho sensor crepuscular, sistema de alertas, e estou planejando colocar sistema de TPMS, tudo sendo exibido no TID... o céu é o limite.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”